Autor Tópico: Failing Forward: sim ou não ?  (Lida 1179 vezes)

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Failing Forward: sim ou não ?
« Online: Agosto 08, 2013, 05:34:14 pm »
Fala cambada,

O que vocês acham desse tipo de regra que vem aparecendo ultimamente, na qual os "erros simples", ou seja, aqueles onde você simplesmente erra e não acontece nada, são retirados em favor de erros que acarretam consequências pra situação ?

Só dar um exemplo mais tangível, peguemos o novo Star Wars Edge of the Empire. Apesar de só conhecê-lo superficialmente, sei que ele usa dados especiais que adicionam situações à rolagem que vão além do mero sucesso/falha. Ou seja, quando você tenta acertar o inimigo com um blaster, a rolagem não vai dizer apenas se você acertou ou não - os dados especiais podem dizer que você não só errou mas o inimigo conseguiu cobertura; que sua arma emperrou; que o tiro ricocheteou e acertou outro adversário; que você errou mas forçou o adversário a deixar sua cobertura e agora ficou aberto/vulnerável; etc.

Outro exemplo, também pra ilustrar, é o Apocalypse World (e seu filhote Dungeon World), onde existe a faixa de resultado de "sucess at a cost/ugly choice" entre o sucesso e a falha, que fazem com que haja consequencias inesperadas para as situações.

O que vocês acham do conceito ? Já testaram ? Conhecem outros jogos que o utilizam ?

The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Smaug

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Re:Failing Forward: sim ou não ?
« Resposta #1 Online: Agosto 08, 2013, 05:50:13 pm »
Eu sempre fiz os erros terem consequências em meus jogos, então fico feliz com regras e algum norte para essas situações, evita algumas injustiças ou consequências bobas porque o mestre não conseguiu pensar em nada na hora... gosto tanto disso que estou trabalhando em uma regra para colocar em meu sistema caseiro onde o jogador quando falha pode escolher piorar a consequencia através de uma descrição pessoal em troca de um plot point (que funciona parecido com as bennies de savage world).
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Torneco

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Re:Failing Forward: sim ou não ?
« Resposta #2 Online: Agosto 08, 2013, 08:49:56 pm »
No 13th Age os criadores encorajam a idéia, incentivando o narrador para, sempre que possível, deixar o jogador conseguir o resultado do teste, a um custo. Um exemplo seria ao tentar subir em uma casa e falhar, o personagem sobe, mas derruba a tocha em algum lugar e começa um fogo.

Eu andei pensando muito na idéia da Doom Pool do Marvel, poderia dar a opção ao jogador de falhar ou conseguir e alimentar a Doom Pool, que o narrador poderia usar mais para frente para trazer complicações ou auxiliar os inimigos.

Re:Failing Forward: sim ou não ?
« Resposta #3 Online: Agosto 08, 2013, 11:32:45 pm »
Gostei da ideia do Doom Pool.  :aham:
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Offline Heitor

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Re:Failing Forward: sim ou não ?
« Resposta #4 Online: Agosto 08, 2013, 11:59:46 pm »
Alguns jogos (não lembro de exemplos, de cabeça, mas acho que aqueles jogos do John Wick são assim) já adotam a filosofia de que que rolagem be sucedida é diferente de resultado pré-definido (acertar ataque, conseguir pular, etc.).

Eu sou simpático à ideia de que um sucesso permita ao jogador escolher, dentre uma gama de possibilidades (com o limite do bom-senso), ao invés de fazer a escolha de intenção e depois rolar. É mais dinâmico em termos narrativos.