considerando masmorras como "locais fechados com perigo mortal na forma de seus habitantes e armadilhas/sistemas de defesa"
consigo pensar nos "tomb raiders" ou em "caçadores de tesouros".
primeiro: o que seria a dungeon?
uma tumba de um faraó que acreditava precisar de todo o ouro na vida pós a morte.
E instruiu os construtores para fazerem armadilhas para evitar saqueadores.
Se adicionar um elemento de fantasia, espíritos guardiões/mortos vivos/construtos/demonhos e o escambal, e pronto. você tem uma dungeon.
Adicione vários "faraós" (muitas dinastias, muitos reinos com faraós) e pronto.
Se a sociedade atual respeitar demais a sociedade antiga dos faraós, os saqueadores são mal vistos.
Um meio termo pode existir em eles serem mal vistos, porém as coisas que eles trazem do subterrâneo são legais de serem ver.
Se a sociedade nem sabe que os tais farós existiam (e os saqueadores são dos poucos espertos que sabem disso), hey, "antiguidades onde você achou tal coisa?"
ok, menos fantástico. bem, tira-se o efeito dos habitantes serem uma força opositora (sou você é simplesmente mais um tentando matá-los e roubar as coisas deles, hmmm saqueadores). É, dá pra ser isso mesmo. Só saquear ser aceito na sua sociedade.