Faz sentido isso ?
Não, porque é chover no molhado que o primeiro RPG vai apresentar mecânicas e características incrivelmente problemáticas se vistas pela ótica de alguém 39 anos após o lançamento dele e quando existem centenas de outros RPGs construídos com base em experiências anteriores.
E também porque eu tinha alguma suspeita que você já tinha criado um tópico anteriormente sobre o assunto. E foi só olhar no histórico e ver que eu estava enganado - você criou dois tópicos ligados a esse assunto. E como você copia temas de tópicos, eu vou copiar respostas que se encaixam nisso:
Primeiro, do A-HA! como eu suspeitava.. (http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=802.0):
Eu:
Usar tendência de design de RPGs modernas para avaliar um RPG feito muito antes delas é no mínimo um anacronismo bobo.
Madruga:
Caramba! Legal, ein?
O mais hilário é "We didn't know the rules, we found out how things worked by poking at them and seeing what happened, and we looked on our PCs mostly as puppets we moved around the game world exploring things.
Mas se era o D&D original... porra, NINGUÉM SABIA AS REGRAS NEM NUNCA TINHA JOGADO ALGO SEMELHANTE.
Eltor
OD&D não foi criado tendo em mente os primores da interpretação, e sim uma extensão de wargames/jogos de tabuleiro misturados com ficção fantástica da época.
Confere.
Interessante ver um relato de quem tinha acesso ao Gygax na época.
Mas... que parte disso é novidade?
FireJay
Qual a novidade do sistema que partiu diretamente (o tal de 0d&d ou -1d&d ou qualquer sistema quintessencial que o Gygax criou) de um wargame carregar heranças? E sério, quem hoje em dia joga esse tal de 0d&d/-1d&d/d&pqp e clama ser o ápice do rpg e não um proto-sistema que lembra wargame
E agora, do "A OSR e melhor que a TSR" (http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1216.0)
Eu:
A TSR produziu Planescape e Spelljammer. 'nuff said. E convenhamos que fazer um RPG com mecânicas melhores do que outros que precederam o seu em ao menos 10 anos não é algo a se comemorar - é a obrigação de um designer:
Since we are 35+ years in the future with global reach, an open-source community and product, a vibrant existing consumer and user base, and innumerable exposure opportunities to systems, and sources of inspiration...
Diabos, eu posso até repetir a minha previsão do ano passado: E provavelmente depois desse tópico, criar um de Planescape dizendo que ele não se encaixa em D&D ou "Citar algum RPG semi-desconhecido que reinventou tudo o que é RPG".
Gente, o Ford inventou o model T, que foi a revolução dos automóveis! Depois disso introduziu o model A e continuou com suas vendas arrebatadoras, então ele era um grande designer de automóveis!
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/74/1910Ford-T.jpg)
Mas olha só, os aviões Ford eram uma bosta flamejante! Como pode, um cara que era tão bom designer, fazer aviões tão ruins?
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/Ford_4ATF.jpg)