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Clérigo domínio da luz

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Makyo:
Olá pessoal. Gostaria de idéias, combos e builds interessantes para um clérigo do domínio da luz. no d&d 5.
Tenho interesse em fazer um multiclasse. Vale a pena? Em qual classe devo investir?
Espero sanar essas dúvidas.
Desde já agradeço.
Forte abraço!
(Se eu esse tópico estiver no board errado, peço que movam. Sou novato no fórum...)

Elven Paladin:
Mais um caso para o "Seminário de Teologia Ofensiva" da Spell.  :b


--- Citação de: Makyo ---Olá pessoal. Gostaria de idéias, combos e builds interessantes para um clérigo do domínio da luz. no d&d 5.
--- Fim de citação ---

De que tipo de Clérigo? Pura Sabedoria, Sabedoria + For/Des, Sab + Outro Atributo de Conjuração?


--- Citação de: Makyo ---Tenho interesse em fazer um multiclasse. Vale a pena? Em qual classe devo investir?
--- Fim de citação ---

A menos que seja estritamente necessário, eu não recomendaria isso para um Clérigo da Luz (ou para quase qualquer conjurador mesmo). É possível retirar algumas magias extras da lista do Mago (aka, Magias de Fogo - o Clérigo da Luz é o "L4z0r Cleric" da 5e) e a habilidade Sculpt Spells do Evocador é um pequeno presente para seus aliados, ainda mais numa classe que não tem uma "Habilidade de Nível 20" decente - mas exige um segundo atributo de conjuração e acesso tardio para suas magias.

Bispo:
Tive uma experiência rápida com o Light Cleric (níveis 1 a 4).

Basicamente, ele era o seguinte:


--- Citar ---Race: Human (Variant)
Background: Hermit
Alignment: NG

Proficient Skills: History (INT), Insight (WIS), Medicine (WIS), Perception (WIS), Religion (INT), Investigation (INT)

Armor: Scale mail, Shield
Weapon: dagger
Other: Holy Symbol (emblem on shield)

Standard array: 15, 14, 13, 12, 10 e 8.

Attributes and feats
Lv. 1: STR 8, DEX 14, CON 14, INT 10, WIS 16, CHA 12, Resilient CON
Lv. 4: STR 8, DEX 14, CON 14, INT 10, WIS 18, CHA 12, Resilient (CON)


Typically prepared spells
Cantrips: Guidance, Sacred Flame, Mending, Light.
1st level: Bless, Command, Cure Wounds, Healing Word, Sanctuary.
2nd level: Hold Person, Spiritual Weapon, Silence, Scorching Ray.

--- Fim de citação ---

A ideia era dar suporte e lançar magias à distância.

Quanto a multiclass, vai muito do que vc quer pro personagem. Talvez alguns níveis de Sorcerer (por Quickened, Careful ou Twinned Spell) ajudem, mas isso em níveis bem mais altos (14+).

ferdineidos:
Então, que tipo de clérigo você quer? Clérigo porradeiro? Clérigo pra auxiliar os amiguinhos? Clérigo pra mandar magia nas inimiga?

Se quiser um porradeiro, pegar dois níveis de paladino não é ruim.

Freakey:
(vou utilizar vários nomes em inglês, porque não sei qual o nome/termo que as traduções não-oficiais utilizam)

A melhor build possível pra um Clérigo com Domínio da Luz é enfiar tudo em Sabedoria, e, em segundo, Constituição. E fazer o papel de "blast" do grupo (dano alto com magias, como burning hands, scorching ray, fireball, etc.), enquanto concentra em buffs ou outras magias úteis para o grupo, e é mais ou menos o que o Bispo já postou na build dele.

Perceba como muitas das magias da lista do Domínio da Luz são magias de dano de Feiticeiro e/ou Mago, e se atente para a habilidade de nível 8 do Domínio, que permite você adicionar seu modificador de Sabedoria no dano das cantrips (magias nível 0) que você utilizar - habilidade esta que não é muito comum no jogo, a não ser casos específicos como Bruxo (Warlock) com a Invocação Agonizing Blast, Feiticeiro Dracônico (e apenas para o tipo de dano associado ao tipo de dragão que escolheu), e Mago da escola de Evocação.

Ou seja, veja o Domínio da Luz como um Clérigo com um viés de Feiticeiro/Mago, com potencial de causar muito dano mágico, mas bem menos vulnerável (CA e PVs mais altos).

Como cantrips iniciais, pegue: sacred flame, guidance, e um outro que você quiser, eu particularmente gosto de thaumaturgy, por causa de roleplay e tal.

Se for pegar Multiclasse, faça isso apenas depois de alcançar 8 níveis como Clérigo. Com isso terá dois Aumentos de Valores de Habilidade, e será capaz de adicionar o modificador de Sabedoria nas cantrips, como mencionado antes. Note que esta habilidade não funciona para cantrips de outras classes - se, por exemplo, você pegar multiclasse Feiticeiro, e escolher a cantrip firebolt, seu modificador de Sabedoria não será adicionado ao dano do firebolt. O melhor mesmo é evoluir como Clérigo até o final, exceto poucas opções, como Feiticeiro, por causa de metamagia (como o Bispo mencionou).

Se você pretende utilizar buffs e/ou outras magias muito úteis de Concentração da lista de Clérigo com frequência (e você deveria fazer isso), como, por exemplo, bless, hold person e spirit guardians, considere pegar o talento War Caster. Esta opção é muito viável também porque não há motivo para não utilizar um escudo.

Outra opção de talento é Heavily Armored, pra você pegar proficiência com armaduras pesadas. Plate armor + escudo é muito forte, ainda mais somado a uma Constituição razoável.

Mais um talento que vale a pena dar uma olhada é Elemental Adept. A maioria das suas magias de dano causarão dano tipo fogo, e a resistência à "dano mágico" mais comum do jogo é justamente fogo.

Quanto às raças, as melhores opções são: Humano (variante, talento: War Caster/Heavily Armored/Elemental Adept), Anão das Colinas (+2 Con, +1 Sab), Firbolg (Volo's Guide to Monsters; +2 Sab, +1 For), ou qualquer outra coisa que conceda bônus de Sabedoria.

Por fim, abuse de spirit weapon.

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