Eu só vou perdoar a menção a "50 tons de cinza" porque o resto do post foi bom.
Pra alguma coisa aquilo precisa servir... maldito pr0n for
girls middle age women.
Mas discordo quanto às mortes por aleatoriedade serem culpa do jogador, que optou por se colocar em uma situação de perigo. Oras, entrar em uma situação de perigo é o objetivo do jogo. E muitas vezes o jogador não tem como saber que está sujeito a algum efeito de morte instantânea; vide os infames monstros com poderes save-or-die no D&D, especialmente edições antigas.
Ou, pra ser especialmente escroto, duas palavras... "Asa Vorpal".
Como eu disse lá em cima. Uma coisa é perigo, agora colocar a vida em jogo sem contingência alguma, numa jogada de cara-ou-coroa é jeito mais fácil se aposentar prematuramente.
assim como não se deve escalar sem corda de segurança, ou comer balas dadas por estranhos, eu acho que você não deveria ir sozinho encarar criaturas que nunca combateu antes estando só com 20% dos seus pontos de vida.
Note que, sim é mancada dar um save or die quando o jogador não tem chance nenhuma de saber o que está vindo.
Obrigação do GM em situar o jogador nessa hora, seja em ON (preferencialmente) ou em OFF (quando tudo mais falhar).
No exemplo de armadilhas letais, uma descrição de corpos próximos, esqueletos com cabeças decepadas, pó de ossos característicos de armadilhas de desintegrar, metade dos mestres tem tara por descrições, é muito mais útil nesse tipo de situação que descrever a fivela do sinto daquele NPC "sem ficha" que sempre aparece. E claro, todos nós sabemos o quanto Save-or-die tem N problemas devido a ser de padrão binário.
É que às vezes os jogadores se colocam em riscos desnecessários DEMAIS. Rolou uma história no meu grupo em que barganhávamos com um demonhão. Meu monge perdeu a paciência e deu um soco na cara do bicho. Ele se enfureceu e, na briga, deu uma foiçada num companheiro, causou uma quantidade de dano maior que o dobro da vida do cara e ele morreu. Aí fugimos. Claro que rolou um mal-estar, e aí a culpa da morte DO OUTRO foi minha.
não consigo deixar de lembrar de cena
O monge deu um soco no demonhão, e ele descontou na Meg.
Pessoalmente é eu acho que é um caso similar ao desacato ao Rei virando morte.
Se o teu monge só fez um gesto leviano por que ele já estava sem paciência, matar um de vocês seria produtivo?
Por que não simplesmente cortar as mãos do monge por ter dado um soco. Esse tipo de situação, morte não é a consequência que acho que dói mais, e sim humilhação.
Mas, analisando pelo lado dos jogadores, Oh mais um NPC fodão (que possivelmente não tem ficha) que fica se gabando, oh joy... é de perder a paciência mesmo.
E sim, a culpa é do amigo por estar perto e se envolver num combate onde obviamente eles iriam perder só porque o tal amigo perde a paciência. É o tipo de situação que alguém precisa saber desarmar ou aceitar as consequências, o amigo poderia ter dado um soco imediatamente no monge amigo pra não irritar o NPC fodão (ou evitar escalar a briga), afinal, NPCs fodões tem o hábito de causar dano colateral até com bocejos.
Mas eu aceito que é meu modo de ver isso, afinal, I'm batman.
E reclamar de 50 tons de cinza quando comenta das asas vorpais de tormenta... so much better...