Autor Tópico: O que vocês estão jogando?  (Lida 2035 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:O que vocês estão jogando?
« Resposta #15 Online: Novembro 07, 2017, 03:23:42 pm »
Basicamente, o sistema vanciano voltou (embora de forma mais amigável e menos discrepante como antes), ainda assim, as classes voltam a ser desequilibradas entre si, embora não seja tão grave quanto antes: os não-conjuradores ainda são legais e úteis para o grupo.  E como se conjurador não fosse forte o suficiente, ganha magias à vontade: os cantrips, que costumam evoluir com o tempo; devagar, mas evoluem.

Também voltamos a ter cones, linhas, cilindros e magias nos formatos tradicionais. Deve ter um tópico aqui falando de como ficou o sistema. Como meu grupo ainda está no lv3, não notamos ainda a diferença de poder, embora o druida da build animal seja incrivelmente poderoso com sua forma animal maior; já bate tão forte quanto a bárbara e lança magia.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:O que vocês estão jogando?
« Resposta #16 Online: Novembro 07, 2017, 03:28:20 pm »
Como meu grupo ainda está no lv3, não notamos ainda a diferença de poder, embora o druida da build animal seja incrivelmente poderoso com sua forma animal maior; já bate tão forte quanto a bárbara e lança magia.

Não fazendo o advogado do diabo, mas isto escalona mal mais mais para frente. Até o nível 5-6, o Moon Druid vai parecer forte na Wild Shape, mas vai com o tempo voltando à curva até ficar abaixo dela, principalmente a partir do nível 11+.

Re:O que vocês estão jogando?
« Resposta #17 Online: Novembro 09, 2017, 12:39:53 am »
Citação de: niltonql
Você falou em corrigir, mas também é verdade que a proporção de gente que tentava corrigir as regras era muito menor de quem queria se aproveitar das regras (mais ou menos como ocorre com advogados de verdade  :twisted: ).

Esses são os que "pedem builds" - compare e contraste com a atitude de quem geralmente responde ou constrói esse tipo de coisa antes.

Citação de: niltonql
Aliás, o que o kinn quis dizer com "retorno de vacas sagradas"?

O tipo de ideia que você provavelmente aprecia mas que são rejeitadas com entusiasmo por quem não é fã de edições pregressas de D&D e gosta de muito do que veio da 4e - Disparidade entre Conjurador/Não-Conjurador, Evolução Distinta de Classes, Magia Vanciana (1-9 níveis).

Offline Wilken

  • AKA Kear
    • Ver perfil
Re:O que vocês estão jogando?
« Resposta #18 Online: Novembro 09, 2017, 10:06:25 pm »
Na minha experiência, grande parte da galera que tem mais system mastery geralmente é a que mais se preocupa com manter o jogo balanceando, seja com house rules, vetando certas combinações problemáticas ou usando classes já mais fracas pra poder usar o conhecimento de otimização sem quebrar o jogo no processo, as vezes um ou outro monta um personagem apelão mas isso geralmente não dura muito porque o jogo não é exatamente divertido quando a party é cheia de full casters e os combates ou são fáceis de mais, ou são um rocket tag cheio de spell tracking e mecânicas bullshit voando pros dois lados. Por contraste, eu vejo muito mais gente que não entende tão bem o sistema e gosta de falar sobre o quão apelão o vow of poverty monk deles é  :hum:...

Sobre RPGs, estou jogando 5e (Monk of Shadow lvl 4) e Pathfinder (Vigilante 12/Brawler 1, provavelmente o personagem mais mal otimizado que eu ja fiz na vida  :v), e mestrando Starfinder e Pathfinder. Fora os meia duzia de Play-by-posts no fórum da Paizo.
« Última modificação: Novembro 09, 2017, 10:08:33 pm por Wilken »

Re:O que vocês estão jogando?
« Resposta #19 Online: Novembro 09, 2017, 11:17:22 pm »
Citação de: Wilken
mestrando Starfinder

Comente um pouco mais - eu tenho alguma curiosidade quanto a Starfinder, mas ele parece seguir o Padrão Paizo de 'Cópia Inferior de Uma Década Atrás".

Offline Wilken

  • AKA Kear
    • Ver perfil
Re:O que vocês estão jogando?
« Resposta #20 Online: Novembro 09, 2017, 11:58:24 pm »
Sendo justo, eu nunca joguei nada com tema espacial fora Starfinder, nunca joguei por muito tempo Star Wars Saga, Edge of the Empire ou qualquer coisa mais ou menos popular de tema space opera, a unica coisa mais ou menos espacial que eu joguei por um período de tempo extendido foi Numenera. Então eu não posso fazer comparações muito bem, e eu também não joguei Starfinder por tempo suficiente pra ter uma opinião mais profunda.

O que eu posso dizer é que ele tem várias ideias mecânicas interessantes que parecem bem executadas (o tempo vai dizer) e o sistema é mais elegante que Pathfinder (pelo menos até sair APG e APR e encher ele de bloat), mas não tão elegante quanto 5e.

Infelizmente o tema dele é basicamente "mesma ambientação de Pathfinder, só que um milhão de anos no futuro" o que significa que ele apela constantemente pra fãs do setting do Pathfinder, mantendo divindidades, monstros, planetas e etc do cenário antigo, e ele parece mais conectado com o setting do que, por exemplo, 5e (que também é cheio de coisas pra agradar fã oldschool mas pelo menos não conecta elas com tanta força às mecânicas).

Algumas mecânicas interessantes:
 • O personagem é uma combinação de Raça, Classe e Theme, Themes lembram os Themes da 4e, eles dão bonus pra skills, aumentam um ability score em +1 e tem progressão; pessoalmente eu achei eles mais interessantes e bem executados do que os Backgrounds da 5e (mas ainda inferiores aos themes da 4e).
 • Progressão de Ability Scores acontece a cada 5 níveis agora e você escolhe 4 ability scores pra aumentar, os scores aumentam em 2 se o score estiver abaixo de 18, ou em 1 se estiver acima. Eu não cheguei em níveis altos ainda mas em teoria isso deve ajudar a combater a discrepância entre MAD e SAD (o que é estranho, porque todas as classes parecem ser SAD) e compensar a ausência de coisas como stat belts.
 • Conditions foram bem simplificadas (Flat-Footed dá -2 de CA, por exemplo, porque não existe mais Flat-footed AC) e algumas das conditions mais letais são mais fracas agora.
 • A vida dos personagens é relacionada a três pools de recurso, hit points, stamina e resolve; personagens atacados perdem stamina primeiro e hp apenas se ficarem sem stamina, resolve lembra muito os healing surges da 4e (gasta um ponto pra recuperar toda stamina num descanso de 10 minutos, gasta um ponto pra estabilizar quando desacordado, gasta ponto pra recuperar 1 de hp quando estabilizado, gasta ponto pra usar poderes, etc) e hp é mais difícil de curar. Provavelmente uma tentativa de fazer algum tipo de atrito existir durante um adventuring day no jogo.
 • Starship combat é bem divertido, mas algumas funções são muito mais legais do que as outras, o Pilot tem duas páginas de manobras legais pra fazer, enquanto o Captain pode dar Aid Another com Intimidate, Aid Another com Diplomacy ou Demoraliza com Bluff.