Autor Tópico: Sandbox - dicas e idéias  (Lida 11111 vezes)

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Offline Malena Mordekai

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #30 Online: Abril 19, 2012, 07:05:31 am »
Acho que alguns nerds RPGistas compensam sua falta de ida a botequins e baladas de verdade interpretando cenas na taverna... :P
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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #31 Online: Abril 21, 2012, 12:35:18 pm »
Pode ser que seja railroading, não sei de onde surgiu o termo sandbox, mas em jogos de videogame/computador chamados "sandbox" também usam isso que eu uso. Ora, os Pjs podem fazer o que eles quiserem, mas aí eu narro que fumaça e incêndio é possível ser visto na direção do templo do clérigo do grupo... se o grupo quiser verificar o que é, beleza. Se não, ficam sabendo o que foi salvo e o que não foi das cinzas e escombros do templo. Porém eu não faço eles perderem tempo por escolherem outro caminho.

Morius, se o incêndio no templo do clérigo aconteceu como consequencia de alguma ação do próprio clérigo, ou a partir de algum elemento do background deel que você trouxe pro jogo, blz é sandbox - digamos que o clérigo tenha dado um sermão humilhante num bando de arruaceiros locais, e os mesmos esperaram ele sair pra tocar fogo no templo dele. Perfeito. MAS, se o incêndio faz parte de algum plot/aventura que você criou por si só, sem ter havido nenhum input dos jogadores, então não é sandbox.

E outra, em sandbox não tem essa dos jogadores "perderem tempo" por escolherem o caminho "errado". Isso não existe, porque quem "cria" as aventuras são os jogadores, não você. Então, de certa forma, quem perdeu tempo foi VOCÊ, O GM, por criar caminhos/roteiros que os jogadores decidiram não seguir. (taí outro motivo pra se criar apenas ganchos vagos, sem elaboraçãor/roteirização - se os jogadores preferirem não abordar esse gancho, você não vai terá perdido tempo criando coisas que não aparecerão em jogo).

(e lembrando que não to aqui pra falar se você ou mais alguem joga certo ou errado - cada um joga da forma que lhe convém e lhe diverte  :victory:)
« Última modificação: Abril 21, 2012, 12:40:06 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #32 Online: Abril 22, 2012, 09:56:44 pm »
Melhor estilo pra mim, de longe, é o node-based design, do Alexandrian. Só usei uma vez, em uma sessão de Rastro de Cthulhu. Foi sensacional, os jogadores iam, por vontade própria, para os lugares que eu tinha preparado, e falaram que se sentiram bem livres. Por outro lado, foi um RPG investigativo, não sei se seria tão eficiente para outros gêneros, mas acredito que sim.

Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #33 Online: Abril 23, 2012, 09:59:08 am »
Muito legal esse método Draco, já tinha lido sobre ele (acho que o Eltor postou na primeira página, não ?). Pra situações investigativas deve funcionar que é uma beleza.

E no meio desse artigo acabei esbarrando com esse outro aqui, "Dont prep plots, prep Situations", que é basicamente tudo que falamos aqui sobre sandbox. Recomendo também. Aliás, ele até fala uma coisa bem legal sobre esse estilo de jogo, e que concordo..

Citação de: The Alexandrian
[this style of gaming] It empowers the players and makes their choices meaningful... this cannot be emphasized enough. For me, the entire reason to play a roleplaying game is to see what happens when the players make meaningful choices. In my experience, the result is almost always different than anything I could have anticipated or planned for... If I wanted to tell my players a story (which is what plot-based design really boils down to), then it’s far more efficient and effective to simply write a story. In my opinion, if you’re playing a roleplaying game then you should play to the strengths of the medium: The magical creativity which only happens when people get together.

E ele fala também um pouco daquilo que o Madruga e Cebola falaram..

Citação de: The Alexandrian
On the other hand, if you have a group that’s used to being shown the Correct Path and then following it, suddenly throwing them into the deep-end of an open-ended scenario may have disastrous results, just like any other sudden shift in the style of play. Others, of course, will immediately take to it like a fish takes to water. But if you’re running into problems, just sit down and talk things over with your players. Explain where the disconnect is happening. Maybe give them a copy of this essay so that they can have a better understanding of what’s going on (and what’s not going on) behind the screen... I suspect that once they know the shackles have been taken off, they’ll revel in their newfound freedom.

 :victory:
« Última modificação: Abril 23, 2012, 10:06:00 am por silva »
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Offline Darklord Morius

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #34 Online: Maio 02, 2012, 01:11:57 pm »
Gosto de ter a história sob meu controle, porque se não vira bagunça. Também gosto de ver os jogadores serem inventivos e criarem ganchos - sempre aproveito eles e transformo em plots. Acima de tudo, gosto que o negócio seja divertido, no sentido dramático, nã necessariamente no sentido engraçado - embora alívio cômico seja bom aqui e alí. Posso dizer que meu estilo é Railroad in a Sandbox :)

Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #35 Online: Maio 09, 2012, 09:08:07 am »
Gosto de ter a história sob meu controle, porque se não vira bagunça.

Só uma dica, tenta Leverage RPG um dia. De todos os RPGs que joguei, foi o que exigia menos preparo e fazia uma troca maior dos papéis, deixando o Mestre como reativo e o jogadores como ativos. Foi uma boa experiência pra começar a confiar mais nos jogadores.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #36 Online: Maio 09, 2012, 02:21:28 pm »
O kimble deu uma boa idéia. Seria legal conhecer jogos ou suplementos que dêem dicas interessantes sobre como jogar sandbox, ou que tenham mecânicas ou conceitos que favoreçam esse estilo de jogo. Então vou adicionar mais dois que conheço e que recomendo a leitura:

Leverage RPG
Dogs in the Vineyard
Apocalypse World


(e vou dar uma lida melhor no Leverage, já tinha passado o olho mas não reparei nisso )
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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #37 Online: Maio 09, 2012, 03:25:04 pm »
silva

Como diabos você não mencionou Houses of the Blooded como um dos RPGs sandbox? :b. Um RPG onde o objetivo de rolar dados é ver quem terá o privilégio narrativo é sandbox por natureza.

Offline Malena Mordekai

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #38 Online: Maio 09, 2012, 03:34:50 pm »
No facebook group RPG Salvador houve uma discussão sobre Houses of the Blooded, o que li muito me agradou e se acabar rolando mesa disso vou fazer de tudo pra conseguir jogar.
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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #39 Online: Maio 09, 2012, 04:11:15 pm »
Ops, bem lembrado. Acho que minha decepção com o Blood & Honor me fez esquecer um pouco o John Wick.
« Última modificação: Maio 09, 2012, 04:13:38 pm por silva »
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