Autor Tópico: Forgotten Realms 2099  (Lida 4284 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Forgotten Realms 2099
« Online: Dezembro 03, 2013, 03:24:13 pm »
Puxando um gancho da outra conversa que estamos tendo (Bem e Mal em D&D), qual seria a cara de Forgotten Realms (e dos planos) se realmente levassemos as premissas basicas de D&D a duas consequencias logicas?

Vou comecar com os deuses: como seria um mundo onde os deuses existem comprovadamente, e a forma de se comunicar com eles e de receber seus milagres eh tao empirica quanto usar um celular pra falar com alguem a quilometros de distancia ou encomendar uma pizza e recebe-la na porta de casa mediante pagamento via cartao de credito ?

Outro ponto sao as magias: sera que essa proliferacao de itens magicos pra todo lado nao abre espaco pra uma industria magica se desenvolver ? Nao poderiamos ter uma casa do futuro, onde os recursos tecnologicos na verdade sao magicos? Lampadas magicas, TVs magicas, Internet magica, robos domesticos magicos, ar-condicionado magico, automovel magico, etc? Sera que isso nao traria uma revolucao magica a sociedade ou algo do tipo ?

Enfim, voces acham que algo seria diferente do apresentado nos cenarios? Se sim, como ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #1 Online: Dezembro 03, 2013, 03:37:09 pm »
Citar
Vou comecar com os deuses: como seria um mundo onde os deuses existem comprovadamente, e a forma de se comunicar com eles e de receber seus milagres eh tao empirica quanto usar um celular pra falar com alguem a quilometros de distancia ou encomendar uma pizza e recebe-la na porta de casa mediante pagamento via cartao de credito?
Eu não consigo pensar em algo diferente do que já acontece. As religiões são rivais porque o interesse das divindades são diferentes e não por pontos de vista ou querer ser a única com o caminho da salvação. Consequentemente, teríamos um maior numero de teocracias... a parte boa é que o sistema judiciário funcionária melhor, já que teríamos clérigos jurados (e facilmente identificados como errados, já que perderiam seus poderes) usando magia para aplicar as leis. Claro, a coisa ia escalar com as divindades malignas e caóticas ajudando o lado errado e assim vai...

Citar
Outro ponto sao as magias: sera que essa proliferacao de itens magicos pra todo lado nao abre espaco pra uma industria magica se desenvolver ? Nao poderiamos ter uma casa do futuro, onde os recursos tecnologicos na verdade sao magicos? Lampadas magicas, TVs magicas, Internet magica, robos domesticos magicos, ar-condicionado magico, automovel magico, etc? Sera que isso nao traria uma revolucao magica a sociedade ou algo do tipo ?
Sim, e descontando os cataclismas de mudança de edição, que devem impedir que as sociedades saiam do ponto em que se encontram, a tecnologia evoluiria mais rápido já que a magia de D&D é benefica, quando muito neutra. Salvo alguns plots, você não vê relatos de desastres ambientais ou humanitários por conta do uso indiscriminado de magia. Claro que para isso teria que abrir a possibilidade de existir um uso de magia fora do bélico/exploratório, contrário ao que se vê nos livros...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #2 Online: Dezembro 03, 2013, 03:40:17 pm »
Cara, Forgotten Realms não é verosímil. Não tem coerência interna. Aliás, D&D não é verosímil. Qualquer coisa absurda poderia acontecer nesses cenários.

=D
"Como foi a imaginação que criou o mundo, ela governa-o." - Baudelaire

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #3 Online: Dezembro 03, 2013, 03:51:19 pm »
Eberron, quanto à 2a. pergunta.



DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #4 Online: Dezembro 03, 2013, 04:16:56 pm »
Nesses moldes, em FR tinha Netheril... só que deu chabu.

http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Netheril

Os sharn também podem ser uma força que explica que explica por que a magia não é tão difundida.

http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Sharn

Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #5 Online: Dezembro 03, 2013, 04:42:18 pm »
O que me incomoda nisso é premissa de que "existindo um recurso confiável, ele será explorado em modelos similares à "economia de mercado com tecnologia industrial" - nem todas sociedades se desenvolvem assim, aliás, pode-se argumentar que apenas uma sociedade fez isso.  É análogo a pensar que por existir uma tecnologia incrível, ela será difundida a diversos níveis sociais (como acontece  em economias de mercado) - ao invés de ser restrita a uma elite de pessoas (por exemplo, a escrita, o conhecimento químico presente na alquimia).

Also - Eberron. Tenho uns 3-4 textos só focados em como ele é a consequência mais provável de algumas ideias básicas de D&D (ao mesmo tempo que muda outras).
« Última modificação: Dezembro 04, 2013, 03:18:25 am por Heilel »

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #6 Online: Dezembro 03, 2013, 06:18:09 pm »
3.x e similares tinham até uma boa justificativa pra itens mágicos não serem facilmente encontráveis.
Eles custam XP pra serem produzidos, e teoricamente só aventurando-se você consegue XP, e por acaso também tesouros com mais itens.

O 4e assume que seu personagem é realmente uma raridade. A capacidade de usar fontes de poder é algo extremamente raro, e imagino que também, a um grau menor, rituais.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Torneco

  • Starbounded
    • Ver perfil
Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #7 Online: Dezembro 04, 2013, 02:02:28 am »
Bem, uma coisa que meio que explica isso é que em FR, a magia é poderosa mas difícil de se manipular. Você não tem muitos magos que sejam capazes de criar itens magicos e revolucionar o mundo. Claro, pelas regras de população da 3e, isso perde o sentido.

Outra coisa é que normalmente, os magos mais poderosos não podem perder tempo pensando na vida do cicadão comum porque tem que salvar o mundo ou arranjar condições para que outros façam isso. Afinal, para cada mago bom, tem uns 3 malígnos com acesso a fontes de poder menos éticas prontos para tocar o caos.

Além disso, Reed Richards is Useless (TV Tropes).

Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #8 Online: Dezembro 04, 2013, 08:41:22 am »
Sem falar que a maioria da população não tem atributos mentais altos o suficiente para se tornarem conjuradores  :P
War never changes

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #9 Online: Dezembro 04, 2013, 11:18:12 am »
A maioria da população do mundo real não tem atributos mentais pa ser cientista, mesmo assim a ciência é bem disseminada.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #10 Online: Dezembro 04, 2013, 11:21:57 am »

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #11 Online: Dezembro 04, 2013, 12:08:45 pm »
Bem, uma coisa que meio que explica isso é que em FR, a magia é poderosa mas difícil de se manipular. Você não tem muitos magos que sejam capazes de criar itens magicos e revolucionar o mundo. Claro, pelas regras de população da 3e, isso perde o sentido.
Antes da queda de Netheril toda e qualquer pessoa tinha um punhado de cantrips independente da classe.

Encare isso como quiser.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #12 Online: Dezembro 04, 2013, 01:22:33 pm »
Citar
Antes da queda de Netheril toda e qualquer pessoa tinha um punhado de cantrips independente da classe.

Só lembrando que isso acontecia apenas em Netheril, e a partir de um grupo relativamente pequeno de 7 vilarejos que formavam a confederação que deu origem a Netheril. E em uma época em que principal divindade responsável por controlar a magia era tão liberal que preferiu ser destruída pela maior magia arcana já conjurada por um mortal do que negar seu acesso à magia arcana.

Mas não surpreendente, Netheril tinha a atitude mais próxima de Eberron quanto a magia arcana - ela era um recurso a ser utilizado e foi utilizado para o conforto de seus habitantes, com direito a iluminação por meio de esferas de luz, água encanada vinda do plano elemental da água e podendo ser aquecida por meios similares. E eles criavam itens (quase)mágicos em escala incomum, pois podiam ignorar a regra do dano de Constituição quando faziam isso em um Mythallar.

E então, a Karsus' Folly aconteceu. :)
« Última modificação: Dezembro 04, 2013, 01:31:11 pm por Heilel »

Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #13 Online: Dezembro 10, 2013, 06:57:00 pm »
Bem, uma coisa que meio que explica isso é que em FR, a magia é poderosa mas difícil de se manipular. Você não tem muitos magos que sejam capazes de criar itens magicos e revolucionar o mundo. Claro, pelas regras de população da 3e, isso perde o sentido.
Antes da queda de Netheril toda e qualquer pessoa tinha um punhado de cantrips independente da classe.

Encare isso como quiser.
Eu acho que isso faria mais sentido. A magia difundida a ponto de ser utilizada no cotidiano do cidadão médio - um fazendeiro com um encanto pras plantas crescerem mais rapido aqui, um curandeiro com um encanto de cura ali, um pedreiro com encanto de resistencia fisica acolá, etc. (alias, Glorantha eh assim, mas a magia la tem um fundo divino e folclórico ). E essa difusao me parece combinar ateh com o cenario default, nem precisaria ocorrer uma revolucao industrial magiva ou algo do tipo (como me parece ser o caso e Eberron).

Alias, como funciona essa coisa em Forgotten? Como o cidadão médio vê a magia? Ja existe algo nesse sentido ? Esse Folk-magic ?
« Última modificação: Dezembro 10, 2013, 06:59:06 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Forgotten Realms 2099
« Resposta #14 Online: Dezembro 10, 2013, 07:57:09 pm »
Nope, em Forgotten Realms o acesso a poderes mágicos confiáveis é basicamente restrito a uma elite de pessoas - seja nascendo com dons inatos (feiticeiros) ou que foi capaz de estudar por um bom período para dominá-los (magos). Essas pessoas são vistas com um misto de medo, respeito e desconfianças - mais ou menos da mesma forma que um colecionador de armas seria visto.

Existe, obviamente, um certo número de crenças e tradições que podem ser vistas como mágicas praticadas por pessoas comuns, mas isso é visto como um assunto que envolve relações contratuais com deuses e espíritos, não como "magia".

tl;dr - Isso está em qualquer FRCS, diabos.  :P