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Wilken:
Sendo justo, eu nunca joguei nada com tema espacial fora Starfinder, nunca joguei por muito tempo Star Wars Saga, Edge of the Empire ou qualquer coisa mais ou menos popular de tema space opera, a unica coisa mais ou menos espacial que eu joguei por um período de tempo extendido foi Numenera. Então eu não posso fazer comparações muito bem, e eu também não joguei Starfinder por tempo suficiente pra ter uma opinião mais profunda.

O que eu posso dizer é que ele tem várias ideias mecânicas interessantes que parecem bem executadas (o tempo vai dizer) e o sistema é mais elegante que Pathfinder (pelo menos até sair APG e APR e encher ele de bloat), mas não tão elegante quanto 5e.

Infelizmente o tema dele é basicamente "mesma ambientação de Pathfinder, só que um milhão de anos no futuro" o que significa que ele apela constantemente pra fãs do setting do Pathfinder, mantendo divindidades, monstros, planetas e etc do cenário antigo, e ele parece mais conectado com o setting do que, por exemplo, 5e (que também é cheio de coisas pra agradar fã oldschool mas pelo menos não conecta elas com tanta força às mecânicas).

Algumas mecânicas interessantes:
 • O personagem é uma combinação de Raça, Classe e Theme, Themes lembram os Themes da 4e, eles dão bonus pra skills, aumentam um ability score em +1 e tem progressão; pessoalmente eu achei eles mais interessantes e bem executados do que os Backgrounds da 5e (mas ainda inferiores aos themes da 4e).
 • Progressão de Ability Scores acontece a cada 5 níveis agora e você escolhe 4 ability scores pra aumentar, os scores aumentam em 2 se o score estiver abaixo de 18, ou em 1 se estiver acima. Eu não cheguei em níveis altos ainda mas em teoria isso deve ajudar a combater a discrepância entre MAD e SAD (o que é estranho, porque todas as classes parecem ser SAD) e compensar a ausência de coisas como stat belts.
 • Conditions foram bem simplificadas (Flat-Footed dá -2 de CA, por exemplo, porque não existe mais Flat-footed AC) e algumas das conditions mais letais são mais fracas agora.
 • A vida dos personagens é relacionada a três pools de recurso, hit points, stamina e resolve; personagens atacados perdem stamina primeiro e hp apenas se ficarem sem stamina, resolve lembra muito os healing surges da 4e (gasta um ponto pra recuperar toda stamina num descanso de 10 minutos, gasta um ponto pra estabilizar quando desacordado, gasta ponto pra recuperar 1 de hp quando estabilizado, gasta ponto pra usar poderes, etc) e hp é mais difícil de curar. Provavelmente uma tentativa de fazer algum tipo de atrito existir durante um adventuring day no jogo.
 • Starship combat é bem divertido, mas algumas funções são muito mais legais do que as outras, o Pilot tem duas páginas de manobras legais pra fazer, enquanto o Captain pode dar Aid Another com Intimidate, Aid Another com Diplomacy ou Demoraliza com Bluff.

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