Autor Tópico: Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?  (Lida 87402 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #405 Online: Novembro 25, 2012, 03:59:00 pm »
Citar
Porque é difícil.

Touché.  :)

Citar
É do livro sim, ela prefere explodir a cidade inteira do que lidar com uma situação ruim, as novas regras são basicamente isso.

Well, eu ainda não vi nenhum evento em Réquiem que envolva bombas atômicas espirituais em uma batalha imensa em Bangladesh, com direito a um Bodhisattva assumindo a forma de nuvem para absorver a luz solar e o bombardeio enquanto [Ravnos] enfrenta os outros Bodhisattvas e a Tecnocracia está surtando com esse evento e ativa o Projeto: Ragnarok.  :P
« Última modificação: Novembro 25, 2012, 04:14:48 pm por YHVH Tzevaot »

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #406 Online: Novembro 25, 2012, 04:08:46 pm »
Felizmente nunca tive essa decepção.

quando estou narrando eu crio uma aventura com um background (ex: a princesa foi sequestrada e vocês devem salvala) e a historia vai se criando baseada nos resultados das ações dos pcs

Mas mesmo com plots simples, o narrador tem trabalho que não é visto pelos jogadores. Neste exemplo simples, temos duas coisas que ele já deve ter preparado de antemão: 1) Quem raptou a princesa; e 2) Por quê. Os jogadores podem ter maneiras inventivas de passar pela masmorra, e N maneiras de lidar com o dragão (via combate ou diplomacia ou subterfúgio). E um bom narrador vai adaptar a história conforme a necessidade. Se eles mataram o dragão, vão ficar com tudo que o dragão tinha. Se o convenceram na conversa, podem ter ganhado um futuro aliado. Se foi no subterfúgio, podem ter ganhado um inimigo rancoroso. A chave aqui é que você TEM um plot pra levar no caso dos jogadores estarem jogando no piloto automático (todo mundo tem um dia que quer jogar no piloto automático, sem pensar muito), mas está disposto a sair dele se os jogadores pensarem em alternativas.

Um narrador com síndrome de tolkien já poderia ter tudo definido. "O dragão sequestrou a princesa porque ele não gosta daquele reino. O grupo vai achar uma flecha mágica que é a única coisa que pode matar o dragão". Se o grupo não passar na sala que tem a flecha mágica, eles não tem chance contra o dragão. Se eles acharem a flecha, mas usarem ela contra outro oponente, eles não tem chance contra o dragão. Se o mago do grupo usar uma magia de encolhimento pra prender o dragão numa gaiola de passarinho, subitamente a magia não funciona porque não. Se o ladino tentar passar despercebido pra libertar a princesa e dar pra ela uma poção de invisibilidade pra fugir, ela se recusa a beber a poção. Se o bardo tentar acalmar o dragão pra ele libertar a princesa, ele diz "lol não" e come o bardo.

Um narrador Sandbox hardcore pode ter jogado o gancho, mas ele não sabe nada do que os jogadores vão enfrentar, e vai inventando conforme o jogo avança. Se ele for bom, a história ainda fica excelente, porque as ações dos jogadores vão ter muito impacto na história. Mas tem sempre o risco dele gerar inconsistências internas por estar inventando tudo na hora.

E muitas vezes, estes narradores desiludidos pulam pro extremo do sandbox, onde ele sempre fala "sim", e não tem que se preocupar em desenvolver nada, porque depende 100% dos jogadores.
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.

Vejo um padrão aqui.

Sim, eu tenho trauma de narradores sandbox.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #407 Online: Novembro 25, 2012, 04:13:23 pm »
E Voo é um bom exemplo porque embora muitos trabalhos de ficção mostram essa habilidade como algo excepcionalmente poderoso, é uma magia de terceiro nível em D&D. Não dá pra narrar nada de nivel 10-15 e não levar em conta que os personagens podem voar.

Hence, dungeons.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline crudebuster

  • nham
  • Not so alone anymore
    • Ver perfil
Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #408 Online: Novembro 25, 2012, 05:30:59 pm »
não me disse que diabos é "Carrie a noite do baile" e porquê é ruim. Eu nunca ouvi falar disso.

É do livro sim, ela prefere explodir a cidade inteira do que lidar com uma situação ruim, as novas regras são basicamente isso.

Ah. Ok, esclarecido.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #409 Online: Novembro 25, 2012, 06:34:28 pm »
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.

E como quase tudo que envolvem duas opções, geralmente a melhor solução é a intermediária. O mestre precisa ter um plot

Não, não precisa. O plot será resultado da interação dos personagens com o cenário.

A maior dica que eu posso dar para um narrador de sandboxes é: não crie plots.

The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #410 Online: Novembro 25, 2012, 06:42:54 pm »
Ate porque se ele cria um plot... não é mais sandbox! XD

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #411 Online: Novembro 25, 2012, 06:47:01 pm »
Dois centavos,

Não gosto particularmente do Storytelling, mas acho o Storyteller muito ruim. Prefiro o Requiem exatamente por não existir tanto metaplot e o mundo ser mais crível: não existem duas organizações secretas mundiais que dominam grandes extensões de terra sem ninguém saber. E que ainda estão em guerra uma contra a outra.

Nem coisas como o Gehenna, livro final da linha V:aM e um dos piores suplementos que eu tive chance de ler. Dos quatro finais, só um atende a idéia do horror pessoal. Enquanto os outros três atendem o conceito de X-Men Góticos que V:aM foi assumindo ao longo do tempo. Se aquilo não é admitir que a linha tinha perdido o conceito inicial, não sei o que mais seria.

Em compensação, prefiro mais o Lobisomem:oA a versão atual dele. Nada contra o jogo novo, só me divertia mais com o antigo.

E Mago eu acho os dois cenários bons.

Considerando que conheci (e joguei) Vampiro ainda na sua segunda edição, tendo acesso a muito material importado na época, eu sempre me pergunto se a opinião de muitos jogadores sobre certas linhas (A Máscara tinha uma história melhor, Ad&d não tinha combos, etc. e etc.) não é mais questão de falta de acesso aos suplementos na época do que opinião embasada em conhecimento real do que estão falando.
« Última modificação: Novembro 25, 2012, 06:52:03 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #412 Online: Novembro 25, 2012, 07:05:42 pm »
Citar
Nem coisas como o Gehenna, livro final da linha V:aM e um dos piores suplementos que eu tive chance de ler. Dos quatro finais, só um atende a idéia do horror pessoal. Enquanto os outros três atendem o conceito de X-Men Góticos que V:aM foi assumindo ao longo do tempo. Se aquilo não é admitir que a linha tinha perdido o conceito inicial, não sei o que mais seria.

Não diria que foi assumindo, era algo incipiente desde o começo e passou a ser enfatizado para corrigir um defeito sério de Vampiro: Não havia nenhum motivo para agir em grupo em A Máscara (a menos que fosse um jogo com Sabá), mas aí era cooperação induzida por Vinculum.

Isso pode ser algo interessante para diversos tipos de jogos, mas em RPG (salvo aqueles que preveem isso, como Paranoia e Houses of the Blooded em sua versão mais extrema), isso é uma falha brutal.
« Última modificação: Novembro 25, 2012, 07:14:48 pm por YHVH Tzevaot »

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #413 Online: Novembro 25, 2012, 07:12:58 pm »
Os grupos (coteries) são basicamente um fenômeno só de vampiros jovens. Quanto mais velho, mais improvável que um vampiro faça parte de um grupo mais unido, que é substituído por sua rede de aliados esparsos. Os jovens vêm essa necessidade de juntar forças justamente para defender-se do poderio de seus primos mais antigos; é também mais fácil manter uma convivência social com gente da mesma idade vampírica, e que não é humana, sem os prejuízos da convivência contínua com os mortais.

O jogo fica bem interessante quanto todos os vampiros do grupo, ou quase todos, pertencem à mesma coalizão. Mesmo que o jogo não tenha nada a ver com a politicagem destas, os valores da coalizão se tornam um dos pontos centrais. E você não precisa viver numa cidade onde todo o RESTO dos NPCs é da mesma coalizão, já que uma cidade ocidental típica tem membros de todas as cinco. E o que é melhor: a disposição, rivalidade e proporção entre essas coalizões vai depender do cenário específico. Entre os cenários oficiais, Chicago é bastante diferente da Nova Orleans, e as duas são bem diferentes do meu cenário pessoal de Salvador. Se você olhar o livro Damnation City, vai achar um parágrafo cada para muitas cidades do mundo, incluindo o Rio de Janeiro, e vai ver que as descrições são absurdamente díspares... o que contrasta MUITO com o padrãozão de "É Camarilla ou é Sabá?"
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #414 Online: Novembro 25, 2012, 07:21:06 pm »
Em defesa de "A Máscara", o conflito de Camarilla contra Sabá não era o único e até passou a ser reduzido em certos livros. Afinal, ainda havia a questão dos Anarquistas (e mesmo os Kuei Jin que passaram a invadir o Anarch Free State e havia uma linha de plot, descontinuada, onde haveria conflitos maiores contra eles), do que a Mão Negra se interessava no Sabá e dos enigmáticos e indefinidos Inconnu e mesmo os Clãs Independentes com seus próprios conflitos (Giovanni vs "Capadócios", Ravnos vs Todo Mundo, Assamitas Islâmicos vs Assamitas do Path of Blood).

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #415 Online: Novembro 25, 2012, 08:06:33 pm »
Não, não precisa. O plot será resultado da interação dos personagens com o cenário.

Em sandbox, não precisa. Em qualquer outro estilo, precisa. É um dos motivos pelo qual eu não gosto de sandbox puro.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #416 Online: Novembro 25, 2012, 08:31:44 pm »
Pior que nem estava me referindoas coterie quando comentei do Gehenna. Estava falando de coisas como aquele final onde os Vampiros são descobertos pela humanidade e formam uma organização mundial para se proteger. E ficam viajando ao redor do mundo em jatinhos dessa organização pra lutar contra Antediluvianos que estão acordando.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #417 Online: Novembro 25, 2012, 08:37:30 pm »
É o jogo MASQUERADE VAMPIRES ALLIANCE?
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #418 Online: Novembro 25, 2012, 09:13:42 pm »
Não, o livro final do V:aM, que traz quatro finais possíveis pro metaplot do A Máscara.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #419 Online: Novembro 25, 2012, 09:33:58 pm »
Citar
Não, o livro final do V:aM, que traz quatro finais possíveis pro metaplot do A Máscara.

Eu honestamente achei que o A Máscara ao menos teve finais aceitáveis. Não exatamente decentes, mas a Gehenna era profetizada e mencionada desde o começo do jogo, os Antediluvianos ascenderiam e seria um 'Deus nos acuda" e havia eventos que anunciavam o fim de Vampiro (Week of Nightmares). Alguns livros geralmente jogavam na sua cara que a Gehenna vai acontecer e todos sinais levam a ela.

Agora, Mago: Ascensão teve finais que eu só posso resumir em "Mas, o quê?". Não é que eles sejam necessariamente ruins, mas Mago não tinha um "apocalipticismo" tão forte quanto Vampiro, Lobisomem e mesmo Changeling e além, a impressão que eu sempre tive após o Revised e em livros como Bitter Road, Manifesto: Transmission from the Rogue Council, Guide to the Traditions e mesmo o Conventionbook: Iteration X Revised é que "O pior passou, a Guerra das Ascensão foi uma besteira, é hora de recuar, rever o que tem sido feito e enfrentar desafios novos, com uma nova geração de Magos sem influência pesada dos Arquimagos e Mestres". E então, blam - Ascensão.