Autor Tópico: Cypher System Rulebook  (Lida 3423 vezes)

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Cypher System Rulebook
« Online: Julho 27, 2015, 04:06:56 pm »
https://www.montecookgames.com/store/product/cypher-system-rulebook/

Para quem gostou (como eu) do sistema do Numenera e queria adapta lo para outros cenários, ta ai o que faltava.
Participei da Prê Venda (vou receber o livro esse mês), mas ja adquiri a versão pdf de graça ao comprar o livrão.

O Cypher System Rulebook possui 418 págs, ele e dividido em com uma Introdução e 5 Partes, estou na pág.208 mas já deu para ter a noção do que se trata o novo lançamento do Monte Cook.

Introdução - descreve como muitos jogadores e mestres receberam bem o sistema Cypher jogando o Numenera e o The Strange (os dois jogos lançados com o sistema) e como muitos desses consumidores queriam adaptar o sistema para seus cenários favoritos, eis que o Monte Cook não perdeu tempo e realizou uma "adaptação genêrica" para facilitar essas adaptações.
Basicamente o livro se propoe a estabelecer os alicerces para determinadas ambientações de jogo com o Sistema Cypher, entre as ambientações está Fantasia, Moderno, Si Fi, Horror e Supers.
Nessa parte também e descrito superficialmente como o sistema funciona.

Parte 1 - Personagens - aqui começa a descrição de como criar os personagens, que são divididos em 3 escolhas pelos jogadores.
Tipo - seria equivalente a classe do personagem aqui são descritos os 4 Tipos básicos do jogo, Warrior (o combatente do sistema, desde o atirador até o lutador corpo a corpo), Adept (o mentalista, sensitivo, mago ou pesquisador do grupo), Explorer (o sobrevivente, investigador, o especialista ou batedor do grupo) e o Speaker (o diplomata, mediador, líder, emissário ou sábio do grupo).
Notem que o título do Tipo se modifica de acordo com o planejamento do mestre para ambientação da campanha de acordo com suas intenções, por exemplo.

(Fantasy) - Guerreiro (warrior), Feiticeiro (adept), Batedor (explorer), Nobre (speaker)
(Modern / Horror) - Oficial de Policia (warrior), Sensitivo (adept), Aventureiro (explorer), Diplomata, Detetive ou Pesquisador (speaker)
(Sci Fi, space) - Fuzileiro Estelar (warrior), Psiônico (adept), Fora da Lei ou Caçador de Recompensas (explorer), Comando Rebelde ou Oficial da Aliança Gálatica (speaker)
(Supers) - Campeão (warrior), Canalizador de Energia (adept), Vigilante Urbano (explorer), Mestre dos Disfarces ou Manipulador de Mentes (speaker)

Esses são alguns exemplos (que pensei de cabeça).

Depois disso os jogadores escolhem Descritores para seus personagens, caracteristicas que garantem bônus e habilidades relacionadas, por exemplo Forte, Condenado, Furtivo, Manipulador, Veloz, Místico, Vingativo, Durão e assim por diante.

Por fim o jogador escolhe uma das partes mais importantes do sistema, o Focus, uma caracteristica única do personagem na campanha, que não pode ser igual a de nenhum outro jogador, no livro são descritos inumeros focos, desde os mais realistas e pé no chão para jogos Modernos/Horror (como "Opera Infiltrado" ou "Explora Lugares Obscuros"), os básicos de Fantasia ("Portador da Aljava", "Canaliza Bençãos Divinas" ou "Mata Monstros"), os de Sci Fi ("Combate Robôs", "Pilota Caças Espaciais" ou "Fundido em Aço e Carne") e os de Supers ("Cavalga Relâmpagos", "Manipula Magnetismo" ou "Realiza Grandes Feitos de Força").

Essa parte do livro termina descrevendo (bem superficialmente) os Equipamentos, na verdade mais a frente, quando são descritos como adaptar o Sistema de acordo com cada ambientação ai temos descrições mais detalhadas, desde de revolveres até rifles de feixes, blaster e espadas de duas mãos.

Parte 2 - Regras - estou lendo essa parte, por sinal de longe e o que estou mais gostando, pequenos ajustes foram realizados desde o Numenera (por exemplo a regra de armadura mais simples aqui).
Gosto muito do sistema Cypher, são os pequenos detalhes dele que são diferenciais mecânicos em relação ao sistema (por exemplo como todo jogo e baseado em Dificuldade de 0 a 10, um inimigo de nível 7 pode ser enfrentado independente se seu grupo de jogadores forem de nível 1 ou 6 (o jogo possui 6 níveis), obviamente um grupo de nível maior tem mais possibilidade de enfrentar tal ameaça, mas não e necessariamente impossivel um grupo vencer tal desafio (ao contrário de D&D aonde um grupo de 5° jamais teria chance de superar uma ameaça igual a um monstro de nível 14° por exemplo).

Parte 3 - Gêneros de Campanha - aqui e descrito como adaptar as ambientações para sua campanha, cada parte corresponde a uma das ambientações propostas adaptadas pelo sistema (Fantasy, Modern, Horror, Sci Fi, Super Heroes), não li tudo mas parece bem completo, aqui tem desde idéias para ambientação, desafios, exemplos de antagonistas e tecnologia disponivel por ambientação.

Parte 4 - Seção do Mestre - não li essa parte ainda mas ele e divido em Criaturas e Npcs, Cyphers (itens especiais limitados para serem utilizados e descartáveis dentro do jogo, por exemplo poções em Fantasia, dispositivos ou munições especiais para Sci Fi, água benta contra vampiros em jogos de Horror ou um artefato alien que garante temporariamente algum poder a um Super), e por fim uma parte destinada a dicas de como usar e aproveitar as qualidades do Sistema Cypher em campanha.

Parte 5 - Index, Fichas de Pjs e Ficha de Campanha.

Bom atualmente estou muito satisfeito com o material do Cypher System, estou adaptando duas campanhas com o Sistema Cypher (Dark Sun como ambientação Fantasy, e Mass Effect como ambientação Sci Fi) e estou empolgado, mestrei Numenera o ano passado e foi de longe a melhor surpresa em relação a RPG que eu tive em muitos anos de mestre.

Aconselho ate mesmo os mais céticos a lerem pelo menos as regras do sistema e de como ele e dinâmico, simples e prático, tanto para jogadores como mestres.

 
« Última modificação: Julho 28, 2015, 08:18:36 am por Ulisses »

Offline Heitor

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Re:Cypher System Rulebook
« Resposta #1 Online: Julho 27, 2015, 06:23:05 pm »
Esse é um dos dois jogos que eu estou esperando pra ver (o outro é o AGE). Fale mais sobre alguma mudança mecânica maior que possa ter acontecido  :)

EDIT: na minha cabeça ia ser lançado um único livro básico do AGE, mas o que vai acontecer é que vários cenários terão seus livros, com o sistema embutido e adequado à situação.
« Última modificação: Julho 27, 2015, 06:26:56 pm por Heitor® »

Re:Cypher System Rulebook
« Resposta #2 Online: Julho 28, 2015, 08:07:52 am »
Por enquanto são pequenos detalhes que mudaram, por exemplo o caso bem nítido foi as regras de armaduras.

No Numenera as armaduras possuem um custo de Poder (1 armaduras leves, 2 armaduras médias, 3 armaduras pesadas) que pode ser recuperado por hora depois da armadura retirada, e um custo de Velocidade (2 armaduras leves, 3 armaduras médias e 5 armaduras pesadas) que são recuperados assim que o personagem tira a armadura.

No Cypher System Rulebook a regra e a seguinte, as armaduras possuem um custo adicional apenas quando o personagem usa o Esforço de Velocidade, ou seja, se o personagem "esforça" sua Velocidade ele paga um custo adicional pela armadura (1 para armadura leve, 2 para a média e 3 para pesada).