Autor Tópico: Campanhas de Supers  (Lida 5194 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Campanhas de Supers
« Online: Março 01, 2014, 02:45:09 am »
Nesse tópico eu (e aparentemente só o Youkai  :haha: ) discutimos um pouco sobre campanhas de Supers.

Bem nessa última semana eu passei um tempinho trampando e pensando no que eu havia aprendido nesse tempo todo jogando rpg de supers, quais conselhos dar.

O texto original
Criando Super Heróis
Os conflitos e recompensas de uma campanha de supers

Eu agora gostaria de ouvir de vocês o seguinte:
Você nunca jogou Supers? Por que?

E para aqueles que jogaram:
Quais conselhos dariam para quem está começando/quer começar?

Re:Campanhas de Supers
« Resposta #1 Online: Março 01, 2014, 03:05:10 am »
Minhas dicas se resumem a: ver bem que tipo de cenário de supers você e seu grupo querem jogar (se algo mais era de prata, se algo mais moderno levando em conta todos os detalhes possíveis da realidade, ou algum cenário estilizado), pois o cenário e o tom dele influenciarão que tipos de personagens vão ser criados, os conflitos possíveis, as origens permitidas pra poderes, etc e etc.

Eu particularmente gosto mais de usar a Terra mesmo, como ela é, sem países inventados, por exemplo. E com uma explicação centralizada do porque surgiram pessoas com superpoderes e os porquês delas decidirem salvar o mundo de collants e roupas chamativas. Claro, adicionando aos poucos outras fontes de poder e características que enriqueçam o cenário e dai ir mudando o mundo conforme as ações dos jogadores.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Campanhas de Supers
« Resposta #2 Online: Março 01, 2014, 03:18:02 am »
Tem algum conselho para preparar ou conectar aventuras, Youkai?

Re:Campanhas de Supers
« Resposta #3 Online: Março 01, 2014, 03:30:46 am »
Ainda nenhuma dica relevante, porque ainda acho minha narrativa em geral (em supers também) muito presa a um roteiro, que apesar de simples, ainda é meio formulaico, mesmo dando espaço pros jogadores mudarem os rumos a médio/longo prazo, a curto prazo ainda não possuem tanta flexibilidade, mas tenho melhorado nesse departamento.

Bem, pra conectar aventuras e criar novas, só lembrar que os sucessos e fracassos dos jogadores levam a conseqüências. Por exemplo, nas minhas aventuras de supers, os heróis não conseguiram nem vencer os asseclas do vilão Hollow Diamond na minha primeira aventura (levaram TPK) e com isso os planos do vilão de causar o caos em Londres durante as Olimpíadas foi bem sucedido, levou ao caos no país e morte de alguns outros políticos, fora outros que escaparam da morte. Com esse evento, a Russia teve a desculpa perfeita pra instaurar um regime de caça a metahumanos que afetou inclusive dois países vizinhos (Ucrânia e Bielorrussia). Tudo isso para acelerar os programas russos de soros especiais feitos a partir dos genes dos metahumanos e como jogada de marketing político. Mas daí em outra aventura dessa vez os heróis foram bem sucedidos em resgatar uma parte de metahumanos presos e descobriram uma série de segredos terríveis sobre a Rússia e alguns outros países, e especialmente sobre a possibilidade de uma invasão alienígena no futuro.

 Conectei esse evento russo a outra mini-campanha (ainda em andamento e paralisada) que se passa na Polônia, onde um homem passa a seu filho (um dos dois PCs da mesa, sem poderes metahumanos e só treinamentos e equipamentos caseiros incluindo bombas caseiras potentes) uma chave para uma parte vital da sonda caída na Russia.

Fora que estou fazendo com o Kinn uma mini-campanha-quase-campanha-mesmo baseada nas conseqüências de um evento que apenas citei em notícias em outra mesa (a do resgate de metahumanos na Rússia), de um ataque de monstro gigante que surge de repente em Manila, capital das Filipinas. Eu ia narrar uma mesa de supervilões pra fazer mais conexões de trama para a minha mesa, mas terei que esperar um tempo para isso ocorrer.

Mas basicamente é isso que faço em mesas de supers.


Ah sim, pra preparar eu monto as fichas dos NPCs principais (especialmente aqueles que o grupo deve enfrentar), bolo o roteiro básico do que vai acontecer e o que os PCs devem fazer, mas tento deixar solto, mas no geral os PCs fazem o que eu espero sem muitas surpresas, no máximo alguma abordagem diferente para um desafio colocado.
« Última modificação: Março 01, 2014, 03:32:29 am por Youkai X »

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Campanhas de Supers
« Resposta #4 Online: Março 03, 2014, 01:49:00 pm »
As reações as ações dos PCs é um caminho muito bom a ser seguido Youkai.

O TPK resultou na criação de novos personagens por parte dos pcs?

Re:Campanhas de Supers
« Resposta #5 Online: Março 05, 2014, 05:49:21 pm »
Que bom saber que estou usando um bom caminho, Akimeru XD.

Pena que não houve nenhuma aventura com sucessores diretos das vontades dos heróis falecidos, embora a caçadora de recompensas meio inspirada nos atlanteanos tenha ficado viva e está sob controle mental direto do Hollow Diamond.

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:Campanhas de Supers
« Resposta #6 Online: Abril 30, 2014, 11:34:59 am »
Só adicionando o último texto do Oda sobre o assunto. Parabéns, velho, esse ficou ótimo:

http://playing-hero.blogspot.com.br/2014/04/especial-continuidade-e-o-genero-de.html
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:Campanhas de Supers
« Resposta #7 Online: Abril 30, 2014, 01:10:47 pm »
Fiz um texto sobre o assunto aqui...a um tempão atrás...

http://universoinsonia.com.br/campanha-de-supers/

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Campanhas de Supers
« Resposta #8 Online: Abril 30, 2014, 03:59:49 pm »
Meu conselho é: jogue fantasiado. Entre no espírito.

PS: pense nas jogadoras com heroínas em spandex.

PS 2: pode querer reconsiderar se houver um dr.Manhattan ou pior, jogadores com heroínas em spandex.

PS 3: Ou não...

Re:Campanhas de Supers
« Resposta #9 Online: Abril 30, 2014, 06:32:27 pm »
Fora jogadores de vampiro de LARP quem que joga RPG fantasiado XD? Vincer só quis trollar mesmo! Ainda mais num gênero com uma questão estética tão delicada quanto supers.

Pra variar ótimo artigo do Akimeru e o artigo do Ulisses é bem legal, ajuda a mostrar um pouco como pode ser uma campanha de supers de forma introdutória a um grupo desacostumado ao gênero.


Em outro tópico do assunto eu perguntei sobre a questão dos uniformes e codinomes. Que tipo de abordagem vocês preferem para essas questÕes? Eu particularmente não gosto quando fogem dos uniformes coloridos e vistosos, com isso de tentar usar apenas roupas comuns (abordagem Heroes). Pra mim fica sem graça em geral, funciona pra alguma situações (espionagem em geral), mas de resto acho sem graça mesmo.

Re:Campanhas de Supers
« Resposta #10 Online: Abril 30, 2014, 09:16:34 pm »
PS: pense nas jogadoras com heroínas em spandex.

(click to show/hide)
« Última modificação: Abril 30, 2014, 09:28:12 pm por Player Uno »
War never changes

Re:Campanhas de Supers
« Resposta #11 Online: Abril 30, 2014, 11:45:58 pm »
Tire a parte da cabeça cobrindo a moça e com certeza se tornaria bem melhor do que esse zentai ai XD

Algo a dizer sobre minha pergunta relacionada a uniformes e codinomes, Player Uno?

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Campanhas de Supers
« Resposta #12 Online: Maio 03, 2014, 01:21:40 am »
Fui num evento curioso em BH há poucas semanas (Laboratório de Jogos) focado em criação de jogos e conheci um curioso, 'Heróis Modernos!'- que simula o gênero até no formato... as ações acontecem vinheta a vinheta como num quadrinho.
Eu não tive a oportunidade de jogar, nessa hora estava em outro playtest mas conversei com o autor e pareceu fenomenal. É um hack de apocalypse/dungeon world bem alterado (parece que ele fez uma dúzia de hacks assim, inclusive um de Duna!).

Nesse link um dos jogadores fala do playtest, e tem a sessão inteira gravada para baixar. Eu ainda não ouvi ela:
https://newtonrocha.wordpress.com/2014/04/22/sessao-de-rpg-gravada-herois-modernos-do-joao-mariano-lab-de-jogos-2014-nitrodungeon/
Por pouco eu não apareci numa das fotos, eu estava na mesa logo atrás- deve ter sido num dos vários momentos q saí para pegar mais café.

Re:Campanhas de Supers
« Resposta #13 Online: Maio 06, 2014, 05:02:25 am »
opa, muito tempo sem dar as caras por aqui,.

Bem, eu gosto muito de supers, mas mestrei apenas uma campanha nele.

Acho legal que dá a liberdade pros seus jogadores fazerem o que quiserem, no meu grupo tinha desde um "caapora" que era um vingador das matas nativas até um engenheiro que fez uma bioarmadura e injetava venenos, soltava gases paralisantes e etc.

Uma dica é que eu gosto de fazer para campanhas longas é fazer uma coisa estilo smallville onde os personagens vão "descobrindo" seus poderes, o que justifica a evolução do personagens em poder.

a maioria das campanhas de supers os personagens já começam fodásticos e não necessáriamente há uma evolução.

outra coisa que me atenho menos é ao nivel do personagem, é meio natural que haja um desnivel entre eles, desde que o grupo seja coeso e sem disputa de egos fica legal.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Campanhas de Supers
« Resposta #14 Online: Junho 20, 2014, 12:57:56 am »
Bem não sei se é melhor postar aqui ou fazer outo tópico, acho gordisse minha abrir outro haha!

Mas eu fiz uma postagem que trata do motivo de porque raios você pararia de jogar D&D para jogar Supers.


Eu sinceramente achei que a explicação que eu cheguei meio doida.
Mas é honestamente como eu me sinto.