Spell
RPG => Dicas & Ideias => Tópico iniciado por: silva em Julho 06, 2013, 12:50:41 pm
-
O que vocês acham dessa ideia ?
Basicamente, "color-first" denota sistemas focados em trazer a "cor" dos personagens pra frente do jogo e criar situações interessantes e conflitantes in-game a partir disso, ao invés de se proporem a ser meros simuladores de capacidades dos personagens como fazem a maioria dos sistemas clássicos.
Pra ilustrar melhor a ideia, reparem como um Covert Ops eh retratado em dois sistemas diferentes: (ignorem as figuras, vejam as regras! )
Aqui (http://tinypic.com/r/2j2esnb/5) vs Aqui (https://docs.google.com/file/d/0B_XJtVbYj_jjcS10RjRzZURTTktTUjYtdGJhdDNwdw/edit).
O primeiro modela o personagem em função de suas capacidades (destreza, acrobacias, hacking) enquanto o segundo o modela em funcao de situacoes e conflitos potencialmente interessantes que podem ser trazidos pro jogo (traições entre personagens, manipulações, sabotagens (culpando outros), conspirações que afetam o grupo, etc).
Na verdade ambos sistemas tocam nos dois pontos, "cor" e números. A coisa não eh binaria. Mas vocês percebem como o segundo jogo tende a provocar muito mais situações conflitantes ( e consequentemente dramáticas) no jogo, enquanto o segundo eh muito mais "passivo" quanto a isso, sendo quase meramente um simulador de capacidades ?
Concordam?
Discordam ?
"Silva vai procurar um trabalho e para de encher a porra do saco" ?
-
Ué, nada anormal.
Ate conversei sobre isso esses dias com o Youkai, o sistema tá ali só pra por e números no papel o que o teu personagem faz. Por exemplo o conceito de força vai ser o mesmo em praticamente qualquer jogo, se teu personagem tem força mediana ele vai escolher números que reflitam isso em qualquer sistema que ele use no seu jogo. E conceitos que existam num sistema e não existam no outro não somem, apenas não sou estipulados como regras ou tem uma forma diferente de ser tratado (Carisma no D20 é bem diferente de como é tratado no GURPS por exemplo).
Tudo é uma questão do que o sistema propões. O Sistema é desenhado com um proposito e escolher o que se enquadra melhor na sua proposta de campanha seria a melhor solução pra ver rolando o que tu quer mestrar!
No teu exemplo um dos sistemas é mais direcionado a conflitos pessoais, role play, old school, etc. E obviamente mais agradável pra você. Nada demais!
-
Mas então você concorda que esse são dois approaches diferentes ? (independente de qual é melhor ou pior)
-
De uma coisa eu sei. Não conseguiria fazer um super da mesma maneira no Gurps do modo como faço no Marvel heroic RPG ou no M&M. E olha que o VA já narrou campanha no Gurps 4e e não tinha a mesma fluidez do M&M, que tem uma fluidez diferente do Marvel. Mesma coisa os D&Ds, 4e funciona bem diferente de 3.x, que funciona bem diferente daquela bomba que será o Next.Ou seja, um sistema influencia bastante sim como será uma campanha ou aventura ou sessão.
-
Mas então você concorda que esse são dois approaches diferentes ? (independente de qual é melhor ou pior)
Sim!