magia
s. f.
1. Religião dos magos.
2. Produção de actos extraordinários e sobrenaturais.
3. [Figurado] Encanto; fascinação.
magia branca: arte de aproveitar os segredos da física, da mecânica, etc., para produzir efeitos surpreendentes.
magia negra: bruxaria ou evocação dos mortos.
O L5R tem um sistema bem interessado, baseado em usar dos espíritos para que eles manipulem os elementos.
Mago sempre vale a pena citar, nas duas versões dele devido a sua liberdade
Não tem nenhum sistema em específico que me lembre cujo conceito de magia seja igual a esse que postei, mas já joguei Mago com houserules de Paradoxo que faziam de qualquer ativação de Esfera um negócio dramático, meio animesco até (a la "só uso minha técnica secreta quando não houver mais nenhuma outra alternativa!"), que remete a essa definição.Mago (Despertar, não joguei o novo), segundo o core é mais ou menos isso mesmo; a menos que os personagens sejam heróis de filme de ação (com efeitos sendo realizados de modo coincidente), fica mesmo uma parada de "se eu usar uma magia escrota, VOU me foder".
Quais são as diferenças entre o Mage: The Awakening e o Mage: The Ascension no que diz respeito à magia? Achei que tinha permanecido mais ou menos o mesmo.
O que faz da Tecnocracia um prato cheio, porque seus efeitos podem ser justificados muito mais facilmente, com tecnologia iluminada.
(só digo isso: Pornomancers. )