RPG > Dicas & Ideias

Um bom livro de cenário?

<< < (3/3)

Roderick Usher:
Eu sempre fico meio indeciso entre o que me agrada mais: detalhamento profundo do cenário ou descrições mais genéricas e maior "liberdade" quanto ao que é tido como verdade. Mas também me pergunto se não é uma falsa dicotomia: afinal, é possível traçar várias descrições de um determinado cenário - digamos, cada uma sob a ótica de um povo ou organização importante - e apresentá-las juntas. Gosto de quando os autores aplicam uma boa dose de relativismo cultural nas descrições dos mundos, e acho que isso, no final das contas, explica tudo o que é necessário, mas deixa espaço para todo tipo de interpretação subjetiva que o mestre ou os jogadores prefiram aplicar à visão que têm do mundo de jogo.

Um livro de cenário que sempre me agradou é Vampiro: Idade das Trevas, mas eu digo isso porque toda a minha experiência rpgística está circunscrita à White Wolf (com leves passadas de olhos em outros títulos de horror). Gosto principalmente de ler a ambientação, ver como souberam imiscuir as tramas dos mortos-vivos em eventos-chave da História, a maneira como a ideologia cristã influenciava os pensamentos dos vampiros a respeito de sua própria existência, etc. Acho que é um aspecto "acidental" de bons livros de cenário que deve ser levado em conta, também: uma apresentação atraente, de preferência sublinhando os temas básicos de sua proposta.

Gun_Hazard:
Eu to em partes com o Cebolituz principalmente porque o melhor livro de cenário que li ser o Ravenloft (Principalmente o Dominios do Medo).

Para mim um Cenário tem que primeiramente te dar OPÇÕES de histórias diferentes, ricas, tanto como mestre e como jogador.

Depois tem que ter um história muito boa e envolvente que faça você relacionar aqueles boas opções que você teve com o contexto do cenário.

Um dos pontos que NÃO gosto do Forgotten é isso ele te dá muitas opções e te dá muitas histórias, mas há uma dificuldade grande pro jogador iniciante relacionar as opções com o contexto do cenário. (Principalmente porque o cenário tem vários contextos conflitantes inclusive). E Novamente o mal do aTormenta é o mesmo tem uma história porca e trocentas opções sem coesão.

Neste ponto é preferível uma história ou cenário curto, mas coeso que um gigantesco mas sem nexo.
 

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa