Autor Tópico: Soluções inesperadas para situações tensas em mesa (combates, puzzles, etc)  (Lida 7275 vezes)

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Re:Soluções inesperadas para situações tensas em mesa (combates, puzzles, etc)
« Resposta #15 Online: Janeiro 05, 2014, 04:25:52 am »
Idéias explosivas e destrutivas é o que há. Tem um amigo meu que vive tendo esse tipo de plano insano destrutivo e explosivo digno de filmes de ação.

Re:Soluções inesperadas para situações tensas em mesa (combates, puzzles, etc)
« Resposta #16 Online: Janeiro 05, 2014, 11:38:48 am »
Enfim, Youkai X qual é a história?

Idéias explosivas e destrutivas é o que há. Tem um amigo meu que vive tendo esse tipo de plano insano destrutivo e explosivo digno de filmes de ação.

O ruim é qdo vc monta td um plano e o mestre fica só procurando uma forma de enquadrar aquilo em testes... numa tentativa de "sabotar" o plano. (Eu mesmo já fiz mto isso no começo do meu mestrado, mea culpa). Por isso, quando mestro, se o plano for mto legal (observo um pouco a reação dos outros jogadores tbm) ou o jogador me convencer de que aquilo "deveria" funcionar, uso os dados só pra determinar a extensão do resultado ou consequência e não sucesso/fracasso.

Do ponto de vista do Mestre, acho que isso tem mto a ver com o qto uma aventura é preparada. Sem mta preparação, parece não ter mta "caixa" da qual se pensar fora (claro, que ainda existe a expectativa do gênero/estilo de jogo...).

Offline Smaug

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Re:Soluções inesperadas para situações tensas em mesa (combates, puzzles, etc)
« Resposta #17 Online: Janeiro 05, 2014, 12:14:35 pm »
Mais ou menos, se os jogadores perceberem que basta ter uma ideia legal pra verem ela automaticamente dando certo e escapar dos testes, eles vão se especializar nisso, acaba tendo personagens com atributos mentais e sociais baixos (ou focados somente naquilo que vai ajudar em um combate e olhe lá ainda) e as planilhas de personagem perdem completamente sua utilidade...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Soluções inesperadas para situações tensas em mesa (combates, puzzles, etc)
« Resposta #18 Online: Janeiro 05, 2014, 01:14:19 pm »
Mais ou menos, se os jogadores perceberem que basta ter uma ideia legal pra verem ela automaticamente dando certo e escapar dos testes, eles vão se especializar nisso, acaba tendo personagens com atributos mentais e sociais baixos (ou focados somente naquilo que vai ajudar em um combate e olhe lá ainda) e as planilhas de personagem perdem completamente sua utilidade...

Ah sim, claro.  :aham: Nem minha crítica, nem minha prática são tão radicais assim. Aproveitando-me de exemplos citados neste tópico, falo de planos bem sacados, mas "simples", como o de derrubar as árvores na cerca (levando em conta que os personagens possuem ferramentas apropriadas) ou o de tomar uma direção diferente no milharal... forçações de barra não são "ideias legais". Meus jogadores já perceberam e eles mesmo se autorregulam....

Offline Smaug

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Re:Soluções inesperadas para situações tensas em mesa (combates, puzzles, etc)
« Resposta #19 Online: Janeiro 05, 2014, 01:23:26 pm »
Usando o exemplo de derrubar a árvore, como eu faria na minha mesa... no exato momento em que eles estivessem quase conseguindo, ou pelo menos na metade da tarefa, uma onda de inimigos os encontraria e eles teriam um tempo x em turnos (variando de acordo com o sistema) para completar a tarefa, isso envolveria testes, mas não anularia o perigo de dar errado, nem a chance de dar certo e também não jogaria sua ideia por água abaixo.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Soluções inesperadas para situações tensas em mesa (combates, puzzles, etc)
« Resposta #20 Online: Janeiro 05, 2014, 01:23:51 pm »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Soluções inesperadas para situações tensas em mesa (combates, puzzles, etc)
« Resposta #21 Online: Janeiro 05, 2014, 02:21:22 pm »
 :aham:

Smaug, acho que no fundo estamos concordando.

A minha reclamação foi no sentido de quando as regras são usadas na forma binária "falhar/ter sucesso" de modo a "sabotar" o plano e manter a aventura dentro do esperado. Agora, rolagem de dados para ver se os inimigos aparecem, se o plano gera novas complicações a serem resolvidas ou consequências imprevistas... isso faz parte da narrativa (é um clássico de tds os filmes de plano).

Offline Smaug

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Re:Soluções inesperadas para situações tensas em mesa (combates, puzzles, etc)
« Resposta #22 Online: Janeiro 05, 2014, 02:49:41 pm »
Então estamos concordando  XD
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