Spell

RPG => Dicas & Ideias => Tópico iniciado por: silva em Maio 09, 2013, 12:27:53 am

Título: Sistemas e seus defeitos
Enviado por: silva em Maio 09, 2013, 12:27:53 am
Vendo o Atmo esculachar um monte de sistema no outro topico me inspirou a abrir esse.

Quais sao os defeitos dos sistemas que voces gostam ou conhecem ?
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Youkai X em Maio 09, 2013, 12:33:56 am
Ainda acho que o tópico é repetitivo, mas ok.

D&D 4e: combates que demoram uma eternidade, especialmente em niveis altos. É uma maravilha acompanhar depois as táticas, mas pqp, é muito demorado. Aqui já teve combates interrompidos pra serem retomados em outra sessão. Nunca sofri tanto com o sistema de perícias como o Nibe falou, mas não duvido que seja um problema real.

M&M: Depois de um tempo se engessam algumas estratégias, por serem mais vantajosas, como damage com multiattack ou affliction, entre outras. Claro, é um defeito pequeno, mas não sente-se tanto a estratégia. Só jogando mais vezes M&M pra confirmar.

Marvel heroic: Quase não tenho do que reclamar. Algumas specialties podiam ter que não tem (tipo uma de perception e outras como nature pra heróis mais naturebas que não são cientistas, mas é coisa fácil de repor sem ferrar o sistema). Também esperando jogar/narrar mais pra captar.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Atmo em Maio 09, 2013, 12:34:39 am
Mighty Blade: ele existe. Odeio.

Microlite20: quebra depois do nível 9. Desse eu gosto.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Youkai X em Maio 09, 2013, 12:52:50 am
Um pouco diferente a proposta do outro tópico, mas tem aqui um tópico bem parecido na velha spell: http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=11&t=7184 (http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=11&t=7184)
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: kimble em Maio 09, 2013, 08:20:21 am
Aproveitando que estou no clima de Exalted, a segunda edição fazia várias coisas muito bem, mas conhecimento de otimização de recursos fazia perceber que a melhor estratégia do jogo era simples: use o mínimo de recursos de forma contínua e repetida ao mesmo tempo que você força o oponente ao usar o máximo de recursos possíveis dele.

Como o recurso mais difícil de recuperar era Força de Vontade, o ideal era fazer o oponente continuamente ter que usar combos (que gastam FV para acionar) e defesas perfeitas (que até onde lembro, gastam FV), enquanto você tenta fazer o mínimo possível para poupar seus próprios recursos.

Mas Exalted é um jogo onde os personagens deveriam estar fazendo coisas impressionantes o tempo todo, então a idéia de que a melhor coisa a fazer é o mínimo que você puder, vai de encontro com o conceito do jogo.

Dava pra consertar, mas exigia um bom número de house rules.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: PowLyne em Maio 09, 2013, 08:34:33 am
Eu ia falar de 3D&T, mas... precisa?  :linguinha:

Até hoje eu não sei até onde essa simplicidade reduzida a absurdo é proposital e importante para o sistema. Lembro daquele 3D&T Alpha, fanmade, capa verde, que trazia até mesmo tabela de armas... mas acho que perdeu um pouco do "chalme".
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Smaug em Maio 09, 2013, 11:03:51 am
Citar
D&D 4e: combates que demoram uma eternidade, especialmente em niveis altos. É uma maravilha acompanhar depois as táticas, mas pqp, é muito demorado. Aqui já teve combates interrompidos pra serem retomados em outra sessão. Nunca sofri tanto com o sistema de perícias como o Nibe falou, mas não duvido que seja um problema real.
Comigo é justamente o contrário. Combates que demoram pouco, mas um sofrimento com pericias, principalmente em skills challengers. Basicamente, acho as pericias muito limitadas e as regras para o desafio de pericias um tanto quanto não resolvidas.

Storiteller: eu jogo fora o sistema de combate e uso o World of Darkness: Combat. Fora isso, acho que todos os antecedentes deveriam ter um impacto mecânico no sistema ou o cara que comprou mentor fica dependendo da boa vontade do mestre, enquanto que o jogador que escolheu fetiche tem uma opção sempre válida.

Storitelling: esse tem um alguma coisa no combate dele que para mim não funciona. Não sei o que é, não consegui isolar ainda. Mas basta começar um combate e ele fica tedioso, acho que o dano muito baixo, o que dá a impressão de que os combatentes estão se batendo por horas... e acho que o update das regras só vai piorar isso. O que é uma pena porque as regras de combate dele são muito superiores ao oWoD.

Eu tenho alguns problemas com GURPS também, mas ele é café com leite e a culpa é sempre do jogador.  :haha:
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Atmo em Maio 09, 2013, 11:09:18 am
Eu ia falar de 3D&T, mas... precisa?  :linguinha:

Até hoje eu não sei até onde essa simplicidade reduzida a absurdo é proposital e importante para o sistema. Lembro daquele 3D&T Alpha, fanmade, capa verde, que trazia até mesmo tabela de armas... mas acho que perdeu um pouco do "chalme".

Eita, o Super 3D&T Turbo? Esse ai virou Ultimato! RPG, e não é Alpha por ter Focus ainda... e várias imagens de filmes e séries, o que dá a entender para o que deve ser usado.  :hum:

Mesmo sendo verde, eu não aprovo.  :linguinha:
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: PowLyne em Maio 09, 2013, 11:13:35 am
Eu ia falar de 3D&T, mas... precisa?  :linguinha:

Até hoje eu não sei até onde essa simplicidade reduzida a absurdo é proposital e importante para o sistema. Lembro daquele 3D&T Alpha, fanmade, capa verde, que trazia até mesmo tabela de armas... mas acho que perdeu um pouco do "chalme".

Eita, o Super 3D&T Turbo? Esse ai virou Ultimato! RPG, e não é Alpha por ter Focus ainda... e várias imagens de filmes e séries, o que dá a entender para o que deve ser usado.  :hum:

Mesmo sendo verde, eu não aprovo.  :linguinha:

Verdade, esse mesmo! O Alpha é outra coisa, me confundi.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Arcane em Maio 09, 2013, 11:36:26 am
(...)Basicamente, acho as pericias muito limitadas e as regras para o desafio de pericias um tanto quanto não resolvidas.(...)
O publicano postou comentário de um blog sobre isso no facebook. Eu até comentei sobre.

Eu acho que a culpa dos desafios de perícias serem mal vistos é justamente da regra geral de perícias. Eu entendo que a regra específica dos desafios tem base e permite criar algumas estruturas sólidas, mas os desafios caem no problema mal resolvidos das perícias em si, como o acúmulo de modificadores (bônus em geral), definição das CD's, etc.

Só que independente da responsabilidade, no final você acaba mesmo tendo que criar algo seu, regracaseado, para ter o que necessita do sistema.

Eu estou fazendo teste de "desafios de perícias" na minha de Pathfinder RPG com base em algo da estrutura da 4e. Tem dado razoavelmente certo.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Smaug em Maio 09, 2013, 12:18:20 pm
Razoável é o termo que eu uso pros meus desafios de pericia também. Mas sinto uma insegurança tremenda ao aplicá-los.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: kimble em Maio 09, 2013, 12:31:13 pm
Eu gosto dos desafios de perícias mas entendo quem reclama.

Vejo eles como uma forma de fazer testes estendidos, sem cair na armadilha do "rola aí até conseguir X sucessos".

Quando usava, normalmente nem listava mais as perícias possíveis de usar. Só tinha anotado em algum lugar a complexidade dele e as DCs para os testes do nível. Então ia reagindo de acordo com o que o jogador tentava fazer e o resultado dos dados.

Algo como: Os personagens veem um exército se aproximando. Eles estão comandando uma tropa, mas estão em menor número e vão lutar em desvantagem numérica. Eles decidem tentar pensar numa estratégia, o que eu transformo num desafio de perícias. Em caso de fracasso os personagens vão lutar em desvantagem (alguma penalidade ou algo do tipo), em caso de sucesso eles vão estar lutando de igual pra igual com a outra tropa.

"Você tentou escalar a parede para enxergar melhor o exército se aproximando e ter uma estimativa melhor do que vão enfrentar? Beleza, pode rolar... falha. Certo, você subiu na parede e percebeu que eles estão mais perto do que pensava. Uma falha já foi."

"Você quer tentar um discurso pra aumentar a moral das tropas? Beleza, rola... sucesso. Certo, eles estão ansiosos pela luta." (Marco um sucesso).

E fazia algo assim. Mas eu entendo que não é algo fácil de improvisar se a pessoa não tem experiência com outros jogos que já empurram pra um certo nível de improvisação e resolução de ações que não se limite a sim/não (como o "ao falhar no teste, escolha entre falha ou sucesso com um novo problema" do Fate Core).
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Smaug em Maio 09, 2013, 12:33:54 pm
Citar
E fazia algo assim. Mas eu entendo que não é algo fácil de improvisar se a pessoa não tem experiência com outros jogos que já empurram pra um certo nível de improvisação e resolução de ações que não se limite a sim/não (como o "ao falhar no teste, escolha entre falha ou sucesso com um novo problema" do Fate Core).
Meu problema com improvisar é que eu tenho muito jogador "aha achei uma falha ganhei". Que fica tentando achar buracos na sua descrição e ganhar sem passar pela mecânica.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Arcane em Maio 09, 2013, 01:15:49 pm
Quando ocorre isso de jogador achar que precisa vencer o DM, o jogo fica realmente chato. Não tem sistema que suporte esse tipo de jogo.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Atmo em Maio 09, 2013, 01:34:04 pm
Vendo o Atmo esculachar um monte de sistema no outro topico me inspirou a abrir esse.

E eu não esculachei, só falei o que acho.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Gun_Hazard em Maio 09, 2013, 02:04:56 pm
CyberPunk 2020

1º - O Uso de armas Automáticas é realisticamente Cruel. (mas isso é bom também)
2º - O Uso de armaduras potentes torna as brigas corpo-a-corpo e baixos calibres como NADA.
 
- O 2º Leva a necessidade do 1º.
- Que reforça ainda mais o defeito do 2º


Ou seja.
- Se tem Armas leves e brigas esqueça armaduras.
- Se tem armaduras os combates são só com armas automáticas
 

Mas ainda é um dos melhores sistemas de tiroteio que já ví, perdendo somente pro GURPS (Neste ponto o CP2020 é muito mais ágil, mas com menos possibilidades e realismo). Por isso que o Sistema do CyberPunk 2020 gera uma excelente adaptação para Western (por não ter nem armadura, nem armas automáticas).
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Fëanor em Maio 10, 2013, 11:05:35 pm
3.5: Sofre problemas de balanço devido ao uso de mecânicas diferentes para as classes (combatentes vs conjuradores vs outros), equilibrio entre jogadores e monstros depende de itens mágicos aumentando o trabalho do mestre quando cria aventuras em cenário "low magic", perícias são excessivamente detalhadas/complicadas, inconsistencia entre ataques mágicos e ataques físicos (guerreiros atacam monstros, mas monstros se defendem de magos...). Ah, e sério, Mago e Feiticeiro começar com 4 de vida na nível 1 não é legal, mesmo que eles sejam deuses depois do level 15.


4e: Combates são demorados, classes são bem "engessadas" já que o sistema multiclasse é quase inesistente, itens mágicos são uma confusão, havendo muitos e extremamente específicios para as mecanicas de classe e também são necessarios para o equilibrio monstro x jogador. A progressão do personagem é um pouco estranha. E nunca consegui usar o sistema de "skill challenges" muito bem, não sei se é problema meu...


Storyteller: sistema de combate é pessimo.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: kimble em Maio 11, 2013, 11:14:14 am
Storyteller: sistema de combate é pessimo.

Eu estou lendo o Dark Ages: Werewolf e andei pensando nisso. Uma solução para acelerar ele que pensei foi tornar algumas jogadas em resultados já determinados. Em vez de rolar dados para se defender ou absorver, seria contado como se o jogador tivesse conseguido um total de sucessos em suas paradas de dados igual a metade dos dados que tem pra rolar. Seria algo assim:

1) Personagem A separa sua parada de dados para ataque (Destreza + Armas de Fogo, por ex.);
2) Personagem B calcula sua defesa (Destreza 4  + Esquiva 2, por ex., dividida por 2, dá um total de 3)
3) Personagem A tem que rolar pelo menos 4 sucessos (3 + 1) para conseguir acertar B.

Dano funcionaria da mesma forma, só substituindo a parada de ataque pela parada de dano e a defesa por absorção.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Macnol em Maio 11, 2013, 11:22:16 am
E nunca consegui usar o sistema de "skill challenges" muito bem, não sei se é problema meu...

Definitivamente não é apenas problema seu. Os próprios designers não conseguiam usar direito. Sem contar as trocentas revisões.  :P
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Smaug em Maio 11, 2013, 03:46:26 pm
Citar
Storyteller: sistema de combate é pessimo.
Ia sugerir o sistema de WoD: Combat ou Street Fighter RPG (que é mesmo, mas um pouco mais rápido), porém o combate fica mais tático (quase nivel 4e) e acho que você não gostaria disso.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: AKImeru em Maio 12, 2013, 01:53:59 am
O combate do Street Fighter RPG é muito "ame ou odeie".

Em minha opinião o combate do SF RPG é um patamar acima dos outros que transcende suas amarras Storytelleristicas e cria um novo mundo onde combos e Spinning Piledrivers são o poder.

É o tipo de sistema que explode sua cabeça com um Big Bang. A vinda dos antigos.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Nibelung em Maio 12, 2013, 02:31:35 am
Probabilidade.

(http://i40.tinypic.com/33ze0kh.jpg)

http://willsaveworldforgold.com/?p=855 (http://willsaveworldforgold.com/?p=855)
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Smaug em Maio 12, 2013, 05:37:07 pm
Citar
Em minha opinião o combate do SF RPG é um patamar acima dos outros que transcende suas amarras Storytelleristicas e cria um novo mundo onde combos e Spinning Piledrivers são o poder.

É o tipo de sistema que explode sua cabeça com um Big Bang. A vinda dos antigos.
Minhas aventuras de lobisomem ficaram mais divertidas depois que Garous passaram a soltar hadouken.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Gun_Hazard em Maio 12, 2013, 08:54:30 pm
Se não me engano precisava de uma adaptação chamada  WoD: Combat.

Não era simplesmente liberar os golpes do Street para Lobisomens e Vampiros...

... Poxa imagine os Magos lutando Street Figther?
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Smaug em Maio 12, 2013, 09:40:15 pm
Citar
Se não me engano precisava de uma adaptação chamada  WoD: Combat.

Não era simplesmente liberar os golpes do Street para Lobisomens e Vampiros...
Mais ou menos, WoD Combat tem diferenças com relação a Street Fighter RPG. Eu comecei mesmo usando o sistema de combate de SFRPG em minhas aventuras de Lobisomem, simplesmente joguei fora o sistema de combate normal de WoD e substitui por de SF. E dai todo mundo passou a poder ter manobras. O gasto de Chi era substituido pelo combustivel sobrenatural de cada criatura (Gnose, pontos de sangue, quintessencia, glamour...)

Se você usar o WoD Combat vai ter que mudar algumas manobras de SF para se adequar as regras dele.

Citar
... Poxa imagine os Magos lutando Street Figther?
Dependendo da criatividade de quem tá usando manobras de Do acaba virando isso.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Alduim em Maio 15, 2013, 12:49:20 pm
Citar
... Poxa imagine os Magos lutando Street Figther?

Avatar?
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Moon[K]Night em Maio 28, 2013, 07:29:58 pm
Storyteller e Daemon possuem um sistema de combate horrível.
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: silva em Maio 28, 2013, 09:39:38 pm
Shadowrun.

Sério, como alguem em sã consciência desenvolve um sistema baseado em pilhas de d6 onde o número-alvo pode ir de 2 ao infinito ? Ninguém antecipou que todo número-alvo que for maior que 6 vai reduzir exponencialmente a chance de sucesso ? (tipo, enquanto os números alvos forem até 6, a coisa parece um filme de BANG-BANG onde os jogadores matam inimigos buchas às dezenas... até que o número-alvo passa de 6 o jogo vira uma simulação de alta fidelidade do BOPE, onde ninguém acerta ninguem a não ser quem jogar pilhas de 20 dados!!! )

E pior, botaram uma avalanche de modificadores situacionais que fazem um mero cálculo pra acertar um adversário à 10 metros uma coisa horrorosa! (+1 de bonus pq eu tenho mira-laser, -1 pq o alvo está em movimento, -2 pq está chovendo e isso atrapalha a visão, +1 poque eu tenho visão termográfica, etc).

 XD
Título: Re:Sistemas e seus defeitos
Enviado por: Elven Paladin em Maio 28, 2013, 09:43:40 pm
Citar
Shadowrun.

Sério, como alguem em sã consciência desenvolve um sistema baseado em pilhas de d6 onde o número-alvo pode ir de 2 ao infinito ? Ninguém antecipou que todo número-alvo que for maior que 6 vai reduzir exponencialmente a chance de sucesso ? (tipo, enquanto os números alvos forem até 6, a coisa parece um filme de BANG-BANG onde os jogadores matam inimigos buchas às dezenas... até que o número-alvo passa de 6 o jogo vira uma simulação de alta fidelidade do BOPE, onde ninguém acerta ninguem a não ser quem jogar pilhas de 20 dados!!! )

E pior, botaram uma avalanche de modificadores situacionais que fazem um mero cálculo pra acertar um adversário à 10 metros uma coisa horrorosa! (+1 de bonus pq eu tenho mira-laser, -1 pq o alvo está em movimento, -2 pq está chovendo e isso atrapalha a visão, +1 poque eu tenho visão termográfica, etc).

Por isso uma pessoa honesta diria: Tendo problemas com Shadowrun? Use GURPS. Resolve todos os problemas, incluindo os que você não sabia que tinha.  :b