Autor Tópico: RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?  (Lida 18721 vezes)

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Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #45 Online: Abril 15, 2015, 05:59:33 pm »
Obrigado pela análise e relato das vivências de seus grupos conhecidos, ajuda a entender algumas nuances do que eu tava perguntando (e afirmando do que notei a nivel regional, daqui de Manaus)

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #46 Online: Maio 05, 2015, 05:05:16 am »
Uma coisa que notei na comunidade rpgistica daqui de Manaus é que a maioria (ou os mais vocais, tirando o meu grupo de jogo e uns conhecidos) são de dinossauros conservadores e mãos de vaca. Jogo de fantasia? Só D&D 3.5 ou no máximo do máximo um pathfinder. Nem 4e nem mesmo Old Dragon. Horror? Só presta o Vampiro a Máscara e outros títulos do velho WoD, deixando de lado o novo WoD. Gêneros diferentes? Só os de livros lançados na virada do milênio pela Devir. Gastos com RPG? Quase nulos mesmo, sem interesse por novidades. Pq o público age assim? Depois não podem reclamar que não há evento ou que o RPG em Manaus (e pelo visto, no Brasil) decai e não tem um bom espaço. Reclamam do preço dos livros, mas outros grupos nerds, como os otakus e jogadores de Magic consomem horrores em seus produtos (como toucas, roupas, figurarts, gashapons, action figures, aquelas cartas raras de magic, dentre outros) sem nenhum problema (ou pesando racionalmente, mas com condições de gastar bem no seu hobby favorito). O que leva o RPGista, ao menos o manauara a ser tão mão de vaca e não buscar novidades, seja na forma de jogar ou em busca de cenários e sistemas diferentes?

Adendo: Já vi um mesmo jogador rejeitar jogar numa mesa minha pq o sistema era em inglês. Esse mesmo jogador não gosta do novo WoD porque não tem mais o clã favorito dele e só queria entrar na minha mesa de Dungeon World se pudesse jogar de mago, mas já tinha mago na mesa, pq ele "só joga com mago".

E aqui fica meu desabafo. Inclusive o Aluriel postou na comunidade um desabafo mais indireto, "O Manifesto dos Poliedros", que ficou bem interessante, mas duvido que o público do grupo de facebook tenha captado mesmo as indiretas e mensagens lá.

Sei que estou atrasadíssimo pra discussão, mas quero postar meu relato (ou desabafo?), pois achei o tópico muito interessante. Essa sua descrição bate perfeitamente com o que acontece aqui em Cuiabá-MT (tem mais alguém daqui na Spell?).

RPG é D&D 3.5 e Vampiro: a Máscara, no máximo algum outro título do cWoD.

Pra conseguir jogar D&D 4e foi um parto. 5e, um pouco mais fácil, mas só consegui jogá-la em março deste ano. Meus livros de Lobisomem: os Destituídos eu até vendi, porque fazer as pessoas sequer experimentarem o jogo era um trabalho hercúleo. "nWoD? Pfff... herege! Como pode jogar esta abominação? RPG de verdade é cWoD!!!!111!11!1". As pessoas preferem ficar sem jogar RPG (e reclamar disso o tempo todo!) a jogar algo novo.

Tenho 30 anos, moro aqui há mais ou menos uns 12 anos (jogo RPG há uns 15), e a maioria dos "rpgistas" que conheci durante esse tempo (e eu conheci bastante gente nesse período) são exatamente como você descreveu. Dentre todos que conheci e conheço, sou o único que compra/comprou livros de RPG. E em muitos casos isso se estende até a acessórios básicos como dados.

E vou além, entrando numa outra característica que me incomoda muito... sou o único que pega um livro pra ler, seja para aprender um sistema ou um cenário. Todas as mesas de que participei fora do meu grupo, mas principalmente as de WoD (leia-se Vampiro: a Máscara, muito popular por aqui), foram cheias de jogadores/mestres que nunca leram os livros dos jogos que estão jogando. É tudo baseado no achismo ou "falácia". O cara ouviu algo em algum lugar, e aquilo é a lei. "Fulano explicou pra sicrano, que explicou pra beltrano" e assim continua, e todo mundo joga usando um monte de regras/informações erradas tiradas sei lá de onde. E se um incauto sequer mencionar uma regra "hey, mas não é assim", pobre dele. Será execrado impiedosamente. Bom, talvez as duas coisas estejam ligadas... se essas pessoas não compram livros, como os leriam? :risuando:

Em meados de 2005, 2006, uns caras abriram uma loja de RPG, com direito a espaços privados com mesas grandes e tal, e não aguentou um ano. Nos últimos cinco anos duas lojas muito bem estruturadas de RPG, card games e colecionáveis abriram aqui. Ambas deram muito certo no MTG com FNM, pre-release e eventos do tipo. Ambas abriram as portas fazendo eventos de RPG, inclusive sancionados da WotC como aqueles gamedays da 4e, adventurers league, e em pouco tempo as duas abandonaram o RPG completamente. Deixaram de organizar eventos, e também renovar suas estantes de livros de RPG. E é claro que todas essas pessoas de que falei reclamam de como tem pouco apoio pra RPG na cidade...

É um comportamento bizarro.
« Última modificação: Maio 05, 2015, 07:25:02 pm por Freakey »

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #47 Online: Maio 05, 2015, 12:47:16 pm »
Freakey

Uma pergunta: A maior parte do tempo que passou em mesas de RPG foi como DM/Narrador?  :)

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #48 Online: Maio 05, 2015, 01:21:34 pm »
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sou o único que pega um livro pra ler, seja para aprender um sistema ou um cenário. Todas as mesas de que participei fora do meu grupo (...) , foram cheias de jogadores (edit) nunca leram os livros dos jogos que estão jogando. É tudo baseado no achismo ou "falácia".

No meu caso era D&D 3.5 com jogadores. Entendo esse sentimento  :ops:

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #49 Online: Maio 05, 2015, 01:28:49 pm »
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sou o único que pega um livro pra ler, seja para aprender um sistema ou um cenário. Todas as mesas de que participei fora do meu grupo (...) , foram cheias de jogadores (edit) nunca leram os livros dos jogos que estão jogando. É tudo baseado no achismo ou "falácia".
...
No meu caso era D&D 3.5 com jogadores. Entendo esse sentimento

Esse sentimento provavelmente é universal. RPG é mais uma forma de "cultura oral" do que escrita, e não vejo nenhuma forma (ou mesmo motivo) de modificar isso.

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #50 Online: Maio 05, 2015, 07:19:12 pm »
Freakey

Uma pergunta: A maior parte do tempo que passou em mesas de RPG foi como DM/Narrador?  :)

Não. Essas experiências foram na maior parte das vezes fora do meu grupo regular de RPG, e nessas ocasiões eu narrei/mestrei uma ou outra vez apenas. Aliás, o que mais encontrei na minha "carreira rpgística" foram mestres/narradores mongolóides que se divertem mais em zuar jogadores, matar/ferrar os PJs de alguma forma tosca e sem sentido, e situações do tipo que eu tenho certeza que todo mundo aqui já vivenciou muitas vezes, do que em criar uma boa história, narrar as cenas de forma detalhada e interpretar NPCs memoráveis.

Dentro do meu grupo, sim, acho que fui DM 90% das vezes, mas pro meu grupo só se aplica a parte sobre a resistência a coisas novas. O que é uma pena...

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sou o único que pega um livro pra ler, seja para aprender um sistema ou um cenário. Todas as mesas de que participei fora do meu grupo (...) , foram cheias de jogadores (edit) nunca leram os livros dos jogos que estão jogando. É tudo baseado no achismo ou "falácia".
...
No meu caso era D&D 3.5 com jogadores. Entendo esse sentimento

Esse sentimento provavelmente é universal. RPG é mais uma forma de "cultura oral" do que escrita, e não vejo nenhuma forma (ou mesmo motivo) de modificar isso.

Isso é um fato. RPG se aprende com alguém explicando. E eu particularmente adoro ensinar um RPG, seja pra algum jogador novato, ou um RPG novo pra jogadores veteranos.

Mas sempre digo enquanto ensino que aquilo que estou passando pras pessoas é o básico, e o pior de tudo, é o meu entendimento do sistema/cenário, e não deve ser tomado como uma verdade universal. Sempre recomendo que peguem o livro depois pra se aprofundar, e até pegar algo que eu talvez tenha deixado passar.

O que eu critico não é a "cultura oral", mas o fato de que apesar das pessoas gostarem muito de RPG nunca pegarem um livro sequer pra ler, mesmo apenas um trecho que seja. Eu conheço pessoas extremamente fanáticas por Lobisomem: o Apocalipse e Vampiro: a Máscara, do tipo que se você chamar pra um jogo o cara larga qualquer coisa que estiver fazendo, e que NUNCA leram uma frase de um livro.

Acho que estou desvirtuando o tópico... kkkkkk :laugh:
« Última modificação: Maio 05, 2015, 07:34:14 pm por Freakey »

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #51 Online: Maio 05, 2015, 10:31:44 pm »
Vou discordar em parte. Realmente, é mais fácil aprender com alguém ensinando.
Mas não querer aprender pela dificuldade de ler um novo sistema, me parece uma desculpa. Existem realmente sistemas pesados, difíceis de aprender e que levam muito tempo para entender. Mas igualmente existem sistemas cujos livros são divertidos de ler e cujos sistemas são diretos. Nem todo sistema é feito de um livro de 300 páginas de regras, com exceções e casos especiais.

Na minha opinião, quem se recusa a ler um livro de 100-200 páginas (o que costuma ser a média dos livros de RPG que vejo sendo lançados por aí hoje em dia), é o pessoal que não gostar de ler. Nenhum problema nisso, tem gente que tem dificuldade, tem gente que prefere fazer outras coisas com seu tempo livre, mas a discussão do tópico está fazendo parecer que ler um livro de RPG é uma tarefa pesada, difícil e chata. Existem livros de RPG horríveis de ler, mas da mesma forma existem livros muito divertidos. Estou terminando o Feng Shui 2 agora, li em uma semana e posso dizer que mesmo na lista de armas (algo que normalmente abomino), ele foi divertido (o autor faz referências e piadas com personagens famosos ao longo da descrição das armas).

Lembro de ter visto uma pesquisa a pouco tempo que 70% dos brasileiros não costuma comprar livros, então acredito que essa recusa de aprender sistemas ou ler os livros dos jogos que eles já possuem, possa ser em parte por essa falta de vontade/costume de ler. Não porque é trabalhoso ou difícil ler um livro de RPG.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #52 Online: Maio 06, 2015, 02:52:44 am »
Antes de tudo, um texto excelente que eu espero fazer um tópico baseado nele em breve: Indie Games are Missing the Target. Ignorando todo o jargão vindo diretamente do Cult of Ron, o elitismo óbvio, esses trechos são ótimos para essa discussão:

I’m starting to think that one of the big reasons for the success and longevity of IGT [RPGs "Normais"] games lays in the fact that they empower a very specific kind of people. People passionate (stubborn?) enough to put a lot of effort, time and energy to get what they want from a game that in and of itself works against them. People dedicated enough to their hobby to buy, read and understand a book of 300 pages “just to play a game”. People willing to explain such a game to others, to actually find others to play, pitching the game enthusiastically in order to convince friends to sit down and play, that day, at that hour, once a week.

I’m obviously talking about GMs.

Everyone else at the table comes and goes, but these enthusiasts stay and keep spreading and supporting the hobby. In other types of media they would be called Hardcore roleplayers. In my personal experience not all hardcore roleplayers are GMs, but all GM are hardcore roleplayers (at least until they burn out due to the heavy toll such way of roleplaying demands, but that’s a different story).

...
 
It’s no news that IGT games have plenty of drawbacks, we all know them well; but their very structure seems to be ideal to achieve two results:

1. it is appealing to hardcore roleplayers; they are the kind of people that seem to not mind the work that is required of them, and in turn get a very high level of personal empowerment both at the table and in their gaming social circle

2. thanks to the work of a few hardcore gamers, a lot of casual/non roleplayers can play with almost zero effort; such “large” numbers make it easier to eventually find new potentially hardcore roleplayers

It’s not a perfect mechanism, not even an efficient one to be frank, but something somewhere is definitely working.

Conversely most coherent games seem to expect Casual/Non roleplayers to do what Hardcore ones do (as in: go to your friends and convince them to sit down to play and then run/facilitate the game for them) and to do it without any special gold star empowerment, as such games tend to establish an egalitarian (healthier?) environment where one might be a facilitator or GM but then gets no special kudos for it (and instead might get frustrated when he sees, dealing with Casual/Non players, how no one else rises up to be a facilitator/GM in her place, feeling stuck in a traditional-ish GM-like role all over again).


Embora eu não veja essa diferença tão óbvia quanto o autor insiste que existe, há algo importante aqui:  Esse tópico é majoritariamente feito por "Hardcore Players" reclamando da forma como "Jogadores Casuais" encaram RPGs. Basicamente algumas pessoas estão dispostas a investir tempo e dinheiro considerável em RPGs, enquanto a maioria dos jogadores prefere honestamente algo "Plug'n'Play" e jogam mais por outros fatores extra-jogo.
« Última modificação: Maio 06, 2015, 02:56:19 am por Khalid al-Walid »

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #53 Online: Maio 06, 2015, 08:28:29 am »
Sobre ler os livros eu faço questão de ler cada um que eu tenho. se eu comprei eu vou ler horas ! e eu sempre recomendo aos jogadores lerem também, por que mesmo que demore um tempo quando o jogo começar todo mundo já vai saber como funciona e não vai ter que ficar parando pra perguntar "como funciona isso ?"
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Offline taverneiro

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Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #54 Online: Maio 17, 2015, 12:06:52 pm »
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Basicamente algumas pessoas estão dispostas a investir tempo e dinheiro considerável em RPGs, enquanto a maioria dos jogadores prefere honestamente algo "Plug'n'Play" e jogam mais por outros fatores extra-jogo.
Exato.

Eu vou dizer isso com base na minha experiência: vc dificilmente vai encontrar um grupo composto inteiramente de jogadores "hardcore". E mesmo os que são hoje, terão prioridades diferentes daqui um tempo.

Eu jogo MUITO RPG - uma a duas vezes por semana, tenho sempre uma campanha em andamento (do gênero Sword & Sorcery) e intercalo com aventuras de outros gêneros - usando o MESMO sistema. Mas existe um detalhe importante: minhas aventuras não requerem preparação e as sessões são de duas horas, quando muito três.

Esse formato "ágil" me permitiu jogar muito mais frequentemente do que quando eu era jogador hardcore de D&D, por exemplo. Agora eu me preocupo em contar uma história que faça sentido e que as pessoas se sintam presas a elas. Mas é só isso. Nada sai da mesa a não ser comentários esparsos ao longo da semana.

Em resumo: vc não precisa ser "só" um jogador casual para apreciar as facilidades de um sistema "Plug'n Play". Um bom GM fará horrores com o que lhe for dado e isso ajudará vc a manter um grupo composto por hardcores e casuais. RPG só será legal quando ele não for nada demais. Tão fácil quanto ligar a TV (que vai morrer antes do RPG de mesa, por sinal), ou jogar Poker, por exemplo.
« Última modificação: Maio 17, 2015, 12:15:50 pm por taverneiro »
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

"RPG é pra jogar, c@r#$ho!!! Abandone o ódio e vai jogar alguma coisa" - Eu

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #55 Online: Maio 17, 2015, 05:19:04 pm »
taverneiro

Eu coloquei o "Plug'n'Play" mais como uma atitude de jogo do que algo ligado a algum sistema em específico. Essa atitude pode ser encontrada em RPGs de Design Coerente (Onde ela pode ser usada explicitamente pelo autor) como Incoerente (Onde ela ocorre porque a maioria dos jogadores não quer investir tempo em sistemas, metaplot e/ou cenários complexos, surgindo o estilo "Magical Tea Party")

Citar
Eu vou dizer isso com base na minha experiência: vc dificilmente vai encontrar um grupo composto inteiramente de jogadores "hardcore".

Pessoalmente, eu acho quase impossível um grupo de jogadores hardcore durar, porque esse perfil de jogador tende a ter preferências e desgostos bastante explícitas e não tende a ser muito hábil em negociar e aceitar outras preferências.

Aliás, para deixar mais claro, quando eu escrevo "Jogador Hardcore", eu tenho em mente boa parte dos frequentadores da sessão de RPG de fóruns, seja lá qual tipo de RPGs eles são entusiastas. Usando um trecho de um post anterior:

Por fim, o óbvio: O tipo de RPGista que posta na Spell é relativamente diferente do RPGista médio, Nós, assim como alguns Old School Gamers e Forgistas, somos uma minoria vocal com gosto idiossincrático e diversas frescurites, com um leve complexo de superioridade e uma arrogância ímpar. Um RPGista "médio" joga o que seu amigos jogam e o que tem quem mestre.
« Última modificação: Maio 17, 2015, 05:24:10 pm por Khalid al-Walid »

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #56 Online: Junho 01, 2015, 04:50:32 pm »
Antes de tudo, um texto excelente que eu espero fazer um tópico baseado nele em breve: Indie Games are Missing the Target. Ignorando todo o jargão vindo diretamente do Cult of Ron, o elitismo óbvio, esses trechos são ótimos para essa discussão:

I’m starting to think that one of the big reasons for the success and longevity of IGT [RPGs "Normais"] games lays in the fact that they empower a very specific kind of people. People passionate (stubborn?) enough to put a lot of effort, time and energy to get what they want from a game that in and of itself works against them. People dedicated enough to their hobby to buy, read and understand a book of 300 pages “just to play a game”. People willing to explain such a game to others, to actually find others to play, pitching the game enthusiastically in order to convince friends to sit down and play, that day, at that hour, once a week.

I’m obviously talking about GMs.

Everyone else at the table comes and goes, but these enthusiasts stay and keep spreading and supporting the hobby. In other types of media they would be called Hardcore roleplayers. In my personal experience not all hardcore roleplayers are GMs, but all GM are hardcore roleplayers (at least until they burn out due to the heavy toll such way of roleplaying demands, but that’s a different story).

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It’s no news that IGT games have plenty of drawbacks, we all know them well; but their very structure seems to be ideal to achieve two results:

1. it is appealing to hardcore roleplayers; they are the kind of people that seem to not mind the work that is required of them, and in turn get a very high level of personal empowerment both at the table and in their gaming social circle

2. thanks to the work of a few hardcore gamers, a lot of casual/non roleplayers can play with almost zero effort; such “large” numbers make it easier to eventually find new potentially hardcore roleplayers

It’s not a perfect mechanism, not even an efficient one to be frank, but something somewhere is definitely working.

Conversely most coherent games seem to expect Casual/Non roleplayers to do what Hardcore ones do (as in: go to your friends and convince them to sit down to play and then run/facilitate the game for them) and to do it without any special gold star empowerment, as such games tend to establish an egalitarian (healthier?) environment where one might be a facilitator or GM but then gets no special kudos for it (and instead might get frustrated when he sees, dealing with Casual/Non players, how no one else rises up to be a facilitator/GM in her place, feeling stuck in a traditional-ish GM-like role all over again).


Embora eu não veja essa diferença tão óbvia quanto o autor insiste que existe, há algo importante aqui:  Esse tópico é majoritariamente feito por "Hardcore Players" reclamando da forma como "Jogadores Casuais" encaram RPGs. Basicamente algumas pessoas estão dispostas a investir tempo e dinheiro considerável em RPGs, enquanto a maioria dos jogadores prefere honestamente algo "Plug'n'Play" e jogam mais por outros fatores extra-jogo.

Esse post é tão perfeito que fiquei até molhadinho. E ele basicamente explica a frustração atual com meus grupos de rpg - eu fico doido pra testar a centena de jogos novos que enfeitam a minha estante, mas a galera só quer (1) Shadowrun ou (2) D&D. Em ambos os casos são os jogos esses grupos jogam "desde sempre". O primeiro grupo até me deu uma fagulha de esperança quando, após assistir ao novo Mad Max, vieram com a ideia de jogar pós-apoc, o que me deu a oportunidade de apresentá-los a Apocalypse World. Porém, mal acabei o blurb de venda eles já enfiaram: "Ah cara, é mais facil adaptarmos as regras do Shadowrun de uma vez".  :parede:

O rpg infelizmente é como aqueles jogadores de videogame que só jogam Winning Eleven e Call of Duty. Eles compram consoles de 1.5k só pra jogar esse dois jogos. Daí você vem e propõe algo diferente e eles torcem o nariz: "Ah cara, videogame pra mim é só futebol e tiro".  :bwaha:
« Última modificação: Junho 01, 2015, 07:39:09 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline ferdineidos

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Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #57 Online: Junho 02, 2015, 11:13:54 am »
O rpg infelizmente é como aqueles jogadores de videogame que só jogam Winning Eleven e Call of Duty. Eles compram consoles de 1.5k só pra jogar esse dois jogos. Daí você vem e propõe algo diferente e eles torcem o nariz: "Ah cara, videogame pra mim é só futebol e tiro".  :bwaha:

Mais ou menos. A questão é que o tempo passa e cada vez menos temos tempo para dedicar a novos jogos e coisa e tal. Então, o RPG torna-se aquele hobbie confortável onde você vai relaxar jogando o que já conhece e gosta.

Um exemplo é que meu grupo praticamente não joga nada que não seja fantasia medieval.

Eu lembro que quando saiu a 3ª edição do D&D o meu grupo ficou bem empolgado. Conversando com um amigo na faculdade (sim, sou velho) que jogava 2ª Edição eu falei pra ele testar a nova, que inclusive emprestava os livros novos pra ele. Ele disse simplesmente que o que eles jogavam atendia as necessidades deles e não tinham tempo nem disposição para aprender algo novo. É isso, RPG normalmente é hobbie e hobbie se resume a se divertir, muitas vezes fazendo a mesma coisa repetidas vezes.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Offline Smaug

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Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #58 Online: Junho 02, 2015, 01:05:41 pm »
Concordo com o Ferdineidos nessa... some a isso o fato de qualquer rpg te dar tanta opção, mesmo que você conte só com o básico, que é dificil alguém esgotar tudo o que ele tem pra fazer com o jogo... cacete, nem com Hero Quest eu acho que eu fiz isso  :b
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #59 Online: Junho 02, 2015, 03:09:20 pm »
O rpg infelizmente é como aqueles jogadores de videogame que só jogam Winning Eleven e Call of Duty. Eles compram consoles de 1.5k só pra jogar esse dois jogos. Daí você vem e propõe algo diferente e eles torcem o nariz: "Ah cara, videogame pra mim é só futebol e tiro".  :bwaha:

Mais ou menos. A questão é que o tempo passa e cada vez menos temos tempo para dedicar a novos jogos e coisa e tal. Então, o RPG torna-se aquele hobbie confortável onde você vai relaxar jogando o que já conhece e gosta.

Um exemplo é que meu grupo praticamente não joga nada que não seja fantasia medieval.

Eu lembro que quando saiu a 3ª edição do D&D o meu grupo ficou bem empolgado. Conversando com um amigo na faculdade (sim, sou velho) que jogava 2ª Edição eu falei pra ele testar a nova, que inclusive emprestava os livros novos pra ele. Ele disse simplesmente que o que eles jogavam atendia as necessidades deles e não tinham tempo nem disposição para aprender algo novo. É isso, RPG normalmente é hobbie e hobbie se resume a se divertir, muitas vezes fazendo a mesma coisa repetidas vezes.

Acho que estamos falando de duas coisas diferentes aqui, Ferdineidos.

Por um lado, sim, concordo que ocorre essa "estafa" (é assim que se escreve ? preguiça de googlar) com a maioria das pessoas após anos de exposição a uma atividade. Eu mesmo sou um exemplo: sempre me amarrei nos mais diversos games de PC, de Shooters a Adventures a RPGs a Simuladores etc. Se era novidade, eu ficava fissurado. De uns anos pra cá, porém, só tenho paciência pra jogos com curva de aprendizagem baixa/rápida.

Outra coisa é o perfil de jogador que é introduzido a uma mídia/hobby através de um determinado sub-gênero deste e nunca mais se interessa em experimentar outro sub-gênero. É o caso do jogador de videogame que citei ali em cima, que tem PS4 só pra jogar FIFA. Ou o leitor que só le Harry Potter. Ou do RPGista que começou com Shadowrun e não quer nem testar outra coisa. Ou a minha mãe, que só assiste filmes de ação-porrada com atores famosos (de preferência Chuck Norris) e se você sugerir qualquer outro tipo de filme ela dorme no meio e acorda dizendo "Ah, o filme tava muito parado".  :shoray: :shoray: :shoray:

Em outras palavras: é diferente o cara que consumia obras de vários tipos e gêneros e passa a restringir seu consumo por falta de tempo ou paciência ou whatever (eu), do cara que só consumiu um tipo de obra/gênero a vida toda independente de qualquer coisa (minha mãe). Mas hey, não to fazendo juízo de valor, ok ?  Cada um se diverte como gosta.  :victory:
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen