Autor Tópico: Oriente - de cenários a personagens, incluindo campanhas  (Lida 2787 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Oriente - de cenários a personagens, incluindo campanhas
« Online: Setembro 10, 2014, 05:30:53 pm »
Tava falando com alguns spellianos sobre uma mesa que pretendo fazer pra daqui quase um mês, de temática fantástica oriental, Jumoyak (cenário que estou criando pra essa mesa especificamente, mas que depois posso usar pra outras mesas como cenário maior).

Dai que me veio uma idéia de aquecer esta pobre sessão da Spell: Vocês já lidaram com personagens de características asiáticas ou de origem asiática mesmo (quanto mais afastado do oriente médio e mais próximo do sul/leste/sudeste/centro da ásia melhor)? E campanhas temáticas asiáticas na Terra ou em cenários com tal estética e valores (Legend of 5 Rings, Blood & Honor, Mitica, etc e tal)? Quais valores e elementos estéticos pra vocês são indispensáveis para passar o clima certo de uma campanha desse tipo na Terra ou em cenário equivalente?

Espero ter um bom espaço de referencia para todos aqui presentes, pois é um tema que pode ser bem interessante a ser debatido.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Oriente - de cenários a personagens, incluindo campanhas
« Resposta #1 Online: Setembro 10, 2014, 05:35:16 pm »
É importante que mestres e jogadores se aproximem do assunto com o respeito  que se aproximariam de qualquer outro cenário, e com isso eu quero dizer deixar claro para todos os presentes o tom do jogo.


Por exemplo, Legend of the Five Rings é conhecido por ser "o" jogo de fantasia oriental, mas ele é uma mistura que não entende o ponto de fantasia clássica japonesa com a chinesa e um pouco da indiana, ao ponto que o cenário final é sua própria besta.

O caso de l5r é tão grave, que personagens de cinema tradicional japonês seriam a exceção, e não a regra, dos PCs.

Re:Oriente - de cenários a personagens, incluindo campanhas
« Resposta #2 Online: Setembro 11, 2014, 01:46:03 pm »
Citar
Por exemplo, Legend of the Five Rings é conhecido por ser "o" jogo de fantasia oriental, mas ele é uma mistura que não entende o ponto de fantasia clássica japonesa com a chinesa e um pouco da indiana, ao ponto que o cenário final é sua própria besta.

Mas esse é justamente o ponto forte dele - ele importa parte da estética de diversos grupos asiáticos sem se afiliar necessariamente com um deles. É uma mistura tremenda que se torna mais acessível a não-iniciados. Vulgo, é o Forgotten Realms com Olhinhos Puxados (e o Clãs Caranguejo e Unicórnio, que são os únicos clãs que você precisa conhecer para gostar).  :P

Citar
Quais valores e elementos estéticos pra vocês são indispensáveis para passar o clima certo de uma campanha desse tipo na Terra ou em cenário equivalente?

É algo bem simples, entenda o que os jogadores querem como 'Oriente", que geralmente é visto como isso:

1. Oriente quer dizer Japão. Ou seja, Animé/Mangá com Samurais.
2. China é o como o Japão, só que grande e com espadas de lâmina retas.
3. O Sudeste Asiático é uma mistura estranha de ilhas e florestas com nomes estranhos e pessoas com mulheres de pescoços longos.
4. A Mongólia tem cavalos, homens de bigodes longos que parecem chineses badasses.
5. Katana é a melhor arma de todo o universo. Quem usa uma Katana, corta tanques sem perder o fio de corte.
6. Todo mundo é membro da Igreja do Santo Ki. Ki é a "Bateria Espiritual" dos Monges e um Deus-Macaco-que-fica-Loiro.
7. Monges lutam Kung-Fu e são os únicos que podem cortar como a Katana. Eles também podem manipular o Ki para dobrar os elementos. O Avatar é um escolhido do Santo Ki.
« Última modificação: Setembro 11, 2014, 04:34:55 pm por Evola »

Re:Oriente - de cenários a personagens, incluindo campanhas
« Resposta #3 Online: Setembro 11, 2014, 01:54:14 pm »
Citar
É algo bem simples, entenda o que os jogadores querem como 'Oriente", que geralmente é visto pelos jogadores como isso:

1. Oriente quer dizer Japão. Ou seja, Animé/Mangá com Samurais.

E bem por ai mesmo  :P

Citar
Katana é a melhor arma de todo o universo. Quem usa uma Katana, corta tanques sem perder o fio de corte.

Pra muitos jogadores isso se aplica a qualquer rpg em que se possa ter acesso a uma katana, e não somente aqueles de temática oriental  :b
War never changes

Re:Oriente - de cenários a personagens, incluindo campanhas
« Resposta #4 Online: Setembro 11, 2014, 07:59:43 pm »
Em minha defesa devo dizer que apenas um membro do grupo escolheu algo de temática japonesa (nem é o mais "japonês" dos reinos, mas é onde tem os equivalentes a ninja/lin kuei, que no meu cenário são chamados e gushora. E mesmo esse jogador até onde ele pensou no personagem não saiu algo besta). O resto do grupo fez de personagens até agora:
*Uma caçadora de tesouros e reliquias históricas do reino equivalente a China(império Chenmeng), inspirada na Lara Croft
*Um ladino farmaceutico e produtor de venenos do reino de Liivun (sem correspondente direto com a Terra, mas é um território de selvas e pântanos dominado por bandidos e produtores de drogas, algo meio Cingapura antiga com indonésia e Vietnã do interior)
*um bárbaro do território equivalente a Mongólia (Tundras Zaruyeki, grande tribo de Harwak), que é orfão desde cedo e migrou para o reino mercantil de Suran, que é onde começará a campanha

Adorei a resposta do Akimeru pra variar e realmente varia muito de cenário para cenário, sendo L5R um Japão imperial continental onde diversos clãs tem um toque de outras culturas e um modo de pensar ao mesmo tempo asiático e próprio.

Ainda não sei bem o que esperar do meu cenário, mas por ser obviamente fantástico dará pra ter bastante licença poética em termos de culturas diversas, mas ainda tentando fazer o grupo manter um pensamento diferente, que é o que eu gostaria de saber. Que tipo de pensamento social surgiria num mundo onde há literalmente cadáveres de deuses em alguns pontos chave do cenário e onde há gente que usa desses cadáveres para atingir um grande patamar de poder (ainda não é o caso dos PCs, que começam com PL 8 na mesa de M&M)? Que tipo de religiões surgiriam fora o culto aos próprios cadáveres? Como pessoas dispares se juntariam para aventuras sem um modo ocidental e pensamento? E a questão do indivíduo, como ficaria ou poderia sr trabalhada num mundo desses em que a cultura mais próxima de ocidental nesse mundo/continente lacrado são de mercadores de um império equivalente aos indianos?

Re:Oriente - de cenários a personagens, incluindo campanhas
« Resposta #5 Online: Abril 15, 2015, 03:06:27 pm »
Em primeiro lugar parabens pela ousadia de criar uma campanha num cenário cultural diferente... eu sempre pincelo os meus cenários com elementos não europeus... mas até por preferencia dos jogadores, dificilmente da pra fugir de ter pelo menos metade do cenário com influências mais comuns...

Quanto ao seu lance de religião, lendo eu me lembrei obviamente de Planescape, uma das facções (os Athar se não me engano) acreditavam que os Deuses  não eram assim tão divinos, sendo apenas criaturas poderosas, mas não necessariamente criadores ou exemplos a serem seguidos, e pregando a Não-religião. E os deuses mortos eram prova desse raciocínio...

Quanto ao grupo muito dispar... complicado isso... o velho truque do "voces estão presos juntos" funcionaria, mas é mais batido que sei lá oque. com um grupo de bons jogadores que dem seguimento a isto... poderia funcionar.