Isso que dá ficar respondendo tópico usando telefone e ipod. Pensei que ele só tinha uma página, agora vi que tem duas. Vamos lá então.
Eu acredito que o problema da discussão se encontra no conflito entre perspectivas. O pessoal está respondendo com base em "jogos que eu jogo que funcionam dessa forma" e não enxergando a possibilidade de "a grande gama de jogos variados de RPG que existem hoje em dia com focos diferentes".
Ou explicando melhor, tem jogos que morte aleatória determinada pelos dados deve sim ser um risco inerente do jogo. Mas isso quando faz sentido para aquele jogo.
D&D tradicional faz sentido, porque é inerente o risco de morrer ao estilo de jogo. Além disso, como levantado, existem formas de remediar isso.
L5R faz sentido, porque morrer defendendo sua honra ou servindo alguém é um dos temas do jogo.
Deadlands (que estou mestrando de vez em quando) também faz sentido (e é provavelmente mais mortal que os dois acima) porque a sobrevivência no Weird West é um dos temas do jogo.
Mas nem todo o jogo tem perigo físico, sacrifício ou sobrevivência como temas do jogo.
Mortes aleatórias não fariam sentido em muitos jogos baseados em séries de televisão, por exemplo. Excluindo casos como Game of Thrones* e qualquer coisa escrita pelo Whedon**, maioria das séries tende a ter elencos fixos cujas mudanças são elementos importantes da história e não um simples deslize ou azar.
Nota que eliminar a chance de morte aleatória não retira a possibilidade de morte de personagens. O que acontece nesses casos é que morte passa a ser um elemento da trama usado para gerar uma mudança. Pode ser para abrir um novo arco de histórias, alterar a dinâmica do grupo de personagens principais, introduzir um novo protagonista ou uma série de outras coisas.
Isso não é "seriado infantil". Isso é lidar com a história de uma perspectiva onde a morte aleatória deixa de ser um elemento importante, para focar em outros elementos. Morte de personagem passa a ser um elemento de trama que pode ser usado se for interessante e não algo causado por um dia de azar.
Morrer por azar nos dados é uma possibilidade importante em diversos jogos, porque faz sentido dentro deles. Mas não significa que isso faz sentido em todos os jogos.
*Ainda pode ser argumentado que todas as mortes de personagens importantes são usadas para mover o enredo e não consigo lembrar de nenhum dos protagonistas que me pareça ter ocorrido porque alguém teve "azar" (ou seja, falhou em algo que envolvia alguma habilidade específica, em vez de uma simples decisão errada). Mas eu só vi a série de televisão, nunca li os livros.
**E isso ocorre mesmo com o Whedon. Ele adora matar protagonistas, mas costuma fazer isso para dar um tom amargo ao desenrolar de uma situação ou gerar uma mudança em outro protagonista.