Os *World games (Dungeon World, Apocalypse World, etc) quantificam isso em regra. Toda vez que seu personagem for analisar uma situação, você faz uma rolagem de "Read a Sitch" ("Ler a situação" ):
Quando você analisa uma situação, role Inteligência. Se acertar, faça perguntas ao GM. Se agir em cima das respostas dadas pelo GM, receba +1 para ações relativas àquele curso de ação. Caso role sucesso, ask 3. Caso role meio-sucesso, ask 1:
• where’s my best escape route ?
• which enemy is most vulnerable to me?
• which enemy is the biggest threat?
• what should I be on the lookout for?
• who’s in control here?
A consequencia prática disso é que, independente da inteligência do jogador, um personagem inteligente fará inúmeras contribuições para o grupo, enquanto um personagem burro não. Exemplo:
GM: "Após dois dias de viagem, vocês avistam o forte dos Yuan-ti"
João: "Ufa! finalmente!"
Manéu: "Okay, o que vejo? Como é a guarnição, potenciais rotas de infiltração, inimigos a se tomar cuidado, etc.. "
GM: "Manéu, seu motoqueiro é burro como um poste - tem certeza que quer Ler a Situação ?"
João: "Deixa comigo, meu astronauta é inteligente" <rola Inteligência>
GM: "Okay, você teve sucesso, faça as perguntas"
João: "Hmmm... quero saber em qual local está o artefato que viemos pegar, a melhor forma de entrarmos na surdina, e qual a maior ameaça com que deveriamosque nos preocupar"
GM: "Não é possível descobrir o local exato onde o artefato está, mas você repara numa cabana luxuosa que parece ser os aposentos do comandante do forte - talvez ali existam pistas sobre o local do artefato; no mais, ha um riacho que passa por debaixo do muro leste, que à noite daria uma bela porta-dos-fundos; e pelo menos 3 goblins estão montando o que parece ser lobos selvagens - essa com certeza será a maior ameaça, já que os animais podem farejar e rastrear invasores".
João: "Okay, vamos traçar nosso plano em cima dessa informação. Aguardaremos o cair da noite para agir".
Maneu: "Valeu cabeçudo! O que seria de mim sem você!"
Lembrando que os jogadores receberão bônus de +1 pra cada ação que fizerem enquanto estiverem usando as respostas do mestre (como testes de furtividade para se infiltrar pelo riacho, por ex). Com certeza esse método não vai agradar a todos nem tampouco combinar com todos os jogos, mas dentro da proposta de Dungeon World/Apocalypse World funciona muitíssimo bem. :aham: