Autor Tópico: Sandbox - dicas e idéias  (Lida 11096 vezes)

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Offline Lumine Miyavi

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #15 Online: Abril 13, 2012, 10:04:56 am »
Eu não consigo mestrar em separado ao mesmo tempo, a menos que seja algum tipo de prelúdio pro grupo se juntar logo.

Não tenho capacidade pra gerenciar mais de três locais ao mesmo tempo e manter uma qualidade decente de narrativa; descobri isso na prática, quando em um grupo de cinco, foi cada um pra um lado.


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Offline Malena Mordekai

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #16 Online: Abril 13, 2012, 10:34:28 am »
Esse cara, de apelido Júnior Vondrake, tem um dom pra organizar tudo isso.
Mas gera efeitos colaterais como uma tarde perdida, nos piores casos.
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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #17 Online: Abril 16, 2012, 08:44:57 am »
eu não gosto muito do sandbox no sentido pleno não.

meu jeito de mestrar é algo na linha há uns 3 plots se desenvolvendo no mundo e o grupo pode entrar em algum dele a qualquer momento, porém se quiser jogar longe deles eu não forço uma barra. apesar que em grandes plots normalmente os grandes personagens do cenário acabam se posicionando e o plot acaba afetando os jogadores.

ou seja, uma guerra, um grande acontecimento, etc etc será presenciado pelos jogadores, mesmo que eles sejam coadjuvante disso.

dependendo de como eles forem evoluindo eu desenvolvo o jogo no sentido do que eles planejam.

Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #18 Online: Abril 16, 2012, 09:30:34 am »
Eu consideraria isso sandbox sim, 3Libras. Afinal você tá disposto a ignorar todos os plots que preparou, se necessário for, pra seguir o fluxo dos jogadores. Não seria sandbox se, durante a sessão, você forçasse os jogadores a seguirem o que você preparou (mesmo dando a falsa idéia de liberadade).

Pelo menos é assim que vejo a coisa - sandbox não é "jogar sem preparo prévio" e sim "jogar em função dos jogadores". Criar vários "micro-plots" é ótimo e super positivo. O que não pode é esses plots serem histórias auto-contidas com início, meio e fim. O ideal é que sejam propositalmente vagos, frases curtas anotadas num papél, denotando mais agendas ou questões a serem resolvidas.


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Eu não consigo mestrar em separado ao mesmo tempo, a menos que seja algum tipo de prelúdio pro grupo se juntar logo...Não tenho capacidade pra gerenciar mais de três locais ao mesmo tempo e manter uma qualidade decente de narrativa; descobri isso na prática, quando em um grupo de cinco, foi cada um pra um lado.
Acho que todo mundo tem essa dificuldade. Dessa ultima sessão rolou isso. Mas eram 3 jogadores então deu pra gerenciar mais ou menos ("mais ou menos" porque um dos jogadores acabou tendo nitidamente menos tempo de jogo do que os outros - da próxima vez vou tentar otimizar essa distribuição de tempo, se necessário).






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Offline Madrüga

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #19 Online: Abril 16, 2012, 12:49:42 pm »
Eu lembro de ter tentado isso UMA vez com um jogo de vampiro, e foi terrível. Acho que principalmente porque éramos moleques, e ninguém tinha muita noção de realidade.

A conversa foi mais ou menos:

Eu: "e aí, o que você faz?"
Jogador do Brujah Ralph: "eu acordo"
Eu: "e depois?"
Jog.: "eu lavo o rosto e troco de roupa"
Eu: "bacana, e depois disso?"
Jog.: "sei lá, eu... vou ao mercado"
Eu: "certo, e o que você quer do mercado?"
Jog.: "eu vou comprar um bife"
Eu: "mas você é um vampiro, certo?"
Jog.: "certo"
Eu: "e depois do mercado?"
Jog.: "eu vou pra casa"
Eu (já de saco cheio): "certo"
Jog.: "em casa eu... frito o bife"
Eu: "tá, de repente batem na sua porta e blablablá"

Aí não rolou. Melhor ter ficado com o railroading mesmo.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Malena Mordekai

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #20 Online: Abril 16, 2012, 01:12:14 pm »
Esse cara tinha alguma MOTIVAÇÃO pra seguir em frente sendo um vampiro, e não se matar diante do sol?

Engraçado que no Réquiem isso fica bem claro. Se o vampiro não tem alguma motivação ele acaba sendo induzido, pelas circunstâncias, a pensar em suicídio, e isso é algo que vitima mais ou menos metade dos neófitos.
O Requiem Chronicler's Guide tinha um sisteminha pra vc jogar com vampiros recém-Abraçados e como impor em termos mecânicos a elaboração de rotinas, motivações, objetivos, de tal forma que o cara não fosse tomado pela apatia.

E quanto ao sandbox, bem, a motivação do personagem seria o que tornaria esse diálogo diferente.
O personagem parece tão passivo q não sei pq o jogador tava jogando RPG, devia estar assistindo filme.
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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #21 Online: Abril 16, 2012, 10:30:04 pm »
Citação de: Madruga
Jog.: "eu.. vou comprar um bife"

 :rolando:


Cara, sem jogador pró-ativo, que "sabe o que quer", fica dificil jogar sandbox.
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Offline Darklord Morius

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #22 Online: Abril 17, 2012, 09:46:53 am »
Eu jogo sandbox, sendo que dou motivação para os PS irem para onde eu quero que eles vão, se eles querem fazer outra coisa antes, às vezes eu os recompenso com alguma coisa legal que eles encontraram acontecendo, às vezes não.

Offline Madrüga

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #23 Online: Abril 17, 2012, 04:45:50 pm »
Citação de: Madruga
Jog.: "eu.. vou comprar um bife"

 :rolando:


Cara, sem jogador pró-ativo, que "sabe o que quer", fica dificil jogar sandbox.

Duro é que realmente era um jgoador genérico que fazia personagens genéricos. Todos os brujah dele se chamavam Ralph. Quando um morria, ele fazia outro. Simplesmente.

Mas isso gera outro problema: nem todo jogador está cheio de motivações ou mesmo está a fim de liberdade. Tem jogador que só quer rolar uns dados, dar risada, cacetar uns monstros. Outros, como o Ralph, nem isso.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #24 Online: Abril 17, 2012, 05:07:09 pm »
!!!!!!!!!

Cara, já vi isso em um live-action. Todos os personagens do cara, e ele morreu várias vezes, se chamavam Ramon. E acho que eram todos Brujah também...
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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #25 Online: Abril 17, 2012, 05:22:22 pm »
O cara era superfã de King of Fighters, daí o "Ralph". Mas é ridículo você ficar recriando o mesmo personagem, aí é você que está banalizando a morte dele.

De qualquer maneira, estou atualmente narrando umas aventuras meio abertas, desse jeito mesmo. Às vezes têm um mistério ou outro, mas os personagens estão tentando seguir suas motivações.
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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #26 Online: Abril 17, 2012, 05:28:06 pm »
O cara era superfã de King of Fighters, daí o "Ralph". Mas é ridículo você ficar recriando o mesmo personagem, aí é você que está banalizando a morte dele.

Por outro lado, você sabe que pode matar este personagem sempre que quiser, pra mostrar pro resto do grupo que o inimigo é fodão. Efeito Aldebaran, sabe?
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-Dom Pedro I

Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #27 Online: Abril 19, 2012, 12:48:42 am »
Eu jogo sandbox, sendo que dou motivação para os PS irem para onde eu quero que eles vão

Isso soou meio contraditório pra mim. Tudo bem que sandbox pressupõe ganchos esperando pra serem ativados, como minas terrestres ocultas esperando por um pisão, mas daí a você motivá-los a "irem onde você quer que eles vão"... não sei... acho que a idéia do sandbox é justamente o contrário - são os players que motivam o GM pra ir onde eles querem, ou algo assim. Os ganchos estão lá sim - seja criados minuciosamente de ante-mão, ou improvisados na hora por um mestre que conhece bastante o cenário - mas acho que são como as minas terrestres, não saem andando procurando por vítimas e nem vão atrair ninguem pra uma tocaia (  XD ). Essa mentalidade me parece meio resquício de railroading - de que coisas criadas/planejadas anteriormente pelo mestre terão que ser obrigatoriamente utilizadas em jogo. 

Mas enfim, são só meus dois cents. ;)
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Offline Darklord Morius

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #28 Online: Abril 19, 2012, 01:09:16 am »
Pode ser que seja railroading, não sei de onde surgiu o termo sandbox, mas em jogos de videogame/computador chamados "sandbox" também usam isso que eu uso. Ora, os Pjs podem fazer o que eles quiserem, mas aí eu narra que fumaça e incêndio é possível ser visto na direção do templo do clérigo do grupo... se o grupo quiser verificar o que é, beleza. Se não, ficam sabendo o que foi salvo e o que não foi das cinzas e escombros do templo. Porém eu não faço eles perderem tempo por escolherem outro caminho.

Offline Cebolituz

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Re:Sandbox - dicas e idéias
« Resposta #29 Online: Abril 19, 2012, 01:13:27 am »
Um narrador nosso tentou fazer um jogo sandbox. Foi uma merda basicamente, mesmo eu tentando estimular caminhos diferentes.

Estávamos no mundo dele. Para onde os jogadores vão?

"Para a taverna" como sempre.

E lá vão fazer o quê?

"Beber, cair, provocar alguém do bar e brigar"

Vocês apanharam feio e estão presos pela guarda da cidade por baderna.

"Que merda é essa? Eu soco esse guarda!"

Os 20 guardas te perfuram com suas lanças.

"Sempre assim, guardas hiper-poderosos."

Vocês caem na cela.

"Vamos fugir dela"

Você fogem e vão para a próxima cidade. Para onde irão?

"Vamos para a taverna..."


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??