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Puzzles e outros desafios

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Smaug:
Bom, em minha aventura de RdF meus jogadores estão enfrentando alguns sonhos enigmáticos que vão levá-los até seus destinos épicos. Cada vez que eles tem esses sonhos se deparam com algum tipo de desafio estilo quebra-cabeça ou puzzles como é referido no DMG. Então pensei em fazer uma coisa mais visual, eles recebem realmente cartões ou objetos que tenham a ver com o desafio e tem que solucioná-los (eles podem recorrer a testes, mas vão receber apenas pistas e o número de testes é limitado tb).
Até agora eu tenho utilizado puzzles bem comuns (caça-palavras, organizar figuras etc) mas gostaria de saber se existem outros mais complexos ou mesmo se vcs utilizam de forma diferente. Assim eu poderia copiar pegar referencia deles para a minha campanha. Então, alguma sugestão?

Lumine Miyavi:
Cara, puzzles é meio complicado dentro de jogos porque tu tá testando diretamente a capacidade do jogador e não do personagem em resolver enigmas e etc.

Enigmas (em off): um jogador que seja excelente em resolver quebra-cabeças, mas tenha um personagem burro faz com que isso bata de frente com a "caracterização" do personagem, e vice-versa. Na pior das hipóteses, tu oferece uma ajuda ao personagem que tem inteligência alta ou já entrega parcialmente pronto; o oposto com personagens menos inteligentes.

Iuri:
Teoricamente, tudo que o Lumine disse é verdade: puzzles e enigmas que sejam resolvidos via jogador vai contra toda a concepção do interpretar papéis.

Por outro lado, se o grupo está achando isso divertido, continue com o bom trabalho ^^

VA:
Acho que às vezes temos que jogar um pouco da verossimilhança fora em nome da diversão - e esse é um dos casos em que os puzzles pode entrar.

Se o jogador controla um personagem burro, nada o impede de dar a ideia para um jogador que controle um personagem inteligente. Pelo contrário: geralmente os personagens inteligentes são mais inteligentes que os próprios jogadores. Fica difícil, então, ter noção do que um Intelecto de nível 12 (no caso de M&M, por exemplo) quer dizer.

Smaug:
Hum, eu não estava permintindo consultas entre os jogadores... talvez com um teste bem sucedido ele possa "pedir ajuda aos universitários".

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