Autor Tópico: Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)  (Lida 2321 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)
« Online: Junho 11, 2012, 07:26:28 pm »
Olá Spellianos,

Deve fazer um bom tempo que não abro um tópico.

Estou desenvolvendo um jogo meio maluco, que acho que pode gerar uma certa polêmica e rejeição, mas até mostrar um pouco dele, queria ouvir um pouco a galera da Spell.

O meu questionamento atual é saber sobre a identificação que vocês tem com seus personagens. Você, sua vivência, valores morais, desejos pessoais, enfim, de que forma influenciam na escolha e interpretação de personagens? Vocês preferem construir um personagem por, em uma realidade paralela, ser aquele personagem? Ou as vezes por exatamente o contrário, nunca passar por aquela situação? Você já compartilharam sentimentos que o próprio personagem sentiu? O jogo já funcionou como forma de atenuar uma frustração pessoal?

Quero ouvir as experiências de vocês, se quiserem listar os sistemas onde tiveram maior grau de envolvimento com o personagem e observaram alguma mecânica ou temática que estimulou isso, tá valendo também.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)
« Resposta #1 Online: Junho 11, 2012, 10:02:22 pm »
Já fiz personagens que eram muito de mim... já fiz personagens que eram facetas de mim e personagens que não tinham nada a ver comigo.

Estes últimos eram especialmente aqueles que eu não esquentava a cabeça, não sofria quando ele era ameaçado, nem ficava puxando a ação pra mim ou tentando buscar os limites das regras ou da narração para conseguir ser bem sucedido numa ação. Os demais que tinham algo de mim me faziam passar por essas coisas.

Foram experiências diferentes e todas divertidas em graus diferentes. Acho que todo mundo já jogou com o personagem sendo parte de si - especialmente quando é novato. É quase inerente. Hoje sei fazer isso por escolha ou me desvencilhar de mim mesmo quando faço o personagem. fazendo-o algo que não tem muito a ver comigo ou  com meus gostos...

Claro, considerando que sempre tive pouca chance de jogar a mestrar, até que tive ótimas experiências.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)
« Resposta #2 Online: Junho 12, 2012, 12:59:28 pm »
Senta que lá vem história:

Quando eu comecei, seguia essa atitude de 'eu = personagem'. Acho que é até natural, já que é algo que D&D e jogos similares tendem a favorecer. Sua capacidade de modificar o cenário e o desenvolvimento da história são limitadas pelas habilidades do personagem, sendo assim, seu personagem vira um tipo de avatar do jogador no cenário.

Hoje em dia eu tenho preferido jogos que me colocam no papel de 'ator/roteirista do papel' ou 'produtor da história'.

Jogos que te colocam como 'ator/roteirista', permitem que o jogador influencie a história tanto usando recursos do seu personagem quanto recursos que existem fora do controle do personagem. É a história dos plot points, fate points, action points e etc., só que num nível maior do que gastar um ponto para fazer uma ação extra. Cortex+ tem isso, EdS também.

Já o papel de 'produtor' seriam algo como Fiasco, onde a responsabilidade pelos personagens é compartilhada entre o grupo e a expectativa é que exista um afastamento maior entre jogador e personagem.

Meu preferido mesmo é 'ator/roteirista' hoje em dia, porque gosto de sentir que tenho controle sobre o universo da história e, quando mestrando, tenho a impressão que incentiva mais a participação dos jogadores na construção das histórias.

Então hoje em dia é raro que algum personagem meu seja parecido comigo ou que eu sinta algum apego a ele. Até porque eu não penso mais 'eu = personagem', mesmo quando estou em jogos que favorecem isso.
« Última modificação: Junho 12, 2012, 01:05:36 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)
« Resposta #3 Online: Junho 12, 2012, 02:34:29 pm »
Eu tenho a impressão de que a maioria dos jogadores, quando começam a jogar, tendem a se projetar (ou melhor, sua idealização de si mesmo) no personagem. Eu fazia isso, e tenho vários amigos que ainda o fazem. Inclusive, eu acho que deve ser possível falar bastante sobre uma pessoa ao observar seus personagens favoritos (claro que isso não vale muito para jogadores mais velhos, que acabam deixando de lado essa coisa de se projetar no personagem).

Offline Nhoqs

  • Ken-Ohki
  • Sup, niggas
    • Ver perfil
    • IVBin
Re:Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)
« Resposta #4 Online: Junho 12, 2012, 10:53:00 pm »
Eu sou estranho então. Toda vez que eu jogo qualquer coisa, eu tento jogar de forma aleatória. Acho divertido o desafio de encarar algo novo, que eu não domino/entendo completamente. Sorte minha (no sentido de facilitar) se cair algo que já é costumeiro. Pra mim, jogar é mais divertido quando meu personagem tem o mínimo possível de mim. Sei lá, tentar pensar fora da caixa, estimular meu raciocínio a fazer algo que naturalmente eu não faria, ou meios diferentes de fazer aquilo que eu penso.

Eu tento moldar a personalidade de acordo com a raça/classe do personagem em relação ao cenário que vou jogar. Nem sempre dá certo, mas sempre é divertido c:
Vira e mexe e eu volto aqui.

Re:Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)
« Resposta #5 Online: Junho 12, 2012, 11:19:07 pm »
Bem que eu tento criar um personagem com traços próprios, baseados no conceito dele, mas acho inevitável que certos traços de personalidade se manifestem no personagem, como personagens mais sérios ou elitistas em geral. Agora com uma mesa nova é uma boa oportunidade de testar o quanto consigo variar de personalidade de personagem. Ando testando personagens mais bondosos (ao menos no PbF do Cebola e numa mesa de Super Sentai presencial). Vamos ver o que dá.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)
« Resposta #6 Online: Junho 14, 2012, 02:48:12 am »
Bem sempre tento ver que tipo de personagem eu ainda não fiz naquele cenário para compor o novo. Eu acabo sempre me envolvendo no personagem e por isso eles acabam tendo alguns traços meus normalmente.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)
« Resposta #7 Online: Junho 14, 2012, 02:37:25 pm »
Senta que lá vem história: [2]

Até meus 14, eu sempre fui muito fechada, agressiva e nem meus amigos me suportavam. Nessa idade percebi que se não fosse mais agradável, perderia os poucos amigos que tinha e tals. Comecei a ser sociável, agradável, animada, abraçava tudo e todos, amava tudo e todos.

E para onde foi toda aquela raiva e agressividade? Para os jogos de FPS, Máfia e RPG, é claro. Eu liberava todo meu estresse matando e dando headshots. Eu realmente gostava disso. E jogava máfia e rpg em um grupo do msn. Infelizmente, depois dos 18, muita merda aconteceu na minha vida e não tive mais tempo para tais coisas. Daí o Frost me apresentou a Spell, as máfias por fórum e a campanha semanal de D&D que ele estava fazendo.

Quando eu soube que teria que criar um personagem a primeira coisa que me ocorreu era fazer um personagem agressivo. Como eu costumo(ava) ser muito calma, compreensiva, agradável e etc, meus personagens emitiam o lado sombrio que havia dentro de mim.

Eu preciso extravasar a raiva interna em alguma coisa. Pode ser FPS, Máfia, RPG, não importa. Mas é necessário liberar meu lado mais agressivo. Ultimamente eu tenho usado o fórum como saco de batatas, por isso sei que exagerei e passei dos limites. :P Me contentarei apenas com o RPG e o FPS.

Uma outra coisa padronizada nos meus personagens é que todos tem carga emocional muito dramática. O BG SEMPRE tem alguma coisa relacionada à família. Eu já tentei sair desse padrão, mas é difícil. O que move meus personagens é sempre o desejo por vingança daqueles que fizeram algum mal para suas respectivas famílias.

Eu ainda almejo fazer um personagem dócil, agradável, que esteja procurando justiça e felicidade para todos, não só para seus desejos pessoais. O que, convenhamos, perderia toda a graça. XD Mas ainda quero fazer um que fuja dos meus padrões.
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Quanto seu personagem é você (ou você é seu personagem?)
« Resposta #8 Online: Junho 14, 2012, 03:17:01 pm »
Eu sou estranho então. Toda vez que eu jogo qualquer coisa, eu tento jogar de forma aleatória. Acho divertido o desafio de encarar algo novo, que eu não domino/entendo completamente. Sorte minha (no sentido de facilitar) se cair algo que já é costumeiro. Pra mim, jogar é mais divertido quando meu personagem tem o mínimo possível de mim. Sei lá, tentar pensar fora da caixa, estimular meu raciocínio a fazer algo que naturalmente eu não faria, ou meios diferentes de fazer aquilo que eu penso.

Eu tento moldar a personalidade de acordo com a raça/classe do personagem em relação ao cenário que vou jogar. Nem sempre dá certo, mas sempre é divertido c:
Isso aqui, segundado.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan