Autor Tópico: RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?  (Lida 18990 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #30 Online: Outubro 09, 2013, 10:47:04 pm »
Citar
E quando o mestre, que é um "Autista Recuperado", tira regra do cu e começa a dizer que "fogo não gera luz" pra te impedir de fazer coisas simples?

Nesse caso, você pratica interpretação textual do incrivelmente complexo trecho que eu escrevi e você citou: Se a regra é aplicada coerentemente e com todo o grupo aceitando:)



Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #31 Online: Outubro 09, 2013, 11:11:25 pm »
Se o resto do grupo concorda, e você não, "Aquele Cara" é você.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #32 Online: Outubro 09, 2013, 11:42:56 pm »
Quando o grupo todo não se aplica a seu modo de jogar/narrar, o melhor a fazer é catar outro grupo. Mas mesmo assim tem momentos que dá raiva.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #33 Online: Outubro 10, 2013, 12:29:51 am »
    Tirado do /tg/ que eu considero a melhor comunidade de rpg do mundo.

    • That Guy is the /tg/ version of Scumbag Steve, but somehow he's worse. Jesus. Christ.
    • That Guy never brings his own food, and always steals everyone else's.
    • That Guy never shares his Cheetos, and he always gets orange dust all over everything. He doesn't clean his hands off before touching YOUR minis and books, either.
    • That Guy will always bring cheese to the table, enough to cause the other players to instantly become lactose intolerant and choke.
    • That Guy never bothers to learn the rules, but will happily crash play to a halt every single turn.
    • That Guy will try to fight against the party and consider himself clever, but will ragequit when the party kills him.
    • That Guy always has to play his own homebrew race and class, both of which are horribly overpowered.
    • That Guy inserts his creepy fetishes into everything, and is the reason men are banned from playing women in your group.
    • That Guy has tendency to get really mad over nothing.
    • THAT FUCKING GUY.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #34 Online: Outubro 10, 2013, 09:33:10 am »
Citar
Okay, sendo mais preciso, o "dominar" não quer dizer "compreender o sistema como ele foi desenvolvido para funcionar e de acordo com os livros", mas sim "entender o sistema o suficiente para conseguir jogar numa campanha do seu grupo".

Se a regra é aplicada coerentemente e com todo o grupo aceitando, não vejo o menor problema nelas - por mais estúpida que seja segundo o RAI, RAW e pelo "Bom Senso".

Não é o caso. A maioria dessas pessoas não tem um "grupo", mas jogam com iniciantes que depois de um tempo encontram grupos de verdade. Então, sim, eles podem tirar qualquer regra do cu.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #35 Online: Outubro 10, 2013, 12:13:01 pm »
Aqui em Campos existem grupos novos e antigos. Jogadores perdidos e outros em vários grupos. Boa parte se concentra na Federal/CEFET/IFF, mas eu mesmo já não tenho mais disposição de buscar novos jogadores por lá e vivenciar o mundo acadêmico mais uma vez.

Do grupo que jogávamos no passado (uns 15 integrantes) poucos restaram aqui na cidade e, destes, fora os que perdi contato, creio que apenas eu continuo jogando. Ao menos vou dando algum gás ao hobbie, mas não conheço ninguém mais na cidade colecionando ou investindo em livros de RPG. Não omito, entretanto, que me afastei da socialização rpgista há algum tempo. Talvez eu enxergue o cenário de outra forma se encontrar mais grupos no futuro.

Uma coisa muito ruim por aqui, mas não sei se é regional, é que o lobby "uma vida profissional de sucesso não tem lugar para hobbies infantis" é muito forte. Campos é uma cidade de aparências, enfim, você tem que se mostrar alguém para ser alguém. Para muitos o RPG abaca sendo forçado a sair do circuito quando você assume sua vida adulta.
Somos todos bots!

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #36 Online: Outubro 10, 2013, 01:47:53 pm »
Eu tenho quicado de cidade em cidade desde que comecei a faculdade, então já tive vários grupos, porém, a sindrome do dinossauro que não quer evoluir apareceu em poucos. Um ou outro que cismava que AD&D era muito melhor que 3.X, ou que não tinha entendido que o Réquiem não era uma continuação da Máscara. Mas mesmos esses passaram tranquilamente para a 4e ou para o novo vampiro quando tiveram oportunidade, inclusive comprando os livros. Mas a maior barreira mesmo é aprender o sistema novo. A galera até comprava os novos livros, mas não lia e usava as informações obtidas de fóruns ou listas de discussão (nem sempre corretamente bem interpretadas ou misturando conceitos com nomes parecidos, como achar que pontos de ação na 4e são ganhos por se fazer façanhas heróicas), as vezes rolava uma discussão até você apontar o trecho no livro. Investir no hobby quem gosta mesmo investe (mesmo quem não tem tempo de jogar, compra livros só porque gosta), o problema é tempo e disposição para sentar e ler, entender um sistema e por em prática (nesse ultimo rola a falta de tempo, com certeza meu grupo atual gostaria de jogar tudo o que nos temos em nossas estantes de livros, mas na falta de tempo acabamos ficando só no que a gente já conhece).
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline DragaSBitter

  • RPGistas unidos, jamais serão vencidos!
    • Ver perfil
"
« Resposta #37 Online: Outubro 10, 2013, 03:53:27 pm »

Uma coisa muito ruim por aqui, mas não sei se é regional, é que o lobby "uma vida profissional de sucesso não tem lugar para hobbies infantis" é muito forte. Campos é uma cidade de aparências, enfim, você tem que se mostrar alguém para ser alguém. Para muitos o RPG abaca sendo forçado a sair do circuito quando você assume sua vida adulta.

Falou certissimo Arcane, parece que vc é imaturo por jogar RPG e não é condizente com uma trajetória pessoal ou profissional de "sucesso", como dita a nossa sociedade atual... well, fuck that  shit!!! Eu posso ser considerado um dinossauro, pois comecei a jogar D&D Basic em 1991, aqui em Petrópolis, em cópias xerox de uma edição de Portugal, e ao longo dos anos fiz a transição para o AD&D 2nd Edition, Gurps, Vampire... na época da faculdade, deixei de jogar um pouco, mas retornei vários anos depois com a 4rth Edition do D&D e com o Old Dragon, um retroclonezinho que eu curto muito... nesse meio tempo, meus grupos antigos se desintegraram, muitos amigos hoje renegam o RPG e outros preferem nem lembrar que um dia já jogaram... enfim, FUCK THEM... hoje, jogo RPG com meus sobrinhos (todos na média de 10 anos), e eles me surpreendem ao absorver as regras de uma quarta edição de maneira natural, pois tem a facilidade advinda dos card games (Pokemon, Magic) e dos videogames (eles adoram subir de nível. ou "upar", como eles dizem. A mentalidade dos grognards tem que ser respeitada, pois faz parte dos fundamentos que criaram o jogo que todos nós amamos, mas acaba sendo um círculo vicioso que não leva a lugar nenhum (veja a página do D&D no facebook, por exemplo, e sempre tem muitas pessoas lá reclamando que o D&D virou MMO, virou videogame, que um mago não devia lançar magic missiles todo turno como se estivesse apertando um botão sem parar no joystick, etc, etc, etc..), mas a grande verdade é que a evolução faz parte das coisas, sejam elas filmes, videogames ou RPGs. Alguns tem as mentes mais abertas a isso, outros não... então estou de certa maneira "dogmatizando" meus  sobrinhos no RPG, assim como fui um dia por outros jogadores mais experientes. Essa é a minha experiência hoje em dia, e isso me basta, não fico procurando novosa grupos aqui na minha cidade, justamente para evitar essas discussões pseudo-ideológicas sobre Guerras de Edições e outras  m...
Bom, é só isso que tinha a falar sobre o assunto, me desculpem o testamento e se eu falei muita besteira, porque o assunto é apaixonante... aproveito para recomendar aos irmãos spellianos o último livro lançado sobre D&D e um dos melhores já escritos sobre RPG: "Of Dice and Men", de David Ewalt, que fala muito sobre o que discutimos aqui (já disponível para iPad, Android e na Amazon, entre outros...)  :victory:
« Última modificação: Outubro 10, 2013, 03:56:43 pm por DragaSBitter »

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #38 Online: Outubro 10, 2013, 06:30:11 pm »
Citar
Uma coisa muito ruim por aqui, mas não sei se é regional, é que o lobby "uma vida profissional de sucesso não tem lugar para hobbies infantis" é muito forte. Campos é uma cidade de aparências, enfim, você tem que se mostrar alguém para ser alguém.

Nope, é relativamente global, vide a percepção que ainda existe que Videogames/PCs (dedicados a jogos) são atividades infantis. Contudo, eu não me incomodo com isso, basta apenas saber ser discreto e não sair anunciando aos quatro ventos suas preferências nessa área.

Citar
. Para muitos o RPG abaca sendo forçado a sair do circuito quando você assume sua vida adulta.

Normal, isso é feito com diversos hobbies durante toda a vida. Alguns jogadores se cansam dele, encontram outro hobby ou ocupam seu tempo dedicando-se a outra atividade.

Citar
A mentalidade dos grognards tem que ser respeitada,

Não, não tem.
« Última modificação: Outubro 10, 2013, 06:31:52 pm por Dantès »

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #39 Online: Outubro 10, 2013, 07:51:51 pm »
Faço coro ao Elven. Não, não tem.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline DragaSBitter

  • RPGistas unidos, jamais serão vencidos!
    • Ver perfil
Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #40 Online: Outubro 10, 2013, 09:31:03 pm »
Falei no sentido de respeitar, mas não necessariamente concordar, como você respeita ouvir a opinião de uma pessoa mais velha, mesmo que ela esteja defendendo uma posição de bosta na sua interpretação..  :hum:

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #41 Online: Outubro 10, 2013, 11:22:14 pm »
Citar
Falei no sentido de respeitar, mas não necessariamente concordar, como você respeita ouvir a opinião de uma pessoa mais velha, mesmo que ela esteja defendendo uma posição de bosta na sua interpretação..  :hum:

As únicas pessoas mais velhas que você tem que respeitar são seus familiares e aqueles que você convive. Quando eu penso em Old School Gamers (ainda mais no Brasil), eu sei que são aqueles que são no máximo, uns 10 anos mais velhos que eu. Estamos falando de pessoas adultas ou na meia-idade, não de "Distintos Senhores".

E para ser mais claro, se olhar nesse tópico, a minha postura é mais próxima de "Eu respeito a pessoa, tolero a forma de jogo - mas não tenho o menor pudor de criticar a ideia que move" Old School Gamers. Ideias e Mentalidades não tem sentimentos, só defensores.

Vide o fato que eu passei a maioria do tópico defendendo a validade da postura que o Youkai_X critica.
« Última modificação: Outubro 17, 2013, 07:47:55 am por Dantès »

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #42 Online: Outubro 10, 2013, 11:23:25 pm »
Cara, normalmente eu não respeito a opinião de alguém que diga "nós sabemos mais que você" porque tem mais tempo... como se tempo em ter entretenimento valesse alguma coisa.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #43 Online: Outubro 17, 2013, 07:30:23 am »
Bom eu mestro desde os 13 anos e tenho 32 atualmente, me considero um Dinossauro e tenho um grupo de jogo composto por 7 "senhores" entre 27 a 35 anos jogando.

Em relação a grana e investir em livros eu acho que só uma das duas realidades e valida, a de ser conservador com seu sistema preferido.

No meu grupo basicamente eu e outro amigo sempre somos os mestres (eu com muito mais frequência)

Normalmente eu sempre leio novos sistemas e cenários, mesmo sabendo que meu grupo dificilmente vai querer jogar novos sistemas e novos rpgs, ele querem aproveitar o pouco tempo que tem para "progredir" com os personagens das campanhas já existentes, por esse motivo normalmente jogamos o mesmo grupo de rpg.

Como jogamos todas as quintas e de sábado a cada 15 dias normalmente temos sempre duas campanhas de jogo em andamento, normalmente de sistemas diferentes.

Mas devo admitir que dificilmente mudamos muito de jogo, eu particularmente comprei esse ano o Um Anel e 13° Age, meu parceiro que mestra comprou pelo menos uns 5 livros da linha Pathfinder.

Apesar de sermos "dinossauros' experimentamos o Novo Mundo das Trevas por 1 ano e meio (jogamos Vampire Requiem e Werewolf) e por uns 3 anos ou mais jogamos D&D 4° (e investimos pesado em minis, eu não mestrava com miniaturas com o AD&D e nem com a 3° edição de D&D), hoje eu calculo que gastei aproximadamente uns 6000 reais em D&D miniatures e devo ter usado cerca de 25% de tudo que comprei até agora.

Mas como grupo a galera meio que ficou enjoada de D&D 4° e new WoD, tanto que estamos voltando a jogar Lobisomem Apocalipse, Vampiro a Máscara, Pathfinder e assim por diante...

Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Resposta #44 Online: Abril 15, 2015, 04:35:46 pm »
Bem... tenho 35 e jogo desde os 13... tambem me considero um Dinossauro então acho que posso dar minha opinão de como se comporta uma parte da cena Paulistana em relação a esse tema:

Tenho dois grupos de amigos RPGistas... tem os que jogam esporadicamente alguma coisa  por motivos de trabalho/familia/pós-gradução/filhos... e por esporadicamente eu digo uma campanha curta a cada 3 ou 4 anos... pra esses caras realmente não há motivação pra perder tempo aprendendo coisas novas porque quando eles podem jogar alguma coisa... eles querem curtir o trivial... relembrar os bons tempos... no geral eles não tão enjoados dos velhos D&D/WoD, então não tem mesmo motivação alguma pra querer sair disso...
A maior parte deles tem outros hobbies onde gastam a maior parte do seu tempo livre ou recursos, e jogam rpg mais pra reencontrar velhos amigos do que pelo jogo em si...

Outros são Hard core gamers (como eu), que apesar de ficarem de vez em quando sem jogar... continuam lendo sobre o jogo e se atualizando...  Esses caras costumam curtir jogos mais novos numa boa... apesar de ter seus gostos pessoas (4th ed por exemplo, os caras acham que é WoW, ja mestrei Mutants and masterminds pra eles tb... e os caras disseram que não conseguiram curtir o jogo por causa do sistema)

Tem um 3º grupo que é a galera que nunca saiu de fato da era WoD... os caras que só jogavam live e que ficaram órfãos quando os lives acabaram... Esses caras no gerla jogam coisas tão "Free-style" que não querem aprender um sistema novo porque eles não usam sistema mesmo... é tudo decidido pelo mestre e foda-se... eu tb entendo o lado deles... apesar que dificilmente curto jogar uma mesa dessas...

Concluindo? aprender um sistema novo é dispensável pra mim... eu gosto de procurar um ou outro que me agrade... mas desde o D&D 3.5 que eu não sinto falta de um sistema novo... E como aprender sistemas costuma exigir algum investimento ($$ ou tempo) eu só me esforço pra aprender por amor ao hobbie...