Autor Tópico: PbF mas qual?  (Lida 7858 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
PbF mas qual?
« Online: Junho 07, 2013, 10:29:21 pm »
Então, eu to querendo mestrar um jogo via fórum. Algo como uma campanha com começo, meio e fim mais ainda longa.

Só que me bateu uma dúvida bem pertinente, vocês como jogadores (ou mestres) o que gostariam de ver num jogo de PbF? Ou o que acham que falta? O que pode ser aproveitado? Etc.

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:PbF mas qual?
« Resposta #1 Online: Junho 07, 2013, 10:37:36 pm »
Rolador de dados. E talvez umas cenas mais visuais (imagens).
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:PbF mas qual?
« Resposta #2 Online: Junho 07, 2013, 10:49:41 pm »
Já temos cyberpunk com pegada policial forte e um de horror gótico com fantasia. Outro tema então. Fantasia mais clássica, sci-fi, pulp, horror cósmico (a mesa de cthulhu já morreu mesmo).

Re:PbF mas qual?
« Resposta #3 Online: Junho 07, 2013, 11:03:16 pm »
Dinamismo. Todos pbf que joguei acabavam ficando lento demais. As vezes um jogador sumia por 2-3 dias e ficava aquela cena quebrada.

Rolador de dados eu não vejo tanta necessidade. O mestre pode rolar, pode-se criar sistema de resultado baseado na descrição das ações e por ai vai (acho que na mesa do oculto ou do youkai tem algo assim).

Imagens ajudam a aumentar o clima, mas nada que uma boa descrição não o faça.

Re:PbF mas qual?
« Resposta #4 Online: Junho 08, 2013, 12:05:01 am »
A minha, que se baseou na mesa do Cebolituz.

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:PbF mas qual?
« Resposta #5 Online: Junho 08, 2013, 12:18:23 am »
Comprometimento. Se você começar, termine, por favor. XD
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re:PbF mas qual?
« Resposta #6 Online: Junho 08, 2013, 12:22:05 am »
Então, concordo com a Noara. Se tiver algum problema que o impeça de manter o PbF, avise com antecedência, se tiver uma vida agitada/instável demais, melhor nem participar/abrir e deixar jogadores na mão.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:PbF mas qual?
« Resposta #7 Online: Junho 08, 2013, 03:32:42 pm »
Rolador de dados. E talvez umas cenas mais visuais (imagens).

Numa escala de 1 à 10 qual a importância de um rolador de dados?

E a importância visual de um jogo pra mim é total. Prefiro sempre usar desenhos próprios e tal, mas o google ajuda muito tbm! Vlw pela dica.

Já temos cyberpunk com pegada policial forte e um de horror gótico com fantasia. Outro tema então. Fantasia mais clássica, sci-fi, pulp, horror cósmico (a mesa de cthulhu já morreu mesmo).

Eu cheguei a perguntar ao Oculto sobre as mesas mais ativas, por sorte minha ideia não é nem Cyberpunk nem horro.

Dinamismo. Todos pbf que joguei acabavam ficando lento demais. As vezes um jogador sumia por 2-3 dias e ficava aquela cena quebrada.

Rolador de dados eu não vejo tanta necessidade. O mestre pode rolar, pode-se criar sistema de resultado baseado na descrição das ações e por ai vai (acho que na mesa do oculto ou do youkai tem algo assim).

Imagens ajudam a aumentar o clima, mas nada que uma boa descrição não o faça.

Legal isso!

Em jogos que narro pela net eu mantenho um certo padrão. Dou liberdade pros jogadores criarem, isso no geral mantem as coisas agitadas pra quem tem muito tempo e pra quem tem pouco. Outra coisa é o "resumo da situação", deixo a interpretação comer solta com pouco (ou as vezes nenhuma) interferência minha, e depois eu faço o resumo do que ocorreu, bem descritivo e tal. Isso apara pontas soltas e bota todos no mesmo ponto do jogo independente de quem postou mais.

E no quesito regras eu gosto de jogos rápidos, dinâmicos ao extremo, e não dá pra ter isso em PbF se tu tem que depender de horas pra uma resposta de ação a uma regra. Por isso eu praticamente escondo as regras dos jogadores. Ele tem acesso a ficha e algumas estatísticas e tal, mas só. Faço todas as jogadas e dou os resultados, sem necessidade de ter uma resposta de reação pra cada ação etc. Essa regra do Cebola é genial, to dando uma olhada e analisando melhor como aplicar ela em jogo.

Comprometimento. Se você começar, termine, por favor. XD

Então, concordo com a Noara. Se tiver algum problema que o impeça de manter o PbF, avise com antecedência, se tiver uma vida agitada/instável demais, melhor nem participar/abrir e deixar jogadores na mão.

Como eu falei pro Youkai, se tu não abraçar mais do que pode carregar dificilmente vai ter problemas com isso. Mas o alerta sempre é bom, vlw!



Agora, eu to matutando já um jogo medieval no meu cenário lindo e totoso de Black & White, o diferencial é que eu quero algo mais massivo. A ideia é, ate o momento que fique claro, lançar uma parte bem extensa do mapa e dar liberdade pros jogadores "comprarem" terras ali. Seja como um senhor de terras rico e poderoso ou como um líder sacerdotal com um exercito de fieis a sua disposição.

Ainda tenho alguns muitos ajustes a fazer, e gostaria de todo tipo de ideia. Ate contraria a minha proposta se for possível!

Obrigado pelo feedback ate aqui!

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:PbF mas qual?
« Resposta #8 Online: Junho 08, 2013, 03:57:35 pm »
Citar
Numa escala de 1 à 10 qual a importância de um rolador de dados?

5. Eles são bons para se ter uma vaga idéia de como está as jogadas. Não vejo como fundamental para o desenvolvimento do jogo, mas é um up interessante.

Citar
Eu cheguei a perguntar ao Oculto sobre as mesas mais ativas, por sorte minha ideia não é nem Cyberpunk nem horro.

Ativas é um termo muito forte...
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Ielena

  • Continue a nadar....
    • Ver perfil
Re:PbF mas qual?
« Resposta #9 Online: Junho 08, 2013, 10:01:52 pm »
E essas mesas estão ativas?

O jogo do Vincer tá parado (Cyberpunk) pelo que eu saiba, ou então tá rolando e meu PC tá me trolando e eu não tô vendo mais.... :P
Ficou meio lento....
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:PbF mas qual?
« Resposta #10 Online: Junho 08, 2013, 10:14:06 pm »
A do Cebolituz parou e as vezes ele tem um lampejo de continuidade. A minha tá cancelada mesmo. E a do Vincer tá parado por tempo indeterminado. Acho que a idéia de rolador de dados atrasou mais o jogo. Ao invés de confiar nas rolagens do mestre.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:PbF mas qual?
« Resposta #11 Online: Junho 08, 2013, 10:19:45 pm »
Eu fico tem medo de zoar o Vincer, da ultima vez que ele desapareceu e largou um jogo parado a casa dele tinha pegado fogo, então...

E bem, se elas tão ativas ou não eu não tenho como garantir, mas posso garantir que abro uma em breve! :p

BTW, se quiserem dar mais detalhes do tipo de jogo que gostam, toda informação ajuda!

Re:PbF mas qual?
« Resposta #12 Online: Junho 08, 2013, 10:24:51 pm »
Eu gosto que use bem o que os personagens jogadores usam de background a favor da mesa e que possamos alterar o universo a partir de nossos atos (embora como mestre me sinta meio fraco nesse departamento, admito).

Então intrigas, ação da boa, dramas e afins me agradam. Uma certa dose de detalhismo e precisão na parte cultural e geográfica me agradam bastante, além de possibilidades táticas.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Coordenação]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:PbF mas qual?
« Resposta #13 Online: Junho 09, 2013, 12:09:02 am »
Eu devo ir na onda inversa de alguns, mas eu gosto de dinamismo simplista. Digo, jogar um PbF pra mim precisa ser algo rápido, preciso e com situações pré-definidas.  Assim, como um livro jogo de Ian Livingstone e Steve Jackson.

(click to show/hide)

Está certo que precisaria de algumas definições, tipo como se dariam as regras relacionadas. Pensando num jogo de D&D 4e, como funcionariam as skills chalenges, como se daria o combate, etc, mas seria algo simples, tipo, o desafio precisa de três perícias. O grupo possui as três treinadas, então obtiveram êxito; ou apenas um ficou para realizar a perícia, então o êxito é parcial e consumiu 2 pulsos de cura, etc.

Nesse molde eu teria mais ânimo de jogar (até me inspiraria a mestrar), pois não preciso ficar esperando definições dos mais enrolados. Quem não postar sua decisão em, digamos, um ou dois dias de jogo, seguiria o caminho aleatoriamente ou de acordo com a maioria... etc... etc.
« Última modificação: Junho 10, 2013, 08:14:18 am por oculto »
Somos todos bots!

Re:PbF mas qual?
« Resposta #14 Online: Junho 09, 2013, 12:21:33 am »
Nos PbFs da Spell geralmente é o narrador que enrola mais que os jogadores. Qualquer coisa é só o mestre ter contato de todas as fontes possíveis com os players.