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Sistemas & Cenários / [PESQUISA] RPGs nacionais
« Online: Novembro 22, 2016, 04:49:47 pm »
OLÁ A TODOS,

Ressuscitando minha presença no fórum por motivos acadêmicos... estamos desenvolvendo um artigo sobre produtos editoriais, e queremos focar em análise de produção de RPG nacional. Mas por mais que conheçamos vários jogos, muitas vezes deixamos passar pérolas desconhecidas ou que ninguém levou muito adiante.

Aí venho perguntar procês: que jogos/sistemas/cenários de RPG nacionais publicados vocês conhecem? Não tem problema se forem derivados de jogos estrangeiros, mas não queremos traduções, e sim coisas brasileiras. Isso inclui produções digitais, também, e não apenas impressos. Por "publicado" entenda "finalizado e distribuído", seja comercial ou gratuitamente.

Pensando agora, eu lembro de:

  • Tagmar
  • Daemon
  • Arkanun
  • Desafio dos Bandeirantes
  • 3D&T (e derivados)
  • Tormenta
  • OPERA
  • Ação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Conspiração do Amanhecer
  • Crônicas da Sétima Lua
  • RPGQuest
  • Old Dragon
  • Violentina
  • UED
  • 3:16

(Tem alguns outros que eu lembro do conceito e do visual mas não lembro do nome, parabéns pra mim)

Ainda estamos definindo o período de análise, mas deixei 1990s-2010s pra ver tudo o que pode aparecer. Claro que se conhecerem algo mais antigo que isso é bem-vindo (mas nunca ouvi falar xD).

Sintam-se livres para colocar alguma nota/observação a respeito dos títulos que se lembrarem. E caso tenham material em pdf também e puderem disponibilizar, ajudaria muito!

ABRAÇOS,
 :macaco:

2
Vídeo Game / [Kickstarter] Crowfall
« Online: Fevereiro 24, 2015, 06:27:16 pm »
Alguém aí já viu isso aqui?

"It's like Game of Thrones meets Eve Online" - a new MMO by J Todd Coleman (Shadowbane, Wizard101) and Gordon Walton (UO, SWG, SWTOR)

A ideia é misturar RPG com jogos de estratégia num MMO. Você pode ter seus próprios reinos, conferir títulos de nobreza, criar as leis do seu mundo e... em outro modo de jogo, sair por aí quebrando tudo, conquistando territórios e modificando o cenário permanentemente. Parece interessantíssimo, mas legal demais pra ser verdade. :haha:

3
Design & Desenvolvimento / O Questionário Etnográfico Zaharam-Chapelle-Parunas
« Online: Fevereiro 24, 2015, 03:38:54 pm »
Tentando progredir nas minhas investidas mais ~sérias~ em conworlding, andei caçando sarna pra me coçar e me deparei com esse questionário maravilhoso. O texto original, The Zaharam-Chapelle-Parunas Ethnographical Questionnaire, tem um fluff falando de antropólogos de uma universidade de um lugar fictício, e de como eles usam esse texto para estudar outros povos. Essa versão do questionário, fora do fluff, é uma atualização de um questionário mais antigo, feito por outra pessoa, e que o autor ampliou. Ele me deu permissão pra traduzir e postar, então aqui está.

Lembrando que: isso é uma ferramenta pra conworlding, ou seja: criação de mundos. Isso pode incluir RPG, mas não é o objetivo primário do negócio. Então não precisa falar "ai nossa mas nunca que meus jogadores vão querer saber disso", porque eles não tem nada a ver com isso, mesmo. São perguntas que ajudam a criar mundos com maior coerência interna, fim. Claro que a ideia é usar as perguntas como um guia geral, passeando por elas conforme se achar necessário. Usar todas elas pra descrever todos os povos de um mundo é motivo de internação (ou deveria ser).

Resolvi postar isso aqui porque (1) basicamente, é o tipo de coisa que eu sempre precisei, pra poder pensar e (2) não encontro muito disso em português, e achei interessante deixar o material aqui. Com certeza dá pra ampliar ainda mais esse questionário, e vou editando esse post inicial conforme for necessário.

No momento, são 351 questões, divididas em 19 categorias.




O Questionário Etnográfico
Zaharam-Chapelle-Parunas



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  • Questões de Lugar
  • Questões de Tempo
  • Questões de Raça e Etnia
  • Questões de Família
  • Questões de Costumes e Vida Social
  • Questões de Etiqueta
  • Questões de Fé
  • Questões de Trabalho
  • Questões de Arte
  • Questões de Casamento
  • Questões de Saúde
  • Questões do Sexo
  • Questões da Educação
  • Questões de Tecnologia
  • Questões de Transportes e Comunicações
  • Questões de Economia
  • Questões de Morte e Sepultamento
  • Questões de Governo
  • Questões de Guerra

  • Questões de Lugar
    • Descreva a geografia do local que sua sociedade chama de lar.
    • Descreva o clima com o qual a sua sociedade convive. Quão severas são as suas estações?
    • Que tipo de desastres naturais com os quais essa sociedade está acostumada?
    • Que importância (espiritual ou cultural) as pessoas atribuem à geografia?
    • Como o povo se sente sobre paisagens locais sendo alteradas ou utilizadas para outros fins que não os tradicionais?
    • Quais são os alimentos mais comumente cultivados?
    • Quais são as carnes mais comumente consumidas?
    • Que alimentos são considerados exóticos ou caros?
    • Que tipos de álcool são comuns? E raros?
    • Existe comida e água suficiente, em geral, para toda a população?
    • Qual é o recurso mais abundante deste lugar?
    • Qual é o seu recurso mais valioso?
    • Qual o recurso mais escasso?
    • Como as pessoas viajam de um lugar para outro?
    • As fronteiras são seguras? De que maneira?
    • Quantas pessoas vivem aqui?
    • Em que lugar as pessoas se reúnem?
    • Que parte deste lugar é evitado? Por quê?
    • Quais são os animais domésticos mais comuns aqui? E são domesticados pra quê?
    • Quais são os animais silvestres mais comuns? Como são tratados?
    • Quais animais podem ser considerados de estimação? Quais não?
    • Quais são as plantas domesticadas mais comuns aqui? E pra quê são usadas?
    • Quais são as plantas silvestres mais comuns aqui? Como são usadas?

  • Questões de Tempo
    • Até que data no passado vai a história escrita da sua sociedade?
    • Até em que data precisa, no passado, o seu povo acredita?
    • Como essa sociedade foi fundada? Quem a fundou, e em que circunstâncias?
    • Quais eram os principais poderes/governantes no momento em que esta sociedade foi fundada?
    • Se ela se originou longe daqui, como chegou aqui?
    • Qual é o pior desastre que esse povo acredita já ter enfrentado?
    • Quais são os principais eventos no passado desta cultura?
    • Qual foi a melhor coisa que já aconteceu com esse povo?
    • O que em seu passado os faz sentir vergonha?
    • O que em seu passado os torna orgulhosos?
    • O que eles estão sempre com medo de acontecer novamente?
    • Eles têm esperança de algo específico acontecer? Imaginam que é provável?
    • O quão profundamente as pessoas são conectadas com seu passado/herança/ascendência?
    • O que eles presume que o futuro trará?
    • Como é que esta sociedade mudou? Seus membros atuais percebem isso?
    • Quais são as histórias mais populares sobre o passado?
    • Quem no passado é o maior herói? O pior vilão?
    • As pessoas pensam que o presente é melhor ou pior do que passado?
    • As pessoas acreditam que o futuro será melhor ou pior do que o presente ou passado?

  • Questões de Raça e Etnia
    • Quais são as principais raças na região?
    • Quais são os principais grupos étnicos de cada raça na região? Como eles estão distribuídos?
    • Como diferem pela língua, aparência ou ascendência?
    • Que tipo de trabalho as principais etnias ocupam? Existe algum grupo ao qual trabalho é negado por ascendência racial ou étnica?
    • Quais são as atitudes típicas dos nativos (ou da maioria deles) em relação a imigrantes e à outras etnias?
    • Como a variadade étnica da região (se aconteceu) mudou a cultura dessa sociedade?

  • Questões de Família
    • Um homem ou mulher pode ter quantos cônjuges?
    • Quem decide sobre o casamento?
    • Casamento pode terminar em divórcio? Como?
    • Quem geralmente fica com a guarda dos filhos, se o casamento termina por alguma razão?
    • Como as famílias recebem seus nomes?
    • O que acontece com os órfãos?
    • Meninos e meninas são tratados diferentemente? Como?
    • O que é considerado um bom presente de casamento?
    • Que coisas inanimadas ou sem gênero são considerados macho ou fêmea?
    • Esta sociedade relaciona a ideia de casamento com amor?
    • Quão grandes são as famílias, normalmente?
    • O que constitui uma família? Quantas pessoas vivem em uma casa? Quantas gerações?
    • Quem é preferido, geralmente? Meninos ou meninas? Por quê?
    • O quão comum é violência doméstica? É entendido como um problema ou um aspecto normal da vida familiar?
    • Se é visto como algo problemático, o que está sendo feito a respeito?

  • Questões de Costumes e Vida Social
    • Que cores são associadas com o poder? Com a virtude? Com a morte?
    • Se dois homens brigam, como isso é resolvido?
    • Se duas mulheres brigam, como isso é resolvido?
    • Se um homem e uma mulher brigam, como isso é resolvido?
    • Como as pessoas demonstram tristeza?
    • Quem herda propriedade? Títulos? Posição?
    • Quais são os jogos mais populares? O quão importantes eles são?
    • Quando e como alguém deixa de ser criança e se torna adulto?
    • Quanto tempo livre as pessoas geralmente têm? Como elas passam esse tempo livre?
    • A sociedade é segregada alguma forma?
    • Que classes sociais ou divisões existem nessa sociedade?
    • Se existirem divisões, as pessoas podem mudar de uma classe para outra? Existe alguma vantagem em ser de uma classe sobre outra?
    • Existe alguma discriminação contra grupos minoritários (raciais, étnicos, religiosos) nesta sociedade?
    • O quão independente ou codependentes são indivíduos?
    • Quais são as funções típicas de mulheres e homens? O que se espera de crianças?
    • O governo desempenha um papel importante na vida das pessoas?
    • A religião desempenha um papel importante na vida das pessoas?

      Alimentação
    • Descreva como alimento diário é obtido.
    • Que tipo de alimentos são mais populares?
    • Quais são os pratos e especialidades típicos da região?
    • O lugar é famoso por algum tipo de comida ou prato?
    • Que tipo de talheres as pessoas usam pra comer (se é que usam)?
    • Como se organiza a mesa de jantar?
    • Como é que as pessoas se sentam ao comer? Existe alguma disposição de acordo com a idade ou a posição social de quem come?
    • Quantas e quando são as principais refeições?
    • Existem restaurantes, lanchonetes, vendedores de rua ou outros locais onde os alimentos podem ser comprados em público?
    • Existe algum risco significativo de intoxicação alimentar? Quantos casos levam à morte? As pessoas associam o que comem à envenenamento e doenças?
    • Quanto custa uma refeião típica, se comprada, e não preparada em casa?

      Moda e vestuário
    • Que tipo de roupa as pessoas usam? Como isso varia de acordo com a época, etnia, idade, profissão, etc?
    • Vestimenta e gêneros: que diferenças existem entre o vestuário e acessórios masculinos e femininos?
    • Como é feita a roupa, em pequenas lojas ou fábricas de maior dimensão?
    • Quanto custa o vestuário típico?
    • Qual a importância da moda para as pessoas? Como isso varia por indivíduo?
    • Quais os tipos de jóias que as pessoas usam? Quando usam?

      Lazer
    • Esse povo tem espaços dedicados à artes dramáticas (teatro, marionetes, performances etc)?
    • Quais as outras maiores formas de entretenimento?
    • A população é alfabetizada? Sabe matemática?
    • As pessoas lêem por prazer? Se sim, o que lêem?
    • Quanto custam livros, revistas, folhetins e coisas do tipo?
    • Existe um sistema de biblioteca pública? Quem usa?
    • Quem são os autores populares e poetas?
    • Quem são alguns dos personagens mais famosos da literatura?
    • Como isso mudou ao longo do tempo?

  • Questões de Etiqueta
    • Quem fala primeiro em uma reunião formal?
    • Que tipos de presentes são consideradas adequados ou de extremo mau gosto?
    • Como é que os adultos mais jovens se referem aos mais velhos?
    • Quando é rude rir de uma coisa engraçada?
    • Quais os tipos de perguntas que não podem ser feitos em público? Em particular? Nunca?
    • Que partes do corpo estão sempre cobertas, no dia a dia?
    • O quão privadas são as funções corporais, como tomar banho ou defecar?

  • Questões de Fé
    • A cultura é religiosa ou não-religiosa?
    • Quais são os principais grupos religiosos na região?
    • Quais são algumas de suas principais doutrinas, dogmas, crenças e práticas?
    • Qual é, em geral, a cosmologia e a escatologia, em termos religiosos?
    • A religião é uma das causas de insatisfação, discórdia ou hostilidade na região?
    • As tradições e textos religiosos são orais, escritos ou uma combinação das duas coisas?
    • Existe um cânone do que constitui escritura sagrada oficial?
    • Como os textos sagrados são interpretados, e de que maneira são explicados?
    • Qual é o papel do mito dentro da religião?
    • Existe um credo formalizado, ou um conjunto de declarações que definem a fé?
    • Quais os símbolos típicos usados na religião e seus significados?
    • Que objetos rituais são usados na religião (relíquias, talismãs, medalhas, encantos, etc)?
    • Quais são as pessoas da religião? Existe um clero formal? Como elas são organizadas?
    • Há monges, santos, faqirs, freiras, profetas, apóstolos, discípulos, pregadores, frades, xamãs, mártires, místicos, videntes, vates, sábios, ascetas, heróis religiosos, salvadores, redentores, etc?
    • O que as pessoas acreditam que lhes acontece depois da morte? Elas podem influenciar isso enquanto vivas?
    • O que acontece com aqueles que não concordam com a maioria, em termos religiosos?
    • Existem lugares particulares considerados especiais ou sagrados? Como eles são?
    • Existe um calendário religioso definido? Quais são os rituais ou festivais mais populares?
    • Existem aspectos litúrgicos, meditativos e contemplativos nessa religião?
    • Qual é a estrutura básica da religião (unitária, dualista, etc)?
    • Qual é a teologia básica da religião (ou seja, monoteísta, politeísta, henoteísta etc)?
    • O que as pessoas têm para oferecer à sua divindade ou divindades?
    • O que as pessoas querem de sua divindade ou divindades? Como elas tentam obtê-lo?
    • Há denominações ou seitas diferentes dentro da religião?
    • Como as práticas religiosas desse povo difere dos seus vizinhos?
    • Questões como a ortodoxia, heterodoxia, heresia e apostasia são importantes na vida religiosa?
    • Que problemas de gênero, etnia, raça ou nacionalidade existem dentro da religião?
    • Existe tolerância ao ecumenismo, ou outras doutrinas são tratados como adversárias?
    • Qual é a regra religiosa quebrada mais comumente?
    • Qual é a regra religiosa mais respeitada?
    • Como essas infrações são punidas? É possível expulsar um membro da comunidade?
    • Como alguém estranho pode ser aceito na comunidade religiosa?
    • A religião envia missionários? Que papel desempenham?
    • Que facções existem dentro dentro das instituições religiosas dominantes? Como elas compete entre si?
    • Os grupos dissidentes são resultado de algum cisma ou é uma separação intencional e cooperativa?
    • Existem grupos monásticos? O que eles fazem e como se organizam? Como se entra em um?
    • Existem grupos de culto dentro da comunidade religiosa?
    • Como são tratados aqueles que seguem outras religiões?
    • Que relação os líderes religiosos e políticos têm?
    • Que superstições são comuns? Que tipos de eventos ou seres sobrenaturais que as pessoas temem?
    • Quais os tipos de seres sobrenaturais ou mágicos existem nesta religião (anjos, demônios, devas, asuras, espíritos, fantasmas, duendes etc.)?
    • Como são os sonhos e visões explicados pela religião?
    • Como a religião é expressada em ações (liturgia espontânea ou ritual, música, dança, música, ação ritual, sexo, milagres etc)?

      Magia
    • Como magia é integrada na sociedade?
    • Quem pode usar magia? Alguém é proibido de usá-la?
    • Que tipo de feitiço é realizado?
      Que tipo de preparação ou de estudo é necessário pra se fazer magia?

  • Questões de Trabalho
    • Descreva se existe algum tipo de divisão do trabalho, tal como trabalhos manual, mentais ou espirituais.
    • Existe algum prestígio especial ligado a alguma categoria de trabalho ou um trabalho específico?
    • Que trabalhos são considerados sujos ou são particularmente depreciados?
    • Que profissões ou atividades são consideradas masculinas?
    • Que profissões ou atividades são vistas como femininas?
    • Quantas são as horas de trabalho do dia? Há dias de descanso ou feriados?
    • Como isso varia entre trabalhos diferentes?
    • Que trabalhos têm poucos trabalhadores e por quê?
    • Quais são os salários típicos para alguns trabalhos?
    • Como o trabalho afeta saúde e estilo de vida?
    • Que tipo de trabalhos são os preferidos por quais pessoas? Há trabalhos negados a certos grupos?
    • Quais são os juramentos éticos ou códigos que regem vários postos de trabalho? Existe uma diferença na ética entre trabalho manual, mental ou espiritual?

  • Questões de Arte
    • Quais são as formas de arte favoritas?
    • Quais são as menos favoritas?
    • Como artistas são tratados?
    • Artistas requerem algum tipo de patrocínio ou proteção, oficial ou não?
    • Que tipos de problemas artistas geralmente enfrentam?
    • Como um artista de muito sucesso vive?
    • Que formas de teatro sua sociedade tem?
    • A arte da sua sociedade é mais naturalista/realista ou estilizada/abstrata?
    • Que padrões são mais comuns nas artes da sua sociedade, como no bordado ou na arquitetura?
    • Que formas de arte são mais e menos respeitadas?
    • Existe algum tipo de censura? Como ela acontece?
    • Quem não pode ser um artista?
    • Que características ditam o conceito de beleza nesta sociedade?
    • O que faz um homem ou uma mulher especialmente belos?
    • Como as pessoas reagem a tatuagens? Piercings? Pêlos faciais? Cosméticos?

      Entretenimento
    • As pessoas gostam de apreciar arte? Isso varia entre comunidades?
    • As pessoas gostam de fazer arte? Isso varia?
    • Existe algum tipo de caligrafia? Quem faz isso?
    • A sua cultura tem algum tipo distinto de estilo musical (ou falta de)? Como é?
    • Como as pessoas ouvem música (num teatro, em casa, na rua, mecanicamente)?
    • A música influencia o comportamento das pessoas?
    • Sua cultura tem uma forma de dança típica? Como é?
    • Quem assiste a esses espetáculos?

  • Questões de Casamento
    • Como se define um casamento? Como ele é acordado?
    • Quais os termos de um contrato de casamento?
    • Que presentes são considerados adequados ou inadequados para um casamento?
    • Como casamentos são celebrados?
    • Existe alguma diferença de idade que é considerada muito grande, em um casal?
    • Relacionamentos permitem múltiplos parceiros?
    • Quando um casamento é considerado desfeito?
    • Como um casamento pode ser encerrado?

  • Questões de Saúde
    • Qual é a expectative de vida média? Qual é a diferença entre as diferentes regiões, raças ou etnias?
    • Qual o acesso que as pessoas têm à água potável (em casa ou lugares públicos)?
    • Qual o acesso que as pessoas têm a saneamento adequado (em casa ou em lugares públicos)?
    • Casas ou edifícios públicos têm encanamento? Água quente e fria?
    • Descreva qualquer banho ou banheiro público ou privado.
    • Como o cuidado com a saúde pública funciona nessa sociedade?
    • Existem hospitais ou postos onde muitas formas de cuidados de saúde são concentradas, ou essas práticas são espalhadas entre as pessoas da comunidade?
    • As pessoas têm acesso a alguma forma de socorro para emergências ou para problemas de saúde menos urgentes?
    • Que tipos de doenças ou lesões são tratáveis na comunidade usando os suprimentos e conhecimentos disponíveis a ela?
    • Quanto custam os cuidados com a saúde?
    • Como os médicos/curandeiros dessa sociedade tentam curar ferimentos e doenças?
    • Que conhecimentos medicos dessa sociedade estão errados?
    • As pessoas se preocupam com a saúde apenas quando ficam doentes, ou existe a cultura do cuidado preventive?
    • De quanto em quanto tempo as pessoas procuram medicos, dentistas ou outros profissionais da saúde?
    • O povo diferencia males físicos de espirituais?
    • O que acontece com aqueles que sofrem de doença mental grave? Doença espiritual? Outro?
    • Como as pessoas reagem a deformidade física (tanto congênitas quanto adquiridas)?

  • Questões de Sexo
    • Como sua sociedade define incesto? Estupro? Como as pessoas reagem a essas coisas?
    • Que tipo de fetiche sexual as pessoas acreditam que é bastante conhecido?
    • Que tipo de fetiche é realmente praticado?
    • Que tipo de hábito sexual o povo acredita ser comum entre estrangeiros?
    • Como as pessoas reagem à homossexualidade? É vista com bons olhos? Encorajada?
    • Relações sexuais antes do casamento são permitidas? E fora dele?
    • Como é definido o adultério? Qual (se houver) é a punição? Quem decide?
    • Prostituição é legal? Como as pessoas que se prostituem são vistas? São vistas assim, mesmo?
    • Qual é o maior tabu sexual?
    • O que esta sociedade quer dizer com a palavra "virgem" e quão importante esse conceito é?
    • Sexo é confinado ao casamento? Ou deveria ser?
    • O que constitui um comportamento sexual bizarro?
    • Existe algum element cultural, escritura religiosa, norma ou tabu que se refere especificamente à conduta sexual?
    • Existem leis seculares que controlam ou restringem comportamento sexual?
    • Com que idade é que considerado normal fazer sexo? Sexo com crianças é tabu?
    • Sexo é uma experiência entre duas pessoas? Sexo grupal é permitido/comum?

  • Questões de Educação
    • Descreva como esse povo é educado: escolar formal, sistema de aprendizes etc.
    • Se educação funciona principalmente por aprendizes, como isso é feito?
    • Ensino é obrigatório/oferecido a todos? Quanto custa?
    • O ensino acontece principalmente em qual faixa etária?
    • Como as faixas etárias e anos escolares/acadêmicos são organizados?
    • Como são organizados os currículos? Quais cursos são normalmente oferecidos?
    • Que graus ou diplomas são oferecidos por escolas?
    • Como as escolas / faculdades / universidades são, fisicamente?
    • Como são as salas de aula? Qual o tamanho típico de uma classe?
    • Quem está no comando da educação no país, e em cada escola?
    • Essa sociedade tem a sua própria língua? O seu próprio sistema de escrita?
    • Alfabetização é algo comum? Como é encarada?
    • Que format e valor têm os livros?
    • Quem ensina os outros? Como é que ensinam?
    • Quem decide quem aprende a ler ou escrever?
    • Quem ensina profissões, como carpinteiro ou escriba?
    • Estrangeiros são chamados para ensinar novas habilidades? Quem os chama?

  • Questões de Tecnologia
    • Filosofia e outras ciências são unificadas, ou eles existem como disciplinas separadas e independentes?
    • Que dispositivos e tecnologias estão disponível para o povo?
    • Esses dispositivos têm funcionamento garantido? Se não, quais são normalmente usados?
    • Como as pessoas encaram tarefas difíceis ou impossíveis que poderiam ser realizadas mais facilmente por alguma tecnologia mais avançada?
    • Como o conhecimento é distribuído? É mantido na classe erudite e letrada, ou é disponibilizado para todos?

      Arquitetura
    • Quais os estilos arquitetônicos principais existem? Como eles se parecem?
    • Como eles variam de acordo com o passar do tempo e com a distância dos lugares na região?
    • Que elementos principais estão presentes? Como eles são dispostos em conjunto?
    • Como as casas são por dentro e por fora?
    • Como são palácios e castelos?
    • Quão alto é o mais alto dos edifícios? Quão grande é o maior deles?
    • Que materiais são utilizados numa construção típica? Algum deles tem que ser importado?
    • Como os edifícios são construídos? Existem máquinas ou o trabalho é todo manual?
    • Existem marcos arquitetônicos famosos da região? Por que eles são famosos? São conhecidos internacionalmente?

  • Questões de Transporte e Comunicação
    • Como as pessoas vão de um lugar para outro? Isso varia muito de acordo com o lugar?
    • As pessoas fazem viagens longas? Se sim, como?
    • Existe um sistema de transporte público? Quem usa? Quanto custa?
    • Como são as estradas? Como variam de um lugar para outro?
    • Indivíduos ou famílias possuem e usam seus próprios veículos?
    • Quão seguro e limpo é o sistema de transporte mais típico?
    • Qual os principais tipos de combustível?
    • Além de pessoalmente, como é que as pessoas se comunicam umas com as outras?
    • Existe um serviço postal? Quão rápido é? Quanto custa? Que restrições existem na entrega de pacotes? Opera internacionalmente? Qual é a probabilidade de que um artigo enviado pelo correio vai chegar ao seu destino pretendido?
    • Que meios técnicos ou mecânicos de comunicação existem?

  • Questões de Economia
    • A economia local se baseia em quê?
    • Como o comércio é integrado?
    • Se cobrados, como são recolhidos os impostos? Como a receita gerada éutilizada? Como a tributação afeta as pessoas?
    • O que o povo espera de seu governo em troca dos impostos pagos?

      Dinheiro
    • Como é a moeda local? Como ela é subdividida? Se baseia em quê (metal, trabalho, favour)?
    • Ela é emitida e regular por uma entidade central ou corre por meios autônomos?
    • Como ela interage com moedas vizinhas?
    • Como o valor da moeda mudou ou oscilou recentemente?
    • Como as moedas e/ou cédulas são fabricadas? Quão comum são falsificações?
    • Como a renda é distribuída?
    • Existe um sistema bancário público?
    • Quem usa? Quais os benefícios que ele traz? A que custo?
    • Existe uma grande diferença entre a renda dos ricos e pobres? Que expectativas um grupo tem do outro?
    • O que constitui "pobreza" nesta sociedade?

  • Questões de Morte e Sepultamento
    • O que o povo entende sobre a morte, e como a encara?
    • O que esta sociedade faz com seus cadáveres? Cremam, enterram? Como lidam com eles?
    • A família do morto é responsável pelo corpo?
    • Que papel sacerdotes ou religiosos desempenham em relação aos mortos?
    • Existem cemitérios com túmulos individuais? Famílias enterram todos os seus parentes num lugar só, separado?
    • As pessoas visitam os túmulos dos seus entes queridos? Se sim, quantas vezes e por quê?

      Suicídio
    • O que esse povo pensa sobre suicídio?
    • É o maior pecado que se pode cometer (se é que é pecado)?
    • É o grande e último conforto de uma alma atormentada?
    • É pior do que o assassinato?

  • Questões de governo
    • Qual é a forma de governo? Como ela se estrutura?
    • Quais são algumas das políticas mais fundamentais desse governo?
    • Qual é o status político das comunidades minoritárias?
    • Como o governo é escolhido?
    • Como a política do país lida com estrangeiros (indivíduos e países)?
    • Quem decide se alguém quebrou uma lei? Como?
    • Que tipos de punições são realizadas? Por quem? Por quê?
    • Como novas leis são criadas, e como antigas leis são modificadas?
    • Existe alguma forma de clemência ou perdão? O que isso envolve?
    • Quem tem o direito de dar ordens, e por quê?
    • Que títulos os funcionários do governo têm?
    • As leis são diferentes para os funcionários, em oposição à pessoa comum?
    • Como é que os funcionários do governo se vestem?
    • As leis são escritas? Quem as interpreta?
    • A quem alguém pode recorrer, se acusado de algo?
    • É permitida a tortura? Quais os tipos? Existe pena de morte?
    • Como os criminosos são executados?
    • Quem não pode ascender à posições de liderança?
    • Suborno é permitido? Em que circunstâncias?
    • O que faz de alguém um mau governante nesta sociedade? O que pode ser feito sobre isso?
    • Quais são as formas mais comuns e perigosas de criminoso?

      Guarda Local e Delegados
    • Existe uma força policial civil, ou a aplicação da lei é domínio dos militares?
    • A força policial é nacional, ou existem várias forças regionais?
    • O quão militantes ou vigilantes são elas? Estão sempre armadas, se é que podem?
    • Qual é a extensão de sua autoridade? Podem te atacar a qualquer momento? Podem usar magia? Podem torturar ou entao forçar uma confissão? Podem usar telepatia?
    • Há indivíduos ou grupos que estão acima da lei?
    • Existe uma polícia secreta?
    • Qual é o papel de informantes da polícia, se existirem?

  • Questões de Guerra
    • O país tem uma ou mais forças armadas? Quais os tipos? Qual o tamanho?
    • Como é que as forças armadas deste povo se comparam com outros países da região ou do mundo?
    • Quem declara guerra?
    • Quem tem o poder de declarar as condições de paz?
    • Como tratados são negociados?
    • O que acontece com prisioneiros no campo de batalha?
    • Que armas são favorecidos pelas várias forças armadas?
    • Que forma de guerra essa sociedade trava?
    • Batalhas na água, no ar ou no subterrâneo são diferentes das batalhas na superfície?
    • Quem são os guerreiros de elite? O que os distingue?
    • Como alguém consegue o commando de tropas?
    • A quem ou o quê se dedica a lealdade das unidades militares?
    • Há soldados profissionais? Eles compõem a maior parte dos militares?
    • Como é a vida na campanha e no campo de batalha?
    • A que ética ou códigos de moral os guerreiros aderem?
    • Como são tratados os ferimentos de batalha?
    • Quanto tempo duram as guerras?
    • Essa sociedade alguma vez já atacou outra? Qual foi a natureza do conflito? Que tipo de coisa faria essa sociedade entrar em guerra?
    • Já houve uma guerra civil ou uma revolução?
    • O que os soldados fazem quando não há guerra?
    • Há alguma tensão/guerra/embargo etc acontecendo no momento com qualquer outra nação?
    • Quem são os inimigos do país? Quem está vencendo o conflito?
    • Que tipos de defesa estão disponíveis às cidades?


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Sistemas & Cenários / We're All Going To Die: a single-page RPG
« Online: Fevereiro 24, 2015, 11:04:19 am »
Vi isso aqui num grupo de RPG da faculdade. Postando o texto original mesmo porque: preguiça de traduzir. :dancarina:



We're All Going To Die: a single-page RPG

Genre: cinematic modern horror. Playing time: 2-4 hours tops.

RULES
  • GM supplies general setting of the game, e.g. Teenage Slasher or Suburban Zombie Apocalypse. Everyone creates a character accordingly.
  • List FOUR things that the character is especially GOOD at, such as running, driving, climbing, picking locks, survival in the outdoors, fast talking or decapitating zombies using only a vintage 1940s tea set. The GM must ratify these.
  • List TWO things that the character is especially BAD at, such as swimming, finding their way in the wild, avoiding alcohol, keeping their cool in a fight, or not flipping out in confined spaces. GM ratifies as before.
  • Everyone writes their name on a piece of paper and gives it to the GM.
  • The GM picks out one name at random. This person is the Survivor. No matter WHAT happens (except see below), this person will survive, so long as he is trying to. Everyone else will die. Without exception. Everyone. The players are not told who the Survivor is.
  • The game proceeds. There are no die rolls. The GM decides the outcome of any situation based on that ONE initial intervention of fate - the selection of the Survivor - and on the Players' selection of things that they are good at and bad at. If the GM wishes, however, she can roll dice in private to see which way a situation goes.
  • Even if a player is fated to die, they can keep that fate from occurring for as long as possible by simply being practical and efficient, as in any other game. If you run away from zombies, you may escape for the moment. Not being the Survivor does not mean that you get randomly hit by a bus within five minutes of starting the game. However, there is no way to tell whether, on any given occasion, you survived because you were the Survivor or because the GM decided that your actions were sufficient to let you escape. The only sure thing is that even the Survivor has to make an effort to survive. The difference is that the Survivor *will always* survive.
  • Because of this, the GM is at liberty (and is positively ENCOURAGED) to fuck with the players' heads as much as possible. Every narrow escape is a hint that the person MIGHT be the Survivor, OR is the GM screwing with you to make you THINK that the person might be the Survivor.

THE META RULE
  • The Survivor's immunity to death covers NPC actions ONLY. It does not apply to Players, including the Survivor herself. Thus, any attempt to 'test' who the Survivor is, such as by having a character jump into a pool of lava to see whether he dies or not, or any action that the GM interprets as deliberately suicidal, revokes the Survivor's status for the duration of the test. That is, if you shoot yourself in the head to see whether you will die, you will die, whether you were the Survivor or not. In that event, everyone else will still die. The mantle of Survivor does not pass.

THE OPTIONAL BOO-HOO SHE WAS SO NOBLE AND SELFLESS RULE
  • The mantle of Survivor *may* be passed to a new character if the Survivor deliberately sacrifices herself so that others can live. 'You go on! I'll hold the zombies back!' 'But you'll DIE!' 'I know. RUN!' etc etc etc.

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Dicas & Ideias / Como não criar um mundo
« Online: Fevereiro 18, 2015, 08:19:50 am »
Estava passeando nuns fóruns gringos de conworlding e conlanging, pesquisando coisas pro meu cenário, quando encontrei um tópico exatamente sobre isso. Queria muito trazer a discussão pra cá e ver o que a galera pensa, porque muitas vezes a gente tenta evitar clichês (ou se aproveitar deles), mas tem coisas que são meio… demais.

A ideia é discutir basicamente o que é mais malfeito, tosco, reaproveitado ou batido em termos de tradição, ideias, tropos e todas essas coisas do gênero, não especificamente falando de RPG, mas de criação de mundos em geral (em cinema, literatura, cenários de campanha publicados ou caseiros, enfim). Isso vale tanto para a criação do mundo em si quanto para a maneira em que ele é apresentado ao leitor/espectador.

Colocando algumas coisas que achei no fórum, e outras que eu penso:

Humanos como média. Isso em cenários de fantasia medieval ou ficção científica raio laser, onde tem milhões de raças, povos, culturas e etnias e os humanos são uma massa amorfa genérica que é melhor/pior/igual todo mundo e é só "um povo que se adapta".

Elfos. Raças padrão de fantasia, na verdade. Virou uma coisa tão… sei lá, desgostosa, pra mim, com o tempo. Isso de fantasia ter que ter elfo, anão, halfling e variantes. Parece muito fácil, só pegar uma coisa extremamente batida em que o espectador já tenha um grande conhecimento e confiar nisso pra criar empatia, sabe? Se bem que o próprio conceito de ter muitas raças jáé meio batido...

Ctrl+Tolkien. Isso podia estar no item acima, mas acho que pode estar separado, porque é muito comum não só usar as mesmas raças-padrão, como fazer um copypasta da Terra-média, com elfos imortais depressivos querendo sumir do mundo, halflings bonachões pacíficos, humanos guerreiros hurr e, claro, um Mal Imortal Completamente Maniqueísta Que Quer Destruir O Mundo E Corromper A Todos.

Reinos-bioma (ou planetas-bioma). Queria evitar usar o exemplo, mas a primeira coisa que me vem à cabeça é Tormenta. Reino frio, reino quente, reino dos dragões, reino do chocolate. A segunda é Star Wars, onde isso é ainda pior, com planetas inteiros sendo uma coisa só (o que é improbabilíssimo).

O que nos leva aos Reinos-cultura e planetas-cultura. A mesma coisa do anterior, mas em nível social. Todo mundo no planeta é parecido, todo mundo fala a mesma língua e existe, muito provavelmente, um PRESIDENTE DO MUNDO ou algo que o valha (oi, Ender's Shadow). Temos um exemplo muito bom de como isso é praticamente impossível de acontecer, e é só olhar pela janela.

O Comum. O idioma que todo mundo fala. Todas as pessoas de todos os lugares se entendem. Quando você pensa em pequena escala, sei lá, em nível continental, isso pode até se sustentar, ainda que possa existir problemas de comunicação por causa de regionalismos. Especialmente em cenários de RPG, o Comum é tratado como um idioma que todo mundo fala fluentemente, e não como uma língua franca de algum lugar que se espalhou pros vizinhos. É a mesma coisa que falar que todo mundo sabe inglês porque aprendeu no ensino fundamental, no Brasil. O problema é mais grave geralmente em ficção científica, onde pessoas de PLANETAS diferentes conversam como se tivessem crescido juntas falando a mesma língua desde bebês. Evidente que tudo isso geralmente é pra facilitar na narrativa, ou na interação dos jogadores, caso seja um RPG, só que eu nunca tive muitos exemplos em que isso fosse realmente um problema a ser resolvido.

Proselitismo e/ou megalomania. Criar um mundo e apresentá-lo de maneira a ser uma expressão clara dos ideais do autor, de certa forma tentando convencer ou ensinar uma moral bem específica pro espectador. "Ah, mas Tolkien também faz isso!" Não, gente. C. S. Lewis faz isso. Na parte da megalomania eu penso em quando o autor quer se exibir através do texto, quer apresentar ele de tal forma que é só pra se mostrar (como eu percebo terrivelmente em alguns episódios da última temporada de Doctor Who, em que o Doutor é basicamente o Steven Moffat falando "olha como eu sou um roteirista genial olha esse plot twist menina do céu").

Com certeza tem mais coisa que eu já pensei e não estou lembrando agora (especialmente de outros gêneros que não sou acostumado a ler/assistir). Vocês tem esse tipo de birra com alguma coisa, ou exemplos de mundos malfeitos ou mal aproveitados? Isso de mal aproveitado é uma coisa que eu queria discutir aqui também, porque às vezes aparecem mundos extremamente interessantes mas muito mal usados pelos próprios criadores...

(tl;dr: voltei, gente :coracao:)

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Apresentação / oi gente eu sou o oledl
« Online: Janeiro 15, 2015, 08:53:49 pm »
bom dia  :estercoflamejante: :estercoflamejante:
volei
voltei

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Oi, gentes.

Estou aqui pensando em finalizar um cenário, com texto, ilustrações e tralala, num livro bonito e bem acabado. Mas apesar de ter bastante informação armazenada, queria saber o que vocês acham que é interessante ter num livro de cenário de RPG (no caso, medieval-renascentista).

O que é essencial, o que é interessante e o que é dispensável? Como descrever regiões e reinos? Falar de personagens? Cultura, fauna, flora, etc? Que tipo de abordagem seria mais interessante? Que livros vocês conhecem que são exemplos de um cenário bem feito, tanto em termos de mundo quanto de visualização no formato de livro, ilustrações etc?

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Terras Sagradas / [Reino] Snegsara
« Online: Abril 01, 2012, 11:02:37 am »
SNEGSARA
Snegurāška Attmanṣāra
(Floresta da Trama de Madeira Celestial)


Gentílico: gsora (singular), gsorum (plural).
Idioma oficial: ishtara (išṣāra).
Regime: Monarquia absolutista.
Regente Atual: Damqun Takâlum.
Exportações:
Importações:
Principais Cidades: Zaqrum’âlim (capital), Titurrum’âlim, Sîbum Elammakum, Turahu’mâtum, Dû-Hurshanûm.
Demografia racial: 50% privodnaha, 30% humanos, 10% gailel, 5% haruum, 5% outras raças.

Características Gerais

Estranha, misteriosa, louca ou simploriamente imbecil. Snegsara é um reino com fama de inútil, desinteressante, maldito e lar de todo tipo de agrura possível. Não que ela realmente seja assim. Seus habitantes é que são, e fazem o possível para não perderem a fama, formando gerações de um povo que jamais revela a verdade a forasteiros, a fim de manter seus segredos milenares.

Não há como separar Snegsara da Floresta Celestial. O reino é a floresta e a floresta é o reino. Situada na encosta norte das Yerenzev, vizinha de Gerav e Gavagai, a nação avança até as cidades do sul de Neerghul, e suas fronteiras no leste encaram os primeiros sinais da arquitetura típica de Hyenhu. Numa região ainda dominada pelo clima montanhoso, o sul do reino é de um frio com ventos cortantes, enquanto o norte se encontra com as estepes neerghulyenu. Pouquíssimas regiões gsorum ficam fora da floresta; apenas algumas clareiras em colinas elevadas e um punhado de lagos em seu centro é que veem o sol o ano todo, sendo o restante coberto pelas copas das árvores frondosas há séculos.

Sendo do jeito que é, não é de se estranhar que os principais povos vivendo na região sejam os privodnaha e os gailel, além, é claro, dos incansáveis, insistentes e impertinentes humanos que insistem em se enfiar em toda terra que encontram. Não se sabe ao certo como ou de onde vieram essas raças, nem muito bem há quanto tempo estão ali – só os haruum, vivendo nas montanhas do sul, que com certeza escorregaram da neve de Gerav para um clima mais ameno, provavelmente quando alguma avalanche soterrou uma família infeliz há alguns milênios, dispersando seus filhos infelizes pela Floresta Celestial.

O que faz Snegsara ser tão estranha é um conjunto de peculiaridades que se instaurou no reino ao longo dos séculos, tão naturalmente quanto esterco de vaca gruda nas rodas de uma carroça velha – à força, com muita sujeira e de um jeito que pessoa nenhuma consegue tirar depois. A primeira e mais óbvia estranheza é o excesso de superstições envolvendo a floresta ou, mais especificamente, o solo da floresta. Um dois maiores medos dos gsora é pisar na terra de seu reino. Isso acontece por um fato comum a Gerav: há séculos, nas bases das montanhas, foram encontradas redes intrincadas de túneis, com esqueletos de um povo perdido, chamado pelos gsorum de Homens Velhos.

Naqueles tempos, o conhecimento sobre a existência da mácula ainda não havia sido registrado. Hoje os sábios do reino dizem que há uma imensa região maculada sob as Yerenzev, com todo tipo de monstruosidade selada sob as raízes das montanhas congeladas. O povo gsora, muito apegado a espíritos, juramentos, promessas e sendo extremamente escatológico, desde então desenvolveu a segunda peculiaridade da nação: a Trama de Madeira.

É óbvio que não é possível a um povo sedentário viver sem plantar. A Floresta Celestial, com suas árvores gigantescas e de uma variedade de espécies encontrada em poucos outros lugares, oferece muito no que tange a alimentação do povo, mas não pode oferecer tudo. A Trama de Madeira é uma série excruciantemente elaborada de pontes, cordas, caminhos naturais e encantados, que passa por toda a mata sem tocar no chão. Porque assim, os espíritos da terra não se perturbam com o pisar desajeitado dos mortais viventes na superfície. É claro que muitos pontos são contraditórios para qualquer estrangeiro: se os gsorum temem a própria terra, por que vivem nela? Se acreditam que o solo é amaldiçoado, por que plantam nele? Essas são apenas algumas das muitas perguntas envolvendo o povo da Floresta Celestial.

As respostas surgem aos poucos, e para um número reduzido de pessoas. Um gsora pode revelar que o próprio povo fora amaldiçoado num passado distante, graças a um juramento. Sussurra-se que os primeiros gsorum criaram um pacto com um dos espíritos-regentes das matas do lugar, mas acabaram cometendo perjúrio e, inevitavelmente, arcaram com as consequências – eles e todos os seus descendentes. Esse juramento é contado e recontado pelas pessoas do reino, apenas entre elas (especialmente para as crianças), a fim de lembrar sua condição. É um conto exemplar de como os gsorum lidam com tudo o que falam ou prometem: toda letra pode ser um reino, toda palavra um mundo. Graças a isso, lapidaram-se ao longo das gerações, de modo a serem assustadoramente cirúrgicos em tudo o que dizem. Toda conversa entre gsorum é acalorada e torna-se um debate que pode escorrer por horas e horas. Já entre um gsora e alguém que não é do reino, toda querela tende a ser terminada pelo primeiro. Um filho da Floresta Celestial sabe sempre o que dizer, como dizer e quando dizer, de modo a deixar muitos povos desconcertados.

Talvez a terceira maior peculiaridade dos gsorum seja a já citada variedade racial – a nação, sendo composta majoritariamente por privodnaha e povos humanos, abriga também muitos gailel nas partes mais antigas e inexploradas da mata, além de um bom número de haruum, estes vivendo principalmente nas encostas das Yerenzev. Ainda que metade da floresta seja dos privodnaha, esses não dominam necessariamente todos os ramos do governo, e relacionam-se bem com as demais raças que, passados séculos, perderam um pouco da identidade racial e tornaram-se mais nacionais, graças ao ambiente que favorecia a união e o companheirismo, e às crenças que aos poucos equilibraram-se e tornaram-se uma só.

Religiões

Sendo os privodnaha uma das raças mais antigas de Snegsara, não é de se estranhar que sejam descendentes de um povo que há muito abandonou Avkhass. Da mesma maneira que os parentes da grande floresta no oeste, os privodnaha da Floresta Celestial e, por extensão, todos os outros habitantes, veneram a Matriarca, ainda que com muitos elementos que diferem da crença original, incorporando muitos espíritos e lendas de origem humana, gailel e, em menor extensão, haruum.

Uma história mítica que corre entre os gsorum guia o espírito da nação. É o Conto de Grashka, a história de uma mulher que teria nascido há eras, Primogênita da Matriarca em Snegsara – pois eles crêem que a Grande Mãe tem um Primogênito em cada reino. Não se especula de que raça era Grashka, e todos concordam que, por ser uma Primogênita, seu corpo era de luz tangível, distante de limitações mortais. Enfim, é dito que Grashka nascera do amor da Matriarca com o Pai das Montanhas Geladas e, por isso, seu corpo era de um gelo frio como o alento do inverno e a brisa da noite, álgido como a vida nas montanhas, não como a terra que morre e esfria de tristeza. Ora, naquela época a Floresta Celestial ainda não era grande como hoje, mas sim uma mata selvagem que sofria com os ventos do sul.

Graskha teria pedido companhia à sua Mãe, que cuidava do resto do mundo, mas esta se recusou, dizendo que os Primogênitos devem viver sozinhos, até que seus outros filhos nascessem para agradá-los. A Matriarca fez sua primeira filha jurar que não procuraria mais ninguém, e assim Grashka o fez. Jurou que jamais buscaria companhia, e sua promessa durou anos, até que um viajante passou pelas montanhas. Era estranho, sujo, apagado, completamente diferente do esplendor do gelo multifacetado do corpo da Primogênita.

Mas era alguém. E Grashka se apaixonou. Ao ter feito isso, seu coração se aqueceu, fazendo seu corpo regelado derreter completamente. Seu juramento a traiu, e ela morreu porque seu coração, parte de si mesma, procurou companhia.

Essa história é contada e recontada há séculos. Muitos detalhes são incluídos ou omitidos, sobre quem era o homem, ou o que aconteceu com as águas do corpo de Grashka. Mas a mensagem de que os juramentos afetam não só a mente, mas também o corpo e o espírito, é sentida carnalmente em todos o povo gsora, aqueles que medem as palavras, que oram em silêncio e que tomam cuidado com os ouvidos tocados por suas vozes.

Instituições, organizações, guildas

Instituições
Fincada no centro da capital Zaqrum, a Casa Verde é o centro do governo de Snegsara. A política gsorum funciona como uma árvore, bem como boa parte de todos os conceitos vigentes na floresta; o líder do povo é chamado de Grande Rei, e considerado o tronco da sociedade. Abaixo dele, há quatro governantes, os Reis, cada um regendo um quarto cardeal da Floresta Celestial. Os quatro são os galhos da árvore, e os guerreiros da Guarda Verde são as ramificações menores. Todo o povo gsorum é considerado como sendo o fruto da árvore – e suas sementes, todas iguais, podem dar origem a novas árvores. Isso significa que, apesar de uma monarquia, Snegsara considera todos como iguais em essência, ainda que completamente abaixo do Grande Rei e dos demais governantes no que tange a assuntos políticos.

Organizações

Um grupo de privodnaha a serviço do grande rei, os Escribas somam pouco mais de dez viajantes, designados a perambular pelo mundo em busca dos Livros Perdidos dos Homens Velhos, em cujas páginas haveriam as respostas para todas as perguntas do mundo. Esses andarilhos registram absolutamente tudo o que aprendem em suas viagens, em rolos de pergaminho intermináveis que, uma vez a cada ano, são levados de volta à Snegsara e então retrabalhados por copistas, que recriam todas as páginas em livros fantasticamente trabalhados. Assim, enquanto os Escribas não encontram os registros dos Homens Velhos, criam suas próprias versões dos Livros Dourados.

Talvez a única raça que ainda permaneça nas sombras, muitos dos gailel de Snegsara mantêm o que chamam de O Clã da Penumbra. Basicamente, um grupo de sábios do povo-árvore, que não teme andar pela terra da Floresta Celestial. Proclamam-se guardiões do conhecimento, e sua sabedoria é procurada por muitos dos que buscam os segredos da floresta. Dizem que o Clã tem uma rede de informações que passa pelas raízes das árvores, e que podem descobrir qualquer coisa sobre qualquer um, mas isso talvez não passe de especulação.

Ligados ao Clã da Penumbra estão os Guerreiros da Lama, uma espécie de milícia treinada pelo próprio povo, e organizada pelos sábios gailel, que patrulha as áreas mais baixas e assombrosas de Snegsara. Esses guerreiros são em sua maioria gailel silenciosos, mas há também humanos e privodnaha em suas fileiras, que estão em torno de trezentos combatentes.

Não formando necessariamente um grupo organizado, os Dendromantes são conhecidos até mesmo em terras distantes de Snegsara. Não se sabe exatamente quantos são, ou se têm algum líder: o fato é que consiste-se de andarilhos que perambulam pela Trama de Madeira, todos muito velhos. Alguns deles são homens e mulheres senis, abandonados pela família, enquanto outros são mendigos e outros excluídos da vida comum de Snegsara. Sua presença é agourenta e evitada; sempre andam sozinhos, e são reconhecidos pelos trajes escuros carcomidos e uma grande runa vermelha, pintada na testa. Interpelam qualquer um que esteja passando pelas pontes altas e perguntam seu nome, então pedem esmolas; caso recebam, agradecem e abençoam, mas caso não consigam o que querem, rogam pragas e professam maldições para o futuro do interceptado, dizendo seu nome às árvores e pedindo para que elas neguem sombra e água ao “seu malfeitor”. Ainda que renegados, os Dendromantes trazem consigo um ar de sábios, instituído por muitas das profecias que realmente aconteceram. Isso faz com que seja normal os nativos ajudá-los com esmolas, ainda que tentem evitar os caminhos por onde eles comumente andam.

Logo abaixo dos generais da Guarda Verde estão os prestigiados Malditores Reais. Feiticeiros especializados em rogar maldições sobre as fileiras inimigas, nenhuma expedição militar de Snegsara parte sem ter pelo menos um deles consigo. Enquanto os dendromantes são temidos por sua loucura aparente, os malditores são respeitados pela sua importância para a nação. São considerados verdadeiros profetas e dobradores de palavras, e segundo alguns são capazes de desmoralizar um exército inteiro com uma simples frase enunciada. Ainda que importantes e renomados, todos eles trazem consigo algum ar de mistério e alienação: parecem longe do mundo, captando vozes distantes, sempre ouvindo muito mais do que falam – de fato, de todas as superstições do povo envolvendo palavras, eles são os mais defensores do uso das mesmas: mesmo sendo uma patente elevada no exército, um malditor não carrega arma alguma além das suas próprias palavras e de um bastão ou uma vara, usado para tecê-las no ar ou na terra. Batalhas em guerras só começam após um malditor dizer que os augúrios assim permitem, caso contrário as tropas se retiram, tal é o poder de um deles para vaticinar o destino de seu próprio povo.


Principais áreas e cidades

Áreas
Ícone máximo do reino, e uma espécie de metáfora do mesmo, a Trama de Madeira não é apenas um conjunto de pontes correndo como veias e artérias por Snegsara, mas um símbolo do coração da própria nação: entrelaçada, abrangente, uma gigantesca rede que liga todos os pontos da Floresta Celestial, partindo dos altos castelos da capital Zaqrum. Quatro são as vias principais, muito largas, construídas há séculos com madeira, cipós e quilômetros de tecidos, calafetados com betume obtido nos Baixios.

Nenhuma das Quatro Estradas, bem como todas as pontes ramificadas, é reta: próximas às cidades e vilas, e entre uma árvore e outra, podem até não ter nenhum desvio, mas em suas extensões maiores, serpenteiam por entre os galhos mais altos e os troncos mais baixos, seguradas por cordas e cipós presos às alturas. As quatro vias são patrulhadas dia e noite pela Guarda Verde, já que por serem as únicas estradas seguras e estritamente limitadas não raro aparecem bandoleiros e criminosos, além de grupos que tentam montar emboscadas ou cobrar pedágios de quem passa. Isso faz das Quatro Vias talvez o lugar mais seguro de Snegsara, além das pontes-ruas de Zaqrum.

Menores e ainda mais labirínticas são as Vias Menores, que percorrem toda a extensão da mata. São centradas em vários pontos de conexão, construídos em grandes torres de guarda espalhadas pela nação. São as Vias Menores que se ligam às clareiras e às áreas seguras do solo da Floresta Celestial, bem como são elas, e não as Quatro, que percorrem a orla da mata e carregam as grandes rampas e escadarias que levam à terra “limpa”, longe da sombra das árvores. Assim como as Quatro Vias, as estradas que saem de Snegsara são incansavelmente patrulhadas, já que são consideradas os únicos pontos seguros de saída e entrada na área florestal do reino.

O Solo de Snegsara não é “completamente maldito”. Ainda que tido como amaldiçoado, ele só é especialmente evitado à noite, a hora em que os espíritos perambulam pelo mundo dos mortais. As duas transições (amanhecer e crepúsculo) são ainda mais temidas, pois é quando dizem que a fronteira entre os mundos está mais fraca. Do mesmo modo, as áreas em que a terra sai da sombra das árvores são consideradas abençoadas e até mesmo sagradas, sendo usadas como pequenas lavouras do que não é possível se plantar nos jardins suspensos.

Contudo, não só da lendária maldição da terra fogem os gsorum; o solo, além de conspurcado, é lar de todo tipo de aberração monstruosa. É dito que espécies de animais, distorcidas e maculadas, vagam por entre as raízes das árvores, ocultas sob a sombra das árvores ancestrais. Há quanto tempo estão lá é um mistério.

As colinas mais altas que cortam a floresta servem de alicerce para um dos projetos arquitetônicos mais ousados das Terras Sagradas (além da própria Trama de Madeira): os Aquedutos dos Homens Velhos. Chamados assim por terem suas fontes nas Yerenzev, lar de supostos povos antigos, os Aquedutos são uma rede de calhas que desce desde riachos e cascatas nas fronteiras com Gerav e cobre toda a área sul de Snegsara, onde graças a isso é comum de se encontrar fios de água em pequenas cascatas caindo aparentemente da copa das árvores. Essa rede de calhas é velha e em muitos pontos encontra-se apodrecida, por falta de manutenção em suas juntas de madeira antiga. Por não ser coberta, não raro algum animal é encontrado morto por seus caminhos, contaminando a água que passa por ali e causando todo tipo de doença. Esse problema tenta ser resolvido por servos ligados à Guarda Verde, designados a inspecionar as calhas todos os dias.

Os Aquedutos estão entre os bens mais preciosos do reino de Snegsara, não só por sua importância arquitetônica lendária, mas ainda mais por sua óbvia utilidade prática: são deles que partem todas as ramificações que abastecem os jardins suspensos que pululam pela Floresta Celestial, e é graças à sua água que a população das partes mais altas sobrevive.

É graça aos Aquedutos que a Floresta Celestial tem uma das mais belas construções já criadas no Oriente: os Jardins Suspensos de Tizqar, localizados praticamente no meio da Via Leste. A mais de cem metros de altura, e edificados em vigas sobre dezenas de níveis, os Jardins de Tizqar são únicos não só por sua variedade e beleza exótica, mas por suas técnicas agrícolas sem rival: sem terra no alto das árvores, seus cultivadores desenvolveram um sistema onde as plantas nascem, crescem e morrem em grandes canais contendo apenas água dos Aquedutos, tratadas com fertilizantes especiais e, dizem alguns, encantamentos antigos. As tais “plantas de água” são procuradas por forasteiros como verdadeiros itens mágicos, e não raro alquimistas e feiticeiros são vistos próximos às bancadas de venda dessas ervas nos Jardins.

Cidades

Pulsando como o verdadeiro coração da Floresta Celestial, Zaqrum’âlim é uma incrível explosão de vida. Sendo o lugar onde as Quatro Vias se encontram, a capital foi construída inteiramente sobre as lendárias árvores colossais de Snegsara, algumas alcançando centenas de metros de altura. Caminhos intermináveis de pontes ligam um lugar a outro, transformando a cidade num labirinto para qualquer forasteiro.

Em seu centro e ponto mais elevado encontram-se os Castelos da Casa Verde, a sede do governo, edifícios gigantescos repletos de torres e luzes criadas por encantamento, ligadas por pontes de cordas e escadarias largas que descem as árvores em espirais centenárias. Um pouco abaixo dos Castelos encontra-se o Tablado Central, talvez o único arremedo de semelhança com uma cidade comum. Formado por um grande número de vigas ligadas aos troncos das árvores, o Tablado é coberto por um assoalho plano, dando origem a ruas e vielas livres, distantes dos caminhos pendentes nas alturas da floresta. É nele que ficam os maiores mercados e feiras, além de muitos dos prédios da realeza.

Há outros tablados em áreas menores e mais distantes do centro, assim como em outras cidades e vilas, mas os séculos de tradição ainda resistem à construção desse tipo de área, demonstrando a preferência dos gsorum pela natureza tortuosa da floresta.

Sîbum Elammakum não é uma cidade propriamente dita, mas sim uma planta. Considerada sagrada desde tempos imemoriais, a chamada Grande Árvore é única em Snegsara, e até onde se sabe, nenhuma no mundo alcança as dimensões desta planta ancestral. Antigamente um grande centro de peregrinação, hoje Elammakum abriga milhares de fieis que, com o passar dos anos, tornaram-se habitantes do lugar, construindo casas, pontes e todo tipo de coisa sobre a árvore. E sem sair dela. Toda uma cidade se estende sobre os galhos frondosos da Grande Árvore, e muitos vivem em casebres erigidos em seu tronco, sendo este entrelaçado por centenas de metros de escadarias tão tortuosas quanto os próprios ramos do alto.

É em Elammakum que vive o povo mais crédulo e devoto à Matriarca, e seus habitantes dizem que a Grande Árvore nada mais é que a manifestação mais pura de sua grande mãe: independente, antiga, única, com os pés na terra e os braços no céu.

Na sombra das Yerenzev encontra-se a cidade-fortaleza de Dû-Hurshanûm, construída sobre as ruínas atribuídas aos Homens Velhos. É praticamente a única cidade do sul de Snegsara cujos alicerces estão fincados diretamente na terra e, do mesmo modo, uma das poucas cujas construções têm pedras, além de madeira. Fortaleza apenas por herança de seus antigos habitantes, hoje em situação pacífica a cidade serve de ponto de partida para aqueles que desejam explorar as montanhas, sendo uma das localidades mais próximas dos Túneis, dispondo até mesmo de uma milícia que patrulha as cavernas e reentrâncias próximas. Todo tipo de história envolvendo os Homens Velhos nasce em Hurshanûm, graças à boa parte da população local ser de haruum exploradores e contadores de histórias.

Um grande número desses exploradores tem tido problemas nos últimos tempos com shas’tak, o povo monstruoso das Yerenzev. Enquanto alguns retornam com histórias escabrosas envolvendo cemitérios de Homens Velhos em grutas desses primatas, há um sem-número de aventureiros que desaparecem para nunca mais serem vistos, tanto nos picos escarpados quanto nos Túneis.

Na fronteira com Gerav encontram-se as terras de Turahu’mâtum, um amontoado de várias famílias, principalmente humanas e haruum, que por séculos enfrentou os perigos das Yerenzev. Ainda que os exploradores de Hurshanûm conheçam as montanhas, não chegam aos pés da sabedoria secular angariada pelo povo de Turahum, também chamada de Terra dos Bodes. A parca muralha da cidade presenciou séculos de ataques dos hoje desaparecidos homens-bode salruk de Yerenzev, criaturas vis e monstruosas que, como cabritos-monteses, saltavam pelas pedras como se estivessem caminhando numa terra plana.

O povo tem medo, mas ama sua cidade; construída metade sob as árvores, metade com os alicerces na terra, Turahum é a principal passagem entre a terra dos haruum e Snegsara. Há tempos profetiza-se um retorno dos salruk e, caso eles retornem, os turahumum não se encontram despreparados: esperam. Tornaram-se exímios combatentes e negociantes. De um lado, patrulham a floresta e alguns poços de betume, enquanto do outro, perambulam pela neve e trocam armas de gelo encantado com o povo de Gerav.

A cidade de Titurrum’âlim consegue a façanha de ser exótica em Snegsara. Situada na fronteira nordeste da Floresta Celestial, foi fundada numa época em que a nação se preparava para uma suposta investida de Hyenhu. Sabendo que aquela região da mata era a mais vulnerável, os militares erigiram uma fortaleza que, com o tempo de paz que se seguiu, tornou-se o centro da cidade. O exotismo vem do ambiente do local. Titurrum foi erigida como as maiores cidades de Snegsara, no alto das grandes árvores; porém, sua metade leste foi construída fora da sombra da mata, estendendo-se por muitas centenas de metros onde não há mais floresta alguma e, ainda assim, a cidade não toca o chão. Imensas toras de madeira formam uma estrutura que sustenta precariamente as casas e os grandes prédios, a dezenas de metros de altura, e suas fundações localizam-se num terreno pantanoso, uma área considerada tão fétida e calamitosa que dizem ser mais amaldiçoada que qualquer parte mais funda dos Baixios. Nessa periferia de Titurrum vivem as pessoas mais pobres da cidade, e apenas os deuses sabem o porquê de ainda viverem em tal condição. Há quem diga que algum juramento as prende, o que não seria estranho em Snegsara.

Em compensação, o lado oeste da cidade, sob a sombra da Floresta Celestial, resplandece tanto quanto a própria Zaqrum, sendo o palco preferido dos aedos de países distantes que se apresentam na Terra das Pontes.

A Floresta Celestial

A mata que abrange Snegsara tem seu nome devido a duas razões: uma óbvia, a de suas árvores gigantescas e que tocam o céu, e uma mais espiritual, que toma a floresta como algo puramente divino, diáfano. Por isso desde tempos imemoriais é chamada de Floresta Celestial. Nela existe toda sorte de seres fantásticos, animais mágicos e espíritos da natureza que arriscam manifestar-se nos domínios mortais – ainda que por essas terras inexploradas quem verdadeiramente se arrisca sejam os mortais.

O fato mais obscuro da Floresta Celestial é conhecido apenas por seus habitantes mais sábios, normalmente aqueles que dedicam a vida em devoção à Matriarca e à velha sabedoria do povo. Para eles, a história de Grashka ainda continua –  Snegsara nasceu quando o corpo da Primogênita derreteu sobre as poucas, ressequidas e jovens árvores de outrora. Quando o coração dela se aqueceu, aquebrantou seus membros gelados que se partiram, enquanto seu músculo pulsante deslizou para as mais profundas camadas sob a terra. As grandes árvores são Grashka. Ela é Snegsara, e a Floresta Celestial nada mais é que uma manifestação da Primogênita.

Esse segredo é repassado indiretamente dos mais velhos para os mais jovens. “Respeite a floresta”, “proteja as criaturas”. Revelar a natureza espiritual da floresta é um fato impensável, e nem sequer cogita-se o que poderia acontecer caso o mundo soubesse disso. O que poderia ser uma verdadeira divindade renascida, enraizada nas terras de um país exótico.

Áreas selvagens e despovoadas

Os Baixios são a parte mais baixa do solo de Snegsara, localizados no centro da floresta, a leste de Zaqrum. Formados por raízes ancestrais e riachos escuros que nunca viram a luz do sol, esses lugares são temidos mais do que a própria morte pelos gsorum, que acreditam que a água lamacenta é uma porta de entrada para o mundo dos mortos. Fogos-fátuos tornam os Baixios ainda mais tenebrosos, e alguns privodnaha afirmam terem visto aparições periódicas de fnugsata por entre os ramos retorcidos. São nesses locais nefandos que se encontram os poços de betume, visitados pelo menos uma vez ao ano pelos artesãos do governo, em busca da matéria-prima para remendar as pontes da Trama de Madeira.

Existe na floresta uma espécie de espírito aparentemente só encontrada aqui. Os sábios sabem que se tratam de manifestações menores de Grashka, mas os nativos os chamam de Filhas da Terra: assemelham-se a mulheres na flor da idade, adultas e jovens, cuja pele é branca como a lua e os cabelos, sempre longos e esvoaçantes, negros como a noite. Trajam levíssimas vestes delicadamente trabalhadas com padrões orgânicos, espirais e mosaicos intrincados, cujo tecido parece ter sido feito por pura feitiçaria. Não se sabe quantas Filhas existem, mas é de conhecimento geral que elas podem ser vistas comumente à noite, e ainda mais facilmente ao entardecer. Andam pelos galhos mais altos como se estivessem pisando em rocha sólida, e estes sequer envergam sob seu peso. Nunca falam, mas é possível ouvi-las cantar uma interminável música melancólica em noites de lua cheia.

Os Túneis dos Homens Velhos são conhecidos há tempos pelos gsorum, ainda que estejam longe de completamente explorados. Não se sabe o quão profundos são, nem sua extensão exata, mas especula-se que percorram as raízes das Yerenzev desde o leste de Snegsara até seu limiar oeste, na fronteira de Gerav com Gavagai. Habitados por shas’tak em muitas de suas grutas tortuosas e geladas, há neles salões que exibem ruínas de uma civilização perdida, emoldurados por colunas que parecem sustentar o peso das montanhas. Há muito que existem apenas esqueletos e animais selvagens que usam as ruínas como abrigo, assim como toda sorte de criatura monstruosa nas partes mais baixas e obscuras. Recentemente, contudo, surgem boatos (especialmente em Gerav) de que espíritos ancestrais e assombros feitos das chamas do coração da terra têm despertado nas profundezas.

Há, no sopé das Yerenzev, relativamente próximo à Durshanûm, uma ruína relativamente bem conservada, que abriga outro dos segredos de Snegsara. Atualmente escondido por camuflagens e feitiços, o Portal das Feras é o lugar mais vigiado e resguardado da Floresta Celestial, até mais que os castelos da realeza em Zaqrum. Por trás de suas imensas portas de pedra e ferro, há escadarias e corredores abandonados que levam para todas as direções, num labirinto imenso; um desses caminhos, contudo, leva aos chamados Cárceres Sombrios, por onde vagam criaturas estranhas. Não se sabe como sobrevivem sem comida, nem há quanto tempo estão lá; o que verdadeiramente preocupa os gsorum são as Duas Bestas: gigantescas feras, verdadeiras quimeras monstruosas, que estão presas por correntes colossais às fundações das montanhas, no maior dos salões. Sabe-se que essas bestas falam, e existe a certeza de que enlouquecem quem as ouve: cadáveres de centenas estão caídos sob suas sombras, e as patrulhas que visitam o local uma vez por semana previnem-se com todo tipo de parafernália, banal e encantada, para não escutar o falar das duas.

Ganchos para aventuras

Snegsara é uma terra exótica e pacífica, mas com tantos problemas como qualquer outra nação. A Floresta Celestial abriga um povo que ama o lugar onde vive, e faz de tudo para proteger os espíritos da mata à sua volta. Os mundos são mais próximos aqui, gerando todo tipo de interação com bestas mágicas e espíritos ancestrais por entre as árvores.

  • Um dos reinos de Neerghul tem um novo príncipe... e ele não entende porque não pulverizou Snegsara até hoje. Os PJs fazem parte de uma expedição que tem que convencer esse tolo príncipe da necessidade da floresta.
  • A linha entre os mundos físico e espiritual é tênue na mágica floresta de Snegsara... e algumas pessoas começaram a desaparecer misteriosamente. Trilhas apontam para espíritos travessos da natureza... e talvez um intruso de terras distantes.
  • Deslizamentos de terra e estranhos temores ameaçam Dû-Hurshanûm. Parece que algum mal antigo está à solta... e quando animais e insetos fogem dos túneis dos Homens Velhos, parece que é lá que a resposta desse mistério se oculta.
  • Grupos de shas'tak armados com estranhas ferramentas e itens alquímicos assaltam Turahum... e quando tudo parece apontar para uma interferência de Daguna, outras evidências surgem... quem estará por trás dessa intriga entre reinos?
  • Quando ninguém mais ouve as algaravias dos dendromantes, eis que um deles faz uma profecia assustadoramente real: criaturas elementais feitas de água lamacenta dos Baixios começam a assolar a Trama de Madeira e os gsorum, aterrorizados, precisam da ajuda dos PJs para vencer esses monstros impuros e impedir que eles reapareçam.
  • PJs interceptam rumores de que um dos livros dos Homens Velhos teria sido descoberto nos túneis e traficado para Pehelnaur pelos Lâminas Azuis... mas a essa altura, o tempo é o maior inimigo desses aventureiros, que precisam impedir que estrangeiros se apossem dos maiores segredos das montanhas.
  • Um lomkev de Bujdret é encontrado morto nos Aquedutos dos Homens Velhos... segurando um dente de tigre. Os PJs descobrem que recentemente um príncipe de Neerghul foi assassinado... mas que interesse um assassino tão distante pode ter nos assuntos do Leste? Um mensageiro de Hyenhu entrega uma misteriosa mensagem: "fiquem fora do que não é assunto de seu povo". Mas por que a pacífica floresta de Snegsara foi envolta em tamanha trama?
  • Uma das sementes de Elammakum aparece, depois de mais de cem anos, e é a esperança de perpetuar a magia de Snegsara. Contudo, pistas revelam que alguém sabia desse nascimento, e a única semente que ainda poderia dar frutos está irremediavelmente maculada. Como ela tocou o solo, os nativos nada podem fazer, e os aventureiros precisam peregrinar para salvar essa semente. As fontes límpidas de Seraj Zatam parecem a última esperança... mas os assassinos de Pyodinn não fazem nada de graça.

9
Guilda Mercante / Camisetas da Spell
« Online: Outubro 28, 2011, 01:35:30 pm »
Pessoal! \o\

Achei um site muito interessante, o Vitrinepix, no qual dá pra enviar estampas e comprar camiseta por unidade. É só escolher o desenho, eles usam impressoras de tecido pra fazer sob demanda. Eu fiz alguns testes com o logo da Spell, sem texto nenhum, e montei uma lojinha lá pra ver como ficava. Resolvi comprar uma pra ver antes de anunciar qualquer coisa aqui. Pois bem, a camiseta chegou ontem e eu tirei algumas fotos.

Mas vamos ao que interessa: tem várias opções de cores de tecido, sendo que a branca é a mais barata (em torno de R$ 30) e as coloridas mais caras (por volta de R$ 35~40). As que eu deixei lá, por enquanto, têm o logo preto com fundo branco, e branco com fundo preto. Aí já dá pra combinar com várias cores diferentes (isso se alguém se interessar, claro XD).

Eles dizem que a camiseta fica pronta em pouco tempo (se não me engano, um dia útil). Quando compramos, aparece no cadastro do site o status da produção da camiseta. Eu fiz o pedido no dia 04/10, e foi postado no correio só dia 17. Conferi a nota fiscal aqui e consta a emissão dia 06/10. Provavelmente alguma coisa a ver com a greve dos Correios, mas isso é especulação minha (além do fato do centro de distribuição ter mandado meu pedido pra OUTRA CIDADE, o que atrasou em mais uma semana e pouco).

Fotos~



Achei o tecido bom, apesar de parecer esquentar bastante. Fiquei com medo de ser daqueles fininhos, vagabundos, mas é bem resistente, 100% algodão. A camiseta vem num saquinho de tecido muito ~lindo~. A impressão da estampa não me passou muita confiança de imediato, mas isso só a máquina de lavar dirá. Eles falam muito bem dela no site, claro, mas o texto é tão específico quanto apontar pra uma nuvem em dia nublado.

Coloquei os modelos à venda AQUI. Os preços vão de R$ 31 a R$ 36,40. Não é tão barato quanto comprar em grande quantidade, mas acho muito mais prático e bonito pela personalização das cores e pelo fato de poder comprar quando quiser. Além do fato de não precisar ir atrás de gráfica, ver quem vai querer, etc, etc.

E eu ainda ganho um sensacional R$ 1 por camiseta.

Se tiverem alguma sugestão de estampa eu posso dar um jeito de montar -- não tão já, mas podem me mandar ideias por MP.

10
Artes Visuais / Links de Interesse
« Online: Setembro 29, 2011, 11:50:16 am »
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    Última Atualização: 21/07/2011

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