acho que parte dos defensores dessa diferença de níveis não consegue entender que "contribuir para a história" é algo feito pelo jogador em cooperação com os outros, e que "eficiência de ter habilidades úteis" é algo fornecido pelo sistema.
Eu gostei dessa frase. Ela diferencia algo importante para a discussão. Entretanto Lumine, existem jogos em que o "poder" (ou 'moeda de troca' do jogo) é justamente a influência que o personagem tem sobre uma cena e existem sistemas inteiros calcados nessa premissa.
Então temos sistemas que emulam a física de um universo fantástico (como o D&D por meio de classes, saves, HPs, armas e spells), sistemas que simulam elementos fantásticos em nosso universo (GURPS com skills, stats, armas, RD, etc) e sistemas que emulam a ficção de um gênero (como Fate por meio de Aspectos).
Os dois primeiros, da minha experiência não funcionam com personagens discrepantes, pois a mecânica do jogo (sejam os stats dos personagens, sejam as jogadas de dados) são direcionadas para um efeito direto como danos, absorções, critical hits e assim vai. Por isso, quando vc lida com personagens de níveis discrepantes os valores de HP, CA, Saves e todo o mais tornam as cenas muito difíceis de lidar com personagens tão diferentes.
Gostaria de saber neste ponto se concordamos ou não...
O ultimo preve que a história é dividida em cenas e os aspectos, descrições e jogadas de dado servem para determinar o efeito na trama e ao invés de causar danos e números as jogadas determinam o desfecho de uma cena, ação ou drama. Se você olhar o Fate Core, por exemplo, vai encontrar pouquíssimas referencias à palavra "damage". Ao invés disso você irá encontrar Stress e Consequences. Vou mais longe: em Fate Accelerated não há distinção entre um debate político e um duelo entre os deuses. Se o "alvo" não suportar as consequencias da ação do adversário ele está fora de cena . O destino dele é decidido pelo adversário e isso pode implicar em ferimentos, traumas, simples humilhação pública ou a morte do personagem. Tudo depende do tipo de ação tomada. Mas é aí que a contribuição de personagens de poderes discrepantes podem ser balanceadas pelo sistema.
Posso estar errado, mas Wushu estaria mais no ultimo grupo também. Não conheço o sistema para classificá-lo, mas isso pode ajudar a explicar alguns pontos expostos pelo Korko (espero nao ter dito bobagem aqui, Korko).