Autor Tópico: Kickstarter them ALL!  (Lida 18001 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Kickstarter them ALL!
« Online: Maio 29, 2013, 04:59:44 pm »
... Ou tópico geral para anunciar projetos de financiamento coletivo de plataformas como o Kickstarter, Catarse, etc., e comentá-los.

Hey, mas já tem o RPG Kickstarters!

Sim, mas i) as atualizações dele demoram um pouco e tempo é uma coisa essencial em projetos de crowdfunding, seja para o próprio projeto - seja para os financiadores conseguirem recompensas melhores; ii) não abrange projetos além do Kickstarter; iii) esse tópico pode ser mais geral, envolvendo outros tipos de jogos, como games e boardgames; iv) não precisar abrir um tópico para qualquer projeto lançado.

Visando a objetividade, pensei num modelo simples de apresentação. Como esse:

(click to show/hide)

Pra começar, indico um projeto lançado ontem.

Call of Cthulhu 7th Edition
Período de financiamento: 28 de maio - 29 de junho/2013.
Comentários: Projeto com nome auto-explicativo, é a nova edição do RPG ambientado no universo de Chtulhu da Chaosium. Promete regras atualizadas e novo conteúdo.
Pledges/apoios interessantes: As pledges mais baixas não são lá muito atrativas. Somente a partir de US$35 que se tem acesso aos dois livros propostos (Call of Chtulhu Keeper's Handbook e Investigator Handbook) em pdf. Livros físicos têm despesas de envio não incluídas.


OFF
(click to show/hide)

Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #1 Online: Maio 29, 2013, 08:09:08 pm »
A menos que um milagre aconteça na Chaosium, eu tenho séries dificuldades em acreditar que Call of Cthulhu seja tão bom quanto Trail of Cthulhu.

E se você sabe espanhol ou francês, as edições deles costumam a ser muito superiores á norte-americana.

Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #2 Online: Maio 29, 2013, 11:04:48 pm »
Esse kickstarter me parece um mau negócio, sinceramente. Não li nada ali que realmente justifique uma nova edição. E olha que sou fã da Chaosium e do CoC.

Citar
E se você sabe espanhol ou francês, as edições deles costumam a ser muito superiores á norte-americana.
Verdade. A edição francesa de luxo do CoC é a coisa mais linda que eu já vi no mundo do rpg.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #3 Online: Maio 29, 2013, 11:58:32 pm »
Nome: OVA - Open Versatile Anime Revised
Período de financiamento: May 8, 2013 to Jun 17, 2013
Comentários: Foi financiado em apenas 3 horas após ser iniciado. Está na marca dos 70k neste momento.
Pledges/apoios interessante: Já financiei pelo PDF de 15$.



Também estavam fazendo um tipo de "campanha conjunta" com o Golden Sky Stories e com o Terreria Tactics.

E ainda tem os Player Books, que são livrinhos com um personagem já pronto para jogar e com explicações de como o sistema funciona, dadas pelo próprio personagem!





E não, não "estou no hype", posso parar quando eu quiser. :P
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #4 Online: Junho 07, 2013, 09:31:40 pm »
http://catarse.me/pt/Midgard

A ideia parece legal e o tema é bom, mas... Ate quando o Brasileiro vai achar que tudo tem ser feito visando ganhar alguma coisa. Atualmente só vejo projetos com preços fora da caixinha. 135 reais pra comprar o jogo com as 4 expansões? Qual atrativo pro cara ajudar o projeto? Sem contar que chega a ser pedante alguns projetos com um valor fixo acima de 10 reais só pra quem "quer ajudar" sem ganhar nada.

Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #5 Online: Junho 07, 2013, 09:50:59 pm »
http://catarse.me/pt/Midgard

A ideia parece legal e o tema é bom, mas... Ate quando o Brasileiro vai achar que tudo tem ser feito visando ganhar alguma coisa. Atualmente só vejo projetos com preços fora da caixinha. 135 reais pra comprar o jogo com as 4 expansões? Qual atrativo pro cara ajudar o projeto? Sem contar que chega a ser pedante alguns projetos com um valor fixo acima de 10 reais só pra quem "quer ajudar" sem ganhar nada.

Parece bacana, embora meu conhecimento sobre Trading (Collectible) Card Games seja tão excepcional quanto meu conhecimento sobre literatura cazaquistã - ou seja, nulo. A questão do preço é debatível, visto que a proposta não deixa claro o material a ser utilizado no produto - e isso pode encarecê-lo.

Mas entendo seu ponto quando vejo declarações como essa de pessoas que tiveram projetos como esse. No mínimo, é de se pensar o que esse cara entende por "coletividade".

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #6 Online: Junho 07, 2013, 10:22:30 pm »
Esse card game eu cheguei a cogitar comprar, mas dai olhei as premiações e desisti!

Eu não entendo muito de economia, mas se tu bota um projeto no financiamento coletivo tu tem alguns pontos importantes a pensar na hora de lidar com os valores:

A) Todo material inicial que for produzir já está vendido, não precisa de propaganda nem de inclusão no mercado, ele JÁ foi vendido, só precisa ser feito

B) Se o projeto teve sucesso você tem uma parte do mercado conquistada e aceitação do produto.

Sei lá, eu acho que da pra baratear bastante um projeto em financiamento coletivo, atingir um grupo maior de gente e ter sua ideia multiplicada antes de lançar ela propriamente dita. Os que tenho visto são só "Queremos vender isso mas só vamos por no mercado se um numero X quiser comprar".

É uma perda total da ferramenta do meu ponto de vista.

Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #7 Online: Junho 07, 2013, 11:28:27 pm »
Fora que a única menção a mecânica do jogo é "Trata-se de um jogo simples, porém com uma enorme gama de possibilidades. Isso torna possível aos jogadores desenvolverem as mais diversas estratégias para vencer uma partida." Podiam muito bem ter trocado aquele vídeo inútil e colocado um com uma demonstração de uma partida.

Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #8 Online: Junho 09, 2013, 10:24:18 pm »
Raging Heroes - The Toughest Girls of the Galaxy
Período de financiamento: Jun 4, 2013 - Jul 7, 2013
Comentários: Não é RPG, não é um game, não é sequer um jogo, mas é um dos conjuntos de miniaturas MAIS FODAS QUE JÁ VI! Mulheres. Fodas. Armadas. Pra quem curte miniaturas de alta qualidade é um prato cheio. Ah, o projeto foi financiado em 30 minutos e já superou em quase 30 (!) vezes a meta inicial.
Pledges/apoios interessantes: Vai muito do seu bolso, porque dá vontade de ter todas.  Sem contar que eles fizeram pledges limitadas com a mesma recompensa com valores bem próximos, o que ajuda caso você não estivesse ciente desde o começo.


Offline taverneiro

  • GM sedentário
    • Ver perfil
    • Nereus RPG
Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #9 Online: Julho 04, 2013, 12:33:53 pm »
Fate Core
Período de Financiamento: Dec 3, 2012 - Jan 29, 2013
Comentários: Depois de títulos de sucesso como Espírito do Século (SotC ) e Dresden Files, a EvilHat reestruturou a versão genérica do seu sistema na forma do Fate Core (atualmente meu sistema favorito). O projeto foi colocado para ver o que poderia se financiar da linha pelo kickstarter. A comunidade se moveu rapidamente e financiou a linha toda por, pelo menos dois anos, arrecadando mais de 400 mil dólares.

Com isso, temos além do Fate Core em capa dura, uma série de suplementos já financiados, entre eles alguns destaques: Fate Accelerated, Camelot Trigger, Day after the Ragnarok, Wild Blue, Shadow of the Century, Freeport Companion e Dresden Files Accelerated.

Algumas reflexões importantes de um dos donos da EvilHat, Fred Hicks sobre o "mercado movido a kickstarter", ele coloca algumas ressalvas importantes aqui:
http://www.deadlyfredly.com/2013/06/ks-is-a-market/
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

"RPG é pra jogar, c@r#$ho!!! Abandone o ódio e vai jogar alguma coisa" - Eu

Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #10 Online: Julho 04, 2013, 01:12:30 pm »
Eu peguei o Fate Core e o Fate Toolkit, então estou esperando o segundo ser terminado pra receber os dois. Me arrependo de não ter pego o Fate Accelerated, que parece mais de acordo com o que eu gosto.

E sim, ele tem razão. Nem tudo deveria usar o modelo kickstarter.

Atualmente eu estou acompanhando o Primeval Thule por ter várias coisas que gosto (Conan + Cthulhu + Rich Baker), mas fico me perguntando se o KS deles não deveria ter sido melhor trabalhado.

Eu teria oferecido as versões do 13th Age e 4e em pdf no Drivethru e vendido só o Pathfinder através de KS. Colocando os 3 sistemas juntos, eles podem ter aumentado muito o custo de produção. Tanto que o preço está alto pra uma empresa pequena ($40 para o pdf de UM sistema está meio salgado).
« Última modificação: Julho 04, 2013, 01:15:44 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #11 Online: Julho 04, 2013, 08:53:01 pm »
Legal esse Primeval Thule. A equipe criativa tem até o Todd Lockwood! Será que o preço acima da média não seria para arcar com os custos destes nomes? Mas concordo com você, o KS poderia ser melhor desenvolvido.

Offline DragaSBitter

  • RPGistas unidos, jamais serão vencidos!
    • Ver perfil
Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #12 Online: Julho 04, 2013, 10:26:13 pm »
To acompanhando este aqui, o "Dark, Darker, Darkest". Adoro tiles, miniaturas e survival horror... Já li em alguns fóruns boardgamers o pessoal descendo a lenha, falando que e copia do Zombicide, mas achei a mecânica deste bem mais complexa, com mais possibilidades e o cenário mais bem desenvolvido, mais com jeito eurogamer, tanto que o designer e um belga. Já alcançou a meta bem mesmo e vai até sábado o founding. Segue o link abaixo:


http://www.kickstarter.com/projects/1016374822/dark-darker-darkest

Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #13 Online: Julho 13, 2013, 10:04:00 pm »
Deixaram mais fácil pra pegar os pdfs do Primeval Thule. Agora com $25 você pega o Player's Guide dos três sistemas (13th Age, Pathfinder e DnD 4e). Com $40, pega os livros completos também dos três.

Não ficou uma maravilha, mas... O problema é o dólar a quase R$ 2,30 e a Steam Summer Sale arrasando a carteira. :P

Re:Kickstarter them ALL!
« Resposta #14 Online: Julho 13, 2013, 10:10:47 pm »
Verdade. E saiu outro que eu quero, o Book 2 do Shadows of Esteren. A linha Shadows of Esteren traz um universo de idade média inspirado nos celtas e em Ravenloft. E os livros são lindos, uma das linhas mais bonitas que eu já vi.

Eu só não entrei no KS deles porque ainda não recebi o Book 0, que comprei no último KS e que os correios parecem ter perdido. A empresa responsável pelo livro já entrou em contato e avisou que está tentando descobrir o que aconteceu, mas só vou entrar depois que tiver recebido meu livro do KS anterior.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG