Autor Tópico: Melhores livros de RPG pra ler ?  (Lida 11249 vezes)

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Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #15 Online: Janeiro 18, 2012, 11:19:46 pm »
Irada essa idéia hein, Heliot. Vou procurar esse suplemento pra ver qualé.

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O relatório no início de Cold City e o diário no início de Hot War ainda são textos que gosto de ler.
+1. O autor me deu o suplemento "Dossiers", do Cold City, que tem mais descrições evocaticas. E se tu curte o clima de Cold City, tente dar uma olhada em Delta Green.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #16 Online: Janeiro 19, 2012, 06:02:22 am »
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Delta Green, de John Tynes e Dennis Detwiller, que traz a mithologia de Cthulhu para os dias modernos, mesclando-a aos nossos próprios mitos modernos (UFOs, MJ12, Chupacabras, Religiões caça-níqueis, etc) de forma altamente criativa;

Não sei, não consigo me simpatizar com Delta Green. Das propostas cthullhescas, eu só consigo me interessar pela Call of Cthulhu/Trail of Cthulhu (especialmente a segunda. Robin D. Laws é um dos melhores escritores de RPG que conheço) e pelo maluco, ultra-colorido e animélico Cthulhutech (Só vi o Lite, mas parece ser uma proposta tão doida que deve ser boa).

Agora, outros livros que gostei de ler, mas seu uso em mesa é altamente restrito:

State of Grace e Sins of the Blood: Dois dos suplementos esquecidos de Vampiro: A Máscara, eu só comprei eles porque vinham quase de graça numa promoção da Amazon anos atras (algo como 10 ou 15 dólares os dois). São livros surpreendentemente maduros que lidam com dois temas geralmente tratados superficialmente em Vampiro, no caso, Religião e Pecado - Religião, no caso do State of Grace, em como vampiros dão sentido a suas crenças religiosas após a transformação, como heresias religiosas e especialmente, religiões especialmente criadas por e para Vampiros. E nos Pecados, no caso do Sins of Blood, lida com os "Pecadores' da sociedade vampírica, como os Autarcas, os Exilados, os Infernalistas - os motivos porque eles existem, são temidos e o que fazem que perturba mesmo os Monstros da Camarilla e Sabá.

Order of Reason: Guia da Tecnocracia, versão Renascentista. É um livro que eu adoro porque na Cruzada dos Feiticeiros, os pré-Tecnocratas são muito mais otimistas, sonhadores, ambiciosos e abertos a coisas exóticas do que aquilo que a Tecnocracia viraria, além de tentarem fazer o impossível, que é defender o cidadão comum das abominações e monstruosidades de uma era onde a Ciência era não muito diferente da Bruxaria e os feitos dos Dedaleanos eram limitados pra caramba em suas especialidades, por isso tinham que encarnar os Uomos Universales, os Homens Renascentistas, os Factotum e Polímatas. Uma das minhas maiores decepções RPGísticas é nunca ter jogado com um Dedaleano.

A série Roads of: De Vampire: Dark Ages e Dark Ages: Vampire. Não li todos, mas é uma série que detalha as crenças medievalescas que Vampiros seguem e encarnam, numa época onde os "Paths" eram muito mais impactantes no modo de agir e na aura de um Cainita.

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #17 Online: Janeiro 19, 2012, 09:21:27 am »
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Não sei, não consigo me simpatizar com Delta Green.
Mentiiiiiira. Qualquer coisa escrita por John Tynes e Greg Stolze é, no mínimo, fodapracaralho. XD

Mas sério agora. Ele é basicamente Gurps Black Ops ( covert operatives hunting unnatural cults & conspiracies ), só que (muito) mais gritty, (muito) mais psicodélico, com o Cthulhu mythos no lugar de ETs invasores, e com um time de escritores que fazem tudo isso soar, por incrível que pareça, crível (ao invés de superheróico ou tong-in-cheek como é o caso de Black Ops).

Seu único defeito, a meu ver, é usar BRP. Acho que ele merecia um sistema próprio, estilizado e mais amarrado com suas premissas. (talvez Cold City/Hot War fosse perfeito pra Delta Green ?)


EDIT: a propósito, qual seria o equivalente no Mundo das Trevas à Delta Green e a "Companhia" de Gurps Black Ops ? No Hunter: the Sigil tem algo sobre isso ?  :sobrancelha:
« Última modificação: Janeiro 19, 2012, 11:35:26 pm por silva »
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Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #18 Online: Janeiro 20, 2012, 12:44:43 am »
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EDIT: a propósito, qual seria o equivalente no Mundo das Trevas à Delta Green e a "Companhia" de Gurps Black Ops ? No Hunter: the Sigil tem algo sobre isso ? 

Antes de tudo: É the Vigil, não Sigil. Por mais que eu adorasse que exista, não há uma omnópole planar no Novo Mundo das Trevas (mas tinha algo próximo, em Horizon, no Mago: Ascensão)  :b. Mas tirando essa piada, há sim ao menos uns dois ou três equivalentes à Companhia do Black Ops. Antes de tudo, saiba que Vigil se propõe a emular 3 níveis (Tiers) de horror, sendo que o terceiro equivale a "Horror em Escala Mundial" é o que vai encontrar:

Task Force: Valkyrie - Divisão secreta norte-americana, financiada pelos orçamento secreto ("black budget") do Governo. São os Homens de Preto, os soldados armados com um misto estranho de tecnologia de ponta e elementos sobrenaturais que nem mesmo eles sabem exatamente como funcionam (E com nomes estranhamente alusivos à mitologia nórdica, como os Rifles Mjolnir, Sistema de Mira Gungnir, Soro Munin). Não sem motivos, eles tem uma vantagem que se chama Advanced Armory.

Cheiron Group - Muito mais pragmáticos que a Valkyrie, Cheiron é uma MegaCorp farmacêutica europeia que caça criaturas sobrenaturais para estudá-los e implanta em seus próprios agentes partes dos mesmos monstro caçados (por meio da Taumatecnologia). É de longe, uma das Conspiracies mais temidas e estranhas de Hunter, já que seus agentes são tão ou mais monstruosos quanto o que caçam. Os objetivos a longo prazo são bem nublados.

No resto, tem os Cavaleiros de São Jorge e a Malleus Maleficarum e os compactos menores de caçadores entusiastas como Bear Lodge e a Ashwood Abbey (ambos caçam monstros com afinco e dedicação, mas só fazem isso "For the luls" ou "Pela Emoção"), mas não tem profissionalismo e recursos comparáveis aos Valkyrie e Cheiron.

Offline Heitor

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Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #19 Online: Janeiro 22, 2012, 02:59:49 pm »
Alguém possui ou leu o Dragonlance d20 traduzido? É uma boa introdução ao cenário?

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #20 Online: Janeiro 22, 2012, 08:12:13 pm »
Elven, a Valkyrie eu me lembro bem (achei meio clichêzão, aliás) mas esse "Cheiron Group" me pareceu bem interessante. Dá pra jogar com ele a partir do livro, out-of-box, ou é necessário outro suplemento ?  :hum:
« Última modificação: Janeiro 22, 2012, 09:10:49 pm por silva »
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Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #21 Online: Janeiro 23, 2012, 03:01:48 am »
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Elven, a Valkyrie eu me lembro bem (achei meio clichêzão, aliás)

Todas as organizações "Tier 3" de Hunter são incrivelmente clichês. É a maior graça desse nível de jogo, jogar com os "Homens por Trás de Tudo" ou "Porque diabos essas Coisas não são Caçadas por Outros Caçadores?" (e algo bem engraçado é que isso pode acontecer - não é sem motivo que a Cheiron tem um implante feito de partes de um Lucifuge). Se quer criatividade em Hunter, os Compacts (Tier 2) são de longe os mais criativos (De Nazistas em Redenção, Sindicalistas que Fazem as Coisas Certas até Ricaços que Caçam porque é Cool).

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Dá pra jogar com ele a partir do livro, out-of-box, ou é necessário outro suplemento ?

Basta só o Hunter: the Vigil. Você pode ter uma boa ideia deles na White Wolf Wiki, mas o que faz eles serem bacanas, escrotos e assustadores ao mesmo tempo é o que eles implantam em seus agentes. Uma descrição de um dos implantes de Taumatecnologia, a Eros's Lips:

This implant isn’t literally a pair of lips and, in fact, the Cheiron Group’s official designation for it is “Eros’ Caress.” The truth is less poetic: “Lover’s Lips” are actually manufactured sacs, resembling nothing so much as a snake’s venom sacs. They’re made from the latest in synthetic skin technology, with just a little something extra harvested from what passes for a vampire’s circulatory system. The whole thing is fi lled with a few cc’s of blood — not necessarily the implantee’s— then implanted under the jaw, right alongside the salivary gland. When the hunter massages just behind his jaw and below his ears, the blood, partially transformed by the vampiric tissue, squirts into his mouth. It tastes vile, but when someone else gets a taste of it, usually through a kiss, they suddenly become very fond of the hunter.

Ou seja, a Cheiron é relativamente similar à Pentex, exceto nas partes que mencionam Wyrm (mas os Diretores são possivelmente tão estranhos quanto) e a Corrupção (mais ou menos - você fica tão monstruoso quanto qualquer outro Conspirador, sejam os Capetas da Lucifuge, os Padres da Malleus ou os Cavaleiros de São Jorge).
« Última modificação: Janeiro 23, 2012, 04:43:29 am por Jigoku Shoujo »

Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #22 Online: Janeiro 23, 2012, 01:38:16 pm »
Ok Elven, fiquei interessado (e já cogitando comprar – de novo – um exemplar de Hunter XD ).

Algumas perguntas:

1.Já existe o tipo  de horror “cósmico” e derivados (àla Cthulhu mythos) em Hunter ? Ou ele se restringe ao horror “clássico”, àla vampiros, lobisomens, fantasmas, etc ? Caso negativo, seria fácil criar antagonistas e elementos dessa natureza ?

2. quão letal e “realista” é o sistema de Hunter/NWoD ? Ele dá cabo de emular um ambiente onde os PCs morrem como moscas e não têm “super-poderes”, a exemplo do que ocorre em CoC/Delta Green ?

3.existe alguma mecânica semelhante à Sanidade no NWoD ? Caso negativo, seria fácil adaptar ? (lembro que existia a Moralidade. Dependendo da forma como esta funcione em Hunter, talvez nem precise de adaptação)

Valeu!
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Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Resposta #23 Online: Janeiro 23, 2012, 11:56:20 pm »
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1.Já existe o tipo  de horror “cósmico” e derivados (àla Cthulhu mythos) em Hunter ? Ou ele se restringe ao horror “clássico”, àla vampiros, lobisomens, fantasmas, etc ? Caso negativo, seria fácil criar antagonistas e elementos dessa natureza ?

Yep, existe. Embora isso seja mais da alçada de Mage: Awakening, é implícito que algumas  Conspirações (ou no caso de uma delas, explícito) são comandadas ou manipuladas por entidades de "Algum Lugar" cuja mentalidade é muito, muito distante da humana. E a mecânica para construir Antagonistas e Espíritos pode se aplicar bem à "Coisas Além da Compreensão Humana".

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2. quão letal e “realista” é o sistema de Hunter/NWoD ? Ele dá cabo de emular um ambiente onde os PCs morrem como moscas e não têm “super-poderes”, a exemplo do que ocorre em CoC/Delta Green ?

Hunters são humanos normais, idênticos aos de nWoD.

Existem diversas regras opcionais no livro (e também no Mirrors, que não é da linha Hunter mas serve para modificar quase todo o nWoD que ele se baseia)  que dão alguma chance aos Hunters brincarem de "Monstros". Você pode usar Hunters desde "Igual ao nWoD' (Vulgo, Humano Normal, comum no Tier 1 e 2) até "Deuses, como esse cara não é Supernatural?" (Usando Professions do Hunter, os Endowments de uma Conspiração, Conviction - o atributo "sobrenatural" de humanos- e Skill Tricks do WoD: Mirrors).

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3.existe alguma mecânica semelhante à Sanidade no NWoD ? Caso negativo, seria fácil adaptar ? (lembro que existia a Moralidade. Dependendo da forma como esta funcione em Hunter, talvez nem precise de adaptação)

Tem sim, a mecânica de Razão/Reason do Mirrors. Basicamente, todo Humano normal tem Razão 10, que conforme vai declinando, o personagem se distancia cada vez mais da realidade, mas se torna mais hábil em lidar com "Forbidden Lore". Qualquer semelhança com Sanidade não é mera coincidência.

De outra forma, no Vigil também existe a opção de um Caçador modificar aos poucos a Moralidade humana, basicamente trocando um ou outro "Pecado" de um nível  por outro, criando a sua própria Blue and Orange Morality.