Autor Tópico: Melhores livros de RPG pra ler ?  (Lida 11194 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Melhores livros de RPG pra ler ?
« Online: Janeiro 12, 2012, 08:55:53 pm »
De vez em quando me pego lendo livros da minha coleção pelo simples prazer de ler, mesmo sabendo que nunca mais vou jogá-los, ou que nunca os joguei de fato (e não me arrependo nem um pouco de tê-los comprados).

Com vocês rola isso ? Quais foram (ou são) os livros que vocês tiveram (ou têm) mais prazer de ler ?


« Última modificação: Janeiro 12, 2012, 09:05:51 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #1 Online: Janeiro 12, 2012, 09:20:28 pm »
Apenas pela qualidade da escrita:

Castle Falkenstein, da R. Talsorian Games. É um misto da aventura de um personagem (Tom Olan) quanto uma descrição do mundo de Falkenstein (Mundo Vitoriano + Magia + Fadas). Em um tom similar, tem a série Volo´s Guide de Forgotten Realms, nos tempos onde a TSR era explicitamente engraçada. Os livros da série Volo, assim como Falkenstein, são escritos em bons trechos como se um autor vivesse no cenário (Volothamp Geddarn, "Aventureiro Extraordinaire") e o descrevesse (como o bônus de ser editado e comentado por Elminster). Planescape, bom, dispensa comentário. Não só os livros são bem escritos, como tem inserções de humor (notou que eu gosto de livros de RPG engraçados?) e um acabamento gráfico que dificilmente será repetido.

A série Mage: Ascension também tem livros interessantes devido ao seu put-pourri de misticismo sacal, pós-modernismo de segunda e um multiverso tão viajado quanto o de Planescape. Eu tenho um apreço especial pelo que saiu na Edição Revisada, como Guide to Technocracy (Esse livro salvou a linha de Mago), Guide to Traditions, Manifesto, Infinite Tapestries e a segunda edição de Sorcerer. É incrível como a linha ficou muito melhor escrita depois da Revisão. O mesmo vale para Mage: Sorceror´s Crusade (pena que a linha ficou relegado ao segundo plano).

Entre RPGs Indies, quase tudo que o Robin D. Laws (Esoterrorists, Trail of Cthulhu) escreve é no mínimo, decente para se ler, assim como o John Wyck (Houses of the Blooded pode ter uma organização horrível, mas é o didatismo encarnado).

Por fim, GURPS. Você pode não jogar o RPG, mas os suplementos históricos e tecnológicos sempre são escritos por alguém que no mínimo, entende bem sobre o que vai escrever.
« Última modificação: Janeiro 13, 2012, 03:59:53 am por Jigoku Shoujo »

Offline Draconnasti

  • A Chocólatra
  • Nham
    • Ver perfil
    • Draconnasti's DeviantART
Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #2 Online: Janeiro 13, 2012, 01:21:20 am »
Gente, faz tempo que não entro aqui!

Bom, o livro de RPG que até hoje me deu mais prazer na leitura foi... Lobisomem: O Apocalipse. Sempre gostei da forma da WW de escrever sobre o cenário, principalmente aqueles pequenos trechos meramente ilustrativos que eram usados para reforçar como funcionava uma certa ação.
Alinhamento do mês: Neutra

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #3 Online: Janeiro 13, 2012, 10:42:50 am »
Paranóia era um livro que eu adorava ler, antes de algum amigo meu perdê-lo.

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #4 Online: Janeiro 13, 2012, 04:29:13 pm »
Citar
Paranóia era um livro que eu adorava ler, antes de algum amigo meu perdê-lo.

Somos [2], tirando o fato de que eu ainda tenho esse livro. =)

Desses livros de RPG que eu considero uma boa leitura, adorei ler Demônio: A Queda. Esse é um livro notório porque, embora sempre me moesse de vontade de jogar (hoje nem sei se tanto, mas na época...), eu NUNCA joguei essa bagaça. Até tava planejando adaptar o sistema para o nWOD e tal. Até tem as regras básicas e tudo (já que basta adicionar os modelos ao sistema pronto, fazer o modelo da ficha e algumas vantagens), mas eu esbarrei na preguiça + falta de tempo de revisar TODAS as fucking doutrinas (alguma são muito desequilibradas, como eu já tinha até debatido a rodo com o Deicide algum tempo atrás). Se fosse uma lista de doutrinas comuns e algumas exclusivas, como as disciplinas de Vampiro até de boa, mas TODAS as Doutrinas são exclusivas, exceto duas e cada uma delas ainda tem uma forma demoníaca relacionada, ou seja, MUITO mais texto pra revisar.... =/

Outros livros que eu adorei ler:

- Lobisomem: A Idade das Trevas (incrivelmente, detestei o Apocalipse, mas eu amo as histórias da Idade das Trevas);
- Antagonistas (nWoD);
- Lobisomem: Os Destituídos (nWoD);
- O Senhor dos Anéis RPG (adorei as descrições de como funciona a magia sutil da terra média, a ambientação do jogo e tal... a parte da leitura do livro como um "meta-livro" d'O Senhor dos Anéis é excelente, embora o livro peque como um sistema de RPG que começou até certo numa meio que "mistura" de D&D com WoD, mas que foi mal pensada).
« Última modificação: Janeiro 13, 2012, 04:31:55 pm por Kasuya »

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #5 Online: Janeiro 14, 2012, 10:09:17 am »
Nossa, bem lembrado VA, Paranóia é irado mesmo. Eu ria sozinho com os exemplos e filhadaputagens presentes no texto. Pena que vendi o meu.

Citar
Castle Falkenstein... Os livros da série Volo .... Planescape .... Mage: Ascension... Guide to Technocracy .... Mage: Sorceror´s Crusade... Esoterrorists, Trail of Cthulhu... Houses of the Blooded... GURPS (suplementos).
P0rra, concordo em gênero, número e grau, Jigoku!

Acrescentaria à sua lista:

Unknown Armies (a prosa mais instigante que já vi num livro de rpg, aliada às idéias pós-modernas mais psicodélicas. Faz Mago: a Ascenção parecer uma garotinha virgem e tímida), ou qualquer outra coisa de Greg Stolze e John Tynes, incluindo aí seu suplemento altamente psicodélico Postmodern Magick;

Over the Edge, de Robin Laws e Jonathan Tweet, que também segue a linha da psicodelia acima, com seu cenário Al Amarja.;

Everway do Jonathan Tweet, altamente evocativo, e com um estilo mítico e lendário, além de ter o suplemento Spherewalkers, basicamente um livro de idéias evocativas de fantasia;

Delta Green, de John Tynes e Dennis Detwiller, que traz a mithologia de Cthulhu para os dias modernos, mesclando-a aos nossos próprios mitos modernos (UFOs, MJ12, Chupacabras, Religiões caça-níqueis, etc) de forma altamente criativa;

Transhuman Space. do Pulver. é O cenário se você gosta de Hard Sci-fi. Ponto. A leitura é altamente evocativa, tratando de projeções e estrapolações científicas nos campos exatos, humanos e biológicos como nenhum outro, e os conflitos e dilemas que podem surgir disso (cidadania para AIs ? Infosocialismo / fim da Propriedade Intelectual ? Backups Mentais ? Clonagens e Alterações Genéticas ? Vida em gravidade zero? . Destaque para o suplemento The Deep Beyond, que dá ao hard sci-fi a psicodelia que tanto gosto.

Planescape. já citado, por motivos óbvios, mas queria reforçar dois suplementos que acho o máximo: Faces of Sigil e Factol Manifesto. Porra, é psicodelia de primeira. (já falei que adoro uma psicodelia?  XD ) Aquele NPC metamorfo no Faces of Sigil que tem crise de personalidade e por isso fica se transformando em múltiplas pessoas (de forma inconsciente) à cada palavra-chave que alguem fala perto dele (e cada identidade tem sua vida particular), é foda demais.

Glorantha, do Greg Stafford. todos seus suplementos são altamente evocativos pra quem gosta de mitologia - não no sentido de panteões de deuses e super-poderes, mas sim no sentido de como o mito permeia a influencia os costumes e atitudes de um povo, e como criar aventuras baseadas em mitos. É o único cenário de rpg cuja religião não soa forçada, artificial, ou mera desculpa pra dar poderes divinos a personagens.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #6 Online: Janeiro 16, 2012, 07:27:16 pm »
O suplemento Antagonistas, do Novo Mundo das Trevas, também tem um texto gostoso de ler, e nos integra bem ao tema do jogo.

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #7 Online: Janeiro 17, 2012, 10:20:41 am »
Meu lado weeabo wapanese me fez amar o Mecha & Mangá. :p

De ambientação... Mago, Guia dos Adeptos da Realidade e Guia da Tecnocracia.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #8 Online: Janeiro 17, 2012, 09:39:02 pm »
O que me lembra: os suplementos Golden Age e Silver Age são verdadeiras aulas de história da época. Aprendi muito sobre Segunda Guerra lendo o primeiro.

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #9 Online: Janeiro 17, 2012, 09:49:36 pm »
Citar
De ambientação... Mago, Guia dos Adeptos da Realidade e Guia da Tecnocracia.

Guia da Tecnocracia é um daqueles livros que faz um pequeno milagre - apresenta os Tecnocratas, que até então eram mostrados como Vilões de Quadrinhos (sério, o Tecnocrata mais simpático que aparecia antes do Guia da Tecnocracia era um Engenheiro do Vácuo barabus) como uma facção crível, que tem um programa de ideias decente e um objetivo nobre - e deixa você escolher se eles são "Heróis" (TM), "Heróis Imperfeitos" (ou seja, em igual com as Tradições) e claro, os bons e velhos Caça-Magos-com-Tudo-que-Tem.

É incrível como a White Wolf era assustadoramente ludista antes desse livro e toda a linha Revised que vem depois.

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #10 Online: Janeiro 17, 2012, 10:43:16 pm »
Guia da Tecnocracia é irado mesmo.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #11 Online: Janeiro 18, 2012, 01:14:55 am »
Eu tenho uma vontade enorme de ler este, mas nunca tive em mãos.

E Silva, aqui está outro vidrado em psicodelia. Over The Edge deve ser a coisa mais punk que eu já li. Já viu Don't Rest Your Head?

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #12 Online: Janeiro 18, 2012, 08:54:37 am »
Nossa, Dont Rest Your Head é shoooow!!!!

Eu quase comprei o suplemento "Dont Lose Your Mind" só pra ler as idéias iradas, tanto temáticas como mecânicas.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #13 Online: Janeiro 18, 2012, 02:41:51 pm »
O relatório no início de Cold City e o diário no início de Hot War ainda são textos que gosto de ler.

Offline Roderick Usher

  • a.k.a. Heliot
    • Ver perfil
Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #14 Online: Janeiro 18, 2012, 04:50:51 pm »
Um que eu sempre tive vontade de ler é o Horror Recognition Guide, suplemento de Hunter: The Vigil. Dizem que ele mostra o mundo das trevas do ponto de vista dos caçadores, quase sem usar tabelas ou planilhas, e que dá pra usar o livro como objeto de cena durante a aventura (bom, foi o que eu ouvi falar...)

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #15 Online: Janeiro 18, 2012, 11:19:46 pm »
Irada essa idéia hein, Heliot. Vou procurar esse suplemento pra ver qualé.

Citar
O relatório no início de Cold City e o diário no início de Hot War ainda são textos que gosto de ler.
+1. O autor me deu o suplemento "Dossiers", do Cold City, que tem mais descrições evocaticas. E se tu curte o clima de Cold City, tente dar uma olhada em Delta Green.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #16 Online: Janeiro 19, 2012, 06:02:22 am »
Citar
Delta Green, de John Tynes e Dennis Detwiller, que traz a mithologia de Cthulhu para os dias modernos, mesclando-a aos nossos próprios mitos modernos (UFOs, MJ12, Chupacabras, Religiões caça-níqueis, etc) de forma altamente criativa;

Não sei, não consigo me simpatizar com Delta Green. Das propostas cthullhescas, eu só consigo me interessar pela Call of Cthulhu/Trail of Cthulhu (especialmente a segunda. Robin D. Laws é um dos melhores escritores de RPG que conheço) e pelo maluco, ultra-colorido e animélico Cthulhutech (Só vi o Lite, mas parece ser uma proposta tão doida que deve ser boa).

Agora, outros livros que gostei de ler, mas seu uso em mesa é altamente restrito:

State of Grace e Sins of the Blood: Dois dos suplementos esquecidos de Vampiro: A Máscara, eu só comprei eles porque vinham quase de graça numa promoção da Amazon anos atras (algo como 10 ou 15 dólares os dois). São livros surpreendentemente maduros que lidam com dois temas geralmente tratados superficialmente em Vampiro, no caso, Religião e Pecado - Religião, no caso do State of Grace, em como vampiros dão sentido a suas crenças religiosas após a transformação, como heresias religiosas e especialmente, religiões especialmente criadas por e para Vampiros. E nos Pecados, no caso do Sins of Blood, lida com os "Pecadores' da sociedade vampírica, como os Autarcas, os Exilados, os Infernalistas - os motivos porque eles existem, são temidos e o que fazem que perturba mesmo os Monstros da Camarilla e Sabá.

Order of Reason: Guia da Tecnocracia, versão Renascentista. É um livro que eu adoro porque na Cruzada dos Feiticeiros, os pré-Tecnocratas são muito mais otimistas, sonhadores, ambiciosos e abertos a coisas exóticas do que aquilo que a Tecnocracia viraria, além de tentarem fazer o impossível, que é defender o cidadão comum das abominações e monstruosidades de uma era onde a Ciência era não muito diferente da Bruxaria e os feitos dos Dedaleanos eram limitados pra caramba em suas especialidades, por isso tinham que encarnar os Uomos Universales, os Homens Renascentistas, os Factotum e Polímatas. Uma das minhas maiores decepções RPGísticas é nunca ter jogado com um Dedaleano.

A série Roads of: De Vampire: Dark Ages e Dark Ages: Vampire. Não li todos, mas é uma série que detalha as crenças medievalescas que Vampiros seguem e encarnam, numa época onde os "Paths" eram muito mais impactantes no modo de agir e na aura de um Cainita.

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #17 Online: Janeiro 19, 2012, 09:21:27 am »
Citar
Não sei, não consigo me simpatizar com Delta Green.
Mentiiiiiira. Qualquer coisa escrita por John Tynes e Greg Stolze é, no mínimo, fodapracaralho. XD

Mas sério agora. Ele é basicamente Gurps Black Ops ( covert operatives hunting unnatural cults & conspiracies ), só que (muito) mais gritty, (muito) mais psicodélico, com o Cthulhu mythos no lugar de ETs invasores, e com um time de escritores que fazem tudo isso soar, por incrível que pareça, crível (ao invés de superheróico ou tong-in-cheek como é o caso de Black Ops).

Seu único defeito, a meu ver, é usar BRP. Acho que ele merecia um sistema próprio, estilizado e mais amarrado com suas premissas. (talvez Cold City/Hot War fosse perfeito pra Delta Green ?)


EDIT: a propósito, qual seria o equivalente no Mundo das Trevas à Delta Green e a "Companhia" de Gurps Black Ops ? No Hunter: the Sigil tem algo sobre isso ?  :sobrancelha:
« Última modificação: Janeiro 19, 2012, 11:35:26 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #18 Online: Janeiro 20, 2012, 12:44:43 am »
Citar
EDIT: a propósito, qual seria o equivalente no Mundo das Trevas à Delta Green e a "Companhia" de Gurps Black Ops ? No Hunter: the Sigil tem algo sobre isso ? 

Antes de tudo: É the Vigil, não Sigil. Por mais que eu adorasse que exista, não há uma omnópole planar no Novo Mundo das Trevas (mas tinha algo próximo, em Horizon, no Mago: Ascensão)  :b. Mas tirando essa piada, há sim ao menos uns dois ou três equivalentes à Companhia do Black Ops. Antes de tudo, saiba que Vigil se propõe a emular 3 níveis (Tiers) de horror, sendo que o terceiro equivale a "Horror em Escala Mundial" é o que vai encontrar:

Task Force: Valkyrie - Divisão secreta norte-americana, financiada pelos orçamento secreto ("black budget") do Governo. São os Homens de Preto, os soldados armados com um misto estranho de tecnologia de ponta e elementos sobrenaturais que nem mesmo eles sabem exatamente como funcionam (E com nomes estranhamente alusivos à mitologia nórdica, como os Rifles Mjolnir, Sistema de Mira Gungnir, Soro Munin). Não sem motivos, eles tem uma vantagem que se chama Advanced Armory.

Cheiron Group - Muito mais pragmáticos que a Valkyrie, Cheiron é uma MegaCorp farmacêutica europeia que caça criaturas sobrenaturais para estudá-los e implanta em seus próprios agentes partes dos mesmos monstro caçados (por meio da Taumatecnologia). É de longe, uma das Conspiracies mais temidas e estranhas de Hunter, já que seus agentes são tão ou mais monstruosos quanto o que caçam. Os objetivos a longo prazo são bem nublados.

No resto, tem os Cavaleiros de São Jorge e a Malleus Maleficarum e os compactos menores de caçadores entusiastas como Bear Lodge e a Ashwood Abbey (ambos caçam monstros com afinco e dedicação, mas só fazem isso "For the luls" ou "Pela Emoção"), mas não tem profissionalismo e recursos comparáveis aos Valkyrie e Cheiron.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #19 Online: Janeiro 22, 2012, 02:59:49 pm »
Alguém possui ou leu o Dragonlance d20 traduzido? É uma boa introdução ao cenário?

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #20 Online: Janeiro 22, 2012, 08:12:13 pm »
Elven, a Valkyrie eu me lembro bem (achei meio clichêzão, aliás) mas esse "Cheiron Group" me pareceu bem interessante. Dá pra jogar com ele a partir do livro, out-of-box, ou é necessário outro suplemento ?  :hum:
« Última modificação: Janeiro 22, 2012, 09:10:49 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #21 Online: Janeiro 23, 2012, 03:01:48 am »
Citar
Elven, a Valkyrie eu me lembro bem (achei meio clichêzão, aliás)

Todas as organizações "Tier 3" de Hunter são incrivelmente clichês. É a maior graça desse nível de jogo, jogar com os "Homens por Trás de Tudo" ou "Porque diabos essas Coisas não são Caçadas por Outros Caçadores?" (e algo bem engraçado é que isso pode acontecer - não é sem motivo que a Cheiron tem um implante feito de partes de um Lucifuge). Se quer criatividade em Hunter, os Compacts (Tier 2) são de longe os mais criativos (De Nazistas em Redenção, Sindicalistas que Fazem as Coisas Certas até Ricaços que Caçam porque é Cool).

Citar
Dá pra jogar com ele a partir do livro, out-of-box, ou é necessário outro suplemento ?

Basta só o Hunter: the Vigil. Você pode ter uma boa ideia deles na White Wolf Wiki, mas o que faz eles serem bacanas, escrotos e assustadores ao mesmo tempo é o que eles implantam em seus agentes. Uma descrição de um dos implantes de Taumatecnologia, a Eros's Lips:

This implant isn’t literally a pair of lips and, in fact, the Cheiron Group’s official designation for it is “Eros’ Caress.” The truth is less poetic: “Lover’s Lips” are actually manufactured sacs, resembling nothing so much as a snake’s venom sacs. They’re made from the latest in synthetic skin technology, with just a little something extra harvested from what passes for a vampire’s circulatory system. The whole thing is fi lled with a few cc’s of blood — not necessarily the implantee’s— then implanted under the jaw, right alongside the salivary gland. When the hunter massages just behind his jaw and below his ears, the blood, partially transformed by the vampiric tissue, squirts into his mouth. It tastes vile, but when someone else gets a taste of it, usually through a kiss, they suddenly become very fond of the hunter.

Ou seja, a Cheiron é relativamente similar à Pentex, exceto nas partes que mencionam Wyrm (mas os Diretores são possivelmente tão estranhos quanto) e a Corrupção (mais ou menos - você fica tão monstruoso quanto qualquer outro Conspirador, sejam os Capetas da Lucifuge, os Padres da Malleus ou os Cavaleiros de São Jorge).
« Última modificação: Janeiro 23, 2012, 04:43:29 am por Jigoku Shoujo »

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #22 Online: Janeiro 23, 2012, 01:38:16 pm »
Ok Elven, fiquei interessado (e já cogitando comprar – de novo – um exemplar de Hunter XD ).

Algumas perguntas:

1.Já existe o tipo  de horror “cósmico” e derivados (àla Cthulhu mythos) em Hunter ? Ou ele se restringe ao horror “clássico”, àla vampiros, lobisomens, fantasmas, etc ? Caso negativo, seria fácil criar antagonistas e elementos dessa natureza ?

2. quão letal e “realista” é o sistema de Hunter/NWoD ? Ele dá cabo de emular um ambiente onde os PCs morrem como moscas e não têm “super-poderes”, a exemplo do que ocorre em CoC/Delta Green ?

3.existe alguma mecânica semelhante à Sanidade no NWoD ? Caso negativo, seria fácil adaptar ? (lembro que existia a Moralidade. Dependendo da forma como esta funcione em Hunter, talvez nem precise de adaptação)

Valeu!
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #23 Online: Janeiro 23, 2012, 11:56:20 pm »
Citar
1.Já existe o tipo  de horror “cósmico” e derivados (àla Cthulhu mythos) em Hunter ? Ou ele se restringe ao horror “clássico”, àla vampiros, lobisomens, fantasmas, etc ? Caso negativo, seria fácil criar antagonistas e elementos dessa natureza ?

Yep, existe. Embora isso seja mais da alçada de Mage: Awakening, é implícito que algumas  Conspirações (ou no caso de uma delas, explícito) são comandadas ou manipuladas por entidades de "Algum Lugar" cuja mentalidade é muito, muito distante da humana. E a mecânica para construir Antagonistas e Espíritos pode se aplicar bem à "Coisas Além da Compreensão Humana".

Citar
2. quão letal e “realista” é o sistema de Hunter/NWoD ? Ele dá cabo de emular um ambiente onde os PCs morrem como moscas e não têm “super-poderes”, a exemplo do que ocorre em CoC/Delta Green ?

Hunters são humanos normais, idênticos aos de nWoD.

Existem diversas regras opcionais no livro (e também no Mirrors, que não é da linha Hunter mas serve para modificar quase todo o nWoD que ele se baseia)  que dão alguma chance aos Hunters brincarem de "Monstros". Você pode usar Hunters desde "Igual ao nWoD' (Vulgo, Humano Normal, comum no Tier 1 e 2) até "Deuses, como esse cara não é Supernatural?" (Usando Professions do Hunter, os Endowments de uma Conspiração, Conviction - o atributo "sobrenatural" de humanos- e Skill Tricks do WoD: Mirrors).

Citar
3.existe alguma mecânica semelhante à Sanidade no NWoD ? Caso negativo, seria fácil adaptar ? (lembro que existia a Moralidade. Dependendo da forma como esta funcione em Hunter, talvez nem precise de adaptação)

Tem sim, a mecânica de Razão/Reason do Mirrors. Basicamente, todo Humano normal tem Razão 10, que conforme vai declinando, o personagem se distancia cada vez mais da realidade, mas se torna mais hábil em lidar com "Forbidden Lore". Qualquer semelhança com Sanidade não é mera coincidência.

De outra forma, no Vigil também existe a opção de um Caçador modificar aos poucos a Moralidade humana, basicamente trocando um ou outro "Pecado" de um nível  por outro, criando a sua própria Blue and Orange Morality.