Quotando Rock Balboa (oh deus).
Let me tell you something you already know.
The world ain't all sunshine and rainbows. It's a very mean and nasty place, and I don't care how tough you are, it will beat you to your knees and keep you there permanentlykill you if you let it. You, me, or nobody is gonna hit as hard as life the GM. But it ain't about how hard you hit. It's about how hard you can get hit and keep moving forward not die; how much you can take and keep moving forward. That's how winning is done! Now, if you know what you're worth, then go out and get what you're worth. But you gotta be willing to take the hits and the risks of death, and not pointing fingers saying you ain't where you wanna be because of him, or her, or anybody. Cowards do that and that ain't you. You're better than that! I'm always gonna love you, no matter what. No matter what happens. You're my son and you're my blood. You're the best thing in my life. But until you start believing in yourself, you ain't gonna have a life.
Alguns cruzeiros novos sobre a morte dos PCs:
A morte pode ser encarada como custo final, aquilo que é pago ao se falhar na última instância. É um risco inerente ao esporte radical que é ser um PC, flertar com a morte e sobreviver é que o dá aquele surto de adrenalina que o jogador busca.
A morte também pode ser encarada como consequência de riscos, para fins de coerência interna num cenário, há ações em que a morte é do PC é a única consequência lógica. Seja punição por desacato ao rei, punição de um crime, ou simplesmente tentar morder mais que a boca.
A morte de um PC é justa? acho que raramente o é, pode-se atribuir à aleatoriedade (embora eu ache que a culpa não é do dado, e sim do PC que colocou-se na situação em que UMA rolagem poderia custar sua vida, mas isso pode variar, na dúvida não brinque com estatística), à falta de conhecimento/inexperiência (como assim dragões voam? como assim essa magia me mata ao invés de dar dano, se eu tenho 200 pvs? como assim ele apara meu chute com a espada-laser?), ou a outros fatores. O único problema sério a meu ver quando é ocorre por falta de comunicação ou por perseguição do GM.
A morte permanente de um PC pode ser evitada ou até removida? sim.
trocentos sistemas, campanhas, séries ou filmes, onde a narrativa é dirigida pelos personagens (character driven plot), existem artifícios (vida extra, reincarnação da crise das infinitas terras, magias de ressurreição na igreja da esquina basta trazer um fio de cabelo, contratos de reconstrução, simplesmente foi uma quase morte, etc...) aos montes.
Afinal, aí o foco é os personagens, e espera-se que eles sejam bem sucedidos, nao importa a situação, o interessante é "como e quando eles vão ser bem sucedidos".
Da mesma maneira, há campanhas onde o risco que a morte é permanente, se chegar no limitar dos PVs negativos, se falhar em tantos testes de HT, se sofrer mais wound points que deveria, acabou-se. Como comentei acima, o risco sempre presente desta morte, mesmo que aleatória, tem atrativos também.
O maior problema é: falta de comunicação na mesa toda.
A campanha vai ser de um jeito ou de outro? há meio termos não é tudo preto ou branco (dizem que existem 50 tons de cinza por aí) , e explicar isso antes de começar pra ver se todo mundo tá no mesmo barco é algo desejável.