Autor Tópico: Itens Mágicos são toscos  (Lida 8160 vezes)

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Offline Aquela Sem Nick

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #15 Online: Dezembro 23, 2013, 02:09:52 am »
"MANUEL! ENCANTA ESSA FACA PRA MIM???", e lá vai o Manuel... "NÃO DÁ! TO COM 15 ENCOMENDAS PRA LIBERAR HOJE AINDA! PASSA AMANHÃ!"
Hahahahahahaha, isso me lembrou uma campanha presencial que tive certa vez.
Eu era uma guerreira e estava com uma espada de duas mãos que era encantada. Eu tinha como dar um ''up'' na potência do ataque e do encantamento. Aí o ''manuel'' deu a MESMA desculpa: ''eu to lotado de serviço, só posso atender a partir de amanhã no final da tarde''.

Eu quis matar tanto o narrador com isso.  :rolando:

Mas é só isso meu parecer nesse tópico.  :P
Desculpem não colaborar mais.  XD :bwaha:
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #16 Online: Dezembro 23, 2013, 02:12:36 am »
Crude, eu reescrevi o trecho sobre o Battletech pra ilustrar melhor minha ideia. E atenção à parte da dissonância ludoficcional (  :wub: ).
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline crudebuster

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #17 Online: Dezembro 23, 2013, 02:20:39 am »
Crude, eu reescrevi o trecho sobre o Battletech pra ilustrar melhor minha ideia. E atenção à parte da dissonância ludoficcional (  :wub: ).

Silva, você quer me convencer de quê, que deveríamos arrumar umas tochas e forcados e fazer esses vagabundos cumprirem o que prometeram?

Eu gostava de Battletech até descobrir que por séculos a humanidade só copiava projetos e não conseguia mais inovar porque SIM.

Isso pra mim num cenário de ficção científica é um pecado mas não impediu de arrastarem o jogo até hoje e tentar por diversas vezes o tornar popular porque robôs gigantes armados até os dentes são legais.

Você tem de ser a mudança que você quer. O resto é grognardice.

Dissonância ludoficcional deve ser uma doença horrível que só causa dores lancinantes em grognards.
deve ser muito estranho ser normal

Offline Smaug

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #18 Online: Dezembro 23, 2013, 10:13:32 am »
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Ou ainda: existe um jogo/cenário onde o texto deixe claro que a magia não é pra ser considerada "magica", mas sim uma mera "tecnologia", e que o sistema/jogo em si compactue com isso ?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Lucita

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #19 Online: Dezembro 23, 2013, 10:56:48 am »
Citação de: Silva
Mas a idéia da magia arcana (hermética ?) não está ligada, geralmente, a conhecimentos antigos (e muitas vezes proibidos/perigosos, e consequentmente raros) ? Não é isso que dá um "gostinho" pra coisa toda, ao menos no que se entende pelo cenário médio do gênero de fantasia ? Quando você tem a magia difundida como mais uma tecnologia, a coisa já não muda de.. gênero ?
Você procura "realismo", certo? Então troque magia por tecnologia e troque cenário de RPG por mundo real. Nosso mundo é lowtech, perto do que podemos imaginar que seja possível ser um mundo hightech. Cada Zé de esquina tem um celular basicão, é muito fácil ter um smartphone, dá pra fazer um raio-x agora mesmo ali no PS da Santa Casa se você precisar, marca com antecedência que dá pra fazer ressonância e uns exames malucos que usam antimatéria, já teve nego andando na Lua, equipamento bélico "fantástico" pros países que podem pagar, prédios altíssimos com sistemas de autosuficiência, carros, LED, próteses, medicação e eu poderia ficar aqui a tarde toda citando coisas.

Tudo isso que eu falei depende de um conhecimento "obscuro" disponível para poucos para ser fabricado, que o cidadão comum não faz ideia de como é feito, como é possível existir, como se conserta (a não ser que você seja o Crude), mas quase todo mundo tem conhecimento suficiente pra ter um (telefone, remédio, veículo) ou pra aceitar que alguém use isso em você (raio-x, ressonância, cirurgia). Não temos teletransporte, controle antigravidade, viagem tempo-espacial, e um monte de outras coisas que qualquer cyber-coisa-hightech (cenário, filme, quadrinhos) possa nos mostrar a "possibilidade" e nem coisas que a nossa humilde mente ainda sequer consegue imaginar que seja possível tecnologicamente.

Então eu, euzinha aqui, não me incomodo com o Manuel saber colocar um +1 ali numa faquinha de cortar salame e vender em grande escala porque, hey! As pessoas vão aprendendo coisas conforme o conhecimento da civilização vai avançando, e se eu consigo comprar um óculos com lentes transitions antirreflexo que corrige quase 100% a minha visão ali no centro da minha cidade de 30 mil habitantes, o guerreiro level 6 também consegue a faca pra fatiar o salame dele bem fininho na vila que ele mora.

« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 10:58:48 am por Lucita »

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Offline taverneiro

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #20 Online: Dezembro 23, 2013, 12:47:23 pm »
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Mas a idéia da magia arcana (hermética ?) não está ligada, geralmente, a conhecimentos antigos (e muitas vezes proibidos/perigosos, e consequentmente raros) ?
Depende do cenário, não? Supondo que você queira algo assim em suas campanhas é só limar a disponibilidade de itens mágicos. Já joguei campanhas em que certas regiões simplesmente não tinham poção de cura, enquanto que em outras regiões toda capital tinha a famigerada "lojinha de itens mágicos".

Você pode jogar Faerun, com suas magias espalhafatosas e facilmente acessíveis em Waterdeep ou pode jogar uma parada mais Era Hiboriana de Conan, onde a magia é vista como arte obscura e seus produtos, mesmo que benéficos são vistas com assombro e usualmente são usados como instrumento de poder.

Em D&D, no primeiro caso, itens mágicos abundantes são formas de tornar os combates mais duradouros e permitirem que os heróis de nível baixo tenham alguma emoção em peitar um monstro mais poderoso de vez em quando. Da mesma forma, em edições antigas, ajudam os personagens não-magos a servirem pra alguma coisa em níveis altos. Felizmente, esse problema foi resolvido(?) no D&D 4e.

Em D&D, no segundo caso, o mago do grupo é um cara que vai sofrer muito preconceito toda vez que lançar uma magia. Os ferimentos vão ser pra valer e cada HP é precioso. Combates serão menos numerosos e o DM terá de usar alguma maneira de compensar a falta de ritmo no avanço de nível consequente disso (e existem instruções no DMG para estas alternativas).

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Tudo isso que eu falei depende de um conhecimento "obscuro" disponível para poucos para ser fabricado, que o cidadão comum não faz ideia de como é feito, como é possível existir, como se conserta (a não ser que você seja o Crude), mas quase todo mundo tem conhecimento suficiente pra ter um (telefone, remédio, veículo) ou pra aceitar que alguém use isso em você (raio-x, ressonância, cirurgia).
Particularmente esta alta disponibilidade é relativa. Da mesma forma que todas estas tecnologias estão ali na esquina, poucos realmente tem acesso a ela. Voce pode ir ali no PS tirar um raio-x, mas isso pq a pessoa que usa esse serviço é normalmente de classe média na quinta maior economia do mundo. Extenda isso para o resto do mundo (ou para alguma região mais pobre e/ou isolada do Brasil) e você verá que até a energia elétrica é um luxo. Dae a pergunta do Silva: O mesmo não deveria acontecer com a magia em um cenário de fantasia?

Acho que neste caso, o uso abusivo de itens mágicos vem do grupo. A lista de itens mágicos é enorme no DMG para dar opções ao grupo. O problema é quando o grupo pensa que TODO o inventário está em CADA canto de uma cidade grande.

Para mim, magia (assim como tecnologia) é sinônimo de poder. E poucos são aqueles dispostos a dividi-lo. Mas em termos de jogo é tudo uma questão de preferência. O tom é definido pelo grupo. Se eles aceitam a magia em todo o canto, ótimo. Existem sub-gêneros de fantasia que partem justamente desta premissa.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:15:22 pm por taverneiro »
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #21 Online: Dezembro 23, 2013, 01:40:03 pm »
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Ou ainda: existe um jogo/cenário onde o texto deixe claro que a magia não é pra ser considerada "magica", mas sim uma mera "tecnologia", e que o sistema/jogo em si compactue com isso ?

1. Tecnocratas de Mago: Ascensão - Eles são um pouco distintos, eles insistem que Magia é Hipertecnologia ainda não compreendida pelas Massas. A mecânica é a mesma de um Mago, contudo. Leia o que eu escrevi deles.

2. Artífices e sua versão popular, Magewrights de Eberron - Magia é Tecnologia. Relativamente distinto de Magos, seu efeitos mágicos tem que ser utilizados para "simular ítens mágicos", geralmente duram mais e tem maior tempo de conjuração. E sua melhor forma de expressão mágica é criando ítens mágicos de qualquer tipo. Eu tenho uns 3 tópicos só sobre isso.

3. Arcane Mechanik de Reinos de Ferro - Magia funciona melhor com Tecnologia e tem menos
chances de foder teu corpo e alma. Não funciona mecanicamente falando, mas essa é a intenção.

4. Nanos de Numenera - Magia é Plebótino Aplicado. É a única classe que você pode jogar em Numenera, todo o resto é Lacaio Invocável.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:42:28 pm por Heilel »

Offline Lucita

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #22 Online: Dezembro 23, 2013, 01:44:57 pm »
Citação de: taverneiro
Particularmente esta alta disponibilidade é relativa. Da mesma forma que todas estas tecnologias estão ali na esquina, poucos realmente tem acesso a ela. Voce pode ir ali no PS tirar um raio-x, mas isso pq a pessoa que usa esse serviço é normalmente de classe média na quinta maior economia do mundo. Extenda isso para o resto do mundo (ou para alguma região mais pobre e/ou isolada do Brasil) e você verá que até a energia elétrica é um luxo. Dae a pergunta do Silva: O mesmo não deveria acontecer com a magia em um cenário de fantasia?
Na verdade, qualquer pessoa pode ter acesso a um raio-x, já que o SUS existe desde 1989 e garante esse serviço. Nessa época o Brasil não era grande coisa em rankings mundiais econômicos - e eu estou falando de forma generalizada, claro que existem lugares onde isso não funciona tão lindo quanto na teoria e que o acesso é realmente difícil. Mas a questão é que dá pra dizer que de uma forma geral é sim muito fácil ter acesso a esse tipo de coisa se você está em um centro influente/movientado e/ou não está em um lugar realmente prejudicado por alguma coisa (extrema pobreza, por exemplo). A questão é ter noção de entender que as coisas não são extremas, no nosso cenário lowtech existe Tóquio e existe uma vila em algum lugar da África. E existe vários níveis de meio-termo.

Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras" levando suprimentos mágicos básicos para aquela parte remota do mapa onde as pessoas ainda morrem por falta de acesso a magias do segundo círculo.  :linguinha:

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Offline Arcane

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #23 Online: Dezembro 23, 2013, 01:53:35 pm »
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Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras"...

Já pensei nisso, mas minha organização ainda está apenas se iniciando e temos poucos itens mágicos disponíveis para algo mais amplo.
Somos todos bots!

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #24 Online: Dezembro 23, 2013, 01:55:35 pm »
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Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras" levando suprimentos mágicos básicos para aquela parte remota do mapa onde as pessoas ainda morrem por falta de acesso a magias do segundo círculo.  :linguinha:

Existe algo equivalente no Mundo Real, os Homeopatas Sem Fronteiras:b

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #25 Online: Dezembro 23, 2013, 02:07:47 pm »
Tem momentos que essa sua interface cerebral conectada diretamente ao google irrita.  :linguinha:
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #26 Online: Dezembro 23, 2013, 04:47:23 pm »
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A questão é ter noção de entender que as coisas não são extremas, no nosso cenário lowtech existe Tóquio e existe uma vila em algum lugar da África. E existe vários níveis de meio-termo.
Concordo plenamente. E os dois extremos e meio termos são facilmente administraveis em jogo. Eventualmente um cenário vai pender para um lado ou outro da balança. Mas quanto a isso acho que é uma questão de estilo.

Então quem acha que, em jogos de fantasia, a magia é um elemento obscuro e deve ser visto com desconfiança, ele não vai curtir jogos em que personagens são "árvores de natal", com itens mágicos guardados em cada bolso e orifício.

Da mesma forma, os que enxergam a necessidade de se ter itens mágicos em cada bolso ou orifício vão ver pouco respaldo em jogos mais low-fantasy.

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Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras" levando suprimentos mágicos básicos para aquela parte remota do mapa onde as pessoas ainda morrem por falta de acesso a magias do segundo círculo.
D'oh, nem zoa pq já mestrei uma aventura com esse plot.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 05:21:40 pm por taverneiro »
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #27 Online: Dezembro 23, 2013, 08:32:16 pm »
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Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras" levando suprimentos mágicos básicos para aquela parte remota do mapa onde as pessoas ainda morrem por falta de acesso a magias do segundo círculo.  :linguinha:

Existe algo equivalente no Mundo Real, os Homeopatas Sem Fronteiras:b
Quando eu falei isso eu tava mais pensando no "Médicos sem fronteiras", que realmente levam ajuda pros lugares zoados e tal, mas cara... pensa bem, dependendo de onde esses homeopatas estiverem levando a ajuda deles, ela é sim muito útil! Ainda existe gente morrendo de sede precisando de água por aí e...

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #28 Online: Dezembro 31, 2013, 05:49:54 pm »
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Quando eu falei isso eu tava mais pensando no "Médicos sem fronteiras", que realmente levam ajuda pros lugares zoados e tal, mas cara... pensa bem, dependendo de onde esses homeopatas estiverem levando a ajuda deles, ela é sim muito útil! Ainda existe gente morrendo de sede precisando de água por aí e...

Ah sim, é claro que eles podem ser muito úteis - qualquer acesso a infraestrutura básica faz pequenos milagres em locais onde não existe isso, muitas vezes, muito mais do que a maioria dos serviços médicos podem fazer por eles. Mas o que me impressiona nos Homeopatas sem Fronteiras (e também os Naturopatas sem Fronteiras e até Quiropratas sem Fronteiras) é o seguinte:

Esses sujeitos bem intencionados e corajosos começam suas viagens transcontinentais em aviões, cruzando um oceano em questão de horas, usam seus veículos off-road em contato constante com satélites geoestacionários que orientam sua ida aos confins da Terra e carregam diversos aparelhos eletrônicos, recarregáveis usando um gerador solar de eletricidade. Eles se utilizam de todos os frutos da ciência e tecnologia impessoal, materialista e reducionista que não apreciam (ao menos, não em discurso - mas eles sonham em ter o mesmo reconhecimento que elas tem).

E na hora de tratar quem realmente precisa, utilizam água com alguma coisa supa-dupa-diluída, que usa uma justificativa científica idêntica ao Princípio da Simpatia e associação do Macro-Microcosmo que são encontrados em quase qualquer sistema místico-religioso no mundo. Essas pessoas já tem seus xamãs e feiticeiros em suas terras, não precisam de mais tecnoxamanismo de outras terras.  :P
« Última modificação: Maio 05, 2015, 01:47:17 pm por Khalid al-Walid »