Autor Tópico: Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala  (Lida 4755 vezes)

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Offline Vincer

  • Silva.
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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #15 Online: Março 17, 2013, 11:25:30 am »
Acho que o caminho q estão pensando está errado, só o post do Madruga me pareceu ter acertado alguns dos pregos. Faço coro ao Madruga quanto a ações, mas vamos falar de 'fala' e interpretação mesmo.

*Bordões podem até ter alguma utilidade mas se tiverem seria limitada, além de quê não constrói personagem e sinceramente pode atrapalhar mais. Vc vai se preocupar com o q decorou e quando ou não aplicar. Pessoas têm manias de fala e alguma piadinha bordão ou moto do personagem pode cair bem mas só isso. Vc tentar planejar frases para algo sem script é o caminho inverso percebe? Além de se preocupar com isso onde deveria estar se divertindo ainda corre o risco de soltar algum num momento desnecessário ou ruim e não contribui nem para o personagem nem para sua diversão.

*Teatro, ler muito? Tudo bem que isso realmente ajuda a construir personagens e criar falas mas estamos falando de um jogo gente, que já demanda demais. O jogo já exige dados, paciência e horas de tempo livre, ainda exigir teatro e ler mais livros? Pior que tanto teatro quanto livros usam outro formato e lógica, livros não vão te ajudar a ser dinâmico ou espontâneo com as falas e o teatro apesar de muito válido com improviso e se soltar te leva demais no 'entrar no personagem' e outros detalhes que convenhamos a mesa do jogo não tem espaço suficiente para isso(a ñ ser q todos estejam na mesma vibe).

Não precisa de muito esforço. Pelo menos como eu faço me parece simples e funciona comigo:

Me parece q vc está preocupado e dando atenção a coisas demais. É o contrário do que alguém disse em focar em algo; Nossa atenção e raciocínio são limitados, se vc dá atenção demais aos outros personagens, situações, mecânicas e etc fica mais difícil pensar no q seu personagem poderia falar. Esse é o ponto mais importante ao meu ver. Claro q importa saber o q acontece ao redor mas não precisa ser seu foco, vc vai perceber que vai se adaptar melhor e falar mais naturalmente.
Seu foco ser sempre 'o q meu personagem pensaria disso', demais atenções são secundárias. Não é pensar 'o q eu poderia falar agora?', 'qual a melhor forma de interpretar x', 'como reagir'... preocupações demais, ponderações demais, que se adicionam a atenção dada ao que acontece ao redor da mesa. Largue um pouco do peso. Se preocupe apenas com 'o q meu personagem pensaria', uma coisa de cada vez para começar, mesmo q ele ñ diga nada.
Vc ñ precisa falar mais para o personagem funcionar, além de ações serem o principal vc ñ precisa provar q o personagem é assim ou assado o tempo todo para os outros para isso. Esquece disso. Se foque mais nisso e vc vai perceber q quando algo q o personagem pensar for 'dizível' vai sair muito mais natural e melhor.
E vc acaba se acostumando a olhar o jogo dessa forma. Com o tempo as falas vão sair mais naturalmente e frequentemente e vc nem mais estará consciente de q está pensando(ou 'tenho q pensar') nisso. Eu comecei a fazer assim logo q comecei a jogar e notei melhoras na hora; E com o tempo nem me lembrava mais q em algum momento mudei minha forma de interpretar ou q raciocínio eu tinha usado até ver esse tópico. Se torna natural.

Outra dica: reaja menos em off, mude para in-character.

Quando algo engraçado acontece na cena, inesperado, foda, preocupante... o mais comum é os jogadores reagirem automaticamente fora de personagem. Nada de errado e vc ñ precisa mudar isso, mas mudar temporariamente acho que pode ajudar. Nas primeiras sessões com um personagem eu sempre faço um pouco disso para pegar o feel e também o grupo sacar logo como esse personagem é, depois não me importo mais com isso. Xingue como ele xingaria. Se ele não acharia graça no q aconteceu recupere um pouco o fôlego da sua risada e fale rindo mesmo como ele não viu graça naquilo. Não precisa ser perfeito, ninguém está num palco ou esperando um oscar afinal. O efeito no jogo é o mesmo e vc vai conseguir vestir o personagem cada vez melhor.

Por fim é algo pessoal, vai muito de cada um: coloque o personagem primeiro, antes das regras.
Isso ñ quer dizer ignorar as regras ou fazer coisas sem noção no jogo por alguma pretensa interpretação. Tem mais haver com raciocínio. Volta no primeiro ponto q falei de se preocupar com outras coisas... o raciocínio q vc estaria usando para pensar in-character fica no fundo da pilha e se vc quer ficar confortável e ser mais natural ele deve estar no topo.
É pensar primeiro como ele reage a x ou o que acharia do q aconteceu do q olhar o q vc pode fazer na ficha ou tentar raciocinar qual o nível de desafio de algo. Vc ñ vai deixar de fazer essas coisas, vc só precisa pensar nelas depois. Tire sua atenção disso, vc pode pensar in-character primeiro e comentar algo e depois perguntar pro mestre qual o dc de algo e se pode rolar x, o jogo não é afetado nem sua performance.

Nada disso é realmente necessário. Não é 'a forma certa de jogar rpg' nem nada parecido. Mas se ñ conseguir isso afeta sua diversão então vale a pena mudar a forma como pensa no jogo. Sem precisar ler mais livros nem entrar no teatro.