Autor Tópico: [Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying  (Lida 13917 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #30 Online: Setembro 12, 2014, 12:22:45 pm »
- Support effect limitado a seu trait de buddy ou team ( oi seja, personagens  com mais espirito de equipe sao mais eficientes em ajudar os outros);

Acho essa regra particularmente ruim quando vista em conjunto com o restante do sistema. A afiliação (Dupla ou Equipe) já influencia (assim como todas as outras características) na composição da pilha de dados. Não há motivo para essas características atuarem como limitantes neste contexto e o poder, por exemplo, não limitar o estresse causado por um ataque. Progredindo um pouco essa ideia, seria mais "coerente", na minha opinião, abandonar de uma vez o dado de efeito e calcular o estresse com base no total.

- Expert traits valerem D6 ao inves de D8 (Masteries permaneceriam D10. A ideia eh deixar a coisa mais gritty e aumentar diferenciacao entre poderes;

A falta de diferenciação entre poderes tem como objetivo permitir a "coexistência" entre o Hulk e a Viúva Negra no mesmo grupo sem que o Vigia precise criar contextos e adversários específicos para cada um deles (nas HQs, muitas vezes o sentimento, a esperteza ou o treinamento triunfam sobre o poder). Aumentar a diferenciação entre poderes tbm aumentaria a diferença entre eles e reduzir a interferência do treinamento...

- permitir a geracao de stress e complication ao mesmo tempp como resulyado de uma acao, porem reduzindo o sefundo efeito one step down;

Já é possível criar um segundo efeito (em um segundo alvo) gastando 1 PP e separando outro dado de efeito. Não vejo razão para criar uma complicação e estresse no mesmo alvo e na mesma jogada...


- Suport action da um trait automaticamente pro parceiro, sem precisar rolar cobtra o doom pool;

Faz parte da ideia de simular uma HQ que o envolvimento emocional (Distinção), o treinamento especial (especialidade), a capacidade de explorar o ambiente (complicação) possam ter o mesmo impacto na resolução de uma cena. Acho que dar uma característica automaticamente para o parceiro, acaba um pouco com isso uma vez que a característica será escolhida. Sem contar que ignora a Doom Pool como um medidor da "dramaticidade" e do "que está em jogo".

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #31 Online: Setembro 17, 2014, 08:30:59 pm »
É, concordo contigo Brunão. Alias nos jogamos esse fim de semana e a única regra caseira que usamos foi a do Suporte action automático ( mais pra ganhar tempo mesmo).

Alias, bicho, que jogo foda. Eu lembro do Kimble falando dele um tempo atrás mas não imaginava que seria tão bom. Meu grupo se amarrou e não vemos a hora de jogar novamente. Só 1 jogador nao gostou (achou narrativo demais).

E o mais legal e que ele consegue ser super-divertido e ainda retratar excepcionalmente bem a ação dos quadrinhos. Cada regra tem um proposito bem definido, não tem uma gordura sequer. Puta aula de design que os autores deram.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #32 Online: Setembro 19, 2014, 12:55:33 am »
Curiosidade, Silva: Vocês estão jogando alguma aventura oficial do Marvel baseada em algum arco de HQs da Marvel ou estão jogando supers em universo próprio com aventura criada pelo mestre ou em algum outro gênero de ficção que se valha de elementos desse sistema? No meu caso estou jogando uma mesa que é o ultimo caso, algo estilo Samurai Jack, guerreiros de épocas e Terras distintas que pararam num mundo mágico unificado pela energia acumulada e mantida unida por um overlord vilanesco. São dois guerreiros do passado (um monge chinês do século XII e um exorcista inglês do século XVII) e a minha soldada futurista da Letônia de 2042 que enfrentava russostendo pra ela ajuda da União Européia, India e África e usando trajes inspirados em Gantz e Kill la Kill

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #33 Online: Setembro 21, 2014, 01:56:49 am »
Yuka, a gente ta jogando no universo da Marvel mesmo (ou ao menos uma versão "caseira" dele, onde nenhum herói usa aqueles uniformes ridículos), num arco de estória envolvendo a Viúva Negra em covert ops ao redor do mundo. Mas cara, essa tua descrição foi animal. Eu toparia jogar nesse teu universo aí mole, mole.

E descobri que jogamos errado na ultima sessão - eu como Vigia gastava dados permanentes do Doom pra acrescentar à rolagens de NPCs, quando na verdade você não precisa fazer isso contanto que dê 1 PP pro jogador a cada dado de doom rolado. O resultado foi que os jogadores ficaram com muito poucos PPs e jogaram muito consevadoramente.

Mas da próxima vez isso vai mudar.  :twisted:

« Última modificação: Setembro 21, 2014, 01:59:31 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #34 Online: Setembro 21, 2014, 02:14:39 am »
Pô, SIlva, pra mim uma das graças dos universos de supers são os uniformes espalhafatosos, se até no mundo real tem gente dando uma de super herói e usando esse tipo de traje (como o mundo real é impiedoso, claro que sai tosco em geral XD).

Digamos que em Marvel essa mesa que descrevi é uma que um amigo meu tá narrando e tal. As que eu narro são num universo próprio de supers mesmo, mas tenho narrado mais em feriados ou em mesas solo ou duo online (mas devo voltar a narrar online só fim do ano mesmo).

Por enquanto voltarei a narrar no M&M mesmo, uma proposta de mesa de fantasia oriental própria bem exótica.

Mas fale mais do seu arco e dos personagens usados.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #35 Online: Setembro 22, 2014, 08:57:56 pm »
Então, eu simplesmente não consigo levar a serio os uniformes espalhafatosos e os cuecões por cima das calças. Isso dificulta muito minha imersão.

Quanto as aventuras, o ponto alto da ultima foi Natasha e Logan se infiltrando a noite em um túnel secreto do Hamas, em Gaza, a procura de uma célula da SHIELD que se emancipou e estaria dando apoio tático e treinando os guerrilheiros. A ação foi no melhor estilo Metal Gear / Splinter Cell, com direito a Natasha usando um equipamento top com direito a visão noturna, traje camaleão e um mini-drone de bolso pra espionar a oposição. (alias, eu dei mole:deixei o jogador melhorar Covert pra D12 pagando 15xp, o que lhe permitiu arranjar esse equipamento todo - só depois fui ver que não da pra melhorar specialties dessa forma). No final, eles acharam o cabeça da célula e ela soltou o cachorro, digo o Wolverine pra finalizar o serviço (e se não fosse pelo fator de cura, ele tinha tomado um preju bonito).

Ah, e quando eles identificaram o líder - a outra viúva, Yelena Belova - eu ativei o limite da Natasha de trauma do seu passado de covert ops russa, remetendo-lhe a lembranças que a fizeram hesitar (em outras palavras, perdeu suas habilidades do Red Room). Foi muito legal ver o sistema mais preocupado em alimentar a historia do que calcular matematicamente distancias e velocidades e outras miudezas físicas para as quais não tenho mais paciência.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #36 Online: Setembro 22, 2014, 09:29:02 pm »
Pior que no suplemento Annihilation tem regras de personagens com specialties d12 e suponho que basta pagar 15 XP pra aumentar de d10 pra d12.

Quanto a uniformes, eu gosto dos collants espalhafatosos, mas prefiro as versões mais modernas, tipo os trajes dos Novos 52 da DC e do Injustice, ou boa parte das roupas do universo cinematográfico do estúdio Marvel. No meu universo de supers eu uso os personagens heróicos em geral vestidos desse modo, com poucas exceções usando roupas mais mundanas ou diferentes. EM geral os heróis místicos usam de roupas normais a trajes feitos a partir dos espíritos que mantém pactos e por ai vai, enquanto os metahumanos em geral usam os trajes mais espalhafatosos ou uniformes caseiros estilo kickass pra baixo XD

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #37 Online: Setembro 23, 2014, 09:09:47 am »
Como vocês fazem o combate ? Pelo que entendi a coisa é mais narrativa, e cada ação pode incluir malabarismos e manobras complexas a vontade contanto que seja coerente com a ficção, certo ?

Por ex., na ultima sessão havia um guarda disparando contra o Wolverine a media dstancia. Como o Wolve teve sucesso suficiente pra reagir, o jogador declarou que este evitou os disparos com um salto por cima e caindo com as garras no guarda. Eu entendi que a ação foi valida e seguimos em frente. Se o atirador estivesse a uma distância maior (ex: em cima do telhado) aí sim eu questionaria.

Vocês também jogam dessa forma ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #38 Online: Setembro 23, 2014, 05:25:48 pm »
Não sei o Akimeru, mas aqui onde jogo ou naro Marvel as cenas de combate e afins são bem livres, dá pra fazer boas estratégias malucas facilmente, lutar de forma honrosa e direta com os poderes. Claro que as combinações de poderes ajuda, tipo poderes que permitam ter maior alcance e specilaties como Acrobatic Master ou Expert (troquei a ordem, foi mal) e por ai vai. Os grupos inicialmente ficam confusos sobre o que fazer, mas uma vez que entendem os macetes mecânicos do sistema, já sabem dar fluidez ao combate e experimentar ações mais ousadas e truques mais insanos com seus personagens e boas descrições de poder surgem. Eu faço direto descrições exageradas da minha soldada futurista furiosa pq sei bem usar a ficha dela e sei o conceito dela de cor e os truques dela, tendo até aprendido recentemente um power set novo devido a trama. E garanto, pra mim sairam nessa mesa que jogo cenas dignas de Kill la Kill e Asura's Wrath até.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #39 Online: Setembro 23, 2014, 08:22:40 pm »
dá pra fazer boas estratégias malucas facilmente, lutar de forma honrosa e direta com os poderes.

Como vocês fazem o combate ? Pelo que entendi a coisa é mais narrativa, e cada ação pode incluir malabarismos e manobras complexas a vontade contanto que seja coerente com a ficção, certo ?

Acho que essa é a ideia, inclusive. Por aqui já rola até uma cobrança positiva (ou estímulo) entre os próprios jogadores para descrever ações interessantes e criativas. Sempre que possível, eles tentam "combinar" o uso de poderes, como fazem as superequipes dos quadrinhos...

Não há a necessidade de ser muito "sistemático". Deixe que a coerência com a narrativa, a descrição do jogador e a rolagem de dados determine a possibilidade de se realizar uma determinada ação.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #40 Online: Setembro 23, 2014, 08:31:08 pm »
Ok, é assim que eu entendi também. Mas eu tenho umas dúvidas baseado no que aconteceu na minha ultima sessão...

A Viúva estava escondida num túnel escuro portando night-vision goggles, e mirando um guarda, distraído, à média distância.

Ela ataca o guarda (disparando um dardo elétrico daquele bracelete que ela usa). Como vocês fazem a rolagem ?

a. deixam o guarda usar o trait Small Arms, já que ele pode dar alguma explicação maluca se conseguir uma reaction;
b. impedir que o guarda use Small Arms, já que ele sequer está vendo ela, e somente permitir traits passivos/defensivos como Durability/Body Armor/Reflexes, etc ?

Depois, supondo que o guarda teve sucesso suficiente pra dar um react, vocês..

a. deixam o guarda atacá-la, quem sabe narrando que ele conseguiu avistar de onde veio o tiro e conseguiu contra-atacar a tempo ?
b. impedem ele de atacá-la, já que este nem sabia que a Viúva estava ali, e usa o effect pra, agora sim, declarar que conseguiu detectá-la, ou gerar algum asset pra si mesmo ou algo do tipo ?

Pela leitura que fiz das regras, eu iria de letra b) em ambos os casos. Ou seja, a coisa é bem freeform, mas ainda precisa obedecer a narrativa. O que acham ?
« Última modificação: Setembro 23, 2014, 10:04:17 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #41 Online: Setembro 23, 2014, 10:07:11 pm »
Ela ataca o guarda (disparando um dardo elétrico daquele bracelete que ela usa). O que vocês fazem ?

B. Geralmente, o trait Small Arms não pode ser usado em paradas de reação. Então, acho que eu só usaria/permitiria o uso em algo como um duelo de armas estilo John Woo ou algo do tipo... Então, só usaria o Body Armor do uniforme. Provavelmente, tbm puxaria um d4 de distinção da cena pra ampliar a Doom Pool e para representar a escuridão e/ou o fato de não saber onde a Viúva está.

Depois, supondo que o guarda teve sucesso suficiente pra dar um react, vocês..

B. Se a condição de escondida da Viúva fosse um asset usaria o dado de efeito da reação para anulá-lo (se o dado de efeito não fosse o suficiente, não gastaria a Doom Pool na react, vc não é obrigado a reagir sempre) se não, simplesmente gastaria um D6 e contaria o react como a descoberta da localização da Viúva.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #42 Online: Setembro 23, 2014, 10:12:46 pm »
Bingo! É exatamente essa a minha leitura, Brunão.

Yuka, você faria diferente ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #43 Online: Setembro 24, 2014, 12:17:31 am »
Acho que eu faria bem pelo estilo falado pelo Brunão mesmo, ele acertou na mosca o que fazer nessa situação.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #44 Online: Setembro 25, 2014, 01:16:50 am »
Eu li que estava programado pra sair o Event book Age of Apocalypse, porém a licença foi cancelada antes disso acontecer.

Sabem se existe algum draft disso na internet, ou ao menos algo feito por fãs pra ajudar a jogar nessa série ? Eu acho ela demais, mas daria um trabalhão criar tantos datafiles e cenas, atos, unlockables, milestones, etc.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen