haha, gostei deste tópico, uns amigos meus estavam a discutir algo similar
comparando com algumas pessoas que jogavam com a gente à uns 10 anos e tem atitude parecida e tal.
Claro que aqui tem várias respostas meio malucas. (sério, aquele video deveria ter o audio inteiro estudado por anos).
Agora, eu considero os dinossauros o povo que passou dos 30, já que eu estou chegando nesta casa em breve. mas vai saber, posso ser dinossauro.
Me considero privilegiado, já que aqui em São Paulo atualmente tenho dois grupos de rpg (um semanal, um quinzenal onde jogam as esposas também de outros veteranos também).
Vejamos se me enquadro num dinossauro conservador mão de vaca.
Uma coisa é verdade, eu não invisto no hobby nacional tem décadas.
Mas em geral, deve ser por que eu sou extremamente regrado quanto aos meus gastos de lazer. Definitivamente não compro por impulso, acabo guardando e gastando quando algo legal aparece (tipo esse ano, acabei indo na Quakecon e na Gencon, já que as duas cairam na mesma quinzena de agosto). Sei que isso não ajuda em nada o Rpg no brasil.
Sempre estou lendo sobre o que sai novo, coisas mais indies, pois duvidosamente teria tempo pra querer trocar o trivial que rola em ambos os grupos. Vejo como uma questão de tempo, o d&d 3.5, o pathfinder, o gurps (yeah!), o Mago Old Wod, entre outros, estão gravados na cabeça dos integrantes, pelo menos na maioria. Acho que ninguem tem tempo hábil para aprender um sistema novo tão pesado assim pra fazer mais do mesmo.
Ainda que os triviais utilizados tenham problemas, o incomodo de tais problemas parece não superar o incomodo de aprender e começar algo novo.
Alguns indies com regras mais leves rolam sem nenhum problema, e neles percebi algo, muitos sistemas parece fenomenais no papel, mas não resistem a uma sessão.
Se juntar o fato que tempo de socializar entre o povo do rpg geralmente se resume às noites em que há rpg (ou seja, tempo dividido entre contar as novidades, jogar e conversar sobre outras coisas - ah e pedir a comida) fica dificil mesmo colocar algo novo
Das vezes que funcionou (savage worlds), foi pq os 3 mestres gostaram do sistema e o resto dos jogadores também, então foi uma transição boa e pq é um nicho que mata uma vontade que não era saciada por outro (se é que faz sentido)
Sobre grupos fechados, é... sei como é isso. Eu gosto de chamar todo mundo, mas parei quando cheguei a conclusão de que a qualidade da sessão cai demasiadamente com muita gente (6+). O que pode explicar porque os grupos que você poderia querer entrar parecem não existir, forçando a continuar com pessoas de hábitos não tão aprasíveis