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Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?

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Cavaleiro Morto:
Primeiro, gostaria de saber o que vocês acham de se fazer um Resumo de Campanha para apresentar a ambientação/cenário para os seus jogadores.

Segundo, o que vocês acham que deve ser incluído em um Resumo de Campanha?

Eu esquematizo assim:

* Introdução a Ambientação/Cenário;

* Pincelada nas Facções, Raças, Reinos e Religiões mais importantes;

* Descrição do ponto inicial da campanha e seus arredores;

* Lista de Backgrounds para ajudar os jogadores a construírem os seus personagens.

Abençoado:
Não entendi o último item.
Eu sempre sugeri aos jogadore que fizessem seus próprios backgrounds, sendo alguma coisa obviamente condizente com o tema da campanha, mas nada complexo, apenas algo que ajude a inserir os mesmos no contexto da história. Nunca gostei de mestres que exigiam backgrounds com muitos detalhes.

Cavaleiro Morto:

--- Citação de: ProxAlestorm em Março 28, 2012, 10:48:04 am ---Não entendi o último item.
Eu sempre sugeri aos jogadore que fizessem seus próprios backgrounds, sendo alguma coisa obviamente condizente com o tema da campanha, mas nada complexo, apenas algo que ajude a inserir os mesmos no contexto da história. Nunca gostei de mestres que exigiam backgrounds com muitos detalhes.

--- Fim de citação ---

A idéia é apresentar uma lista de backgrounds para os jogadores, cada um tendo no máximo um ou dois parágrafos, que vai servir para os jogadores folgados escolherem um deles ou para dar uma idéia dos backgrounds que mestre pretende na campanha. No caso deles não serem usados, você já tem uma boa lista de ganchos para NPCs.

Arcane:
Aqui está como eu esquematizo uma campanha. *algumas informações ainda não estão cadastradas*

Possui basicamente o que vc postou, mas tem duas coisas que eu faço questão de deixar sempre por escrito: "regras da casa" e "Log das sessões".

O log é basicamente para ajudar nas ações imprevistas dos personagens e NPC's criados "do nada" para justificar qualquer alteração no rumo planejado da aventura. Assim qualquer NPC pode se tornar um personagem recorrente na trama, sem que nos esqueçamos dele depois de 10 aventuras.

Macnol:
Eu achei que seria mais tipo "possíveis origens para os personagens", como forma de dar inspiração pros jogadores. Não sei se eu daria exemplos de backgrounds PRONTOS mesmo, mas aí é algo que varia totalmente de grupo pra grupo. :)

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