Spell
RPG => Dicas & Ideias => Tópico iniciado por: Bispo em Março 10, 2013, 02:19:11 pm
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Recentemente, uns amigos e eu resolvemos jogar RPG pela internet. Como comprar uma licença do Fantasy Grounds estava fora de cogitação, nós saímos em busca de outras alternativas.
De cara, uma boa era o Tableforge. Mas como ele foi descontinuado, migramos pro Roll20 (http://roll20.net/).
Basicamente, o Roll20 é uma mesa de jogo virtual multissistema baseada no navegador. Nele vc cria a sua campanha (com mapas, por exemplo) e convida os jogadores para a partida através de links. Confesso que sou bem iniciante ainda com a ferramenta, mas já vi que ela tem muitos recursos interessantes (como macros, que podem catalogar e arquivar ataques de personagens, por exemplo). Ela tem suporte à voz e video, embora também possa ser lançada via Hangout do G+. Estou bem empolgado com essa nova maneira de jogar. Ah, e ele é gratuito (mas contém recursos não-essenciais que vc pode comprar, como mapas e tokens).
É isso. Alguém também já usou o Roll20 ou outro programa pra jogar via internet (Fantasy Grounds ou mesmo o antigo Tableforge)? Algumas dicas sobre como proceder nesse tipo de "ambiente"? Por exemplo, um dos jogadores sentiu dificuldade em interagir com os outros. Ideias sobre o assunto?
Aliás, será que este tipo de ferramenta é viável para diversos sistemas, como Dungeon World, que tem um pegada mais narrativa?
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Usava o Taulukko antes, mas por ser muito restritivo passei pro RRPG. Nesse, a putaria rolou solta, mas de uma forma ruim: gente burra, gente doida, trolls, uma desgraça.
Taulukko: browser, só entra quem você quer.
RRPG Firecast: programa, pode aparecer qualquer um, lembre de fechar a mesa com senha caso queira ter paz.
2ic: flash e separado do browser, não fiquei muito tempo mas pode ser um pouco útil.
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Eu havia feito um post sobre isso (http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=21&t=4645) há algum tempo na nossa antiga Spell. (e que foi copiado na cara de pau pelo Rona na AllefRPG e sim, sempre vou repetir isso quando o assunto estiver em pauta e não, não vou lá questionar a atitude dele. :linguinha:).
De qq forma, a única coisa que eu sempre procuro lembrar aos jogadores de RPG Online é que o desenvolvimento do jogo é mais lento. Já deixe claro para seus jogadores que jogar online pode trazer apenas uns 3/4 de desenvovilmento do enredo e dos personagens do que se teria em uma sessão presencial. É normal, já que jogar online costuma ter um maior gasto de tempo.
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Nossa, muito bom o post, Arcane. Embora muitas das dicas já tenham sido implementadas na minha mesa, creio que vale para quem está começando a se aventurar neste meio. Será que rola uma atualização nessa incarnação da Spell?
Por ora estou satisfeito com o Roll20 (embora o lag de áudio do Tokbox irrite um pouco e vamos considerar usar ou o Hangout ou o TeamSpeak).
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hum... pior que eu já o tinha feito (http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=921.0), mas havia me esquecido.
É legal o pessoal se interessar por mesas online, principalmente quando formar um grupo presencial se torna difícil às vezes. Só acho uma pena que pagar por uma ferramenta (como o Fantasy Grounds) às vezes se torna uma barreira tão restritiva.
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Legal! Aliás, se quiserem unificar os tópicos, fiquem à vontade.
Só acho uma pena que pagar por uma ferramenta (como o Fantasy Grounds) às vezes se torna uma barreira tão restritiva.
O ruim é morrer com a licença na mão. No começo, é aquela empolgação, depois...
Voltando à experiência de se jogar online. Como disse anteriormente, um jogador teve certa dificuldade para interagir com os outros. Como no início todos falavam ao mesmo tempo, estabeleci que a participação se daria através da ordem de iniciativa (jogávamos DnD 4e). Mas isso pareceu "tolher" alguns jogadores, que tinham iniciativa mais baixa. Como contornar esse tipo de problema numa mesa online sem deixar o negócio desandar e aquilo virar um mercado de peixe?
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Quando jogavamos via msn tinhamos uma regra: se estivesse aparecendo "fulano está digitando" todos (até o mestre) deveriam esperar a mensagem ser enviada e então, somente após todos receberem, alguém poderia falar alguma coisa.
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Hm. É uma saída.
Aliás, já que o assunto gira em torna da escrita. Arcane, no tópico sobre sua campanha online de Pathfinder, vc disse que tem recurso de voz no jogo, mas não faz uso disso para narrativa. Como a história se desenrola, então? Scripts de texto, i.e., as ações são via mensagens textuais?
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O ruim é morrer com a licença na mão. No começo, é aquela empolgação, depois...
Eu considero um "prejuízo" no mesmo nível de comprar um suplemento pra depois não usar ele.
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(...)Arcane, no tópico sobre sua campanha online de Pathfinder, vc disse que tem recurso de voz no jogo, mas não faz uso disso para narrativa. Como a história se desenrola, então? Scripts de texto, i.e., as ações são via mensagens textuais?
O jogo em si se desenvolve via texto. As passagens rotineiras do DM é só copiar e colar (caso vc tenha preparado antecipadamente a aventura, o que recomendo). Os jogadores vão digitando as ações e falas de seus personagens, enquanto comunicam em voz frases rápidas de táticas de combate (- vai lá... flanqueia comigo), ou de ações demoradas (- peraí que to vendo a ficha do personagem aqui), ou até de uma explicação mais precisa (deixa eu falar... esse talento não funciona assim. O certo é... blábláblá).
O problema quando você está em audioconferência com várias pessoas e estas resolvem falar ao mesmo tempo, todos conseguem ouvir apenas um apanhado de berros e grunidos desconexos. Ou seja, para tornar a experiência compreensível, apenas uma pessoa pode falar por vez. Se dá pra narrar assim? Bem, talvez sim, mas o problema está na questão de controlar a vez de quem falar. Nesse ponto, digitação em texto mantém o jogo mais ágil.
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Meu problema pra jogar online sempre foi arrumar um grupo.
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Meu problema pra jogar online sempre foi arrumar um grupo.
Por falta de tentativa, com certeza.
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Na verdade o problema é pra conciliar horários e gostos de sistemas e tal...
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Testa o esqueminha do pbf, cada um postando quando dá. Se nem assim der... ou arranja um grupo novo que tenha os horários disponíveis com os teus, domesticando os infelizes dos novatos ao seu gosto ou aguarda até ter tempo necessário disponível para tal.
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Comecei a narrar um pbf la na Jambo, mas não é tão legal quanto jogar em mesa acabei morgando...
Mas valeu a dica.