Autor Tópico: Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?  (Lida 87465 vezes)

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #390 Online: Novembro 25, 2012, 02:22:17 pm »
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que esqueceu da profundidade das histórias dos clãs que eram simplesmente impecáveis e criou ganchos de personagem tão ruim quanto o crepúsculo.

Detalhe irônico - o personagem mais próximo de Crepúsculo que já vi em RPG está em Vampiro: a Máscara - procure pelo Vampire Dad na páginas 110 do Tempo do Sangue Fraco/Time of Thin Blood.

E eu não posso evitar de perguntar, mas quão a fundo você conhece o metaplot de Vampiro? Porque o termo "impecável" dificilmente pode ser aplicado a ele. Por exemplo, o que esses eventos dizem para você?  :P

1. Infecção de Vicissitude.
2. A Verdadeira Mão Negra/Tal'mahe'ha
3. Semana de Pesadelos
4. Rasputin e que Clã ele era.
5. Taumaturgia é uma invenção de Tremere e o segredo bem controlado desse Clã.

Offline kinn

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #391 Online: Novembro 25, 2012, 02:26:17 pm »
Ou ainda: quer usar esse recurso? Use. Mas se todo mago inimigo do jogo fizer a mesma coisa ad infinitum, o jogo ficará repetitivo e sem graça.

Na minha mesa o lich do jogo que parecia um vilão e acompanhou as aventuras do grupo desde o nível 1 ao 20 fez coisas bem diferentes disso. Como todo vilão inteligente ele pesquisou quem era o grupo e usou eles para atingir o objetivos dele (que apesar de parecer, ele não era o vilão da história, só um cara egoísta que usava ocasionalmente os recursos do vilão porque era conveniente a ele).

Então no final da campanha, os heróis tiveram oportunidade de decidir se impediam o lich de alcançar seus objetivos junto com o ato de salvar o mundo. Salvaram o mundo e deixaram o lich ser feliz. :bwaha:
Pesquisas provam:
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Offline Malena Mordekai

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #392 Online: Novembro 25, 2012, 02:27:27 pm »
Já o Réqueim só muito agora é que está vindo com metaplot, e ele é todo opcional.

Engraçado que dá pra fazer algo no estilo da Infecção por Vicissitude, porém mais divertido, com Demência do Livro do Clâ Ventrue; em especial se você bota isso numa cidade com um excesso da Prole de Belial, que usa o Vinculum grupal.
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Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #393 Online: Novembro 25, 2012, 02:29:59 pm »
Ou ainda: quer usar esse recurso? Use. Mas se todo mago inimigo do jogo fizer a mesma coisa ad infinitum, o jogo ficará repetitivo e sem graça.

Na minha mesa o lich do jogo que parecia um vilão e acompanhou as aventuras do grupo desde o nível 1 ao 20 fez coisas bem diferentes disso. Como todo vilão inteligente ele pesquisou quem era o grupo e usou eles para atingir o objetivos dele (que apesar de parecer, ele não era o vilão da história, só um cara egoísta que usava ocasionalmente os recursos do vilão porque era conveniente a ele).

Então no final da campanha, os heróis tiveram oportunidade de decidir se impediam o lich de alcançar seus objetivos junto com o ato de salvar o mundo. Salvaram o mundo e deixaram o lich ser feliz. :bwaha:

Quer um exemplo engraçado disso? Slayers, quando Hina sobe a torre da maga que não lembro o nome agora (Nagah?) usando Voo e a vilã fica toda confusa, achando que a garota ia subir por dentro e passando pelas várias armadilhas e monstros no meio do caminho (originando um ou dois doujins H por parte dos fãs, claro). Se ela tivesse sido mais atenta às janelas...
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #394 Online: Novembro 25, 2012, 02:38:34 pm »
Esse exemplo de Slayers é bom. O vilão pode (e deve) se surpreender com algumas soluções encontradas pelos jogadores. O problema é quando o mestre em si se surpreende, mas ele não "aceita" ser surpreendido. Daí tira uma solução malpensada na hora e justifica com regra de ouro.

E Voo é um bom exemplo porque embora muitos trabalhos de ficção mostram essa habilidade como algo excepcionalmente poderoso, é uma magia de terceiro nível em D&D. Não dá pra narrar nada de nivel 10-15 e não levar em conta que os personagens podem voar.

Eu tenho meu quinhão de NPCs que fazem coisas fora das regras. Mas geralmente eles tem um motivo pra ter estas habilidades. E se for algo excepcionalmente forte (tipo, imunidade total a qualquer tipo de dano), os jogadores já ficam cientes disto antes de sequer encontrarem o sujeito, por rumores.

Como o caso do castelo protegido de teleporte. Assim que cogitassem usar, um dos magos do rei diz que é inútil tentar porque ele tem um cristal mágico no meio da fortaleza que impede isso. Ou algo assim. Se o grupo tentar, eles aparecem no limite do teleporte, ou a magia falha. De qualquer forma, fica claro que ele não fez aquilo SÓ pra parar o grupo porque eles ousaram tentar algo não-convencional.
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #395 Online: Novembro 25, 2012, 02:50:22 pm »
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O caso maior é que tem muito mestre que não quer narrar uma sessão de RPG. Ele quer escrever um livro. É o que eu chamo de Síndrome de Tolkien. Ele imagina uma história muy fueda, e quer contar aos colegas. Só que eles jogam RPG. Então ele acha que usar o RPG pra isso é a melhor forma. Só que começam as irritações quando as coisas não acontecem exatamente da mesma forma que ele tinha planejado.

Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #396 Online: Novembro 25, 2012, 02:52:49 pm »
Espero que eu tenha absorvido alguma opinião nova (algumas são realmente boas), mas acho desnecessário continuar participando do tópico. Ja revisei alguns conceitos.
Obrigado

Offline crudebuster

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #397 Online: Novembro 25, 2012, 02:59:47 pm »
Espero que eu tenha absorvido alguma opinião nova (algumas são realmente boas), mas acho desnecessário continuar participando do tópico. Ja revisei alguns conceitos.
Obrigado

Bom, não precisava anunciar isso, né. E ainda não me disse que diabos é "Carrie a noite do baile" e porquê é ruim. Eu nunca ouvi falar disso.
deve ser muito estranho ser normal

Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #398 Online: Novembro 25, 2012, 03:01:02 pm »
Espero que eu tenha absorvido alguma opinião nova (algumas são realmente boas), mas acho desnecessário continuar participando do tópico. Ja revisei alguns conceitos.
Obrigado

Bom, não precisava anunciar isso, né. E ainda não me disse que diabos é "Carrie a noite do baile" e porquê é ruim. Eu nunca ouvi falar disso.

Deve ser daquele filme Carrie, a Estranha, não?
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #399 Online: Novembro 25, 2012, 03:16:03 pm »
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.

E como quase tudo que envolvem duas opções, geralmente a melhor solução é a intermediária. O mestre precisa ter um plot maior que ele descreveu, mas deve ser flexível o suficiente pra levar em conta as ações dos jogadores na resolução do problema.

Se os jogadores não afetam o plot geral de forma significativa (porque o jogo não tem plot), eles perdem a função de protagonistas. Se torna um jogo com a mesma graça de The Sims. É um estilo diferente, mas se não estiver com o grupo certo, não tende a durar muito.

Se o mestre não ajusta o plot com base nas ações dos jogadores, e faz a história se desenrolar da forma que ele pensou independente do que eles fizerem, ele sofre de síndrome de tolkien. Aprenda a dizer mais "sim".
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Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #400 Online: Novembro 25, 2012, 03:23:54 pm »
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.

E como quase tudo que envolvem duas opções, geralmente a melhor solução é a intermediária. O mestre precisa ter um plot maior que ele descreveu, mas deve ser flexível o suficiente pra levar em conta as ações dos jogadores na resolução do problema.

Se os jogadores não afetam o plot geral de forma significativa (porque o jogo não tem plot), eles perdem a função de protagonistas. Se torna um jogo com a mesma graça de The Sims. É um estilo diferente, mas se não estiver com o grupo certo, não tende a durar muito.

Se o mestre não ajusta o plot com base nas ações dos jogadores, e faz a história se desenrolar da forma que ele pensou independente do que eles fizerem, ele sofre de síndrome de tolkien. Aprenda a dizer mais "sim".

Ou vá embora e deixe ele falando sozinho. Se tiver mais algum desses com SdT que quando aparece um quebra cabeça você pode tentar resolver ou sentar no chão e esperar que se resolva sozinho que dá na mesma, eu vou meter a porrada.

Por que, POR QUE, não se pode ter uma história boa que se desenvolva por si e pelas ações dos personagens jogadores no mesmo ritmo?
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #401 Online: Novembro 25, 2012, 03:29:16 pm »
Por que, POR QUE, não se pode ter uma história boa que se desenvolva por si e pelas ações dos personagens jogadores no mesmo ritmo?

Porque é difícil.

Só quem já mestrou e tentou combinar as duas coisas sabe o quão trabalhoso é fazer isso. Tem momentos que você precisa virar pros jogadores (off-game) e falar pra eles não fazerem X porque vai embananar a história. E tem horas que você precisa olhar as ideias bizarras dos jogadores, e fazer uma conta mental imediata pra ver que aquilo abre possibilidades interessantes pra história como um todo que você tinha bolado.

Mas se o grupo não tiver confiança no narrador, eles só veem o narrador dizendo "não", e não reparam em quantas vezes ele teve que ajustar a história para encaixar as ações dos jogadores. É um trabalho ingrato que só se mostra recompensador depois que tudo isso passa. E dependendo do grau de reclamações que você receba, você perde o incentivo, e larga a campanha pela metade.

E muitas vezes, estes narradores desiludidos pulam pro extremo do sandbox, onde ele sempre fala "sim", e não tem que se preocupar em desenvolver nada, porque depende 100% dos jogadores.
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Offline Atmo

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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #402 Online: Novembro 25, 2012, 03:35:14 pm »
Só quem já mestrou e tentou combinar as duas coisas sabe o quão trabalhoso é fazer isso. Tem momentos que você precisa virar pros jogadores (off-game) e falar pra eles não fazerem X porque vai embananar a história. E tem horas que você precisa olhar as ideias bizarras dos jogadores, e fazer uma conta mental imediata pra ver que aquilo abre possibilidades interessantes pra história como um todo que você tinha bolado.

Se os meus fossem/tivessem sido tão pró-ativos como um que era o que mais imaginava e desejava que o seu expandisse e se ferrasse, minha história recente como mestre teria sido exatamente como você falou. Do outro lado, eu fico mais como um jogador que só reage, pura e simplesmente porque o mestre fica preso à história CHATA E BURRA que quer contar, cagando na cabeça dos outros (e na minha).

Ok, mudando o rumo: e quando o sistema obriga o mestre a ficar metendo coisas novas o tempo todo (como a Regra dos 5 Segundos do Risus)?

E muitas vezes, estes narradores desiludidos pulam pro extremo do sandbox, onde ele sempre fala "sim", e não tem que se preocupar em desenvolver nada, porque depende 100% dos jogadores.
Eu fiquei traumatizado com esse tipo de coisa (foi o que me tornou um sandboxer radical). E vou dizer que, infelizmente, é um estilo de jogo mais comum do que a maioria pensa.

Vejo um padrão aqui.
« Última modificação: Novembro 25, 2012, 03:37:08 pm por Atmo »
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Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #403 Online: Novembro 25, 2012, 03:45:18 pm »
não me disse que diabos é "Carrie a noite do baile" e porquê é ruim. Eu nunca ouvi falar disso.

É do livro sim, ela prefere explodir a cidade inteira do que lidar com uma situação ruim, as novas regras são basicamente isso.

Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Resposta #404 Online: Novembro 25, 2012, 03:51:47 pm »
Porque é difícil.

Só quem já mestrou e tentou combinar as duas coisas sabe o quão trabalhoso é fazer isso. Tem momentos que você precisa virar pros jogadores (off-game) e falar pra eles não fazerem X porque vai embananar a história. E tem horas que você precisa olhar as ideias bizarras dos jogadores, e fazer uma conta mental imediata pra ver que aquilo abre possibilidades interessantes pra história como um todo que você tinha bolado.

Mas se o grupo não tiver confiança no narrador, eles só veem o narrador dizendo "não", e não reparam em quantas vezes ele teve que ajustar a história para encaixar as ações dos jogadores. É um trabalho ingrato que só se mostra recompensador depois que tudo isso passa. E dependendo do grau de reclamações que você receba, você perde o incentivo, e larga a campanha pela metade.

E muitas vezes, estes narradores desiludidos pulam pro extremo do sandbox, onde ele sempre fala "sim", e não tem que se preocupar em desenvolver nada, porque depende 100% dos jogadores.

Felizmente nunca tive essa decepção.

quando estou narrando eu crio uma aventura com um background (ex: a princesa foi sequestrada e vocês devem salvala) e a historia vai se criando baseada nos resultados das ações dos pcs
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