Autor Tópico: [D&D 4E] Build de Guerreiro  (Lida 5321 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Online: Janeiro 21, 2016, 02:29:37 pm »
Sou novo aqui e sei que vocês devem estar com a cabeça na nova edição, mas fui chamado pra uma mesa de D&D 4ª Ed., e dei uma pesquisada pela net mas estranhamente não vi buid nenhum pra me dar uma direção... Sou da época do 3.5 e curtia fazer uns personagens fortes mas sem esquecer da interpretação, claro.

Enfim, pesquisando bastante os livros escolhi um Anão Guerreiro do Vigor Impetuoso (Poder Marcial) porque quero um personagem que faça bem seu papel (defensor) e ainda cause um bom dano. O que eu escolhi está bom ou precisa melhorar?

Anão Guerreiro Vigor Impetuoso de 2º Nível (22 pontos)

For: 18
Con: 16
Des: 10
Int: 08
Sab: 15
Car: 10

CA: 19 (1 nível, 6 Cota de Malha, 2 Escudo Pesado)
Fort: 17 (1 nível, 2 classe, 4 força)
Ref: 13 (1 nível, 2 escudo)
Vont: 13 (1 nível, 2 sabedoria)

Talentos:
1 - Treinamento de Armas dos Anões (LdJ)
2 - Sangue Rochoso dos Anões (PM)

Poderes:
Sem Limite:

Golpe Precipitado (PM)
Ímpeto Esmagador (PM)

Por Encontro:

Lâmina da Serpente de Aço (LdJ)

Diário:

Driving Attack (MP2)

Equipamento: Cota de Malha, Martelos de Arremesso, Kit do Aventureiro, Martelo de Guerra

Acho que é isso, desde já agradeço qualquer ajuda!

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #1 Online: Janeiro 21, 2016, 02:52:20 pm »
Nunca joguei de guerreiro impetuoso, sempre preferi o guerreiro básico do PHB (de preferencia com espada e escudo) e também humano (o que te dá acesso a um terceiro at-will, no caso golpe de trespassar ou golpe fulminante), mas eu trocaria o poder Lâmina da Serpente de Aço por Estremecer (PM) (dano adicional no caso de martelo e o alvo só fica com uma ação, tendo de escolher entre continuar engajado ou fugir, particularmente, eu adoro quando os inimigos do meu guerreiro fogem, porque eu posso puni-los. Eu sei que Lâmina da Sepretente dá mais dano, mas sinceramente, um inimigo lutando contra um guerreiro que tente ajustar para longe recebe um ataque adicional, ao impedir ele de ajustar você está, de certa forma, se impedindo de puni-lo).

Agora, seu personagem está bom do jeito que você fez. A falta de builds para guerreiros na 4e é porque elas já estão apresentadas nos livros. Se você escolher uma build e se mantiver fiel as caracteristicas dela (no seu caso, poderes que tenham a chave revigorante e outros que se utilizem de maças e martelos) não tem como errar.
« Última modificação: Janeiro 21, 2016, 03:01:12 pm por Smaug »
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #2 Online: Janeiro 21, 2016, 06:57:03 pm »
Valeu pela resposta!

Sobre o poder, pelo que vi na mesa (só fui pra conhecer mesmo) os agressores são meio fraquinhos (um ladino Tiefling vigarista brutal (?) e um feiticeiro humano com força 14), então queria ser sub-agressor pra ajudá-los.

Além disso, teoria é uma coisa e prática é outra né? Pensei que prender o cara na minha frente era o mais importante, nunca me passou pela cabeça que deixar eles fugirem também era taticamente interessante. Mas dar três pontinhos de dano me broxou um pouco, confesso.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #3 Online: Janeiro 21, 2016, 07:34:28 pm »
Olha, na minha mesa tem uma feiticeira, vou dizer para você que ela cata bônus de dano de tudo que é lugar, não só da força. Então não me preocuparia com isso. O ladino é um striker competente também, embora fique atrás do feiticeiro, do ranger e do monge.

Quanto ao poder, vai da sua escolha. Como eu falei, não é um poder que vai definir sua build como boa ou ruim, do jeito que ela está você vai preencher bem o papel de defender. Tenta usar o Lâmina da Serpente, vê como que é o estilo do mestre (porque se for aqueles mestres que não tiram o inimigo de perto do guerreiro eu sugiro você ficar com algum poder que derrube o alvo e talvez arrume uma arma com reach), retreina ele no próximo nível e se não gostar retreina de novo.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #4 Online: Janeiro 24, 2016, 10:33:37 pm »
Fez o personagem à mão ou tem o log do CharBuilder?

Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #5 Online: Janeiro 28, 2016, 04:50:11 pm »
Fiz na mão (e depois vi que errei a sabedoria ali).

Bom, o personagem funcionou bem na mesa, mas quando eu consegui pontos de vida temporários mesmo errando o golpe o mestre revoltou e falou que vai analisar o personagem pra ver se não é apelão... Provavelmente vou ter que fazer outro personagem   :suando:

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #6 Online: Janeiro 28, 2016, 05:06:30 pm »
Citar
Bom, o personagem funcionou bem na mesa, mas quando eu consegui pontos de vida temporários mesmo errando o golpe o mestre revoltou e falou que vai analisar o personagem pra ver se não é apelão... Provavelmente vou ter que fazer outro personagem   :suando:
Cara... eu tentaria argumentar, pontos de vida temporários estão longe de ser um efeito apela. Primeiro que não é todo poder que faz isso, os PVs temporários não são cumulativos (e 3 PVs temporários estão longe de serem um efeito desbalanceado, tem uma build de walord que dá muito mais que isso) e o Warlord tá cheio de poder que dá PV temporário. Se ele mandar fazer outro personagem, castigue ele e faça um brawler fighter com chicote. Você não vai ganahr PV temporário, mas as criaturas dele também não vão conseguir se movimentar (e se conseguirem você tem alcance 2 e uma feature que derruba se acertar para punir elas, então...).
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #7 Online: Janeiro 28, 2016, 06:59:51 pm »
Bom, antes de tudo vocês provavelmente foram vítimas do não-uso de Erratas para 4e. Eu não os culpo porque embora seja um bom sistema em geral (excepcional no combate e no relativo equilíbrio), D&D 4e tinha uma errata imensa e ela não está disponível facilmente no site da Wizards of the Coast. Você pode baixá-la aqui (link direto para o PDF, a taxa de download é baixa e todos outros dão Erro 404. Yep, Wizards eu sei que vocês querem esquecer da 4e). De qualquer forma, deixe-me colocar o texto da habilidade Battlerager Vigor com o texto da errata:

(click to show/hide)

Ou seja, o BattleLoser não acumula PVs Temporários (mas deveria, ainda mais se o DM usar monstros do MM3 e do Monster Vault que aumentam consideravelmente o dano e os efeitos de status de monstros), é preso a uma linha limitada de poderes e armas, quase sempre usa uma opção estúpida de armaduras (Armaduras Leves ou Malha quando sua Destreza é baixa?) e usa dois atributos pricipais que regulam a mesma Defesa (Fortitude).

Pessoalmente, esse é pior tipo possível de Guerreiro na 4e e ele é visto como quebrado? Uau.  :b

Citar
castigue ele e faça um brawler fighter com chicote

Eu notei o que que quis dizer nesse trecho, Smaug.  :b


Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #8 Online: Janeiro 28, 2016, 08:14:21 pm »
50 tons de D&D  :hmmm:
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #9 Online: Janeiro 29, 2016, 12:36:53 am »
Bom, antes de tudo vocês provavelmente foram vítimas do não-uso de Erratas para 4e. Eu não os culpo porque embora seja um bom sistema em geral (excepcional no combate e no relativo equilíbrio), D&D 4e tinha uma errata imensa e ela não está disponível facilmente no site da Wizards of the Coast. Você pode baixá-la aqui (link direto para o PDF, a taxa de download é baixa e todos outros dão Erro 404. Yep, Wizards eu sei que vocês querem esquecer da 4e). De qualquer forma, deixe-me colocar o texto da habilidade Battlerager Vigor com o texto da errata:

(click to show/hide)

Ou seja, o BattleLoser não acumula PVs Temporários (mas deveria, ainda mais se o DM usar monstros do MM3 e do Monster Vault que aumentam consideravelmente o dano e os efeitos de status de monstros), é preso a uma linha limitada de poderes e armas, quase sempre usa uma opção estúpida de armaduras (Armaduras Leves ou Malha quando sua Destreza é baixa?) e usa dois atributos pricipais que regulam a mesma Defesa (Fortitude).

Pessoalmente, esse é pior tipo possível de Guerreiro na 4e e ele é visto como quebrado? Uau.  :b

Citar
castigue ele e faça um brawler fighter com chicote

Eu notei o que que quis dizer nesse trecho, Smaug.  :b



Lúcio, o texto do Poder Marcial é igual ao que postou, então acho que foi "errateado" na tradução. E pelo que entendi acumulam com o poder revigorante apenas, estou certo?

Enfim, eu não tinha falado (pq não sabia  :b ) que o mestre diminuiu os pvs do grupo e dos inimigos (se eu não me engano, x 0.75 para os monstros e modificador de constituição na criação do personagem e ganha pvs apenas nos níveis pares pros jogadores)  porque acha que os combates da 4e são demorados demais. Então pra ele eu usar um poder sem limite, errar e ainda ganhar 5 pvs temporários (3 con + 2 sangue rochoso) foi apelação demais.

E como os pvs na mesa são baixos eu ia priorizar a constituição de qualquer forma, o que casou com o battlerager  (e gosto de martelos!). Mas realmente, é uma build restritiva, mas me pareceu competente para cumprir o papel da classe e ainda dar um daninho legal.

Acham que deveria trocar de personagem de todo jeito? Que, nas condições da mesa, um guerreiro com espada + escudo seria eficiente? Ou outra build que não me faça morrer combate sim combate também?

Pensei até em despirocar de vez e fazer minha própria versão do Belkar de OOTS - halfiling patrulheiro e bárbaro híbrido - seria ridiculamente fraco, mas engraçado  :rolando:


Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #10 Online: Janeiro 29, 2016, 01:42:37 am »
Citar
50 tons de D&D  :hmmm:

Porque você acha que a sigla do jogo pode significar facilmente Dungeons&Dominatrixes?  :b

Citar
Lúcio, o texto do Poder Marcial é igual ao que postou, então acho que foi "errateado" na tradução. E pelo que entendi acumulam com o poder revigorante apenas, estou certo?

Aproximadamente. Não é um acúmulo propriamente dito (PVs Temporário não se acumulam), mas sim uma adição a Poderes com a keyword Invigorante. Sim, é uma tecnicalidade, mas isso não seria um tópico de regras sem isso.

Citar
Enfim, eu não tinha falado (pq não sabia  :b ) que o mestre diminuiu os pvs do grupo e dos inimigos (se eu não me engano, x 0.75 para os monstros e modificador de constituição na criação do personagem e ganha pvs apenas nos níveis pares pros jogadores)  porque acha que os combates da 4e são demorados demais.

Aconselhe o seu DM a utilizar monstros vindos do Monster Manual 3, Dark Sun: Creature Catalog e Monster Vault. Eles já vem com menos PVs, defesas menores, ataque mais alto, maior dano e mais efeitos de status e por experiência própria, são muito mais interessantes em tornar o combate da 4e mais ágil. Ao mesmo tempo, D&D tem uma linha de "Feat Taxes" que existem para corrigir a matemática dos ataques no sistema, que tendem a evoluir mais lentamente que defesas de monstros. Se ele for uma pessoa amável, pode dar aos jogadores um dos talentos da linha Expertise (Vide PHB II e os da linha Essentials).

Tanto que eu mal experimentei a lentidão do D&D 4e porque fui um adepto tardio dela, só começando a jogar com Dark Sun.  :)

Citar
Acham que deveria trocar de personagem de todo jeito? Que, nas condições da mesa, um guerreiro com espada + escudo seria eficiente? Ou outra build que não me faça morrer combate sim combate também?

Das as condições da sua mesa, onde PVs se tornam mais escassos, builds com melhor defesa (Tanques) ou de Lockdown (Seja com Lança ou Brawler) tenderão a sobreviver melhor do que aqueles com menor defesa que confiam em PVs Temporários. Ou jogue com um Líder Ofensivo, como o BraveLord (Bravura Warlord).
« Última modificação: Janeiro 29, 2016, 04:03:29 am por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #11 Online: Janeiro 29, 2016, 01:15:13 pm »
Lockdown seria pra travar o alvo né? Pq eu escolhi os poderes com isso na cabeça (derrubar e deixar lento).
A idéia do Brawler é tentadora, mas por pura questão de massaveísmo eu usaria um humano com duas manoplas. Seria viável?
Edit:
O bravelord tá fora de cogitação pq já tem um Sennhor da Guerra na mesa (tático), se se um dia eu jogar em outra mesa de 4e vai ser com um.
« Última modificação: Janeiro 29, 2016, 01:18:43 pm por Vovô Garoto SF »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #12 Online: Janeiro 29, 2016, 03:49:53 pm »
Citar
A idéia do Brawler é tentadora, mas por pura questão de massaveísmo eu usaria um humano com duas manoplas. Seria viável?
Totalmente viável. A build foi feita tendo em mente a spiked gautlent. Tem até um feat que aumenta o dano da manopla para 1d8 e o dano do ataque sem armas para 1d6 (ao usar a spiked gautlent você é considerado desarmado para propósito dos poderes do Brawler). Eu adicionaria um chicote (ou outra arma de reach 2) e um sacar rápido para aproveitar melhor o combat agility. Tem dado ótimos resultados na minha mesa.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Resposta #13 Online: Janeiro 29, 2016, 06:26:42 pm »
Citar
Lockdown seria pra travar o alvo né? Pq eu escolhi os poderes com isso na cabeça (derrubar e deixar lento).

Sim, é uma das formas de monstar um Build de Lockdown.  :)

Citar
O bravelord tá fora de cogitação pq já tem um Sennhor da Guerra na mesa (tático), se se um dia eu jogar em outra mesa de 4e vai ser com um.

Meu primeiro personagem na 4e foi um TacLord, mas de um tipo não-muito otimizado, o LazyLord. O Senhor da Guerra que não tem nenhum poder de ataque ou que exija jogadas de ataque, apenas faz com que os outros ataquem ele. Vulgo, Mago Marcial.