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RPG => Dicas & Ideias => Tópico iniciado por: Bispo em Agosto 06, 2015, 09:57:04 pm

Título: Resumão da Gen Con 2015
Enviado por: Bispo em Agosto 06, 2015, 09:57:04 pm
Alguém aí pode fazer (ou indicar um bom) resumão da Gen Con desse ano, por favor?
Título: Re:Resumão da Gen Con 2015
Enviado por: Lumine Miyavi em Agosto 07, 2015, 11:32:48 pm
Com certeza tem alguém capaz de fazê-lo.
Título: Re:Resumão da Gen Con 2015
Enviado por: kimble em Agosto 08, 2015, 12:48:27 am
Cara eu escrevi um resumo pra um blog que imagino que deve sair semana que vem, mas os pontos principais:
-WotC não deu a mínima pra Gen Con. Blá blá blá de que a época não era boa e não fecha com o período onde eles pretendem fazer grandes anúncios e por isso preferem guardar para falar das novidades na PAX. E dois dias depois do fim da Gen Con anunciaram um filme novo, então só ficou ainda mais na cara que eles tão dando cada vez menos importância pro tabletop*;
-A Onyx Path anunciou Vampiro 4e, segunda edição de Hunter the Vigil e em 2016 devem sair Trinity, Pugmire e Scion;
-A Pinnacle vai trazer Savage Worlds: Flash Gordon;
-RuneQuest vai ter uma nova edição, focada em Glorantha e pelo jeito ele voltou a ser o sistema oficial do cenário;
-O tal cenário novo da Green Ronin com o Will Wheaton como colaborador vendeu muito bem.

Sem contar os anúncios pré e pós Gen Con:
-Savage Worlds: Rift
-The Witcher RPG
-Mago 2e ou Promethean 2e devem ser os próximos livros básicos da segunda edição do nWoD
-Exalted 3e já está no final da produção

*Esse é um assunto complicado, longo e que eu posso entrar em detalhes, mas preferi não falar muito pra não desvirtuar a conversa;
Título: Re:Resumão da Gen Con 2015
Enviado por: Bispo em Agosto 09, 2015, 10:25:04 am
-RuneQuest vai ter uma nova edição, focada em Glorantha e pelo jeito ele voltou a ser o sistema oficial do cenário;

Uai?! Vai dividir o cenário com o 13th Age? Como se a história da publicação de RuneQuest já não fosse aquela bagunça...

-The Witcher RPG

Sistema próprio?

Esse é um assunto complicado, longo e que eu posso entrar em detalhes, mas preferi não falar muito pra não desvirtuar a conversa;

Por mim, pode falar aí, se quiser. Estou sem tempo para acompanhar o que esta acontencendo no universo Hasbro/WotC/DnD e seria bom ter um panorama geral do negócio.
Título: Re:Resumão da Gen Con 2015
Enviado por: kimble em Agosto 10, 2015, 10:08:31 am
-RuneQuest vai ter uma nova edição, focada em Glorantha e pelo jeito ele voltou a ser o sistema oficial do cenário;

Uai?! Vai dividir o cenário com o 13th Age? Como se a história da publicação de RuneQuest já não fosse aquela bagunça...

Tradicionalmente RuneQuest sempre foi o sistema de Glorantha. Durante algum tempo HeroQuest tomou esse lugar, mas agora eles estão voltando ao que sempre foi.

-The Witcher RPG

Sistema próprio?

Fuzion.

Esse é um assunto complicado, longo e que eu posso entrar em detalhes, mas preferi não falar muito pra não desvirtuar a conversa;

Por mim, pode falar aí, se quiser. Estou sem tempo para acompanhar o que esta acontencendo no universo Hasbro/WotC/DnD e seria bom ter um panorama geral do negócio.

Vamos lá. Entenda que tudo que vou comentar agora é com base em informações de entrevistas, anúncios e informes.

A intenção era tornar a 4e do D&D num produto carro-chefe da WotC, no mesmo nível de Magic. Isso porque a Hasbro mudou a forma de classificar os produtos internamente e repassou esse modelo para as subsidiárias.

Entretanto, RPG não vende bem assim. Todas as edições de D&D nas mãos da WotC venderam bem, mas nenhuma vende tão bem assim a ponto de ficar na marca que eles precisariam pra tornar o D&D um produto carro-chefe. Então o que eles fizeram nesse caso? Passaram a focar na marca. O tabletop pode não vender bem, mas a marca D&D tem um reconhecimento bem grande e pode ser usada pra vender muita coisa.

Então o que tem sido feito hoje em dia é investir na marca e tudo que ela pode gerar. Por isso o filme, por isso o novo MMO, por isso o foco em várias linhas de produto em vez de ter o tabletop como base e as outras como secundárias.

E por isso não anunciar nada importante na Gen Con também. A PAX tem uma cobertura maior de blogs e sites de videogames e entretenimento, além de maior abrangência em termos de produtos tratados (vai de videogame a jogo de tabuleiro), enquanto a Gen Con tipicamente só aparece em blogs de jogadores, alguns sites importantes de RPG e não gera tanta repercussão. E como o foco não é mais o tabletop mas a marca e todos os produtos que eles podem lançar com ela, faz mais sentido usar como evento principal do ano aquele que é mais abrangente em termos de produtos e gera maior número de notícias em sites grandes de informações voltados a entretenimento.

E por isso também a produção lenta de suplementos pro RPG, o caráter mais tradicional nas regras, o playtest de dois anos, etc. e etc. Não existe mais aquela quantidade de recursos para investir no tabletop como existia em edições anteriores, então eles são obrigados a fazer as coisas de maneira mais devagar.

A participação do D&D esse ano na Gen Con foi inexistente fora das mesas de jogo e a presença dos funcionários. Não houve anúncios, palestras, nada. NADA. E isso nunca tinha acontecido desde que a WotC comprou o D&D.
Título: Re:Resumão da Gen Con 2015
Enviado por: Bispo em Agosto 11, 2015, 07:57:47 am
Tradicionalmente RuneQuest sempre foi o sistema de Glorantha. Durante algum tempo HeroQuest tomou esse lugar, mas agora eles estão voltando ao que sempre foi.


Eu tô ligado. Mas é que achei estranho, dado o recente Kickstarter do 13th Age in Glorantha (https://www.kickstarter.com/projects/416625372/13th-age-in-glorantha/). Bom, recente em termos também, porque essa campanha tem quase um ano já, mas o produto final (o livro) ainda não foi lançado.

(O que parece ser de praxe para o pessoal envolvido com 13th Age. Se sair mesmo o financiamento, espero que a New Order não repita essa prática...)

Título: Re:Resumão da Gen Con 2015
Enviado por: Gun_Hazard em Agosto 15, 2015, 09:48:45 am

A participação do D&D esse ano na Gen Con foi inexistente fora das mesas de jogo e a presença dos funcionários. Não houve anúncios, palestras, nada. NADA. E isso nunca tinha acontecido desde que a WotC comprou o D&D.

Pior é que não vejo previsões de melhoras...

Se por um lado ter a Hasbro como dona do D&D é bom, porque este suporte a outras midias dá uma sobrevida ao rpg tradicional do D&D, por outro este abandono a linha tradicional decepciona.

Não sei se, caso o D&D fosse vendido para uma produtora/editora menor, seria melhor, ou pior.
Título: Re:Resumão da Gen Con 2015
Enviado por: Sirus em Agosto 15, 2015, 02:27:25 pm
Pra mim a unica razão pra hasbro ainda manter o D&D de mesa e pra somar uns centavos nos lucros com a marca
Título: Re:Resumão da Gen Con 2015
Enviado por: taverneiro em Agosto 18, 2015, 09:39:08 am
Sinceramente eu esperava ver um anuncio do tipo D&D 5th agora com OGL. Afinal, foi "promessa" do Mearls. Isso faria com que o D&D TRPG nunca fosse abandonado, mesmo que a Hasbro não dê a mínima.
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Citação de: Bispo em Agosto 09, 2015, 10:25:04 am

    Citação de: kimble em Agosto 08, 2015, 12:48:27 am

        -The Witcher RPG


    Sistema próprio?


Fuzion.

Fuzion? Wowo! Eu curto Fuzion, mas espero que eles coloquem mecanicas específicas para emular coisas do estilo e gênero do jogo. Espero que eles se inspirem em sistemas modernos (Fate, AGE, etc) para montar algo um pouco mais interessante que o que o Fuzion oferece por padrão.