Spell
RPG => Dicas & Ideias => Tópico iniciado por: arghsupremo [pintobot] em Abril 27, 2013, 10:02:16 pm
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Meninas, estava pensando sobre as seguidas discussões que já tivemos sobre este assunto e me lembro de uma particular com o Yukinha que discordamos veementemente.
Então tive uma ideia.
No começo da campanha, ou ao longo da campanha, fazer um fichário com os monstros mais comuns e as lendas populares sobre eles.
Exemplo:
Vampiros
- Morre com alho
- Morre com estaca
- Só cortando a cabeça
- É atingido por prata
- Toma sorvete no inverno
Essas são as fraquezas populares, não exatas. Essas, só o mestre e os personagens que têm conhecimentos mais elevados.
Que acham?
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Não entendi, fazer esse fichário pra que?
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Pra que os PCs saibam as fraquezas atribuidas a alguns monstros mais populares e assim se darem bem ou quebrarem a cara via tentativa e erro com essas fraquezas. Obviamente personagens mais inteligentes ou mais especializados em uma categoria e monstros saberia informações mais precisas sobre eles, como as fraquezas reais do vampiro e o que é balela. Pode parecer excesso de preparação, mas vejo como uma proposta legal pra se fazer antes de enfiar tipo X de monstro na aventura.
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Já não tem isso no livro dos monstros?
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No livro dos monstros nunca tem superstições ou fraquezas falsas sobre eles. Só informações verídicasXD
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Hum, então vocês querem que os personagens tenham chances de falhar em suas tentativas de matar os monstros, mesmo que os jogadores saibam que eles estãp fazendo a coisa errada? Uma coisa meio: "ei, vamos atacar ele com fogo mesmo sabebdo que fogo não faz nada"?
Isso não vai prolongar os combates e gerar situações de frustração?
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Eu mudo os bichos. Fiz um vampiro que sugava energia vital e não sangue, e não morria com a luz do dia (estaca no peito creio que mata muita gente).
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Tem isso também, assisti um filme onde trolls eram mortos com leite ou ... amor.
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Hum, então vocês querem que os personagens tenham chances de falhar em suas tentativas de matar os monstros, mesmo que os jogadores saibam que eles estãp fazendo a coisa errada? Uma coisa meio: "ei, vamos atacar ele com fogo mesmo sabebdo que fogo não faz nada"?
Isso não vai prolongar os combates e gerar situações de frustração?
É justamente o contrário: os jogadores terão o mesmo nível de conhecimento que uma pessoa comum sem especializações daquele mundo. Vai que o dragão de gelo do meu mundo não é fraco contra fogo, mas você, por ser um "veterano", vai tascar fogo nele mesmo assim? É o conhecimento do jogador contra o do personagem.
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Tem isso também, assisti um filme onde trolls eram mortos com leite ou ... amor.
Ernest Scared Stupid (BR: O Bobo e a Fera)
(http://ia.media-imdb.com/images/M/MV5BMTQ1NTk3MDM2N15BMl5BanBnXkFtZTcwODMwMzgxMQ@@._V1_SY317_CR5,0,214,317_.jpg)
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Puxa, Yuka, tu explicaste muito bem a proposta. Para eu concordar contigo deve ser efeito da vodca (Não vou floodar a Spell hoje, prometo).
A questão, Smaug, é a polêmica. O que o jogador sabe, o que o personagem sabe? Eu penso que tem coisas que são de senso comum, sabedoria popular, etc... Anos de lendas de vampiros nos deram parâmetros (e olha que eles nem existem no mundo real (ou existem??)) como estacas e shit. Mas todo mundo sabe disso? A minha ideia é dizer de antecedência aos personagens o que é de conhecimento popular e dizer aos personagens com skills em perícias específicas o que é comprovadamente efetivo.
Isso acho que vai se encaixar bem com o meu foco de campanha que é "monstro do dia". Como pretendo que seja mais investigativo, acho que essa ferramenta vai me ajudar.
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Então Argh, depende do mundo. Derrepente nesse mundo em questão Vampiros sejam comuns, ai o conhecimento seja maior, vai muito do bom senso!
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De repente nesse mundo os vampiros não sejam vulneráveis a luz do sol, sejam meio metamorfos e suguem apenas a cor vermelha e vivam levitando e voando por ai.
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De repente nesse mundo os vampiros não sejam vulneráveis a luz do sol, sejam meio metamorfos e suguem apenas a cor vermelha e vivam levitando e voando por ai.
E brilhem como diamantes...
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Não, esse é de Crepusculo. Eu citei os vampiros de Hora de Aventura :haha:
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Não, esse é de Crepusculo. Eu citei os vampiros de Hora de Aventura :haha:
Ah, não tem como eu saber o que tem nesse desenho, o traço é horrível aos meus olhos, mas não tanto quanto one piece.
E não acho que vampiros morram pra prata, e sim lobisomens; deviam usar ouro pra matar eles, já que naquele ótimo (sqn) filme Alone in the Dark usaram um caixão de ouro pra trancar demônios.
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Não, esse é de Crepusculo. Eu citei os vampiros de Hora de Aventura :haha:
Conheci a Marceline hoje e já me apaixonei. :wub:
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A Marceline é foda mesmo. Também tem a Princesa Jujuba e a Princesa de Fogo. Ainda não decidi de qual das 3 eu gosto mais XD
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É claro que depende da campanha, Cigano. Mas é o tipo de coisa que pode se adaptar.
Por exemplo:
Lobisomens são comuns, vampiros quase não existem.
Neste caso, vampiros não serão fáceis de descobrir as fraquezas e os lobisomens sim.
No resto, tô meio bêbado.
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Então acho que é um trabalho desnecessário. Tu vai fazer uma planilha com conhecimentos básicos e especializados de cada monstro quando na verdade o que vale é o bom senso do Mestre.
Os caras encontram uma Esfinge, ela faz uma charada imbecil que tu, como jogador, ouviu em um desenho do Batman (possivelmente o mesmo que o Mestre viu e achou que ia ser massa por no jogo). Obvio que mesmo sabendo a resposta tu tem que fazer um testinho básico de Inteligencia ou o que for.
Então, não vejo o porque o mesmo não acontecer com os Monstros. Encontraram um Vampiro? Rola um teste de inteligencia e da umas informações pra eles, o que tu não disser eles não sabem. E se malandramente o cara quiser forçar a barra comprando alho de ante mão e preparando umas estacas, não deixa. Não existe motivo pra ele faze aquilo já que ele desconhece as fraquezas do Monstro. Forçar mais ainda a barra é motivo pra tirar o personagem da aventura.
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Fichario prá quê?
Bota uns três NPCs diferentes cada um falando uma coisa quando eles estiverem na fase pré-aventura. Um fala que é um monstro X e mata com Y F H, Outro que é Monstro W e mata com Z, Outro que é monstro U e mata com A B C.
E/Ou quando mostrar a descrição confusa e rebuscada (Afinal não dá para ficar vendo detalhas na hora da ação) do monstro diga para os jogadores que sabem separar o Personagem do Jogador. Para um diga que ele acha que o monstro é um J e ele já ouviu falar que mata ele com K L M. Para outro diga que ele tem certeza que é o monstro T, mas que é morto só com N O P Q.
Se Alguém do grupo já viu (ou teve a possibilidade de ter visto) alguma criatura assim antes diga que é como aquela. Ou se o jogo Permitir testes de conhecimentos, passe informação de acordo com o resultado do teste.
Confusão garantida sem ter tanto trabalho perdido de criar um fichário que vai se tornar previsivo com o passar do tempo.
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Eu li em algum lugar que vampiros sofrem dano não só de estacas de madeira, mas de ossos e pedra. Alguém sabe a procedência?
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O metajogo anda forte demais por aí, Gladius?
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Tá nada, nem ando jogando :P