Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Arcane em Outubro 02, 2014, 12:45:11 pm

Título: [Crônicas Pathfinder] Absalom
Enviado por: Arcane em Outubro 02, 2014, 12:45:11 pm
(http://static1.paizo.com/image/content/Logos/PathfinderRPGLogo_500.jpeg)

ABSALOM
a cidade no centro do mundo

Embora hajam várias histórias mais curiosas no mundo de Golarion (sim, Elfo, em lembro de Cayden Cailean, mas vai ter que ficar para a próxima), não há como começar a falar do cenário sem ser pela cidade de Absalom. A cidade assume um papel tão importante na cronologia do cenário que eu teria que recorrer infinitamente a ela se começasse a falar de praticamente qualquer outra coisa.

Na verdade, eu recomendaria a quem quiser começar a jogar alguma campanha neste cenário, que desse uma lida nas aventuras rápidas (one shots) da Pathfinder Society Organized Play (http://paizo.com/pathfinderSocietyScenarios). A maioria destas aventuras envolve justamente a Adventure Path do cenário em andamento (canon) e explicam em frações várias questões gerais, além de tomar por princípio que os personagens estão em Absalom. É um meio fácil e contínuo do narrador ir conhecendo o cenário sem precisar decorar cada fronteira de cada nação. Cada aventura dessa pressupõe que o grupo está a trabalho da Sociedade Pathfinder (sociedade similar aos harpistas de FR) e centraliza as tarefas em alguma região específica do cenário.

(http://cdn.obsidianportal.com/assets/74918/innersea-societymap.jpg)
Absalom e a Ilha de Kortos, na região centro leste mapa


A história de Absalom começa de uma catástrofe ocorrida há 10.007 anos atrás. Um evento conhecido como Earthfall (carece de tradução), onde a queda de um meteoro deu início a Era da Escuridão e destruiu os reinos existentes onde hoje é o Mar Interno (Inner Sea), entre eles Azlant.

5293 anos depois, o último dos Azlantis, um humano mortal chamado Aroden, fundou a cidade de Absalom com o intuito de conter a força existente na Pedra Celeste (Starstone), que jazia no fundo do mar interno, e impedir sua má utilização novamente. A Pedra Celeste é um fragmento do antigo meteoro, um artefato fundido de materiais celestes, magia Aboleth, o sangue da deusa Acavna e uma fração da cicatriz do planeta.

(http://img1.wikia.nocookie.net/__cb20090119190106/pathfinder/images/4/4f/Aroden_founds_Absalom.jpg)
A fundação de Absalom

Após este feito, Aroden ascendeu a divindade e trabalhou duramente para proteger a humanidade, de quem se tornou o deus patrono. Ele guiou as mais brilhantes mentes humanas para Absalom com o intuito de fazê-la uma grande cidade, e nisto ele teve um grande sucesso.

Os feitos de Aroden tornaram Absalom como hoje ela é conhecida, a cidade no centro do mundo. Isso não apenas devido suas características geográficas, a fundação da cidade é o marco que rege a cronologia do cenário, conhecido como Cômputo de Absalom, onde hoje estamos no ano de 4714. Além disso a cidade é a principal rota comercial do mar interno, além de sediar a maior guilda de exploradores em toda Golarion, a Sociedade Pathfinder.


<<< Governo >>>

Absalom é regida pelo Grande Conselho, representado por doze Altos Assentos, entre eles o seu Primarca e, além dos doze, um número variável de Baixos Assentos. Devido seu tamanho, as tarefas diárias da administração é incumbida ao Nomarca de cada um dos 11 Conselhos Distritais da cidade. Um Nomarca é escolhido pelo Baixo Conselho, com a aprovação do Primarca.

Além e entre os representantes do Grande Conselho, a cidade possui oito famílias nobres que atuam como embaixadores dos reinos que possuem ligação direta com a cidade, principalmente por motivos comerciais, mas também envolvidos com as descobertas da Sociedade Pathfinder.

<<< Geografia >>>

Absalom possui pouco mais de 300.000 habitantes, principalmente humanos e halflings, e um número inferior de outras raças. É uma cidade costeira ao sul da Ilha de Kortos. Sua posição é tão privilegiada que a torna uma parada certa de qualquer embarcação que navegue pelo mar interno.

Devido seu enorme tamanho, até então a maior cidade em toda Golarion, ela é divida em distritos que atuam de forma semi independente, prestando contas apenas ao Grande Conselho.

(http://cf.geekdo-images.com/images/pic1092580.jpg)
Os Distritos de Absalom

<<< Religião >>>

As quatro fés mais cultuadas em Absalom são justamente os quatro deuses que ascenderam pelo desafio da Starstone; Aroden, Norgorber, Cayden Cailean and Iomedae. Um fato curioso é que apenas em Absalom a fé declarada a Norgorber é tolerada.

Além deles, na metrópole também existem santuários devotados a Abadar, Nethys, Sarenrae, Calistria, Irori e Shelyn.

O principal marco religioso de Absalom é justamente a Catedral da Pedra Celeste, onde qualquer um pode tentar atingir a divindade ao suceder no Desafio da Pedra Celeste.

(http://pathfinderwiki.com/mediawiki/images/6/6d/Iomedae_ascendant.jpg)
A Ascensão de Iomedae. Cayden Cailean possivelmente fez chover cerveja.  XD

<<< Outras Referências >>>

(http://pathfinderwiki.com/mediawiki/images/4/4a/Skyreach.jpg)
O Grande Abrigo da Sociedade Pathfinder, e a torre Pináculo do Céu
Título: Re:[Pathfinder] Absalom
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 02, 2014, 02:57:34 pm
Citar
A Pedra Celeste é um fragmento do antigo meteoro, um artefato fundido de materiais celestes, magia Aboleth, o sangue da deusa Acavna e uma fração da cicatriz do planeta.

Comparação inevitável:

(http://static.comicvine.com/uploads/original/13/132162/2569716-tumblr_linchd7gx11qg636ko1_500.jpg)
Título: Re:[Pathfinder] Absalom
Enviado por: Arcane em Outubro 02, 2014, 03:13:43 pm
Não gostei mto quando eles explicaram a origem da Starstone... prefiro ficar pensando "wtf é esse?" do que essa mistura.

Entre as curiosidades do cenário, gostaria que ficassem um bom tempo ainda sem explicar como Aroden morreu, mas depois de uns 5 anos de Pathfinder RPG eu acho que essa explicação está próxima de ocorrer.
Título: Re:[Pathfinder] Absalom
Enviado por: Elven Paladin em Outubro 03, 2014, 05:48:00 am
Em off - mandou um MP ao Eltor para colocar o texto na página principal? Porque é digno de estar lá.

Eu não vou negar - eu já sofro de uma "sobrecarga" de Fantasy Heartbreakers devido aos meus anos de D&D, mas estou vendo entre o que escreveu sobre Absalom alguns elementos que me interessam. Então, caso não se incomode com perguntas (claro que não se incomoda, você criou um tópico para isso. Certo?   XD):

1. Azlantis obviamente são a civilização atlanteana/numenoreana/netherese do cenário. Eles eram humanos normais ou estão mais para um tipo de "precursores" ou "humanos da era de ouro/dúnadans" em relação aos humanos modernos?

2. Qual é o modus operandi dos Pathfinders? Pela comparação com os Harpistas/Heralds eles são aventureiros inveterados que catalogam tudo o que podem descobrir e enfrentam ameaças do passado/presente. Mas existe algo mais neles, como objetivos secretos/inesperados ou facções mais exóticas?

3. Tem como resumir cada sociedade secreta em ao menos um parágrafo?

4. Por fim, uma recomendação - faça o próximo texto sobre "Motivos para se interessar por Golarion", como a Wizards fez com seus cenários na 4e (e eu fiz para Eberron aqui).
Título: Re:[Pathfinder] Absalom
Enviado por: Arcane em Outubro 03, 2014, 09:08:43 am
Inclusive deixei algumas definições vagas justamente para gerar algum conteúdo a ser discutido.  :ops:

1.
Os Altos Azlantis são definitivamente os atlanteanos de Golarion. No canon do cenário não existe mais nenhum alto azlanti vivo, Aroden foi realmente o último deles. Em comparação às referências que você deu, eles eram mais os "dúnadans". Digo, além deles ainda existiam os humanos tradicionais. A verdade por trás dos altos azlantis é que eles foram criados e eram basicamente uma experiência de Aboleths, mas eles cresceram em poder e inteligência e, em determinado ponto da história, se voltaram contra seus criadores. A "Earthfall" foi a resposta que os Aboleths deram à essa rebelião, com o intento de destruir o mundo, mas foram impedidos parcialmente. A Earthfall merece um tópico próprio futuramente.

Após a Earthfall de fato eles foram parcialmente aniquilados e com o passar dos milênios, e a miscigenação com outras raças humanas, os azlantis sangue puro deixaram de existir (assim como seus estúpidos bônus de +2 em todos os atributos). Hoje em dia, duas nações (Taldan e Cheliax) clamam ser descendentes diretos destes azlantis, mas a história é um tanto mais obscura. Outros altos azlantis sobreviventes, devido tanto a eventos místicos, naturais ou pura insanidade, evoluíram para outras raças, como os Mongrelman, Dark Folk e Morlocks.

Havia uma segunda casta de Azlantis, de origem inferior. Eles sobreviveram de alguma forma à Earthfall e seus descendentes são agora os Gillmen (povo aquático) e vivem nos arredores da Ilha de Kortos. Na minha opinião, eles seriam uma evolução neutra do povo azlanti.

2.
Cara... a sociedade pathfinder. Eu vou escrever um tópico só para eles, sim, para mim é a menina dos olhos do cenário. Enfim, a comparação com os harpistas é resumidamente relacionada com a questão da exploração (eles são menos chatos que os harpistas, mas igualmente perseguidos em regiões além de Absalom). Os agentes da sociedade são basicamente aventureiros exploradores e a sociedade é pautada estritamente a três deveres: explorar, reportar e cooperar.

Não há um objetivo secreto específico da sociedade, o que eles fazem é catalogar todo o conhecimento perdido de Golarion e reportar ao Capitão de Ameaça (Venture Captain) do Abrigo mais próximo. O capitão enviará todos os reportes ao Grande Abrigo de Absalom, e as informações mais importantes são divulgadas abertamente no "jornal" publicado da sociedade, chamado de Crônicas Pathfinder.

Entretanto, dentro da sociedade, existem sim as facções. E as facções sabem que conhecimento também é poder, aí começam a surgir os objetivos específicos de cada facção. Que podem ser nobres ou bastante inglórios. Eu vou comentar sobre eles quando escrever o próximo tópico.

3.
Bloody Barbers - A maior guilda de ladrões da cidade. Praticamente todos os barbeiros de Absalom tem quem pagar um "pedágio" aos Barbeiros Sangrentos. Eles estão envolvidos principalmente com a venda de narcóticos, mercado negro de itens históricos, rapto de vítimas para experiências alquímicas, além de assassinar os que cruzam seu caminho.

Harbingers of Fate - Em uma palavra... Lunáticos. Entretanto eu sinto que os Precursores do Destino serão os responsáveis pela descoberta da verdade a respeito da morte de Aroden. A história conta que o lorde Garron, em 4648, encontrou o Livro dos 1000 Sussurros, que prediz todas as profecias que podem ocorrer até 4714 (o ano atual). Ele acredita que se conseguir reproduzir alguma das profecias existente no livro, ele conseguirá reescrever o destino, e trazer a Era da Glória, a profecia da ascensão humana que ocorreria no ano em Aroden morreu. Hoje em dia a sociedade é regida pela filha do lorde, Lady Arodeth, que é tão lunática, se não mais, que o próprio pai.

Smoke Knights - A segunda guilda de ladrões de Absalom. Diferente dos Barbeiros, que agem muito "abertamente" para uma sociedade secreta, os Cavaleiros levam a palavra segredo muito a sério. Ao ponto de ninguém conseguir afirmar se eles realmente existem. Eles atuam mais em relação de qualquer coisa relacionada a obtenção de riquezas, e o furto é seu principal meio de ação, embora eles não desconsiderem o uso de extorsão ou tortura para atingir este objetivo. A sociedade obedece severamente o Código do Fogo (não tenho ideia real do que seja, mas parece apenas um livro de regras da sociedade), que os previne de serem descobertos. Eles também possuem uma ordem hierárquica similar a cavaleiros.

4.
Irei fazer.   :pidao:
Título: Re:[Crônicas Pathfinder] Absalom
Enviado por: Heitor em Outubro 04, 2014, 11:06:17 am
Dê uma revisada na informação da Arodeth, dá a entender que ela é filha de Aroden ao invés do lorde Garron.
Título: Re:[Crônicas Pathfinder] Absalom
Enviado por: Arcane em Outubro 04, 2014, 03:53:03 pm
Bem, sinceramente não vi a confusão. Todo o parágrafo fazia menção ao lorde, mas de qq forma fiz a clarificação.

Uma curiosidade sobre o tanto que os Harbingers of Fate são lunáticos, se aparecer um jovem aldeão qualquer parecido com as referências da profecia de um campeão matador de minotauros, eles raptam o jovem, ofendem uma tribo inteira de minotauros, e depois o soltam no meio do estouro da boiada com uma placa "filhos duma vaca!". Se o jovem matar os minotauros, significa que eles desvendaram uma das profecias ... se não, bem, azar...