Autor Tópico: Dicas de rpgs com magia negra  (Lida 3271 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline arghsupremo [pintobot]

  • Foto 3x4 do RG
    • Ver perfil
Dicas de rpgs com magia negra
« Online: Agosto 04, 2016, 12:23:47 am »
OLÁ A TODOS,

Quero dicas da galerinha sobre rpgs que usem magia negra. Magia de bandido. De vilão. Aquelas que levam a loucura, ou para o lado sombrio. Aquelas que prendam o usuário para um quartinho escuro da sua mente que tenha um Balth recitando mantras de cultura pop pela eternidade.

A ideia é que quero adaptar para Ravenloft magias que sejam mais recompensadora que o normal, mas que tragam o conjurador para mais próximo dos poderes sombrios.

Aceito ideias, aceito sistemas, aceito dicas de livro. Tá valendo tudo, mas o Balth pelado que daí é horror demais.

[]s
"...como diria meu tio Roger MacDonald..."

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Dicas de rpgs com magia negra
« Resposta #1 Online: Agosto 04, 2016, 08:53:01 am »
Dá uma olhada em Pathfinder Occult Adventures e Pathfinder Occult Realms. É uma pegada mais pro lado Cthulhu, mas creio que se enquadram no contexto "prendam o usuário para um quartinho escuro da sua mente". *Balth opcional.
Somos todos bots!

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Re:Dicas de rpgs com magia negra
« Resposta #2 Online: Agosto 04, 2016, 02:54:43 pm »
A primeira coisa que vem em mente são jogos baseados no Cthulhu Mythos. Há também os livros clássicos de magia negra como Tome of Vile Darkness, Libris Mortis e todo o material do mundo das trevas/Unkown Amies/Kult/jogos cult semelhantes, mas imagino que já tenha procurado por estes então vou tentar dar algumas recomendações ligeiramente mais obscuras.




 Trail of Cthulhu tem um suplemento publicado no Brasil sob o nome Magia Bruta. É um livro bem curto, mas tem discussão sobre como magia se encaixa nos Mythos.
 

Warhammer Fantasy tem diversas formas de magia negra, principalmente aquelas relacionadas ás facções do caos. Tome of Corruption é um suplemento do caos para a segunda edição do RPG, e é o mais acessível.

Se tiver paciência de ver material de outras facções usuárias de magia negra, sejam suplementos do RPG ou codex do wargame, procure pelos Skaven, Dark Elvese Vampire Counts.

(click to show/hide)
Lamentations of The Flame Princess é uma variação do 0D&D que não adiciona muito ao sistema, mas faz algumas alterações básicas em algumas magias: Algumas são trocadas entre o clérigo e o mago, e a descrição de algumas se torna mais visceral, como o a magia respirar-debaixo-d'água fazer guelras crescerem no feiticeiro.

A maior mudança está no feitiço de invocar monstros. O mago tem acesso mais cedo a ela, mas ao invés de invocar de uma lista pronta há uma tabela de rolagens aleatórias que irão decidir a forma da criatura (e a dificuldade de mantê-la sob controle). Então ao invés de invocar um cão-infernal, o feitiço irá trazer uma espécie de aberração que provavelmente vai tentar te matar.



Deadlands está longe de ter magia tão death-metal-hardcore quanto alguns outros exemplos, mas quase todas as formas de magia apresentadas no jogo (ou pelo menos na versão Reloaded, com a qual eu estou acostumado) tem alguma espécie de custo para o personagem:
-Os Huckster arriscam pedaços de sua alma em jogos de azar contra espíritos malignos para fazer seus feitiços.
-Os cientistas loucos ganham as idéias de suas invenções através de espíritos sussurrando segredos em sua mente. A medida que avança de nível, o personagem ganha manias e disturbios mentais (e sua tecnologia irá levar ao apocalipse, mas isso fica para o metaplot).



Carcosa é um cenário para 0D&D e todos seus retroclones. Ele não tem feitiços em si, mas sim rituais para invocar/banir/controlar monstruosidades lovecraftianas. Estes rituais são particularmente desagradáveis de se ler, indo de matar nove humanos para apaziguar uma entidade, ao estupro repetido de uma criança para invocar outra criatura.

---

Eu tenho algumas idéias sobre o uso de magia negra em campanha, mas ainda tenho de desenvolve-las por um tempo.


Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Re:Dicas de rpgs com magia negra
« Resposta #3 Online: Agosto 18, 2016, 04:45:47 pm »
Como dito no último post eu andei pensando um pouco sobre como magia negra* é usada em jogos, e conclui que a parte mais importante destes sistemas é o seu custo: O preço a ser pago pelo poder, que pedaços de seu ser ele te arranca e quantos bodes você perdeu no processo.

As origens da magia negra, o fluff por trás dela e a descrição de seus efeitos são importantes, definitivamente, mas me parece que o custo de usá-la para o personagem e o jogador são o que mais vão afetar o jogo em si.

Eu tentei fazer uma lista resumida dos tipos mais comuns de custos para magia negra em jogos e dei alguns exemplos para cada um:

(click to show/hide)

Acho que a coisa mais importante a se fazer para aplicar magia negra ao seu jogo é pensar nos sacrifícios necessários para usá-la, e como ter certeza de que eles vão realmente afetar seu jogador.

Eu já tive algumas vezes onde apresentei uma espécie de pacto faustiano para personagens, querendo criar alguma espécie de drama sobre o custo de poder e por aí vai, mas como não pensei direito nas conseqüências para aquele pacto eu acabei dando poderes maneiros de graça para o pessoal.

*Ou qualquer tipo de feitiçaria, dependendo do jogo.