Autor Tópico: [D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?  (Lida 12491 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Online: Maio 28, 2017, 03:23:11 pm »
Olá Pessoal.
 
Venho aqui com um desafio para, quem se interessar em me ajudar, de viabilizar um personagem diferente de D&D 5ed.
 
Bem, estou voltando a jogar a alguns meses e pretendo entrar em uma nova mesa.
Talvez seja clichê, mas a intenção é fazer um Monge cego. Gostaria realmente que ele seja cego, porém de forma a não inviabilizar o jogo.
 
Pensei em algumas coisas e gostaria da opinião de vocês para eu apresentar esta proposta para o mestre da campanha.
 
___________________________
 
Miro Van’Dorn
 
Não vou entrar no mérito do lore do personagem. Mas explica bem sua condição e características.
 
Humano
Monge
Antecedente: Nobre
 
Atributos (distribuído com 27 ponto)
FOR - 8
DES - 16 (15 + 1 humano)
CON - 14 (13 + 1 humano)
INT - 10
SAB - 16 (15 + 1 talento)
CAR - 10
 
Arma: Bordão/Bastão

Perícias com proficiência:
Furtividade
História
Intuição
Percepção
Persuasão

Percepção Passiva
10 + 3 (sab) + 2 (proficiência) + 5 Talento = 20
___________________________
 
Agora a construção de um personagem cego
 
Talento:
Observador (sab +1)
Você tem +5 de bônus nos seus valores passivos de Sabedoria (Percepção) e Inteligência (Investigação).
 
Obs: Eu poderia simplificar e usar o talento “Alerta”. Mas achei que facilitaria demais.
Sempre a espera de perigo, você ganha os seguintes benefícios:
Você recebe +5 de bônus em iniciativa.
Você não pode ser surpreso enquanto estiver consciente.
Outras criaturas não ganham vantagem nas jogadas de ataque contra você por estarem escondidas de você.
 
 
Características gerais
 
Deve usar seu bastão como forma de se locomover
Apesar de saber ler, é incapaz de ler qualquer tipo de documentos, livros ou pergaminhos. (a não ser que esteja em alto-relevo)
 
Não pode viajar rápido sem ajuda de amigos. (cavalo ou carroça)
 
Miro tem falha automática em testes de percepção visual
 
Desvantagem em testes de percepção que dependem principalmente da visão;
 
Miro possui os demais sentidos mais sensíveis.
 
Em testes que usem os demais sentidos (que seria um teste normal para os demais personagens) Miro tem vantagem.
 
Em testes dos demais sentidos onde outras criaturas teriam desvantagem (ou testes mais difíceis), miro faz o teste normalmente (ou menos difícil).
 
Se o inimigo conseguir isolar/diminuir o som/cheiro, Miro tem desvantagem ou insucesso na percepção
 
As regras para luz do dia se aplica a momentos de escuridão.
 
Desvantagem em investigação (que não use o tato/som/odor) e Sobrevivência (achar rastros)
 
Vantagem em intuição para detectar intenção de outras criaturas. Detecta melhor variação de voz por exemplo.
 
 
Magias
 
Desvantagem em testes de resistência a som/odores (como o grito do Banshee)
 
Sons/odores MUITO altos/fortes, obriga que Miro faça um teste de constituição, se não passar fica desorientado por 1d4 turnos. (desvantagens nas próximas rolagens)
 
Vantagem em detectar invisibilidades
 
Não sofre penalidades de ataques/magias que afetam a visão
 
Ilusões apenas visuais não o afetam. Porém se os companheiros relatarem o que estão vendo, ele irá acreditar.
 
Tem vantagem em detectar Ilusões que deveriam emitir som ou cheiro.
 
 
Combate
Aqui que fica o maior desafio.
 
Opção 1
Miro tem noção da posição dos inimigos. Algo como uma percepção às cegas. (Não ataca com desvantagem e nem recebe ataques com vantagens).
Porém se faz necessário fazer um teste de concentração para manter a atenção e não passar a sofrer desvantagem.
Se as coisas ficarem muito bagunçadas (barulho, muitos inimigos próximos), a dificuldade aumenta.
 
Opção 2
No início do combate Miro faz um teste de percepção.
Dificuldade determinado pelo mestre. Se passar, não sofre desvantagens.
A cada nível a dificuldade diminui.
Determinar em qual nível chega a zero (Miro passa a “enxergar” o Chi do inimigo).
 
Exemplo:
 
Nível      DC
   1         17
   2         16
   3         15
   4         14
   5         13
   6         12
   7         11
   8         10
   9          9
  10         8
  11         7
  12         6
  13         Passa a  ver o Chi
 
Opção 3
 
No começo do combate, o mestre faz teste de percepção passiva.
Dificuldade determina por ele
Se miro passar, não toma desvantagem (seria como se ele não tivesse tempo de se concentrar para mapear o campo de batalha).
Se o inimigo tentar se esconder, faz um teste de percepção
 
 
Ataques a distância
Aqui mora a maior fraqueza.
 
Opção 1
Ataque a distância com dificuldade muito alta e que diminui a cada nível.
Mestre determina dificuldade e quando Miro poderá “ver o Chi” do inimigo com maior distância.
 
Exemplo:
 
Nível      DC
   1         20
   2         19
   3         18
   4         17
   5         16
   6         15
   7         14
   8         13
   9         12
  10        11
  11        10
  12         9
  13         8
  14         7
  15         6
  16        Passa a  ver o Chi
 
Opção 2
Sempre com desvantagem
 
Para ambas opções
Só poderá aplicar o “DEFLETIR PROJÉTEIS” se passar nos testes.
 
Enxergar o Chi
 
Nível 13: Passa a ver o Chi de inimigos próximos e com grande concentração de Chi
Nível 16: Passa a ver Chi de inimigos distantes e com grande concentração de Chi
Nível 20: Passa a ver tudo que contenha Chi.
 
 
Bem, foi esse cenário que pensei para viabilizar um personagem cego.
Acho que seria algo divertido para mim e para o mestre. Além disso daria um saber diferente para a aventura.
 
Me digam o que acham?
 
Abs

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #1 Online: Maio 28, 2017, 04:46:26 pm »
Maneira mais fácil: ao invés de usar tantas adaptações de regras e regras caseiras, pede pro mestre se com o talento de Humano você pode ter Blindsight (eu colocaria 15 feet).
« Última modificação: Maio 28, 2017, 04:48:40 pm por Freakey »

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #2 Online: Maio 28, 2017, 04:50:18 pm »
Maneira mais fácil: ao invés de usar tantas adaptações de regras e regras caseiras, pede pro mestre se com o talento de Humano você pode ter Blindsight (eu colocaria 15 feet).

Sim. Mas ai não é cego.

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #3 Online: Maio 28, 2017, 04:59:46 pm »
Citar
Sim. Mas ai não é cego.

Com 20 de Percepção Passiva, ele efetivamente é o Cego que Tudo Vê, o clichê na qual quase todo personagem acaba caindo.

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #4 Online: Maio 28, 2017, 05:09:28 pm »
Citar
Sim. Mas ai não é cego.

Com 20 de Percepção Passiva, ele efetivamente é o Cego que Tudo Vê, o clichê na qual quase todo personagem acaba caindo.

Bem se é o caso, basta eu tirar esse talento. =)


Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #5 Online: Maio 28, 2017, 05:17:55 pm »
Maneira mais fácil: ao invés de usar tantas adaptações de regras e regras caseiras, pede pro mestre se com o talento de Humano você pode ter Blindsight (eu colocaria 15 feet).

Sim. Mas ai não é cego.
Todo aquele monte de regras alternativas que você criou chega em um resultado final que é quase o mesmo de ter Blindsight. Só apontei o meio mais fácil e menos complicado de atingir o resultado esperado.

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #6 Online: Maio 28, 2017, 05:27:58 pm »
Maneira mais fácil: ao invés de usar tantas adaptações de regras e regras caseiras, pede pro mestre se com o talento de Humano você pode ter Blindsight (eu colocaria 15 feet).

Sim. Mas ai não é cego.
Todo aquele monte de regras alternativas que você criou chega em um resultado final que é quase o mesmo de ter Blindsight. Só apontei o meio mais fácil e menos complicado de atingir o resultado esperado.

De fato. Mas eu só teria esse resultado (similar ao Blindsight) em níveis mais elevados.
Nos níveis baixos eu iria ter muitos problemas.

Tendo Blindsight de cara, sou mais um personagem como qualquer outro.

Não vejo problemas de terem regras alternativas, desde que sejam divertidas.
E a intenção é ser difícil mesmo. =)

Se o que postei for inviável ou idiota blz. Mas há alternativa que não caia no "óbvio" como Blindsight ou TremorSense?
Só queria compartilhar para discutir sobre e ampliar alternativas. Ter a mente aberta e ver possibilidades.

Minha intenção é mostrar para o mestre. Se ele não topar, dai parto para o plano B que sempre foi o Blindsight.

MAs de fato. Fica mais simples se Blindsight for um talento.
A medida que eu compre mais desse talento, o alcance da visão aumenta. Como vc sugeriu.
« Última modificação: Maio 28, 2017, 05:33:47 pm por Slayther »

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #7 Online: Maio 29, 2017, 01:03:42 pm »
Monge do Way of Shadow com o feat Alert pode ser viável (e ainda serve ao tema "Demolidor" do build). Se for permitido, um ou outro nível de Mystic (do Unearthed Arcana), para ter acesso à disciplina Third Eye (Nomade), ajuda também.


Blinded (Basic Rules, p. 105) por si só, implica em:

  • Falha automática em testes que requerem visão (Investigation (INT) para discernir uma informação escrita, por exemplo)
  • Roladas de ataque contra a criatura cega/blinded têm vantagem
  • Roladas de ataque da criatura cega/blinded têm desvantagem

Embora o primeiro ponto possa ser suprido com a cooperação do grupo de personagens, os dois seguintes são mais difíceis. Mas (Des)Vantagem cancelam uma a outra, independente do número delas. Ou seja, se você criar um efeito que lhe dê Vantagem no ataque, cancela a Desvantagem do Blinded. Se vc criar Desvantagem nas roladas de ataque contra vc, cancela a Vantagem do Blinded. A ideia, seria então, criar consistemente estas situações.

Ou não se fiar à elas. Uma habilidade/característica que peça Saving Throws, por exemplo, ao invés de rolagens de ataque.

Penso que seja melhor seguir por esse caminho do que modificar o sistema do jeito que você está propondo.

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #8 Online: Maio 29, 2017, 03:13:12 pm »
Se for permitido, um ou outro nível de Mystic (do Unearthed Arcana), para ter acesso à disciplina Third Eye (Nomade), ajuda também

Não pode. Apenas o Core.
Mas como estou fazendo algo fora do padrão, pode ser que ele aceite.
Vou dar uma pesquisada pq não conheço esse conteúdo.

Embora o primeiro ponto possa ser suprido com a cooperação do grupo de personagens, os dois seguintes são mais difíceis. Mas (Des)Vantagem cancelam uma a outra, independente do número delas. Ou seja, se você criar um efeito que lhe dê Vantagem no ataque, cancela a Desvantagem do Blinded. Se vc criar Desvantagem nas roladas de ataque contra vc, cancela a Vantagem do Blinded. A ideia, seria então, criar consistemente estas situações.

Eu pensei nisso, só que fui incapaz de chegar em alguma solução que aplica vantagem (para mim) ou desvantagem (para os inimigos) que não sejam magias de terceiros.

Ou não se fiar à elas. Uma habilidade/característica que peça Saving Throws, por exemplo, ao invés de rolagens de ataque.

Não entendi essa parte.

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #9 Online: Maio 29, 2017, 06:39:45 pm »
Se for permitido, um ou outro nível de Mystic (do Unearthed Arcana), para ter acesso à disciplina Third Eye (Nomade), ajuda também

Não pode. Apenas o Core.
Mas como estou fazendo algo fora do padrão, pode ser que ele aceite.
Vou dar uma pesquisada pq não conheço esse conteúdo.

Embora o primeiro ponto possa ser suprido com a cooperação do grupo de personagens, os dois seguintes são mais difíceis. Mas (Des)Vantagem cancelam uma a outra, independente do número delas. Ou seja, se você criar um efeito que lhe dê Vantagem no ataque, cancela a Desvantagem do Blinded. Se vc criar Desvantagem nas roladas de ataque contra vc, cancela a Vantagem do Blinded. A ideia, seria então, criar consistemente estas situações.

Eu pensei nisso, só que fui incapaz de chegar em alguma solução que aplica vantagem (para mim) ou desvantagem (para os inimigos) que não sejam magias de terceiros.

Ou não se fiar à elas. Uma habilidade/característica que peça Saving Throws, por exemplo, ao invés de rolagens de ataque.

Não entendi essa parte.
Tipo o cantrip sacred flame, de Clérigo. O alvo faz um saving throw, ao invés do conjurador fazer um spell attack.

O problema é que muitos desses efeitos e magias têm em sua descrição "a target you can see".

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #10 Online: Maio 29, 2017, 08:48:50 pm »

Tipo o cantrip sacred flame, de Clérigo. O alvo faz um saving throw, ao invés do conjurador fazer um spell attack.

HUN! MAs isso seria pra casters não?
Eu teria que fazer multiclasse.

O problema é que muitos desses efeitos e magias têm em sua descrição "a target you can see".

ha ha ha verdade.

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #11 Online: Maio 31, 2017, 05:26:54 pm »


Não pode. Apenas o Core.
Mas como estou fazendo algo fora do padrão, pode ser que ele aceite.
Vou dar uma pesquisada pq não conheço esse conteúdo.

Bom, pelo menos vc pode argumentar com ele que o Mystic agora está na DM's Guild.

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #12 Online: Junho 02, 2017, 01:19:28 am »


Não pode. Apenas o Core.
Mas como estou fazendo algo fora do padrão, pode ser que ele aceite.
Vou dar uma pesquisada pq não conheço esse conteúdo.

Bom, pelo menos vc pode argumentar com ele que o Mystic agora está na DM's Guild.

bem, desta eu não sabia

Re:[D&D 5e] Vamos montar um Monge Cego?
« Resposta #13 Online: Junho 02, 2017, 02:09:53 pm »


Não pode. Apenas o Core.
Mas como estou fazendo algo fora do padrão, pode ser que ele aceite.
Vou dar uma pesquisada pq não conheço esse conteúdo.

Bom, pelo menos vc pode argumentar com ele que o Mystic agora está na DM's Guild.

bem, desta eu não sabia
Nem tinha como. Disponibilizaram ele e o Artífice na DM's Guild naquele dia mesmo.