Autor Tópico: Radiance - A Complete RPG in The Age of Eletrotech  (Lida 3384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Radiance - A Complete RPG in The Age of Eletrotech
« Online: Junho 26, 2015, 06:24:06 pm »

Livro básico de Radiance disponivel gratuitamente na DriveThru
Monster Folio, PDF de criaturas extras

Todos vocês já devem entender perfeitamente como o sistema D20 funciona, e no básico o Radiance não é muito diferente: Seis atributos usuais, role um D20 para testes, dados de formatos excêntricos para dano, raças e classes. Então eu vou me focar nas diferenças e no que me chamou a atenção neste jogo:

-Elementos Steampunk e de Horror: Como podem ver desde a capa do livro, e pela outra imagem do post se eu conseguir coloca-la, o jogo tem estética e elementos pseudo-vitorianos: Perícias tecnológicas, equipamentos como armas e gramofones, classes/temas como o pistoleiros e cientistas, opções para personagens vampiros ou médicos insanos, e um capítulo dedicados á itens de Eletrotech (invenções sobrenaturais a base de eletricidade, inspirados por pseudo-ciencias e Nikola Tesla.

-Habilidades:  Ao invés de sistemas separados de pontos de perícia, talentos, poderes, magias e habilidades sobrenaturais, todas as características dadas pelas classes/raças/temas após o primeiro nível são apresentados na forma de habilidades.

A cada nível o personagem recebe pelo menos uma habilidade (ao redor de quatro nos primeiros níveis), podendo escolher se vai se focar em ter mais magias, ou se vai aumentar o valor de suas perícias, ou o que for.  Alguns exemplos na caixa de spoiler abaixo:

(click to show/hide)

Mas o mais importante é que todas as classes recebem basicamente o mesmo número de habilidades. O guerreiro recebe duas páginas, assim como o mago, que tem o mesmo número de páginas que o Dhampir, que tem tantas páginas quanto o bárbaro. Da mesma forma cada raça e tema tem uma página de habilidade.

Não há capítulo para magias ou sistema separado de poderes... Eu digo isto por que seria fácil dizer que a classe só tem duas páginas quando estas te deixam escolher coisas do capítulo de uma centena. 

Lista de Classes
(click to show/hide)

-Temas:  Os temas deste jogo funcionam semelhante aos apresentados na 4E desde Dark Sun: Uma espécie de subclasse que seu personagem escolhe desde o começo que dá acesso á habilidades extras, ganhas automaticamente em certos níveis. Não há muitas limitações de combinações de tema/classe, e é fácil se criar um guerreiro/cientista ou um medicant/rider.

 Lista de temas:
(click to show/hide)

-Mudanças de Combate: Os pontos de vida em Radiance são divididos em dois tipos: Vitality e Wounds.
Vitality representa os pontos de vida abstratos: A força de vontade, sorte, energia física, concentração e capacidade do personagem de continuar lutando, entre outras interpretações. Os pontos de vitality aumentam com o avanço de níveis (em quantidade igual para todas as classes), são recuperados mais facilmente e são gastos para o uso de certas habilidades. 

Wounds representam a condição física do personagem. Eles são definidos pela raça durante a criação (10 para seres humanos), são mais difíceis de se recuperar e continuam os mesmos independente do nível.

Quando se recebe dano os pontos de Vitality são os primeiros a serem descontados, até acabarem quando então é a vez dos Wounds, que quando chegarem a zero levam a situação ”personagem desmaiado e sangrando até a morte” com que todos nós somos familiares. Existem habilidades e situações em que o dano atinge os Wounds diretamente, os mais comuns sendo o uso de venenos e habilidades de monstros.

-Defesas Não existe Classe de Armadura, os valores de salvamento (agora valores passivos como na 4E) Fortitude/Vontade/Reflexo são usados para todos os ataques. Ataques de armas médias/pesadas são rolagens contra Fortitude, armas á distância e armas leves são contra Reflexo, e habilidades especificam contra qual defesa são usadas. Armaduras dão um valor fixo de redução de dano.

-Raças: No primeiro nível dão modificadores de atributos e habilidades, o esperado, mas também são responsáveis pelo valor de Wounds que o personagem  vai ter pelo resto de sua carreira. A cada X níveis o jogador pode escolher uma nova habilidade de uma lista de ½ página.

As raças do livro básico:
(click to show/hide)

-Townies: NPCs de nível 2 que oferecem serviços úteis para os PCs, podem ser contratados para acompanhar o grupo, ou então servem de inimigos humanoides.

O livro básico de Radiance apresenta 100 townies, desde cortesãos á ressuscitadores-profissionais e detetives.

-Monstros:  Os monstros, e todos os outros antagonistas encontrados pessoalmente, são construídos numa mistura de nível e pontos. O nível da criatura determina seus atributos e número de pontos, e estes últimos são gastos para se adquirir habilidades. Todas as Abilities disponíveis para classes/raças/temas estão disponíveis para monstros, mas no geral se usa as tematicamente relacionadas á criatura, como poderes do necromante para mortos vivos e do feiticeiro para dragões e semelhantes.

Infelizmente, enquanto outros capítulos do livro apresentam uma grande quantidade de opções e NPCs, este capítulo possui único monstro de exemplo (o Ergo, um servo robótico). Não só o narrador terá de criar todas as criaturas para encontros, mas também terá de criar as fichas para qualquer habilidade de invocação.

O suplemento do Guia do Mestre apresenta uma lista de monstros, e mais recentemente foi lançado um PDF (o Monster Folio citado no começo do post), contendo 30 criaturas, e suas variações de nível maior, mas narradores ainda vão ter de fazer uma boa quantidade de fichas... Especialmente se quiser incluir elementais.


----------

Bem, é isto. Esperam que tenham aproveitado. Não se esqueçam de conferir amanhã neste mesmo Spellcanal.
« Última modificação: Junho 26, 2015, 06:25:42 pm por Barão Nemo »

Re: Radiance - A Complete RPG in The Age of Eletrotech
« Resposta #1 Online: Junho 27, 2015, 08:15:28 am »
Pô, valeu pela resenha.

E vc, já jogou? Gostou?

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Re:Radiance - A Complete RPG in The Age of Eletrotech
« Resposta #2 Online: Junho 28, 2015, 11:38:35 pm »
Algumas coisas que esqueci de descrever no post original:

-Habilidades de classe são divididas em tiers (basic, intermediate, advanced e paragon), disponíveis para o personagem dependendo de seu nível, e tem custos de pontos diferentes durante a criação de monstros. Habilidades de temas sãos divididas em menores e maiores, também distribuídas de acordo com nível de personagem. Habilidades de raça não possuem divisão.

-Existem também mecânica de facções (dá opções extras de multiclasse e desconto para contratar membros da facção) e pontos de fé (ganho com níveis, podem ser gastos para um uso único de uma habilidade do deus do personagem, com uma pequena lista de divindades e suas respectivas habilidades no mesmo capítulo). Eu deixei de citá-las por que o texto já estava demorando demais e não as aprendi direito, já que não vão ser usadas na minha campanha. Alguns temas, como guildmaster, believer e herectic usam destas mecânicas.

Citar
Bem, é isto. Esperam que tenham aproveitado. Não se esqueçam de conferir amanhã neste mesmo Spellcanal.


Apenas esclarecendo que isto foi apenas uma piada para compensar pela minha falta de conclusão satisfatória para o texto, e atualmente não tenho nada planejado para este tópico. Eris é testemunha de que eu nunca mais devo dar datas para meus projetos.

Citar
já jogou? Gostou?


Eu ainda estou esperando pela oportunidade de uma sessão real no sistema, mas eu o escolhi para minha próxima aventura no cenário caseiro de Paganum*, que que com sorte eu vou poder narrar em Julho.

Eu já experimentei com a criação de personagens, fazendo cinco fichas prontas para o grupo e criando monstros toda vez que tenho tempo livre. Não se compara com a experiência de realmente jogar o negócio, mas é o bastante para entender os pontos fortes/fracos mais óbvios das regras.

Por enquanto eu estou realmente gostando de Radiance. Ele está longe de ser rules-light, mas para mim todas as opções e regras são apresentadas de forma mais... Elegante? Eu provavelmente vou pensar em algo mais adequado antes de terminar o post.

Eu gosto da quantidade de opções para exploração e personagens focados nela, podendo facilmente criar alguém focado em poderes utilitários. Ou então fazer alguém focado inteiramente em manobras de combate e formas de queimar o rosto de inimigos fora. Meu estilo pessoal de jogos envolve cenários abertos onde um obstáculo é deixado na frente do grupo e fico esperando para ver de que forma eles resolvem, então eu aprecio ter estas opções.

Fora isto tudo o que eu gosto em Radiance são itens descritos no primeiro post, ou detalhes pequenos e relativos demais para tentar explicar.

Agora é esperar que meu interesse no jogo não seja limitado á uma lua de mel que vai terminar em um assassinato misterioso (mas conveniente) após a primeira sessão.

*Graças á uma maldição romani que me impede de jogar com um cenários mais de três vezes num mesmo sistema.

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Re:Radiance - A Complete RPG in The Age of Eletrotech
« Resposta #3 Online: Julho 26, 2016, 04:31:27 pm »
Desde que fiz este tópico, eu já joguei duas sessões avulsas de Radiance (jogos de fantasia) e comecei uma campanha de horror-gótico vitoriano. Algumas lições que aprendi ao lidar com o sistema na prática:

-É Fácil Criar um Personagem Generalista Demais: Com as opções de abilities de classe, de raça, tema e a opção de multiclasse, é tentador fazer um personagem que pegue recursos de classes demais e acabe o clássico "mestre de nada", que será praticamente inútil se comparado com personagens mais focados.

Eu costumo fazer as fichas pré-prontas para economizar tempo da sessão, e acabei ferrando com dois jogadores diferentes nas primeiras duas sessões por que não dei um bom foco para os personagens. Não que cada personagem deva ser bom em uma única coisa, mas os melhores personagens que eu fiz foram feitos com uma ideia bem definida do que fariam na campanha, e um bom entendimento do que sua classe/tema foram feitos para fazer... O que parece uma lição bem óbvia em retrospecto.

-Os Personagens Se Tornam Realmente Competentes No Nível 4: Meu grupo padrão estava acostumado a jogar Fate/Savage Worlds/Mutantes & Malfeitores, onde mesmo os personagens iniciantes são altamente competentes e tem pontos narrativos para alterar os resultados dos dados.

Então foi um certo choque quando jogamos com personagens de nível 3, não só por que os personagens tinham poucos pontos de vitality* e os inimigos do livro terem habilidades mortais, mas também por até este nível os personagens só tem de basic tier, só recebendo habilidades de tiers maiores a partir do nível 4 (incluindo habilidades de Tema melhores).

O necromante, por exemplo, só tem acesso á habilidades de criar mortos-vivos a partir do quarto nível, enquanto até lá quase todos os seus poderes se resumem á toque gélido e semelhantes.

Caso tenha convencido alguém a usar este sistema, use os primeiros três níveis caso goste da ideia de personagens iniciantes sofrendo para evoluir, mas comece do nível quatro caso queira algo mais heroico.

*Que, vamos lembrar, serve tanto como pontos de vida como combustível para alguas habilidades.

-Sistema De Pontos Para Costumizar Personagens: O livro possúi um sistema de criação de NPCs com pontos, onde habilidades de cada tier tem um custo de pontos, mas este sistema também é útil para fazer mudanças menores na criação de personagens jogadores.

Todos os personagens que criei começaram acima do primeiro nível, recebendo X habilidades de certos tiers. Eu simplesmente troquei habilidades de um tier por de outro usando os valores de pontos de NPCs.

Isto não é realmente necessário, mas é útil para quando se cria personagens com conceitos bem específicos.

-----

E lembrando mais uma vez que, embora o Expansion Kit ainda não esteja pronto, A página do Facebook está postando páginas do livro nas fotos, contendo classes/temas e regras alternativas completas (o que é fácil já que cada classe só ocupa duas páginas).