Autor Tópico: The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?  (Lida 57722 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #210 Online: Junho 28, 2014, 12:58:11 pm »
Esse 13 True Ways seria uma expansão do 13th Age?

Basicamente sim. Da chamada do KS

Citar
New fantasy RPG classes, monsters, and lore from Rob Heinsoo and Jonathan Tweet, with art by Lee Moyer and Aaron McConnell.

É um livro que traz novas classes, regras para multiclasse, novos monstros, maior detalhamento do cenário entre outras coisas. Ainda não terminei de ler, mas tem coisas bem interessantes. De qualquer modo, não é obrigatório. Aliás, só com o SRD do 13A, que inclusive ganhou um layout melhor (com capinha e tudo) e indexação das páginas, já dá pra jogar de boa.

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #211 Online: Agosto 09, 2014, 05:51:00 pm »
Eu recentemente comecei a usar 13th Age como meu sistema padrão de fantasia padrão (padrão). É uma boa alternativa á 4E, sendo relativamente mais leve e com combates mais rápidos. Apenas alguns detalhes que me incomodam quanto ao jogo:

-O Guerreiro. Eu entendo perfeitamente classes terem níveis diferentes de complexidade, mas o guerreiro apresentado neste sistema não tem nenhuma opção própria para ser utilizada durante o seu turno, apenas atacar e então esperar durante o seu turno para que os gatilhos estranhamente específicos de seus poderes sejam ativados. O bárbaro, a classe mais simples feita até agora, pelo menos tem a opção de escolher quando usar a fúria, e o próprio Chaos Mage (a classe cuja característica principal é ser mais aleatório do que cascavel cafeinada) pode escolher quais opções usar durante o próprio turno.

É por isto que eu prefiro usar o Vanguarda criado por fãs.

-Eu meio que esqueci qual era a outra reclamação. Talvez algum outro dia.




Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #212 Online: Agosto 10, 2014, 02:49:38 pm »
-O Guerreiro. Eu entendo perfeitamente classes terem níveis diferentes de complexidade, mas o guerreiro apresentado neste sistema não tem nenhuma opção própria para ser utilizada durante o seu turno, apenas atacar e então esperar durante o seu turno para que os gatilhos estranhamente específicos de seus poderes sejam ativados. O bárbaro, a classe mais simples feita até agora, pelo menos tem a opção de escolher quando usar a fúria, e o próprio Chaos Mage (a classe cuja característica principal é ser mais aleatório do que cascavel cafeinada) pode escolher quais opções usar durante o próprio turno.

Acho que já falei disso nesse tópico, mas já que você tocou no assunto (e a preguiça de procurar a página onde está o post também ajuda). Eu também não ia com a cara dos Flexible Attacks, mas mais pela estranheza de algo decidir minha ação ao invés de mim. Com o passar do tempo, comecei a entender melhor a lógica dessa mecânica e a coisa fluiu. A questão é você ter manobras com diferentes gatilhos com alta probabilidade de saírem no dado. Por exemplo, pegar manobras cujo gatilho só são um resultado par no d20 é bastante limitante. Geralmente, opto por uma de resultado par, uma de resultado ímpar, uma de miss e uma de acerto elevado. Como o leque de escolhas das manobras é relativamente grande, dá pra levar tranquilo dentro do conceito de personagem. Aliás, gostei do guerreiro do 13A justamente por isso: ser capaz de emular alguém versado nos mais diversos tipos de armas e técnicas, e que usa o "movimento" do combate a seu favor.

E também não se esqueça dos talents. Eles são a parte "ativa" do guerreiro do 13A. Gosto particularmente de Skilled Intercept e Comeback Strike. Agora, não tente fazer um arqueiro com a classe. Mesmo tendo Deadeye Archer como opção de talent, há pouco suporte em questão de manobras. Melhor ir de Ranger nesse estilo de luta.

Por fim, passe longe das fichas prontas (do guerreiro e de outras classes também), principalmente as oficiais distribuídas em algumas aventuras do OP ou mesmo no site da Pelgranne. Elas têm escolhas de características horríveis, muitas vezes parecendo que foram feita às pressas por gente que não entende nada do sistema. Acho, que na verdade, esse é um traço comum das fichas prontas oficiais (pelo menos com as quais tive contato).

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #213 Online: Agosto 11, 2014, 01:02:27 am »
Yeah, isto provavelmente esclarece as coisas.

-O PDF do bestiário já está a venda na Drive-Thru. Por algum motivo o True Ways ainda não se encontra na loja.

-Estou realmente curioso para saber se alguém já testou poderes de invocação durante o jogo, seja do necromante ou do druida. As regras apresentadas parecem funcionar, mas invocar coisas é um daqueles conceitos problemáticos que podem arruinar o jogo se não forem implementados adequadamente, como ganhar mais ações em combate ou mudar de forma (uma mecânica que também pareceu decente no druida).

-Ainda vou me lembrar daquele problema.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #214 Online: Agosto 11, 2014, 06:53:05 am »
Pelo menos no 1º nível, as invocações e o minion do necromante/clérigo da minha mesa não geraram espanto nos demais jogadores. Eu informo nos próximos semestres quando o grupo estiver de nível mais elevado.

O Druida transformer é muito similar a um guerreiro e, portanto, não-quebrado (especialmente quando se é iniciado no talento warrior druid alem de adepto em beast form). Novamente, me refiro ao 1º nível.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #215 Online: Agosto 11, 2014, 10:16:00 am »
Nas invocações, minha preocupação nem é tanto se são overpower, mas sim qual o nível de complexidade que adicionam no combate. Dão muito trabalho pra ficar manejando PVs/ataques/condições/etc? Tornam o combate mais lento quando usadas?

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #216 Online: Agosto 11, 2014, 12:22:18 pm »
O jogador do necromante/clérigo faz um trabalho similar ao meu quando mestro: ele marca "Invocação 1: 6pv,  atacando o orc", "Invocação 2: 3pv, desengajado, próximo ao bárbaro" e assim sucessivamente. Nós não usamos grid, então é importante essa parte para os extras, mas não há necessidade dessas anotações para o personagem e o minion.

E ele costuma concluir sua rodada mais rapidamente que outros do grupo, mas acho que esse fator é pessoal. Se um jogador que demora muito pra decidir sua ação jogar com uma classe que tem muitas ações a resolver, vai ser tão lento quanto em qualquer outro sistema.

A julgar pela progressão da magia de invocação do necromante, a situação piora pra frente: já no 3º nível pode ocorrer uma invocação de 4 criaturas que tem efeitos na rolagem de ataque e mais pontos de vida (que é um agravante, visto que no 1º nível geralmente um ataque destrói uma invocação, por serem poucos pontos de vida), e do 5º nível pra frente pode encher o saco (podem ser 5 invocações, alem de efeitos nas rolagens tem também efeitos condicionais, etc). Eu não recomendaria um grupo com mais de um personagem com acesso a invocação, mas, ainda assim, não é tão ruim como o druida do 3.x.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #217 Online: Agosto 11, 2014, 04:18:26 pm »
-O PDF do bestiário já está a venda na Drive-Thru. Por algum motivo o True Ways ainda não se encontra na loja.

Porque na teoria ele não foi lançado ainda. Ele saiu só para os financiadores do projeto e quem fez a encomenda no site da Pelgrane.

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #218 Online: Agosto 12, 2014, 02:51:10 am »
Por motivos eu fiz uma lista de cenários compatíveis/que vão ter adaptações oficiais para 13th age:

-Primeval Thule:um cenário inspirado nas histórias de fantasia pulp, como Conan, Elric e Farfhd & the Gray Mouser.
-Midgard
-Dragon Kings: Dark Sun mas não.
-E recentemente anunciado: Uma adaptação de Glorantha, cenário original de Runequest.





Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #219 Online: Agosto 12, 2014, 03:09:17 pm »
Estou pensando seriamente em vender o meu 13th...

Atualmente meu grupo prefere jogar um Hack de Dark Sun d20 que e fiz, Numenera está na lista e D&D Next...acho bem dificil conseguir mestrar o 13th (apesar de que li e gostei mas no fundo sabia que teria pouco (ou nenhum) tempo para mestra lo...)
« Última modificação: Agosto 12, 2014, 03:12:37 pm por Ulisses »

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #220 Online: Agosto 12, 2014, 06:04:17 pm »
Estou pensando seriamente em vender o meu 13th...

Atualmente meu grupo prefere jogar um Hack de Dark Sun d20 que e fiz, Numenera está na lista e D&D Next...acho bem dificil conseguir mestrar o 13th (apesar de que li e gostei mas no fundo sabia que teria pouco (ou nenhum) tempo para mestra lo...)


Putz, tô numa vibe diferente. Quero aprender o máximo possível com esses jogos (e coloque Dungeon World e Blood & Honor no meio) para fazer meu fantasy heartbreaker favorito.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #221 Online: Julho 03, 2015, 10:38:59 pm »
Ae cambada,

Saiu o quickstart da versão em português do 13th Age, ou como será conhecida por aqui, 13a. Era.

Basicamente, é um compilado geral de várias sessões do livro básico. A apresentação segue a original, e é visualmente bem atraente. Algumas opções questionáveis de tradução ("Singularidade" para "One Unique Thing", "Velocidade" para "Speed", ao invés do já tradicional "Deslocamento" para textos de DnD em português), alguns erros de revisão ("tempos [sic] em ruínas", "raça: Alto Mago") e, ao meu ver, uma desnecessária seção de agradecimentos do tradutor.

Em contrapartida, o quickstart tem uma boa surpresa: a tradução da aventura "Make Your Own Luck" ("Faça sua sorte" na versão brasileira). Ela saiu ano passado no Free RPG Day, mas só para eventos físicos. E mesmo hoje, o PDF só está liberado para assinantes do 13A Monthly.

Bom, mas já dá pra ter um gostinho de como vai ser a edição nacional de 13E. Aliás, segundo a New Order, o financiamento coletivo vai ao ar dia 7 de julho. Aguardar pra ver.

Quem quiser, pode conferir o arquivo aqui.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #222 Online: Julho 07, 2015, 11:02:49 am »

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #223 Online: Setembro 02, 2015, 01:52:10 pm »
Demorou, mas saiu: faltando três dias para o encerramento do financiamento coletivo da versão brasileira do 13th Age (ou 13ª Era), o livro básico foi financiado e, pelo andar das coisas, as duas metas extras serão batidas (R$ 39k+). Não sei se o Livro dos Espólios (Book of Loot) sai (R$ 45K+), principalmente porque está vinculado a um valor diferente do que tem recebido mais financiamentos (faixa R$ 100 a R$ 130). Mas, às vezes, a galera se anima com o mapa de pano (que sozinho sai por R$ 60) e outras quinquilharias do financiamento.


Mas vou te contar: ô fc mal-feito. Espero que o material da New Order não seja tão amador quanto ela. Principalmente agora que vem a parte mais difícil, na minha opinião, dos fcs: entrega dos produtos. Pelo menos eles se comprometeram, moral e financeiramente, com a World RPG Fest de Curitiba que acontece agora em setembro. Imagina o carão que irão passar se trazerem um dos autores do RPG gringo que eles financiaram coletivamente e não ter o exemplar do livro lá para ele ver/autografar.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #224 Online: Setembro 02, 2015, 03:43:05 pm »
Tó vendendo o meu 13°Age (inglês) no classificados, tá novo.

Ultimamente tó empenhado aqui com o Cypher Rulebook.