RPG > Dicas & Ideias

Um bom livro de cenário?

(1/3) > >>

Madrüga:
Amicos, eu tinha proposto essa discussão na outra encarnação da Spell e queria trazê-la de volta. A pergunta inicial é simples: de que consiste um bom livro de cenário, em sua opinião?

A isso podem ser adicionadas outras questões que ajudam no raciocínio: qual seu livro de cenário preferido? Que elementos você acha indispensáveis? Quais acha dispensáveis? Que livro de cenário você julga ruim?

Lembrando aqui que não se trata de crunch: estamos falando de ambientação, de fluff.

Ciggi:
Agora assim não sei o que seria interessante num livro de cenário, mas tem dois livros que acho excelentes, Titan e GURPS Fantasy. Acho os cenários mais legais pra se jogar. Vou dar uma analisada neles e tentar descobrir o que mais me atrai ali.

Smaug:
Gosto dos livros de cenário de Reinos de Ferro, tanto o Guia do Jogador quantoo Guia do Mundo, estupidamente completos com direito a informações astrologicas, calendários e rotas comerciais.

GoldGreatWyrm:
Living Greyhawk Gazetteer.

banned_guardian:
Como antigamente eu elaborei um cenário próprio (na época da 3.0/3.5), com todo o bla bla bla, acho que posso dar uns pitacos aqui. Claro, tudo abaixo consiste em pura e simples opinião minha. [Coloquei em spoiler pra não ficar parecendo que foi o Vincer que postou.]

I. (click to show/hide)Em princípio, há de subdividir o livro do cenário em 2 propostas principais: Story & Rules; Fluff+Regras; Qualquer outra dicotomia que gostem de adotar. Basicamente, tudo quanto tiver de ser descrito seja feito de forma a não abandonar a outra contraparte. Se for falar um capítulo todo sobre regiões, que insira algumas informações que se vinculem às regras. Se for fazer fichas dos NPC's fodásticos do cenário, conte a história deles completa*.

Não há nada mais broxante que se deixar a esmo uma dessas duas partes.
II. (click to show/hide)Eu sou fã de organização. Desde organizar .pdfs/.mp3s/seriados e todo tipo de coisa. Organizar matérias para estudar, organizar comida na geladeira e assim por diante. Isto posto, eu quero que o cenário seja feito dessa forma. Organizado. Pra não deixar muito amplo, vou elaborar mais sobre o que eu digo no quesito organização.

a. Um cenário organizado implica em um lugar onde eu tenha acesso ao mesmo tipo de realidade que possuo. Significa que vou ter que lidar com formas de estado/governo, hierarquias, militarização, geografia (relevo, clima, acidentes geográficos, densidade demográfica, índices), história (de onde vem? para onde vai?), estradas, comércio, produção, tributos, rotas de navegação, ritos e rituais das religiões, as próprias religiões, populações (ainda mais em se falando de um lugar com diversas raças), tudo. Dessa forma, eu me sinto satisfeito e jogando em um mundo que "atinge a verossimilhança".

b. Falar sobre tudo não quer dizer falar tudo sobre. Não dá pra dissertar 60 páginas sobre o comércio de uma região em um livro básico de cenário. Tampouco é isso que eu quero. O principal. Aquilo que pode ser sintetizado. É isso o que eu desejo ver em um cenário. Linhas gerais sobre todos os assuntos acima descritos, ainda que limitadas a 2-3 parágrafos, facilitando o desenvolvimento do cenário pelo mestre se assim desejar. 

c. Um índice remissivo que preste. Ninguém merece ficar caçando em 300 páginas aqueles 2 parágrafos infernais que você sabe que leu algum dia, mas não se lembra aonde. Não importa se o índice tiver 5 páginas, desde que seja prático e útil. 
III. (click to show/hide)Feito a mescla entre as duas partes que acredito serem essenciais e, suprida a organização que eu gosto de ver, já vai ser um bom livro de cenário dentro do aspecto estrutural. Basta um conteúdo visualmente satisfatório (YESH, IMAGENS) e selecionar 1-3 PONTOS FORTES e tá feito.

Pontos fortes? Sim. Forgotten Realms: HIGH MAGIC; Eberron: STEAM MAGIC. 1-3 porque nunca se sabe quando você vai precisar alterná-los. Nos exemplos, citei apenas 1, mas é evidente que esses dois cenários citados tem bem mais do que eu chamo de "pontos fortes" espalhados. Daqui você tem a base do cenário, bastando definir o que você quer que o cenário faça por você. Horror? Aventura heróica? Magia? Tirania Meritocrática Clerical? Responda esse questionamento.
IV. (click to show/hide)**Hora que tiver com mais tempo eu edito e acrescento**
V. (click to show/hide)**Hora que tiver com mais tempo eu edito e acrescento**
VI. (click to show/hide)**Hora que tiver com mais tempo eu edito e acrescento**
Bom? Eberron. Preferido? Forgotten Realms (que considero regular, vai entender minha cabeça).

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa