Autor Tópico: Tokens: idéias para marcadores de condição  (Lida 2953 vezes)

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Tokens: idéias para marcadores de condição
« Online: Outubro 29, 2012, 10:49:36 pm »
Olá pessoal... primeiramente peço desculpas por não me apresentar no fórum de apresentação, mas eu já tinha terminado esse post quando me toquei disto (enfim depois vou lá rs).

Bom, recentemente eu estava buscando opções baratas para produzir tokens caseiros de qualidade e duráveis. Quanto a isso consegui chegar em uma opção satisfatória: usei arruelas de metal parecidas com estas (com um buraco no centro bem menor), colando o papel nelas, fazendo "dupla face", de um lado o token normal, do outro com uma máscara de cor vermelha por cima pra representar a condição "Sangrando" (eu "flipo" o token quando o monstro ou personagem fica sangrando).

Tá, dito isto, vamos ao meu problema: não estou conseguindo pensar numa opção igualmente barata e eficiente pra fazer tokens de condição que ilustrem bem, que destaquem no campo de batalha. O comum que o pessoal usa por aí na net são tokens redondos ou quadrados um pouco maiores que os tokens dos personagens/monstros que colocam por baixo, mas dessa forma ficam ruins de enxergar, e atrapalham o posicionamento dos tokens. Outra opção que vi é feita de plástico transparente, sendo cada cor ilustrando uma condição, só que isso sai da proposta de fazer algo barato (lembrando que levando em consideração "Marcado" são 17 condições!).

A única opção que encontrei foi acabar por "cobrir" o token do personagem/monstro com um token de condição:

Exemplo de campo de batalha sem condição.
Exemplo de campo de batalha com condição.

Eu não gosto dessa opção porque na minha opinião atrapalha a visualização do campo de batalha, mas acho que vai ser o jeito.

Alguma sugestão? (também aceito sugestões e novas idéias nos materiais pra fabricação dos tokens)

Vlw!

Offline Madrüga

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Re:Tokens: idéias para marcadores de condição
« Resposta #1 Online: Outubro 29, 2012, 11:03:29 pm »
Colocar por cima não vai complicar quando o boneco tiver mais de uma condição?

Sugestão: comprar EVA, fazer um código de cores e colocar as minis ou tokens em cima. Dessa forma, como o EVA é grosso, vai ficando um "sanduíche" de condições. Barato pacas.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Tokens: idéias para marcadores de condição
« Resposta #2 Online: Outubro 30, 2012, 12:03:21 am »
A questão é: a condição tem que estar obrigatoriamente indicada nas miniaturas? Tive um Mestre de 4e que usava fichas de poker pra marcar as condições (azul era Slowed, amarelo Stunned, vermelho Weakened, preto Dying, etc. - as mais comuns, como Prone e Combat Advantage, que não é uma condição em si, mas é importante, eram de cabeça mesmo). As fichas ficavam na mão do jogador (curioso que lembrando agora, com as cartas de poderes e as fichas, lembrava um jogo de poker mesmo, enfim).

Óbvio que fichas de poker não são a opção mais barata, mas nesse sistema/convenção qualquer coisa serviria - de tampa de garrafa a papel de cartolina de diferentes cores. A questão era que o jogador administrava as condições recebidas/impostas pelo Mestre.

Para o Mestre deve ficar mais complicado, visto a quantidade de monstros que ele gere. Mas nada que uns montinhos e/ou amontoados separados um dos outros não resolva.

Re:Tokens: idéias para marcadores de condição
« Resposta #3 Online: Outubro 30, 2012, 01:05:46 am »
A questão é: a condição tem que estar obrigatoriamente indicada nas miniaturas? Tive um Mestre de 4e que usava fichas de poker pra marcar as condições (azul era Slowed, amarelo Stunned, vermelho Weakened, preto Dying, etc. - as mais comuns, como Prone e Combat Advantage, que não é uma condição em si, mas é importante, eram de cabeça mesmo). As fichas ficavam na mão do jogador (curioso que lembrando agora, com as cartas de poderes e as fichas, lembrava um jogo de poker mesmo, enfim).

Óbvio que fichas de poker não são a opção mais barata, mas nesse sistema/convenção qualquer coisa serviria - de tampa de garrafa a papel de cartolina de diferentes cores. A questão era que o jogador administrava as condições recebidas/impostas pelo Mestre.

Para o Mestre deve ficar mais complicado, visto a quantidade de monstros que ele gere. Mas nada que uns montinhos e/ou amontoados separados um dos outros não resolva.
Então, eu estou buscando isso pra facilitar pros jogadores ficarem ligados no que está acontecendo.

Eu gerencio isso num programa (Initiative Tools), onde dá pra colocar as condições, turnos que restam, etc., então fica tranquilo PRA MIM.

O problema mesmo é quando você coloca, por exemplo, um monstro Controlador e alguns Soldados, e rola condição a rodo (lento, marcado, dano contínuo), e o pessoal acaba se perdendo (e pra piorar ainda temos um jogador no grupo que só joga de Guardião lol). Agente sempre fez "de cabeça", e acaba que todo turno tem gente perguntando "quem está o que". Por isso eu queria facilitar, porque vejo que os combates do meu grupo estão ficando mais lentos por conta dos jogadores não conseguirem visualizar isso com clareza (e o nosso tempo já é curto, quanto mais tempo ganho, melhor).

As cartas de condição eu também comecei a usar, estou usando este modelo, que achei muito bom pelas cores das condições serem divididas pelo "tipo" da condição, e não pra cada condição em si, inclusive acho que vou usar esse sistema de cores nos tokens de condição.

E vlw aí pelas respostas até agora.

Re:Tokens: idéias para marcadores de condição
« Resposta #4 Online: Outubro 30, 2012, 11:21:39 am »
Um amigo usa elásticos coloridos. Ele comprou alguns elásticos bem pequenos, de várias cores e usa uma cor para cada condição. Quando o personagem é afetado por uma delas, ele coloca o elástico pendurado em algum ponto da mini.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Tokens: idéias para marcadores de condição
« Resposta #5 Online: Janeiro 08, 2013, 10:01:08 am »
Tava usando a "aureola" que fica na boca da garrafa pet após tirar a tampa, tem de várias cores, mas curti a idéia do Kimble de usar os mini elásticos, acho que vai ocupar menos espaço e ao mesmo tempo chamar mais a atenção