RPG > Dicas & Ideias

Quando o grupo se divide...

<< < (2/2)

Aluriel de Laurants:
Dividir o grupo as vezes é interessante como mestre porque você pode fazer partes separadas da trama engrenarem até se fundirem depois, dando apos jogadores o quadro maior da história toda. Vejo dividir como uma decisão tática que pode ser bem útil.

Iuri:

--- Citar ---O problema é que os jogadores geralmente querem enfrentar tudo o que aparece em sua frente. Parece muitas vezes não ter noção de que nem todos os monstros devem virar patê e que eles estão mais vulneráveis sozinhos.
--- Fim de citação ---
Coincidentemente, o ultimo artigo do cara ali de cima foi sobre rendimento (que também está sendo discutido aqui no outro tópico), e o resultado da enquete feita semana passada mostrou que uma boa parcela nem ao menos CONSIDERA a opção de se render. Eu mesmo nunca pensava nesta alternativa na época em que jogava (faz tempo que eu não mestro....).


--- Citar ---Não vejo problemas por exemplo, em separar o grupo para explorar mais rapidamente uma mansão, por exemplo.
--- Fim de citação ---
Comigo este tipo de separação é o que mais acontece (graças a deus os motivos não eram tão mesquinhos como brigas entre jogadores, como voce disse acontecer no seu grupo). O problema é quando a mansão em questão não é uma simples mansão, por exemplo. Aí VAI acontecer combates. Mas nestes casos o grupo se reune rápido. O ruim é quando a exploração é em escala de "cidade". Por exemplo, cada jogador resolve que seu personagem vai cuidar de um assunto pessoal (comprar armas, visitar contatos), e aqueles jogadores sem nada pra fazer resolvem irem investigando o assunto da aventura. Daí para estes dois acabarem se metendo em encrencas é um pulo.


--- Citar ---Aliás, tem umas dicas bacanas que um user aí deu no tópico do Vincer, uns 5 meses atrás.
--- Fim de citação ---
Caraca, eu sabia que isso já tinha sido comentado em algum lugar, mas não achei este tal tópico (cheguei até a procurar na AllefRPG)! Mancada minha...
E é verdade, são dicas muito interessantes.


--- Citar ---Uma opção é o jogador rolar um outro char e deixar o char separado em off, e dar um prazo de tempo dentro do jogo onde razoavelmente o char separado daria jeito no que ele foi fazer e só descrever o que ele fez offscreen com o jogador. Talvez até role de ele voltar com um ou dois itens e shit.
--- Fim de citação ---
Parece uma ótima solução!
Ao mesmo tempo, será que não vai ser broxante para o jogador do personagem que se separou? Vai que ele se separou justamente porque queria interpretar algo específico...

GoldGreatWyrm:
Ao invés de interpretar, mestre e jogador narram o que aconteceu. Dá para fazer até por e-mail, em separado. Mas daí vai de gosto para gosto :)

Cebolituz:
Com relação a lugares menores como uma mansão, é possível que se separem. as vezes, dá até para resolver algum puzzle sozinho ou economiza tempo para buscar uma chave (Resident Evil D&D).

Mas de fato, em um uma cidade, separar para buscar plots diferentes complica demais. A única questão que eu penso, como jogador, é: "estou sozinho e vulnerável, não posso me meter em encrenca". O problema é que talvez em D&D, o sistema ou os jogadores são condicionados a acharem que podem resolver tudo sozinhos sendo que desde os primórdios, Hank, Presto, Diana, Sheila, Bobby e Erick resolviam suas missões todos juntos, embora um capítulo ou outro um PJ diferente era protagonista. 

Youkai X:
Lembrei do caso de um certo jogador que foi inventar de fazer missão solo e acabou sendo capturado pelo inimigo, hehehehe

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa